Náuplios de artémia


anonymopt

Recommended Posts

Boa noite

Para alimentar os meus alevinos de betta recem nascidos comprei umas saquetas da SERA de ovos de artémia, em que é só juntar água e esperar 1 dia para eclodirem.

 

Fiz a 1ª preparação em que juntei ao conteudo da embalagem 1/2 L de água descansada (sem cloro) numa metade de garrafa e ainda adicionei uma bomba de ar porque a embalagem dizia para arejar bem. Os ovos eclodiram passados 2 dias (porque estavam à temperatura ambiente) e eu retirei a bomba de ar. Os náuplios de artémia viveram durante uma semana (até serem todos comidos pelos alevinos, em 3 doses diarias).

 

Na 2ª preparação as coisas já não correram assim, o procedimento foi igual mas não houve bomba de ar (estava no aqua dos alevinos). Os ovos ao fim de 3 dias ainda não tinham eclodido e eu decidi meter então o ar, passado um dia já tinham eclodido. O problema foi que no dia seguinte estava tudo morto e os alevinos que estavam habituados a perseguir a comida não ligaram muito aos náuplios já mortos. E às tantas aquilo ficou a cheirar muito mal, pois já estava a apodrecer.

 

Agora a minha pergunta é: Os náuplios de artémia costumam morrer passado um dia? é que li em alguns sitios que só duravam um dia, mas como fiz essas asneiras todas não sei o que é normal..

 

Fiz ontem uma nova preparação igual à 1ª, o que vai acontecer?

 

Se alguém já utilizou este produto agradecia um esclarecimento se possivel :pompomgirl:

Ambiance 120 :) Finalmente de volta do Mini Travel Guides

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, esse produto é basicamente igual aos ovos de artémia descapsulados, só que já vem com tudo, não precisas de adicionar nada á água (sal, bicarbonato de sódio e creio que tem algum alimento).

Para eclodirem, os ovos tem de estar em constante movimento, daí o uso da bomba de ar.

Podes ler tudo sobre a artémia, e como fazer, aqui:

http://www.apbetta.com/index.php?option=com_kunena&func=view&catid=44&id=83&Itemid=150

 

Apesar de não ser com o produto da Sera, os passos são os mesmo, exceptuando a adição de qualquer substância à água.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já li o artigo, está muito bom mas só fala até à eclosão, a minha dúvida é o que acontece a seguir? Devo desligar a bomba de ar e depois? Eles aguentam-se quanto tempo vivos? Os da 1ª saqueta aguentaram mais de 1 semana, os da 2ª morreram passado um dia =S Tenho de os alimentar?

Ambiance 120 :) Finalmente de volta do Mini Travel Guides

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Olha eu ja tive artémia mas foi em brincadeira daqueles que se compram na loja do papagaio sem penas. No entanto vinham 3 saquetas, uma que continha sal e outros compostos que pus na agua e deixei repousar 24 h. Depois adicionei os ovos (2 saqueta). Eu como ja tinha alguns connhecimentos de aquarofilia decidi pôr o pequeno aquario de plastico em cima da lampada do meu aquario menor e assim a agua ficava um pouco mais quente. Usei ainda um tubo duma bomba de ar, no minimo, para ir arejando a água pois eles precisam de oxigenaçao da agua. Havia ainda uma terceira saqueta que continha comida e eu fui dando um pouquinho todos dias a partir do momento em que eclodiram.

 

Eles demoraram a eclodir, pois quanto mais fria tiver a agua mais tempo demoram a eclodir. Dai eu ter posto em cima da lampada para dar um calorzinho e assim demoraram menos tempo do que em agua fria mas nao eclodiram de um dia para o outro. Demoraram. Quando nasceram eram extremamente minusculos e foram so 3. Depois ainda nasceram mais mas iam morrendo. A minha mae entretanto, às minhas escondidas, comprou artemia nas lojas de animais e colocou lá ovos. Passado um tempo tinha o aquario cheio de artemia! Continuei a alimenta los com o alimento que já vinha no conjunto da loja do papagaio sem penas. Eles não so cresceram imenso como ainda se reproduziram imenso!

