opoeta Publicado Janeiro 20, 2012 Publicado Janeiro 20, 2012 (editado) Boa Tarde Pessoal. Bem tenho um "Oceano de Sala" de 130 L, e tenho como 'flora': Anubia Nana, Cabomba Aquática, Cabomba Caroliniana, Egeria Densa, Limnophila aquatica e Vaslinerias. O meu aquário é composto por 2 Lâmpadas de 30w, o que prefaz um total de ( 0,46W/L ), estando estas ligadas 10h por dia, tendo incorporado um difusor de CO2, através da receita caseira. Relativamente ao Solo, é composto por areia de sílica. Quanto à minha questão prende-se com a manutenção das plantas em questão, e quais os fertilizantes que devia adquirir, e usar na manutenção das mesmas. Quais são as vossas opiniões? Cumprimentos, João Lima Editado Janeiro 20, 2012 por opoeta
Simoes7 Publicado: Janeiro 20, 2012 Publicado: Janeiro 20, 2012 Boas Olha tens aí plantas de facil e de dificil manutenção, na minha opinião com a luz que tens elas safam-se, mas não tenho experiencia com as cabombas por isso não te posso dar certezas. Tens substrato fértil por baixo da silica? Respondendo a tua pergunta sobre os fertilizantes, tive a mesma duvida e as respostas que me deram foram bastantes esclarecedoras, a tua duvida é só mesmo quais comprar certo? Então na minha opinião e do que me têm dito, fertilizantes macro, ou seja, (NPK) Nitratos, Fosfatos e Potassio, acho que deves adquirir em pó e fazeres em casa, deves comprar, Fosfato Monopotassico, para o fosfato, Nitrato de Potássio, para o nitrato e Cloreto de Potassio, para o Potassio. Depois podes comprar fertilizantes micro, nomeadamente o ferro e esse aconselho o Seachem Iron e para as algas caso apareçam, podes usar o Seachem Flourish Excel. Espero ter ajudado. Cumprimentos, Luís Carlos Simões
opoeta Publicado: Janeiro 21, 2012 Autor Publicado: Janeiro 21, 2012 Boa Noite Simoes, desde já obrigado pela tua opinião. Relativamente á questão do substracto é isso o que mais me intriga, derivado ao facto de nao ter qualquer substracto. O que nao ajuda em nada, ao desenvolvimento e manutençao da flora. Como tal, nao poderei esperar a vivacidade destas durante muito tempo? E seria melhor, esvaziar o aqua, tirar tudo e colocar uma camada de substracto por baixo da silica? Esta é uma das questões que me intriga. Desde já obrigado pela opinião quanto aos fertilizantes a adquirir
Simoes7 Publicado: Janeiro 21, 2012 Publicado: Janeiro 21, 2012 Quando precisei tambem me ajudaram, apenas fiz por ti o que já fizeram por mim. é assim não precisas de desmontar tudo, podes tentar compensar a falta de substrato com pastilhas de fertilizante que colocas perto das raizes das plantas e com os fertilizantes na coluna de agua, numa proxima montagem colocas o substrato fertil. Em relação aos fertilizantes macro, podes adquirir em farmacias, mas fica um pouco caro, em lojas online, por exemplo a Horizonte Aquatico e a Wate-r-Evolucion tinham, não sei se ainda têm ou então nos classificados do forum, alguns membros vendem esses fertilizantes. Cumprimentos, Luís Carlos Simões
