DeSSa Publicado Fevereiro 20, 2005 Publicado Fevereiro 20, 2005 Olá, estou a iniciar-me na vida dos aquários. Tinha em casa um aquário com 40 cm com capacidade para 20 litros que estava vazio então resolvi aproveitá-lo. Sei que é pequeno mas para começar sempre poupava algum dinheiro aproveitando-o. Fui a algumas lojas da especialidade e acabei por comprar um termóstato, uma bomba de ar (aquaclear 201) que ligo a um filtro (também aquaclear) e o areão, ficando a faltar a iluminação. Se calhar teria sido mais prudente fazer este post antes de comprar alguma coisa mas agora já está feito. Surgiram-me algumas dúvidas e gostaria de saber se mas podem esclarecer. Gostava de saber se é necessário colocar a placa de fundo (ou filtro de fundo, não sei o que chamar) pois numa das lojas disseram-me que sim mesmo ficando "solto" (não ligado a nada) por baixo do areão e noutra disseram que não era necessário, que não valia a pena. Tinha já falado com uma pessoa conhecida que me disse que era necessário e agora encontro-me num grande impasse. Quanto à iluminação é a parte onde me surgem mais dúvidas, não sei qual deve ser a sua intensidade, se deve ser ou não fluorescente, se qualquer suporte serve e ainda se existe alguma cor preferencial. (se souberem dizer qual seria o preço aceitável para comprar o conjunto lampada + suporte agradecia pois vi um suporte que achei um pouco caro) Gostava ainda de saber se é necessário lavar o aquário, entendo com isto o remover o areão e lavar todo o aquário e também o areão. Se isto for necessário como é que faço em relação às plantas que já têm raízes e com que frequência é que o lavo. E por último gostaria que me ajudassem em relação à quantidade de peixes visto o aquário ser pequeno. Eu estava a pensar em ter apenas peixes pequenos como guppys e neons mas gostaria que me aconselhassem na quantidade que poderia ter. Depois quando tiver um aquário maior ai me aventurarei por peixes maiores. Toda a ajuda e conselhos que puderem dar são muito bem-vindos e apreciados!! Agradeço desde já a paciência para ajudar um principiante!!! Citar Abraços João D'Eça
Nuno Antunes Publicado: Fevereiro 20, 2005 Publicado: Fevereiro 20, 2005 ... que ligo a um filtro (também aquaclear) ...Gostava de saber se é necessário colocar a placa de fundo (ou filtro de fundo, não sei o que chamar) Se já compraste um filtro não precisas dessas placas para nada. Pessoalmente não gosto delas e acho que só contribuem para desestabilizar o aquário, pois ficam os detritos todos acomulados debaixo da placa. Quanto à iluminação é a parte onde me surgem mais dúvidas, não sei qual deve ser a sua intensidade, se deve ser ou não fluorescente, se qualquer suporte serve e ainda se existe alguma cor preferencial. (se souberem dizer qual seria o preço aceitável para comprar o conjunto lampada + suporte agradecia pois vi um suporte que achei um pouco caro)A iluminação para um aquário desse tamanho não é muito relevante. Não acredito muito que encontres calhas de 40 cm, talvez da aquapor haja.Podes colocar lampadas fluorescentes numa relação de 0,5W por litro de água, o que dá 10W de luz Gostava ainda de saber se é necessário lavar o aquário, entendo com isto o remover o areão e lavar todo o aquário e também o areão. Se isto for necessário como é que faço em relação às plantas que já têm raízes e com que frequência é que o lavo. O aquário não se lava... não é assim que funciona O melhor é consultares mesmo o seguinte site para aprenderes um pouco mais: http://faq.thekrib.com/pt/ E por último gostaria que me ajudassem em relação à quantidade de peixes visto o aquário ser pequeno. Eu estava a pensar em ter apenas peixes pequenos como guppys e neons mas gostaria que me aconselhassem na quantidade que poderia ter. Depois quando tiver um aquário maior ai me aventurarei por peixes maiores. Esse aquário leva poucos peixes e devem ser pequenos. Aconselharia guppies, ou molies ou platies. Neons se a água não for alcalina. Quanto a valores e assumindo 1cm de peixe adulto por litro de água, então estamos a apontar para meia duzia de peixes, não mais. De resto... não é para te desmotivar mas um aquário pequeno dá mais trabalho a manter estável que um grande Por isso... vai já pensando em reservar uma parede e uma boa mesa, pois em breve vais querer ter um aquário de metro em casa... e depois outro, e outro, e outro... Boa sorte e boas leituras. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
DeSSa Publicado: Fevereiro 20, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 20, 2005 Muito obrigado pelos conselhos :D E quanto ao mudar para um aquário maior já está a ser pensado só que os €€ não caem do céu. Para um aquário maior é preciso umas remodelações no quarto e tudo isso sai caro. Mas será um próximo investimento. Só uma pergunta mais, visto que não é necessária iluminação será que posso ter uma pequena planta? Só para dar um pouco mais de ambiente. Um abraço e mais uma vez obrigado Citar Abraços João D'Eça
Nuno Antunes Publicado: Fevereiro 21, 2005 Publicado: Fevereiro 21, 2005 É assim... os peixes não precisam de iluminação especial. Já as plantas para se manterem bonitas devem ter alguma luz. Nos 20L do teu aquário, se colocares uma calha que leve uma fluorescente de pelo menos 10w, as plantitas agradecem. Disse-te que era complicado encontrares calhas pequenas, mas acho que afinal até nem deve ser. Procura em continentes ou mestre makos, akis por calhas para colocar em armários. Levam lampadas fluorescentes muito pequenas e são elas próprias pequenas o suficiente para se colocarem num aquário de 40cm (claro que acima do aquário, nunca dentro, ou muito perto da superficie, porque essas calhas não são estanques) Tem apenas atenção à potencia da lampada. Muito mais de 10w vai gerar algas. Boa sorte. Ps: encontras muitos aquários maiores à venda nos particulares. Por norma estão impecáveis e poupas uns cobres valentes em relação a comprares em loja. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
DeSSa Publicado: Fevereiro 21, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 21, 2005 Muito obrigado por todos os conselhos já os tou a seguir todos e espero ir no bom caminho!!! Por agora é tudo e quanto ao comprar novo aqua vou andar à procura aqui no forúm. Vou dando notícias, Um abraço Citar Abraços João D'Eça
Recommended Posts