 

Quanto a dar isso para alimentar betas bebes.. sinceramente nao percebo nada desse assunto.. já agora podias explicar me! :)

 

Eu ja tive imensos betas bebés e sempre os alimentei com um pózinho proprio que se vende na loja dos animais e eles cresceram bem :) podes optar por isso..

 

Bem sei que nao teve muito a ver com o teu topico mas espero ter ajudado em alguma coisa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelo teu post Mónica, pois a saqueta que eu comprei já vinha toda preparada não tive de acrescentar mais nada a não ser água. Eu realmente só queria que eles não morressem logo lol e tambem não tenciono que cheguem à idade adulta, porque como é para dar de comer aos alevinos de betta não me interessa que cresçam muito.

 

Bem eu ainda só estou na minha 1ª criação de betta (bem sucedida até agora) e estou-lhes a dar nauplios de artemia porque parece que é o mais indicado segundo as minhas pesquisas na net.

 

Da 1ª vez que consegui alevinos de betta eles acabaram por morrer.. Estava-lhes a dar esse tal pozinho proprio, mas eles não comiam

Ambiance 120 :) Finalmente de volta do Mini Travel Guides

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As larvas de betta, tal como os adultos, devem ser preferencialmente alimentados com comida viva e variada.

No caso das larvas, a comida viva contribui para um acentuado crescimento, aliado com TPAs frequentes.

A comida industrializada, apesar de própria para bettas, fica um pouco aquém daquilo que o alimento vivo lhes pode dar. Nos primeiros 3 dias de vida, não devem ser alimentadas, uma vez que ainda estão a consumir o conteúdo do saco vitelino. Como são bastante pequenos, no meu caso em particular, alimento com microvermes de aveia, desde o 3º dia de vida, e depois vou intercalando com a artémia recém aclodida.

Artémia de manhã, à tarde, e à noite dou os microvermes, porque estes duram mais em água doce, resistindo assim à noite.

Eu não preciso que a artémia dure mais do que um dia ou dois, aliás, passado o segundo dia, retido toda a artémia do local onde a eclodi, congelo-a e volto a eclodir mais.

Se quiseres que a artémia dure muito tempo, podes arranjar das saquetas de alimento que a Mónica falou (já agora, bem vinda ao forum Mónica :) ), ou podes alimentá-las com uma mistura caseira, que consiste em diluir fermento biológico.

A artémia eclode tanto mais rápido quanto maior for a temperatura da água, e precisa sempre da bomba de ar ligada.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabia que a artémia era dada de alimento a peixes mas não sabia que era a bettas. Ainda apor cima como são duma água com maior concentraçao de sais, pensava que morriam logo ao serem colocadas num aquário de água doce por causa dos gradientes de concentração, mas eplos vistos tem tolerância :) não sabia.

 

Os meus betas por acaso crescem sempre bem e encontrei um video meu mais antigo de bettas pequeninos que estavam com um ar muito saudável e foram alimentados com esse pózinho :) O que eu as vezes dou aos bettas, mas só as fêmeas é que adoram, são mosquitos. Acabo de os matar e dou lhes e elas adoram. Os machos não ligam. Tambem deliram com camarão, mas isso já não é fresco, está congelado, atiro pequenos pedaços lá para dentro e eles adoram mesmo (não tanto como o peixe faca africano que eu tive, esse sim devorava camarão com um apetite, mas cresceu mesmo muito e tive de o dar... com muita pena minha, pois apesar do que muitas pessoas falam é um peixe que não faz mal a ninguem)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um outro alimento vivo, bastante utilizado e muito benéfico, é a larva de mosquito. É relativamente mais fácil dar do que mosquitos, e é bem mais nutritivo.

