alvarenga Publicado Janeiro 23, 2012 Publicado Janeiro 23, 2012 Ajudem-me a entender uma questão sobre plantados e auto-sustentados: Tendo eu um áquario comunitário com a densidade populacional no limite, a produção de CO2 é muito elevada(criada pelos peixes), deixando na teoria de ser necessário a sua utilização arteficial, a fertilização também dado que os peixes acabam por fertilizar as plantas. Estando o áquario com muitas plantas elas consumem o CO2 produzem oxigénio para água e acabam por eliminar os dejectos dos peixes. Penso que isto seja a base dos áquarios auto-sustentatos(de uma forma simplista). Eu no meu aqua principal tenho tido o aparecimento de águas (tipo fios de cabelo), que teoricamente vem do mau estado da água (coisa que não acontece, os paramentros e todos os peixes se encontram bem). Pensei em excesso de comida mas tal sei que não acontece. Logo presumo que seja excesso de peixes que criam algum desiquilibrio na parte do substracto do aqua, criando algas, dado que água em si se encontra com bons valores. -Presumo que os valores da água possam estar bons mas os de substractos não. Para tentar resolver o problema pensei em adicionar uma vez por semana CO2(para fomentar mais consumo de nutrientes pelas plantas), mas como existe muita carga de peixes, isto poderá os prejudicar, além que também poderia ajudar ao surgimento de mais algas, o mesmo acontece se meter fertilização no áquario. Meti caracois mas estes não resolvem o problema apenas o combatem. - Qual a melhor solução a iluminação é de 0,5 por litro. Aumentar o numero de plantas? Agradeço ajuda e correção se o meu entendimento não for o melhor da situação. Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
jpospr Publicado: Janeiro 23, 2012 Publicado: Janeiro 23, 2012 Ajudem-me a entender uma questão sobre plantados e auto-sustentados: Tendo eu um áquario comunitário com a densidade populacional no limite, a produção de CO2 é muito elevada(criada pelos peixes), deixando na teoria de ser necessário a sua utilização arteficial Mais ou menos certo, não podemos generalizar, cada aquário é um caso distinto, podes testar no teu e ver como reagem as plantas, tb depende do coeficiente de iluminação e fertilizações. Efectivamente os peixes na sua respiração são produtores de CO2 que será aproveitado pelas plantas, até que ponto será suficiente para o crescimento saudável das mesmas, depende a fertilização também dado que os peixes acabam por fertilizar as plantas. Certo e não certo, os produto excretado pelos peixes acaba reduzido em Nitratos que é um dos macro-nutrientes utilizado pelas plantas no processo de crescimento, mas as plantas não precisam apenas de Nitratos, necessitam de Fosfatos, Potássio e Micro Nutrientes, por isso só ter peixes e esperar que eles fertilizem as plantas é uma meia esperança. Tb aqui depende do tipo de plantas que temos e do crescimento das mesmas, algumas plantas têm crescimentos saudáveis sem qualquer fertilização, outras nem por isso, por serem mais exigentes Estando o áquario com muitas plantas elas consumem o CO2 produzem oxigénio para água e acabam por eliminar os dejectos dos peixes. Penso que isto seja a base dos áquarios auto-sustentatos(de uma forma simplista). Tb pode ser verdade como tb pode não ser, para que isso quase seja verdade o teu filtro tem de estar realmente a funcionar bem, pois caso não esteja, as plantas não assimilam amónia que é o excremento número 1 produzido pela tua população de habitantes, é de facto uma forma bastante simplista de tratar das coisas e quase perigosa de dizer as coisas, mas podemos pensá-las!! Experiência própria que me desleixei durante algum tempo com um aqua meu, super plantado e o filtro acabou por entupir, tinha como disse bastante flora e alguma fauna, o certo é que não tive baixas nenhumas e os valores da água mantiveram-se bastante razoáveis Eu no meu aqua principal tenho tido o aparecimento de águas (tipo fios de cabelo), que teoricamente vem do mau estado da água (coisa que não acontece, os paramentros e todos os peixes se encontram bem). Pensei em excesso de comida mas tal sei que não acontece. Logo presumo que seja excesso de peixes que criam algum desiquilibrio na parte