Tiago Sabino Publicado Janeiro 22, 2012 Publicado Janeiro 22, 2012 Boas. Ontem de manha vi que tinha uma poça no móvel do aquário, o chão também tinha água e o sofá, mas o aquário estava inteiro. Conclusão: uma fuga. Esvaziei-o imediatamente, tirei o musgo e as valisnérias, tirei o areão todo, ficou so com o vidro, e depois pus na marquise com um cartão, tudo seco e limpo, e enchi-o com água da torneira para descobrir onde era a fuga. Meti também la os musgos e as valisnérias (num tupware com areão suficiente para plantá-las). Meti também o termóstato para a temperatura não descer abaixo dos 15 ºC que as plantas não gostam. Passado umas horas fui ver se o cartão estava molhada mas nada, tudo sequinho! Comecei a estranhar e pensei que talvez com o movimento que o filtro dá à água eu consegui-se descobrir a fuga. Passado umas horas o mesmo, nada... Até que pensei, antes de me deitar: eu ontem, para a saída da água não fazer muito barulho, virei contra o vidro...hummm. Então meti a saída de água exactamente como tinha posto na noite antes da mini inundação...Et Voilá! Quando a saída da água estava virada contra o vidro, a água passada entre o topo do vidro e o plástico preto duro que rodeia o topo do aquário(e a base). Via-se a água a sair entre o plástico e o vidro e a escorrer até ao cartão... "Boa, afinal não tenho uma fuga! Apenas tenho é que ter cuidado com a saída de água do filtro." O problema é a que as bactérias das cerâmicas e esponjas do filtro de certeza que foram todas à vida, porque a água que enchi o aquário para testar a fuga era água da torneira (quase toda), assim como as bactérias do bocado de areão que meti no tupware para segurar as valisnérias. O cloro matou-as todas. Espero que não tenho feito mal às plantas também. No entanto não está tudo perdido, as bactérias do resto do areão (grande maioria) não entraram em contacto com cloro, e penso que com essas está tudo bem . Já tinha 3 semanas de ciclo e agora é a minha dúvida é, o ciclo reiniciou??? Ou apenas devo deixar 1/2 semanas até as bactérias do areão se espalharem pelo filtro?? Citar Nano 20 L Feedback (para consultar e responder)
Jorge N. Ferreira Publicado: Janeiro 22, 2012 Publicado: Janeiro 22, 2012 (editado) Pois é amigo, Já me aconteceu o mesmo, mas olhei bem e não tive que esvaziar pois vi que era o filtro. Eis o que devias ter feito: guardavas a água do aquário e antes de ligares o filtro com água da torneira, colocavas as matérias filtrantes nessa água. Deopois de descobrires o problema, aproveitavas essa água Mas de certeza que não te matou tudo. Claro que retrocedeu. Como estão os resultados dos testes? Cumps. Editado Janeiro 22, 2012 por Jorge Ferreira_4282 Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Tiago Sabino Publicado: Janeiro 22, 2012 Autor Publicado: Janeiro 22, 2012 Infelizmente a troika não deixa ter testes lol Citar Nano 20 L Feedback (para consultar e responder)
Jorge N. Ferreira Publicado: Janeiro 22, 2012 Publicado: Janeiro 22, 2012 Aproveitaste a água que tinhas? Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Tiago Sabino Publicado: Janeiro 22, 2012 Autor Publicado: Janeiro 22, 2012 A água original não, o que fiz agora quando voltei a montar o aqua foi aproveitar a água que usei para testar a fuga durante um dia, ou seja o cloro já se foi, espero eu... Citar Nano 20 L Feedback (para consultar e responder)
Jorge N. Ferreira Publicado: Janeiro 22, 2012 Publicado: Janeiro 22, 2012 Pois... isso foi mal pensado. Deixa ver o que o resto do pessoal diz. Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Tiago Sabino Publicado: Janeiro 22, 2012 Autor Publicado: Janeiro 22, 2012 Oh eu ter usado a água para testar a fuga que esteve um dia a perder o cloro acho que foi o melhor que podia ter feito..., sabendo que já não tinha a água de "origem" (burrice minha, com o stress de esvaziar o aqua e limpar as cenas deitei a água fora) Citar Nano 20 L Feedback (para consultar e responder)
jpospr Publicado: Janeiro 22, 2012 Publicado: Janeiro 22, 2012 Sem testes não há pistas...não há forma de te poder ajudar. Cicla de novo por 1 mês ou compra um teste de Amónia (pelo menos) Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Jorge N. Ferreira Publicado: Janeiro 23, 2012 Publicado: Janeiro 23, 2012 1º Tira um bocado da água com um copo. 2º bebe. 3º Vê se sabe a amoníaco. Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Tiago Sabino Publicado: Janeiro 23, 2012 Autor Publicado: Janeiro 23, 2012 (editado) 1º Tira um bocado da água com um copo. 2º bebe. 3º Vê se sabe a amoníaco. LOL também já tinha pensado nisso!!! Como era bom testar-mos a água pelo paladar Editado Janeiro 23, 2012 por Tiago Sabino Citar Nano 20 L Feedback (para consultar e responder)
