Xlibris Publicado Fevereiro 20, 2005 Publicado Fevereiro 20, 2005 Boas malta!! eu tenho um aquario de 80 litros e o maior problema que tenho tido ao longo destes 2 meses de existencia é nivelar o ph nos 7.0!! O que acontece é que quando tiro a agua da torneira de minha casa (Almada), para fazer as TPA, ela vem com um ph de 7.0, ao deixa-la um dia em repouso ela fica com um ph de 7.8!! Mas felizmente acho que encontrei a solução... no sitio onde eu trabalho (Lisboa) acontece precisamente o contrario, a agua quando sai da torneira sai a 7.8, no dia seguinte está com 7.0! As minhas questões são: Para proceder á alteração rápida do ph da agua (mas que não provoque a morte dos peixes, claro!!), com que regularidade devo fazer as TPA com a agua boa (7.0)?? Eu tenho um buffer para 7.0, quando devo usa-lo? Antes, durante ou depois das TPA?? Será possivel que a causa da pessima saude das minhas plantas provenha do elevado ph? O meu aqua http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=18732 Agradecia uma ajuda urgente porque algo me diz que estou prestes a perder os cerca de 20 neons que tenho por causa do ph!! Muchas Gracias Citar O meu menino!! Aqui
Visitante Publicado: Fevereiro 20, 2005 Publicado: Fevereiro 20, 2005 Olá Eu, se fosse a ti não me preocupava com o ph pois os peixes que aí tens (à excepção dos neons) gostam de phs alcalinos. Por isso fica bom com as mudas de água que aí tens. Terás é de te desfazer dos neons. Se quiseres mesmo por o ph a 7 o melhor é colocares o buffer sempre que fazes a muda de água e ao fim de várias mudas isso vai estabilizar. Outra alternativa para baixares o ph é introduzires CO2. Jacinto Citar
ruialexpedro Publicado: Fevereiro 20, 2005 Publicado: Fevereiro 20, 2005 Viva amigo, O conselho que te dou é de não usares produtos quimicos para estabilizares o ph (meu conselho), é preferivel escolheres peixes que se adaptem ao ph da tua água, eu tenho experiencia de neon´s que se mantiveram em ph alcalinos até morrer (de velhice) tenta comprar os peixes quando novos para se adaptarem ao ph com mais facilidade. Em relacão às tuas plantas penso que nada tenham a ver com ph mas sim com falta de nutrientes, compra um fertlizante liquido e uma bolinhas de adobo solido para pores junto as raizes, e vais ver elas a crescer. Ou coisa que podes fazer é adicionar CO2 que além ser benefico para as plantas ajuda a baixar o Ph ( mas só enquanto injectares o gás pois qd ele acabar o Ph vai começar a subir outra vez). Espero que te tenha ajudado mas, espera por opiniões de outros mais batidos no assunto. Citar Cumprimentos Rui Pedro 933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com
Recommended Posts