do substracto do aqua, criando algas, dado que água em si se encontra com bons valores. Se tens algas filamentosas alguma coisa não está mal e permite-e discordar de ti que está tudo bem, alguma coisa não está, já agora pergunto como estão os Niveis de Nitratos e Fosfatos, e atenção, estar igual a zero não indica equilibri geralmente até indica desequilibrio, num aquario tem de haver sempre valores diferentes de 0 (zero) de Nitratos, Fosfatos e Potássio para que o processo de Fotossitese ocorra, caso um dos nutrientes acabe, o processo é terminado igualmente, são todos dependentes da relação NPK (consultar forum sobre essa relação) É impossível a meu ver teres valores bons de água e valores maus de substrato, a não ser que meças os valores logo após uma TPA ou após fertilizares. As medições têm de ser feitas antes de qualquer TPA e antes de qualquer fertilização. Se o substrato estiver com problemas os nutrientes que lá estão acumulados irão-se dissolver na coluna de água e revelar o problema, o mesmo acontece na sua ausência, pois os testes irão indicar a carência. -Presumo que os valores da água possam estar bons mas os de substractos não. Para tentar resolver o problema pensei em adicionar uma vez por semana CO2(para fomentar mais consumo de nutrientes pelas plantas), mas como existe muita carga de peixes, isto poderá os prejudicar, além que também poderia ajudar ao surgimento de mais algas, o mesmo acontece se meter fertilização no áquario. Meti caracois mas estes não resolvem o problema apenas o combatem. Esse conclusão como indiquei antes a meu ver está errada, adicionar 1x por semana CO2, deduzo que falas de Carbono Liquido da marca Seachem Flourich Excel é insuficiente, terás de adicionar diariamente, CO2 liquido não influencia no comportamento dos peixes pois não altera o pH da água, e se for CO2 em estado gasoso, deverás ir medindo até atingires um valor estável e adequado para a fauna em questão, neste caso para não haver flutuações a injecção tem de ser permanente ou pelo menos durante o foto-período - Qual a melhor solução a iluminação é de 0,5 por litro. Aumentar o numero de plantas? Não entendi a tua questão e o que pretendes fazer. Fazer um aqua auto-sustentado que não precise de fertilizações, depende das plantas tens, algumas com 0.5w/L crescem sem problemas outras nem tanto, a injecção de CO2 tb ajuda Agradeço ajuda e correção se o meu entendimento não for o melhor da situação. Em alguns pontos o teu ponto de vista até está correcto, e até se pode aplicar, talvez não se deva é recomendar ou sugerir a alguém com dúvidas, mas pode servir-nos de base a algumas explicações e tentar perceber o pq de alguns problemas em alguns aquários Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
alvarenga Publicado: Janeiro 23, 2012 Autor Publicado: Janeiro 23, 2012 João Pedro obrigado pela tua explicação, eu nunca testei fosfatos e potássio, tenho de adquirir testes para os mesmos. Tenho no substrato umas pastilhas de seachem naturish tabs - que foi agora olhar para a sua composição e vem a dizer especificamente que não têm fosfatos. Coloco após 24h da tpa o Seachem - Flourish Comprehensive Plant Supplement. Os teste de amónia têm dado a cor de zero no teste da seara, e nitratos entre 0 e 0,25 não dá para precisar melhor, valores antes da tpa que faço de 10 em 10 dias. A minha ideia era não usar o CO2 dado que a minha fauna não iria gostar da descida do ph ( além disso a mulher matava-me com ideia de extintores e coisas parecidas na sala ), dai a minha ideia inicial quando tentei criar uma espécie de sistema auto-sustentado, que se apoia-se no equilíbrio da flora com a fauna, permitindo ter plantas bonitas e evitando o uso de CO2. O CO2 a colocar seria o liquido (para tentar resolver o problema das algas), nunca pensei em colocar diariamente dado o custo que se deva tornar elevado mensalmente. Mas numa primeira fase será mais importante tentar descobrir a origem do problema, sendo que a zona principal em que tal acontece é na raiz das anobias anãs, criando pequeno fios de cor verde que se espalham para o aquário tipo teia. Poderá a falta do fosfato criar esta situação? Falta de luz traria outro tipo de algas e as plantas não teriam cores bonitas... Falta de CO2 cria este tipo de situação? O filtro cria bolhas constantemente dentro de água dado que tenho injecção de ar na saida poderá estar a fazer o aquário perder CO2. Qual os melhores passos a seguir para poder encontrar o problema da situação. De preferência queria conseguir manter um aquário plantado sem o uso do CO2, as plantas têm estado com uma cor bonita, até as algas estão de verde agradável.