jpospr Publicado: Janeiro 23, 2012 Publicado: Janeiro 23, 2012 Pois seria mas neste caso iria-se saber a mijo... Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Tiago Sabino Publicado: Janeiro 23, 2012 Autor Publicado: Janeiro 23, 2012 Isso o sabor não interessava, o que interessava eram os parâmetros Citar Nano 20 L Feedback (para consultar e responder)
Jorge N. Ferreira Publicado: Janeiro 23, 2012 Publicado: Janeiro 23, 2012 Isso o sabor não interessava, o que interessava eram os parâmetros É de boa boca o rapazinho. Mama tudo o que lhe puserem à frente!!! PS- Não era para soar mal. Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
jpospr Publicado: Janeiro 23, 2012 Publicado: Janeiro 23, 2012 LoL Vou continuar a medir os parâmetros da minha água por testes de gotas da JBL, prefiro Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Tiago Sabino Publicado: Janeiro 23, 2012 Autor Publicado: Janeiro 23, 2012 Tou a ver que este people hoje não ta para piadas lol eu também testava os parâmetros com gotas ou tiras, se tivesse dinheiro para gastar Citar Nano 20 L Feedback (para consultar e responder)
jpospr Publicado: Janeiro 23, 2012 Publicado: Janeiro 23, 2012 Tiago Uma dica, talvez de ajude. Os testes da JBL são de facto caros, mas dão para bastante tempo e após a 1ª compra que vem com frascos de vidro, seringa reagentes e calibrador podes adquirir apenas kits que contêm só os reagentes, tb não são baratos, mas é quase metade do preço Há tb outra alternativa, ires à tua loja de aquariofilia, levar água e pedir para te fazerem os testes, algumas não cobram nada, outras cobram, mas como cobram por teste, apesar de te sair mais caro por teste, será um valor mais baixo. Tb há que compreender que querer ter um aquário passa quase obrigatoriamente por ter testes, e que o aquário, é o elemento mais barato de todo o conjunto Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Julius Publicado: Janeiro 23, 2012 Publicado: Janeiro 23, 2012 Podes sempre apostar em teste de tiras, são menos fiáveis, mas são mais baratos. Para água salgada é mesmo para esquecer na minha opnião, mas para água doce embora não seja o mais indicado, dá para desenrascar. E acredita que é preferivel ter um teste de tiras do que não teres teste nenhum. Eu tenho testes normais e tenho testes de tiras, sabes o que eu faço no de tiras? Corto a tira a meio (largura) o que me aumenta para o dobro o número de testes que posso efectuar;) Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
Tiago Sabino Publicado: Janeiro 23, 2012 Autor Publicado: Janeiro 23, 2012 Obrigado pelas dicas. Tenho que estudar bem isso, ver muitos preços e ponderar o prós e contras antes de comprar. Isto não tá nada fácil nos orçamentos para hobbys Citar Nano 20 L Feedback (para consultar e responder)
jpospr Publicado: Janeiro 23, 2012 Publicado: Janeiro 23, 2012 Pois de facto não anda muito fácil, todo compreendemos isso tb Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Tiago Sabino Publicado: Janeiro 23, 2012 Autor Publicado: Janeiro 23, 2012 O que acham destas tiras? http://temploaquatico.pt/sera/62-quick-test-4001942049603.html Valem o preço? Citar Nano 20 L Feedback (para consultar e responder)
jpospr Publicado: Janeiro 23, 2012 Publicado: Janeiro 23, 2012 Como o Julius disse Antes teste de tiras que sem testes e SERA não é uma má marca Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Rogério Gomes Publicado: Janeiro 23, 2012 Publicado: Janeiro 23, 2012 O que acham destas tiras? http://temploaquatic...1942049603.html Valem o preço? parece que estamos em sintonia... loool estive a ler este topico e a pensar em dar-te esta dica pk estava com o mesmo problema "troikano" que tu... nao havia guito para testes... e vi estas tiras e comprei, é melhor que nada. loool Citar
Tiago Sabino Publicado: Janeiro 23, 2012 Autor Publicado: Janeiro 23, 2012 parece que estamos em sintonia... loool estive a ler este topico e a pensar em dar-te esta dica pk estava com o mesmo problema "troikano" que tu... nao havia guito para testes... e vi estas tiras e comprei, é melhor que nada. loool LOL fixe então. Já agora sabes como é o pagamento se quisermos comprar online? E se se paga mais pela entrega? Cumprimentos Citar Nano 20 L Feedback (para consultar e responder)
Rogério Gomes Publicado: Janeiro 23, 2012 Publicado: Janeiro 23, 2012 LOL fixe então. Já agora sabes como é o pagamento se quisermos comprar online? E se se paga mais pela entrega? Cumprimentos comprei essas mas não foi nesse site... loool dcs induzir em erro. foi numa loja que costumo ir... dsc a confusão cumps Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Janeiro 23, 2012 Publicado: Janeiro 23, 2012 Por esse preço compras um conjunto completo. Espreita aqui: http://www.aquaristic.net/en/Measurement-Regulation/Multiple-Water-Test/Test-set-Test-box/ Tenho mandado vir material aqui pelo fórum em encomendas de grupo. Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Recommended Posts