nelson graça Publicado: Janeiro 22, 2012 Publicado: Janeiro 22, 2012 (editado) Já agora também coloco as minhas duvidas Quando precisei tambem me ajudaram, apenas fiz por ti o que já fizeram por mim. é assim não precisas de desmontar tudo, podes tentar compensar a falta de substrato com pastilhas de fertilizante que colocas perto das raizes das plantas e com os fertilizantes na coluna de agua, numa proxima montagem colocas o substrato fertil. Em relação aos fertilizantes macro, podes adquirir em farmacias, mas fica um pouco caro, em lojas online, por exemplo a Horizonte Aquatico e a Wate-r-Evolucion tinham, não sei se ainda têm ou então nos classificados do forum, alguns membros vendem esses fertilizantes. Quando precisei tambem me ajudaram, apenas fiz por ti o que já fizeram por mim. é assim não precisas de desmontar tudo, podes tentar compensar a falta de substrato com pastilhas de fertilizante que colocas perto das raizes das plantas e com os fertilizantes na coluna de agua, numa proxima montagem colocas o substrato fertil. Em relação aos fertilizantes macro, podes adquirir em farmacias, mas fica um pouco caro, em lojas online, por exemplo a Horizonte Aquatico e a Wate-r-Evolucion tinham, não sei se ainda têm ou então nos classificados do forum, alguns membros vendem esses fertilizantes. E a nivel comercial há algum fertelizante de macros? sem ser diy para mim se calhar era o ideal. Sei que há uns pó branco a venda que diz apenas NPK é disso que falas a nivel de DIY? Estou a usar Seachem Flourish Excel e o Seachem Flourish, mas penso que me falta macros correcto? Editado Janeiro 22, 2012 por nelson graça
gmmartins Publicado: Janeiro 23, 2012 Publicado: Janeiro 23, 2012 Viva, o Flourish tem macros e micros. Outro muito usado é o TPN+ da Tropica. E depois tens o Planta 1 ou 2 da Elos (não me lembro qual é o de macros e micros), etc., Abraço, GM Gustavo Martins My nano Litopótamus
Simoes7 Publicado: Janeiro 23, 2012 Publicado: Janeiro 23, 2012 Já agora também coloco as minhas duvidas E a nivel comercial há algum fertelizante de macros? sem ser diy para mim se calhar era o ideal. Sei que há uns pó branco a venda que diz apenas NPK é disso que falas a nivel de DIY? Estou a usar Seachem Flourish Excel e o Seachem Flourish, mas penso que me falta macros correcto? Sim há fertilizantes de macros sem ser dyn, eu aconselhei estes pois a nivel de preço saí muito mais em conta, consegues arranjar um kg deste fertilizantes por menos de 10€ e dá para meses se não for anos. Eu compro em pó os quimicos que falei no post anterior, fosfato monopotassico, cloreto de potassio e nitrato de potassio, tudo em separado e depois faço eu o proprio fertilizante. Podes seguir a opinião do gmmartins, ele falou em alguns fertilizantes muito bons. Cumprimentos, Luís Carlos Simões
pipoca6 Publicado: Janeiro 23, 2012 Publicado: Janeiro 23, 2012 Boas Se quiseres tenho um tópico de venda desses fertilizantes, basta veres aqui. cumps, Filipa Santos
Cedric Rodrigues Publicado: Fevereiro 23, 2012 Publicado: Fevereiro 23, 2012 Boas, Amigo Simões7 no seu ultimo post diz fazer o fertilizante, mas mistura com agua depois põe dentro do aquário ou mete em pó conforme vai fazendo falta?
Simoes7 Publicado: Fevereiro 23, 2012 Publicado: Fevereiro 23, 2012 Boas, Amigo Simões7 no seu ultimo post diz fazer o fertilizante, mas mistura com agua depois põe dentro do aquário ou mete em pó conforme vai fazendo falta? Boas Dá para fazer das duas maneiras, eu diluo em agua e adiciono ao aquario, mas tambem a quem coloque directamente na agua do aquario os pós, vai depender de como preferir. Cumprimentos, Luís Carlos Simões
A. Ferreira Publicado: Fevereiro 23, 2012 Publicado: Fevereiro 23, 2012 Vivas, Cuidado com as dosagens, concentrações e diluições... Aconselho a leitura deste site caso queiram fazer os fertilizantes "caseiros". http://www.theplantedtank.co.uk/PMDD.htm Abraço, António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Recommended Posts