(estou com 2 aquários e quero montar um terceiro não poso suportar co2 nos três) Mais uma vez agradeço ajuda e explicação, pois só assim posso evoluir e sinceramente a parte da flora é bem mais complicado de entender (pelo menos para mim), da fauna já vou entendo qualquer coisa, mas grande parte das explicações sobre flora que se encontram supõem um conhecimento de vários termos e tornam-se as vezes demasiado complicados para quem ainda vai nas primeiras lições. Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
jpospr Publicado: Janeiro 24, 2012 Publicado: Janeiro 24, 2012 Qualquer desequilibro no aqua é ponto para começar a proliferação de algas, só uma nota, não existem testes de Potássio, ou melhor, existem mas são caríssimos e não se usam, apenas podemos saber se está bem fertilizado pela relação NPK e pelo "comportamento" das nossas plantas. Não aconselho que tenhas o a injeção de ar no filtro colocada, todo o ar que entra na turbina retira-lhe força e na realidade não faz nada, as trocas gasosas num aqua são feitas pela película superficial que deve estar sempre em movimento. Mais uma nota, ter uma concentração alta de CO2 não invalida ter uma concentração tb igualmente alta de O2, o que faz o CO2 ser libertado da coluna de água é efetivamente o movimento da película superficial da coluna de água. 1º passo passa por fazeres o que ainda não fizeste Saber os valores de Nitratos e Fosfatos, estes são os principais causadores de Algas que nós podemos medir, só após saberes esses valores se estão altos ou baixos poderemos então planear uma ação para eliminar de uma vez por todas essas algas Existe uma forma de "contornar" o problema, podes adquirir dos SAE, são comedores de algas chineses, são muito bons para a eliminação de algas filamentosas, mas não resolvem a causa e têm outro problema, ficam com tamanho de cerca 12cm o que os torna desproporcionais Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
alvarenga Publicado: Janeiro 24, 2012 Autor Publicado: Janeiro 24, 2012 qual o teste de nitratos a usar o meu acusa de 0,25 em 0,25, algum mais espcifico. E já agora qual o de fosfatos? Os SAE realmente não me agradam pelo tamanho que atinjem. Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
jpospr Publicado: Janeiro 24, 2012 Publicado: Janeiro 24, 2012 PO4 fosfatos NO3 nitratos uso da JBL em gotas Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
alvarenga Publicado: Janeiro 24, 2012 Autor Publicado: Janeiro 24, 2012 Ok, obr amanhã compro e depois meto os resultados Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
alvarenga Publicado: Fevereiro 9, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 9, 2012 Bem ainda não comprei os testes da jbl, o mais barato que encontrei da jbl ficava em 24 euros o de NO3 e em 22 euros o de PO4, não encontrei outra marca que tivesse os testes com a mesma precisão de numeros da jbl. . Como este mês a situação não esta famosa( e estou a juntar para adquirir um novo aquario de maiores dimensões), aconselharam-me na loja a mudar o tipo de tpa. Eu fazia de 10/12 dias cerca de 25% da água, agora estou a fazer 15% todas as semanas e acrescentar 2 vezes por semana 2 tampas de Excell, para já as algas parecem estar a diminuir. Vou ver se encontro alguma loja online para mandar vir os testes mais em conta. Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
jpospr Publicado: Fevereiro 13, 2012 Publicado: Fevereiro 13, 2012 Tenta a Pet4You.net Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
alvarenga Publicado: Fevereiro 14, 2012 Autor Publicado: Fevereiro 14, 2012 da jbl, não encontro, mas envontrei da sera e fica cada um na ordem dos 10€, vou mandar vir. Depois dou os resultados. Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
Recommended Posts