Em vez de andares atrás das melgas lá por casa, coloca um recipiente com água tirada do aquário ao sol, e depressa se vai encher com larvas de mosquito.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

29André porque é que congelas as artémias recem-eclodidas? Dás aos bettas mais tarde? É que os meus alevinos não ligam nada aos nauplios já mortos..

As larvas de mosquito aparecem assim do nada? Tem de haver mosquitos para as meter não? Isso só resulta se for ao ar livre certo?

 

Sim Mónica os bettas comem camarão, as minhas bettas fêmeas banquetearam-se com uns camarões cherry que tinha no aquario. E mesmo no habitat natural eles comem camarõezinhos pequenos

Editado por anonymopt

Ambiance 120 :) Finalmente de volta do Mini Travel Guides

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu dou lhes larvas de mosquitos mas são das compradas nas lojas, adoram. Oh eu no Verão não preciso de andar atrás, eles é que andam atrás de mim, moro numa zona infestada de mosquitos! Zona com pecuária proxima, com muitos charcos, etc. É uma infestação. Mas hei de fazer isso até porque adoro fazer experiências! Mas agora não tenho visto, aparecem pouquissimos mosquitos, deve resultar no Verão. Vai ser cómico, porque normalmente ando sempre a tirar água de tudo o que é sitio para não haver reprodução de larvas de mosquito e agora vou fazer de propósito eheh.. ao menos é para as matar..

Eu não perguntei se eles comiam camarão, eram os nauplios de artemia, fez me confusao como dar nauplios vivos visto eles serem de agua salgada e o aquario de agua doce, mal la os pusesse deviam morrer devido as diferenças de concentraçao de sais, podiam encher e rebentar antes de sequer serem comidos. Mas podem ter um sistema de aguentarem as diferenças, há animais que conseguem. Agora fiquei ainda mais curiosa e vou pesquisar do assunto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

29André porque é que congelas as artémias recem-eclodidas? Dás aos bettas mais tarde? É que os meus alevinos não ligam nada aos nauplios já mortos..

As larvas de mosquito aparecem assim do nada? Tem de haver mosquitos para as meter não? Isso só resulta se for ao ar livre certo?

Eu congelo a minha artémia porque não a mantenho por mais de 2 dias. Elas, como não as alimento, passado esse tempo, começam a morrer. Assim, congelo-as e consigo taxas de aproveitamento muito maiores. Dou a artemia congelada quando não tenho muito tempo para recolher a artemia, ou por exemplo, quando a eclosão corre mal, tenho sempre alimento de reserva pronto.

As larvas de mosquito resultam do depósito de ovos, por parte dos mosquitos, que preferem águas paradas, e com microorganismos para as larvas se poderem alimentar.

 

Eu dou lhes larvas de mosquitos mas são das compradas nas lojas, adoram. Oh eu no Verão não preciso de andar atrás, eles é que andam atrás de mim, moro numa zona infestada de mosquitos! Zona com pecuária proxima, com muitos charcos, etc. É uma infestação. Mas hei de fazer isso até porque adoro fazer experiências! Mas agora não tenho visto, aparecem pouquissimos mosquitos, deve resultar no Verão. Vai ser cómico, porque normalmente ando sempre a tirar água de tudo o que é sitio para não haver reprodução de larvas de mosquito e agora vou fazer de propósito eheh.. ao menos é para as matar..

 

Então se tens isso tudo ao pé de casa, não vais ter problemas em arranjar as larvas de mosquito :P

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mónica quanto aos nauplios de artemia eu filtro-os de cada vez que quero dar a comer aos alevinos e passo-os por agua doce, eles aguentam-se umas horas vivos em agua doce, não muitas, mas é o suficiente para serem todos comidos.

 

Quanto as larvas de mosquitos nem pensar visto que o meu laboratorio é a minha casa de banho, que tem acesso atraves do meu quarto, por isso nem pensar em ter la qq coisa que tenha a ver com mosquitos!

Ambiance 120 :) Finalmente de volta do Mini Travel Guides

Link to comment
Partilhar nas redes sociais