Barbatanas "ratadas" - Alguns ainda Magros - Fezes Brancas!!!!!

Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas!

Bem a experiencia com Discus nao esta a começar bem!

A barriga inchada do blue D ja vi que é da Gula!

Mas ontem ao chegar a casa estava a apreciar os meus novos meninos e reparei em:

Um dos BD tem a cauda ratada...

Em alguns dos outros discus reparei que existem algumas manchas meio brancas nas nadadeiras superiores e traseira... ou seja nao é aquela transparencia!

Eles ao um pouco assustadiços.. principalmente os pigeon... um deles passa o tempo quase todo escondido... tenho 3 SAE adultos e que podem estar a stressar os bichos!!! Nao os vejo a implicar com os discus... mas....

Já os tentei retirar do comunitario... mas os saes tem um power... que nao os consegui apanhar e para nao estar a stressar mais os meninos... deixei ficar!

Estou a pensar retirar todos os discus para um aqua (tipo cubo de 50) e mante-los a parte, pois no plantado/comunitario nao me esta a pemitir observar todos ou mesmo ter a certeza se todos se estao a alimentar como deve ser!

~TPA´s de 30/40lt 2x semana (com aspiração do areao)

Os nitratros estao a 25... os restantes valores:

nitritos a zero

amonia a zeros

gh a 4

ph a 6,4/6.5

temp a 29º

o kh da um valor estranho... ou seja nao consigo o enquadrar na escala dos teste... mas anda nas cores do sero!

bem..... O que faço???

Utilizo algum medicamento? sei o esha2000? o esha para discus?

Fiquei triste!!! Pois tenho tido todos os cuidados com eles....

Editado por gtangas

Sergio Oliveira

• Replies 61
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

quando me acontece isso utilizo salt mineral, mas só se for muito ratadas, se for pouco mantem a agua em boa qualidade que volta a crescer. tem atenção que o salt mineral sobe o PH.

Mas espera por mais opiniões

Publicado:

120x45x50. 270lt

plantado low tech

flora: anubias, microsorum, rotala sp+ crypto

fauna: 3 SAE adultos 5 rasboras 4 neon 3otto 10 discus juvenis

co2 pressurizado (2bps)

filtragem:

1000lt/h e 800lt/h

bomba de O2 ligada 24h

passei pela avipeixe onde o companheiro bruno me indicou tratamento Com sal

primeiro um banho de alguns minutos( 5lt agua e 1colher de sal grosso) e depoid separar para outro Aquário Com 1colher de sal por 50lt

F*****- estou danado !!!

aprecio imenso os discus e como primeira experiência... não esta a correr bem...

Sergio Oliveira

Publicado:

Sal se puderes e anti bacteriano.

Uma valente tpa no Aqua, barbatanas ratadas indica proliferação de bactérias

Publicado:

Ah, e a recuperação é lenta, após veres que as barbatanas perderam a borda vermelha, preta ou branca (indicativos de vários tipos de bactérias -mas se as bordas ratadas forem pretas indica também má qualidade da agua) mantém um polivitaminico regular no agua para ajudares a que voltem a crescer saudáveis.

Publicado: (editado)

Oi

bem estao todos a ficar igual

da loja disseram me que poderia ser um choque osmotico. baaaaa sei lá o que isso é....

tive a ver e trata se choque por diferencas de aguas...

bem já tenho um aqua de 60lt pronto vai levar uma colher de sopa Com sal grosso

antes vou dar o tal banho numa solução de 5lt e uma colher de sal.... 3/4 minutos

que anti bacteriano? poli vitaminico? qual?

kero os meus diskinhos bacanos e saudáveis

Editado por gtangas

Sergio Oliveira

Publicado:

Podes usar o sera baktopur neste caso é o melhor anti bacteriano.

Quanto a polivitaminicos usa o sera fishtamin.

Nao tem nada a ver com choques osmoticos (caramba onde foram buscar isso os senhores da loja)

As barbatanas ratadas têm duas causas, sendo a primeira má qualidade da agua e a segunda infecção bacteriana.

O sal ajuda muito a cicatrizar as feridas a acelerando o sarar das barbatanas.

O anti bacteriano serve para aquilo que ele próprio diz :)

A tpa para melhorar a qualidade da agua e descer o número de bactérias. Faz uma de 20% antes de iniciares os outros tratamentos.

Publicado:

ok susana

confesso que a ideia do sal me perturba um pouco...

acho que uns dos pigeon tem a bartatana superior mais para o escuro

bem, mas então HOJE começo Com o sal

amanhã tento comprar o que me indicas

mas uma duvida

HOJE coloco o o sal e o anti bacteriano?

adiciono amanha junto Com o sal?

