Recommended Posts

Publicado:

bem meninos esta aquariófila vai fechar a loja por hoje :)

Obrigado pela discussão salutar João :)

Igualmente! Aprende se sempre nos 2 lados em aquariofilia! :wink:

• Replies 59
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

é que não resisto em deixar isto para leres João, vais gostar se és companheiro das ciências naturais ;)

http://www.scielo.cl/pdf/gayana/v67n1/art10.pdf

Este esplêndido ciclídeo anão, cujo tamanho pode chegar a até 9 cm em machos adultos, tem como origem a América do Sul, sendo encontrado em ecossistemas lóticos (água corrente) e lênticos (água parada) do Alto Amazonas (Brasil, Peru e Colômbia). É uma espécie onívora, come de tudo, mas se quiser incentivar a reprodução e manter seu apisto saudável e com belas cores é recomendado oferecer alimentos vivos ao menos uma vez na semana - podem ser daphnias, artêmias, enquitréias, larvas de mosquito, etc. Também é recomendado oferecer ração complementar à base de vegetais/algas visando aumentar a variedade da alimentação e ressaltar a coloração azul (quando for o caso).

este veio daqui :) http://www.aquahobby.com/gallery/b_Apistogramma_cacatuoides.php (apesar do brasileirês às vezes irritar :) )

Publicado:

Boas pessoal.

Isso é que foi praqui uma discussão e tanto eheh :)

Amigo Tat, pior que parasitas externos são os internos. Por esse moitivo iniciaria primeiro o tratamento com flagyl e só depois o Esha2000 para os externos.

Normalmente para os parasitas internos é utilizado o flagyl e caso o peixe não coma, não vale a pena misturares na comida. Ou seja, a solução é esmagares completamente um comprimido de Flagyl para cada 40L de água, ou seja, esmagares 3 comprimidos, até pode ser num copo à parte, misturas com um bocado de água e mandas lá para dentro.

Em alternativa ao Flagyl, sem bem que nunca usei, ouvi dizer que o Flagelol também é bom.

Atenção: Durante os tratamentos, desliga o UV, aumenta a temperatura para uns 29º pelo menos e se possivel põe uma pedra difusora para oxigenar a água.

Nota: Em relação ao Esha2000, não tenhas problemas com a dosagem. Se leres na Bula diz mesmo que podes utilizar o dobro da dose sem problemas em caso de doença avançada. Eu já testei, sem qualquer problema.

Quanto aos invertebrados, salva-os como poderes! Não mudes é o Apisto de aquário numa altura destas.

Abraço e boa sorte.

Publicado: (editado)

Boas fabio,

Já li a tua mensagem tarde demais, já tinha arrancado com o esha2000.

O meu plano é o seguinte:

• 3ªf: 1º dia ESHA2000
  • 4ªf: 2º dia ESHA2000
  • 5ªf 3º dia ESHA2000
  • 6ªf TPA 30%
  • Sabado: 1º Dia Flagil
  • Domingo: TPA 25% + 2º Dia Flagil
  • 2ªf: TPA 25% + 3º Dia Flagil
  • 3ªf: TPA 25%

Filtro UV desligado e temperatura nos 29ºC

Acho que estou a fazer as coisas como deve ser, veremos se resulta!

Editado por tat
Publicado:

Bem o que tenho a disser é Flagyl pela a minha experiençia. Um comprimido em pó por cada 40 Litros e no dia seguinte TPA, depois mais Flagyl. Assim vão se os parasitas internos.

Quanto á alimentação tenho os peixes mais carnivoros do mundo monsters e comem uma dieta variada de comida congelada, marisco, ervilhas e granulado. Acho que a alimentação de um animal se pode habituar com o que se dá. Com os humanos é a mesma coisa não estão habituados a comer insectos mas os índios comem e o estômago deles habituou se assim.

Um abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Publicado:

Boas,

Terminei o ESHA2000 na 6ªf, fiz TPA de 35% no sabado, e iniciei flagellol hoje.

Como o macho está com bom ar, com apetite, decidi aplicar o flagellol na comida (artemia congelada).

Dissolvi 1ml do medicamento em 4 cubos de artemia, que vou dar durante 1 semana, aproximadamente.

Vamos lá ver como corre, mas o rapaz parece-me bem.

Publicado:

Isso são boas noticias!!

Espero que se safe bem e que corra tudo pelo melhor.

Neste momento também estou a fazer tratamento com flagyl ao macho Inka e à fêmea Abacaxis que me parecem não se estarem a alimentar. Vamos ver como corre.

Abraço.

Publicado:

Os sacanas são sensiveis...

Fazes ideia se o uso de filtro UV, era suposto prevenir este tipo de parasitas internos?

Tu usas filtro UV?

Publicado:

Sempre que fiz o tratamento com o Flagyl com os peixes ainda a comerem, safaram-se sempre.

Quando deixam de comer ...

O uso do filtro UV é sempre benéfico visto que melhora a qualidade da agua, e aguas com boa qualidade reduzem o aparecimento de doenças.

Publicado: (editado)

Bem, hoje notei que além do apisto, tenho uma corydora doente.

Reparei que estava muito parada, algo descolorida, com respiração ofegante, e barbatanas um pouco ratadas, como documenta a fotografia....

Terá alguma coisa a ver com os flagelados que afectam o Apisto? Que vos parece?

corydoente.jpg

Editado por tat
Publicado:

Isso aconteceu no mesmo aquario depois de teres feito o tratamento?

É no mesmo aquario.

Não sei dizer se foi antes ou depois do tratamento. Só reparei agora, mas podia já estar.....

Publicado:

Ele come, aliás, nunca deixou de comer.

Nunca notei grande diferença no comportamento dele.

No entanto, mantém-se com os flagelados.

Como disse, vou durante 7 dias, dar artemia embebida no Flagellol. Hoje é o 3º dia.

Publicado:

Sim dá o flagyl e nao te esqueças de repetir o tratamento 3 dias depois.

Isso sao sterbais? Estão muito magrinhas e sem barbilhos... Esse substrato não é o melhor para elas.. Devias experimentar mudar o substrato e dar mais alimentação de fundo depois de apagares as luzes.

Boa sorte :wink:

Publicado:

Sim dá o flagyl e nao te esqueças de repetir o tratamento 3 dias depois.

Isso sao sterbais? Estão muito magrinhas e sem barbilhos... Esse substrato não é o melhor para elas.. Devias experimentar mudar o substrato e dar mais alimentação de fundo depois de apagares as luzes.

Boa sorte :wink:

Sim, são sterbais.

Estão de facto pequeninas, e magrinhas. Não têm desenvolvido nada. Tenho dado dia sim, dia não, pastilhas de fundo. Por vezes courgette. Mas se calhar não é suficiente.

Mas o que me preocupa agora, é ter tanto a cory, como o apisto, com as barbatanas ratadas.

Bem, vou completar o tratamento com o flagellol, depois verei o que fazer.

Publicado:

Boas, venho dar novidades sobre o caso.

Recordando.

Os sintomas que tinha: apatia, barbatanas ratadas e fezes brancas compridas e gelatinosas.

Fiz:

-> 3 dias com ESHA2000

-> 8 dias com flagellol misturado na comida

Os sintomas actuais são: Muito maior apatia. Passa o dia escondido por baixo de uma pedra. Já parece não ter as tais fezes. Mas tem a barbatana quase destruída...

tou com receio, que a condição do peixe se deteriore de repente...

Alguma ideia?

apistodoente2.jpg