como utilizar?

Nuno Silva

Recommended Posts

não se esqueçam também de usar a mesma quantidade de fert que o vizinho que teve sucesso

O vizinho tem um aquário de 10 litros e vocês com um de 1000 litros

:)

deixando de piadas...

teremos de multiplicar por 100x as quantidades que o vizinho com sucesso usou...novamente se as outras variaveis forem iguais

Partilhar nas redes sociais

estou farto de dizer isto mas aqu vai..

cada aquáio é diferente..cada água que usamos é diferente

...

1º) ???

2º) obrigado pela explicação, que veio a seguir a crispação.

3º) o motivo da minha pergunta, era exactamente por não estar a perceber a necessidade de adicionar mais elementos, e como quem não sabe é como quem não vê, e quem tem boca vai a roma ... eu perguntei.

um abraço

"A inspiração existe, mas tem de te encontrar a trabalhar."

(Picasso)

É pá não se chateiem,

O victor tem razão, é impossivel estar a dizer uma formula mágica que funcione em todos os aquas, isso n existe. Por isso ninguem me respondeu na altura que fiz a pergunta e ainda bem. Tive de eu proprio pesquisar e experimentar, muito, para achar um fertelizante que dava para mim. é claro que esse fertelizante tb n pode ser estático porque eu estou sempre a mudar o aqua, mais plantas, mais peixes, etc. Por isso eu aconselho ao pessoal que quer um bom fertelizante fazer muitas experiencias.

Por exemplo, se tiverem muitos peixes usem menos nitrato pk este já é produzido pelos peixes. Usem potássio pk é um macro ( axo eu ) e magnésio ( atenção ao que disse o vitor ). depois n se esqueçam de hortilon. Comecem a acrescentar aos poucos. se as plantas n reagirem, coloquem mais quantidade, se as algas ainda não explodiram então coloquem mais quantidade até chegar a um ponto de equilibrio onde o que voçes colocam é todo consumido pelas plantas.

Um abraço!

Nuno Silva

1º) ???

2º) obrigado pela explicação, que veio a seguir a crispação.

3º) o motivo da minha pergunta, era exactamente por não estar a perceber a necessidade de adicionar mais elementos, e como quem não sabe é como quem não vê, e quem tem boca vai a roma ... eu perguntei.

crispação?

não era minha intencão..

foi em tom de brincadeira...

:roll:

não me levem a mal ok?

Anraços!

António Vitor

epá, não é bem assim...

Podes ter falta de nitrato, mesmo tendo peixes. Colocar PO4 pode levar ao aparecimento de muitas algas.

Convém ter mais nitrato do que fosfato, e não esquecer também o potássio que previne o amarelecimento das orlas da folha (clorose).

Não coloques magnésio a menos que seja preciso, normalmebnte o fertilizantes já trazem, e a água da torneira também.

O magnésio torna a água mais dura. Não é bom para as plantas mais exigentes.

Cada um terá que fazer pela sua cabeça, e quanto mais rápido assim o fizer melhor, porque não é nada fácil estar a antecipar uma carência é preciso estar mesmo já muito batido. Eu ainda estou à aprender a fazê-lo.

Por exemplo eu não coloco nenhum fosfato, pelo menos voluntáriamente, coloco bastante nitrato e um pouco de traces todos os dias. Não coloco ferro ou coloco muito pouco mesmo. Se for a ver o que por exemplo o António faz é precisamente o contrário bastante fosfato e menos nitrato.

26675160.img.jpg

ola pessoal

2 coisas...

:roll: o k sao traces?? :oops::oops:

:roll: como é que eu descubro a quantidade de fosfatos e de magnesio do meu aquario de modo a fazer um fertilizante adequado? haverá alguma maneira sem ser comprando os testes nas lojas?

Cumprimentos

Ex green goblin

traces, elementos necessários para o crescimento e funcionamento das plantas, mas que são necessários em quantidades infimas.

A única maneira que estou a ver para determinar os niveis dos nutrientes sem testes é observar se existe problemas nas plantas...

Muito de um elemento pode fazer tão mal como pouco, se elas se mantiverem saudáveis terás bons valores...

mas claro é relativo..

:(

com testes é mais fácil de ser ver...

ola

Ok obigado

eu tenho algumas especies de plantas que aparentam falta de nutrientes( buracos nas folhas) mas nao sei se é da falta de nutrientes se é por causa dos caracóis.....

Cumprimentos

Ex green goblin

]

...

:) como é que eu descubro a quantidade de fosfatos e de magnesio do meu aquario de modo a fazer um fertilizante adequado? haverá alguma maneira sem ser comprando os testes nas lojas?

Existem testes de fosfatos.

Quanto ao magnesio podes usar o Gh para determinar o valor aproximado. O gh mede o valor dos catiões de calcio e magnesio, sabendo que normalmente eles estão numa proporção de 3:1...é só fazeres as contas. Se não tiveres uma agua mole os niveis de magnesio são sempre suficientes.

• 1 ano depois...

cada aquario é diferente, mas para quem nunca fez a experiÊncia tem de haver um ponto de partida. Esse ponto é este?pode-se conservar no frigorífico?onde compro isto tudo?

Mistura:

300 ml de água destilada, ou mineral

2 saquetas de Hortrilon (5g cada)

14 gr de Sulfato potasico (K2SO4)

33 gr de Sulfato magnesico (MgSO4)

6 gr de Nitrato potasico (KNO3)

Dosagem:

2 ml por cada 100L, de 3 em 3 dias?

1.5 ml por cada 100L, diariamente?

"Time is money spend it"

cada aquario é diferente, mas para quem nunca fez a experiÊncia tem de haver um ponto de partida. Esse ponto é este?pode-se conservar no frigorífico?onde compro isto tudo?

Mistura:

300 ml de água destilada, ou mineral

2 saquetas de Hortrilon (5g cada)

14 gr de Sulfato potasico (K2SO4)

33 gr de Sulfato magnesico (MgSO4)

6 gr de Nitrato potasico (KNO3)

Dosagem:

2 ml por cada 100L, de 3 em 3 dias?

1.5 ml por cada 100L, diariamente?

"Time is money spend it"