às mas condicoes da agua e estranho pois os parametros que indico não parecem estar fora do que se aconcelha.... a não ser os nitratos que estão a 25...

Sergio Oliveira

Publicado:

Sal só deves fazer na ausência de peixes que nao o tolerem, ou seja, se puderes isola os discus afectados.

Se me indicas isso então o mais provável é teres uma infecção bacteriana no Aqua.

Sim, combina anti bactériano com o sal (se puderes)

Tens alguma facilidade em pegar nos discus ou são muito assustadiços?

Publicado:

Se os peixes entraram no aquario há poucos dias é uma situação NORMAL!

Nesse caso não tens de fazer nenhuma medicação.

Cpts

frame.jpg

Publicado:

Cuidado com as combinacoes de sal com outros produtos. Nao usem as duas coisas no mesmo espaco temporal.

Qualquer tratamento danifica o muco protector dos discus, e o tratamento com sal pode, e ai sim, danificar as restantes proteccoes da pele por osmose.

Acredito que na loja se estivessem a referir as diferencas de parametros entre a agua do aquario e a da agua onde os peixes estavam inicialmente. Se soubesse estes parametros ja te podia esclarecer sobre o que aconteceu.

Existe um medicamento de espectro mais alargado e que nao fragiliza tanto os discos, o eSHa 2000. Nao stresses os peixes com separacoes, faz o tratamento ao aquario todo, ate porque se os outros manifestam sintomas, convem fazer o tratamento geral.

acabei agora de os mudar para o outro Aquário

Sim são assustadicos... foi uma carga de trabalhos

coloquei um tronco para terem algum abrigo

Sim Eles estão cá Em casa a semana e meio

o comunitario tb não deve ter ajudado pois como tenho dito os sae são o dobro do tamanho deles

mas mal não fará ter los nesta Nova agua pois não?? (enchi o Novo Com agua do comunitario e nos quase 60lt coloquei uma colher de sal... antes passaram por um banho de uns 3minutos Em 5lt de agua do comunitario e uma colher de sal

Neste 60lt ligo tb a bomba do O2??

quanto tempo ficam naquela água??

faz se tpa s??

alimentação Com a mesma regularidade que fazia no comunitario? ,manha granulado noite artemia

o comunitario tem um ano e meio e não foi feito a pensar neles... deveria aproveitar e mudar todo o setup deixando ficar mais espaço aberto, sacar os sae...

bem não escondo que estou a nora Com isto tudo... nunca tinha acontecido!!!

Editado por gtangas

Sergio Oliveira

Publicado:

acabei agora de os mudar para o outro Aquário

Sim são assustadicos... foi uma carga de trabalhos

coloquei um tronco para terem algum abrigo

Sim Eles estão cá Em casa a semana e meio

o comunitario tb não deve ter ajudado pois como tenho dito os sae são o dobro do tamanho deles

mas mal não fará ter los nesta Nova agua pois não?? (enchi o Novo Com agua do comunitario e nos quase 60lt coloquei uma colher de sal... antes passaram por um banho de uns 3minutos Em 5lt de agua do comunitario e uma colher de sal

Neste 60lt ligo tb a bomba do O2??

quanto tempo ficam naquela água??

faz se tpa s??

alimentação Com a mesma regularidade que fazia no comunitario? ,manha granulado noite artemia

o comunitario tem um ano e meio e não foi feito a pensar neles... deveria aproveitar e mudar todo o setup deixando ficar mais espaço aberto, sacar os sae...

bem não escondo que estou a nora Com isto tudo... nunca tinha acontecido!!!

Sergio Oliveira

Publicado:

liga a bomba de O2 no aqua hospital sim, faz tpa's de 20% de dois em dois dias com reposição de sal (aumenta para 3 colheres de sopa de sal)

coloca o anti bacteriano (quando tiveres) e podes também colocar betadine (se tiveres e estiver dentro da validade) na razão de 1 gota para cada 10 Litros de água.

O betadine é um bom desinfectante para toda a vida e acredita, até para peixes é eficaz :)

podes dar a comida normal mas cuidado para não deixares muita sujidade no aqua (mantém a água o mais limpa possível)

Calma, tudo se vai resolver :) se tivesses bettas as barbatanas ratadas era o pão nosso de cada dia (já perdi a conta aos bettas que recuperei :) )

Publicado:

grande susana

antes de opinar algo mais... os sinceros agradecimentos pela tua ajuda!!!

temos aquarios,pensamos que sabemos qb para avançar um passo e depois... bem á que retirar a melhor parte disto tudo.. e-learning hehehe

depois de os colocar no farmácia fiquei mais calmo ao sentir que estava a fazer o correcto.. se calhar deveriam ter vindo para este cubo e deixalos crescer um pouco... só Com um tronco sem areao sem quase nada da para controlar muito melhor!

ao mesmo tempo Ilhas para o Aquário e só vês os tronco.. hehhh estão todos escondidos atras do mesmo!

vamos esperar o melhor...

bem... e agora para acabar esta noite... venha a esfregona e o balde

tenho de limpar isto tudo!!

Sergio Oliveira

Publicado:

o bactopur não sera um pouco forte estando alguns fracrotes?

Esta manha deitei granulado para o farmacia e quando estava a sair para o trabalho Deus para ver uns 4 a bicarem na papa

continuam muito escondidos no tronco que lá coloquei... não é muito grande mas eles conseguem se esconder todos atras... e parece que esta vazio!!!

já comprei às vitaminas e logo já dou

tenho receio apenas de admnistrar o bactopur... o que achas do esha2000?

Sergio Oliveira

Publicado:

o baktopur não é demasiado forte (usa o liquido e não o baktopur direct), já tive caracolada que resistiu a ele :)

Publicado:

liga a bomba de O2 no aqua hospital sim, faz tpa's de 20% de dois em dois dias com reposição de sal (aumenta para 3 colheres de sopa de sal)

coloca o anti bacteriano (quando tiveres) e podes também colocar betadine (se tiveres e estiver dentro da validade) na razão de 1 gota para cada 10 Litros de água.

O betadine é um bom desinfectante para toda a vida e acredita, até para peixes é eficaz :)

podes dar a comida normal mas cuidado para não deixares muita sujidade no aqua (mantém a água o mais limpa possível)

Calma, tudo se vai resolver :) se tivesses bettas as barbatanas ratadas era o pão nosso de cada dia (já perdi a conta aos bettas que recuperei :) )

Olá

Segundo sei, o iodo torna-se toxico para peixes em concentrações inferiores a 1ppm (0,72mg/L mortal), por acaso sabes-me dizer qual é a concentração de iodo no Betadine, para fazer as tuas contas com gotas?

Obrigado

frame.jpg

Publicado:

a agua esta nos 29º

Continuam escondidos atras do tronco... coloquei mais um de forma a sentirem maior existencia de abrigo... segundo o que li por ai quanto mais abrigo eles tiverem menos timidos sao! em parte faz sentido!

Comprei as vitaminas e o baktopur.

Ao contrario do esha2000 o baktopur mata as bacterias do filtro certo?

Juntar vitaminas e remedio é correcto? OU vitaminas so depois dos 3 dias?

Tenho por aqui um filtro de cascata de 400lt/h acabadinho de ser bem limpo... daqueles do chines!!)

Ora visto que tirei um dos filtros do comunitario (pois ficou com quase sem fauna) poderia evitar matar a colonia de bacterias deste filtro e durante o tratamento usar o filtro de cascata que ao fim ao cabo apenas precisa de fazer filtragem mecanica... e como o tratamento sao 3 dias (nao era o carnaval?! :drool3: )nao deveria fazer mal!

Depois seria colocar o carvao nesse cascata e... voltar ao que estava!

O que dizem? estou a pensar certo?

Sergio Oliveira

ok filtro do comunitario fora.... voltou ao seu lugar original... como vai ser para desmontar o comunitario nao vale a pena tratar por enquanto... ate porque os discus vao ficar neste cubo durante mais umas boas semanas!

no seu lugar entrou o filtro de cascata e um interno, ambos de 400lts e que me garantem uma "boa" filtragem mecanica!

Medicação dada...

para quem nunca deu medicação a peixes.... :fart004:

a agua ficou com uma cor.... vai la vai!!

Tenho uma calha de led ligada... tipo moonlight.. deixo ligada?

as vitaminas? dou amanha? hoje? quando terminar os 3 dias?

Obrigado

Editado por gtangas

Sergio Oliveira

Podes dar já as vitaminas e nao, o baktopur nao mata a colónia do filtro (aquele verde é horrível mas nao é tão mau :) )

Podes comecar já com as vitaminas e desliga o moonlight durante a noite. Os meninos devem ficar sossegadinhos :)

Hugo a iodopovidona normal já é diluída bastante (lembra-te que o composto activo é um derivado do iodo e que o betadine - fui ver :P - tem apenas 0.01 g de iodo activo, a forma menos toxica, por mililitro). Fazendo as contas ( que trabalhão :P), um mililitro equivale a 20 gotas logo temos 0.0005 g de iodo activo por gota, ou seja, 0,5 mg por gota. As ppm são o mesmo que mg/litro logo 0,5/10 = 0,05 ppm.

Com esta diluição é difícil chegares a concentrações letais de iodo activo (sendo que ate ajuda o metabolismo do animal doente) e manténs-te dentro da zona segura e útil do betadine :) espero ter respondido à tua duvida Hugo

Editado por SusanaPaço