opoeta Publicado Janeiro 16, 2012 Publicado Janeiro 16, 2012 Boa Noite Malta! Bem tenho o meu aqario, composto por um extenso areal de sílica, e tenho umas plantinhas verdinhas a decorá-lo... Mas estou preocupado com a manutenção das mesmas, e gostaria de saber quais aquele conjunto de fertilizantes que pode ser mais útil no crescimento e vivacidade das mesmas. Já optei pelo método de CO2 Caseiro (enquanto nao encontro uma botija de CO2 para colocar) Quais aqueles que são mais importantes, e que devo adquirir? Aceito sugestões, apesar de saber que é um tema com enúmeras respostas...e um leque vastissímo de opiniões gostaria de saber aqueles que são mais úteis e essenciais. Cumprimentos,
gmmartins Publicado: Janeiro 17, 2012 Publicado: Janeiro 17, 2012 Viva, todos os nutrientes são importantes. Uns são usados pelas plantas em maiores quantidades (macro: NPK), outros em menores quantidades (micro: Ferro, Manganês, etc...), mas todos são importantes. Abraço, GM Gustavo Martins My nano Litopótamus
opoeta Publicado: Janeiro 17, 2012 Autor Publicado: Janeiro 17, 2012 Muito Bem A minha questão fulcral é as "Plantas e a Areia de Sílica", ja vi tantas opiniões, mas nenhumas devidamente fundamentadas e apoiadas no seu todo..
gmmartins Publicado: Janeiro 17, 2012 Publicado: Janeiro 17, 2012 A minha questão fulcral é as "Plantas e a Areia de Sílica", ja vi tantas opiniões, mas nenhumas devidamente fundamentadas e apoiadas no seu todo.. A areia de sílica é como qualquer outro substrato não fértil. Ou seja, não tens quaisquer nutrientes pelo que é necessário (de uma maneira geral) fazer alguma fertilização via coluna de água. Quanto ao problema da compactação da areia afectar (ou não) o desenvolvimento das raízes é um tópico que dá pano para mangas. Na minha experiência, não é problemático, mas cada aquário é um ecossistema único. Abraço, GM Gustavo Martins My nano Litopótamus
opoeta Publicado: Janeiro 17, 2012 Autor Publicado: Janeiro 17, 2012 A areia de sílica é como qualquer outro substrato não fértil. Ou seja, não tens quaisquer nutrientes pelo que é necessário (de uma maneira geral) fazer alguma fertilização via coluna de água. Quanto ao problema da compactação da areia afectar (ou não) o desenvolvimento das raízes é um tópico que dá pano para mangas. Na minha experiência, não é problemático, mas cada aquário é um ecossistema único. Abraço, GM Muito obrigado desde já pelas respostas Gustavo. Aproveito então para o questionar acerca do seguinte pelo que é necessário (de uma maneira geral) fazer alguma fertilização via coluna de água. E de que modo posso efectuar esse tipo de fertilização? Existe algum leque de produtos que me possas aconselhar? Cumprimentos.
gmmartins Publicado: Janeiro 17, 2012 Publicado: Janeiro 17, 2012 Viva, sim existe um leque vasto de produtos comerciais, mas também podes fazer os teus próprios fertilizantes. Mas antes de o fazeres penso que deves ler sobre o assunto (no fórum e net há muita informação). Há aquários que é mesmo fundamental, outros nem por isso, dependendo das plantas e set up. Se tiveres dúvidas aconselho-te então a abrir um tópico específico onde colocas o set-up completo do teu aqua bem como o que tencionas fazer. Há muitas variáveis em jogo e é difícil dar palpites no abstracto Abraço, GM Gustavo Martins My nano Litopótamus
opoeta Publicado: Janeiro 18, 2012 Autor Publicado: Janeiro 18, 2012 Viva, sim existe um leque vasto de produtos comerciais, mas também podes fazer os teus próprios fertilizantes. Mas antes de o fazeres penso que deves ler sobre o assunto (no fórum e net há muita informação). Há aquários que é mesmo fundamental, outros nem por isso, dependendo das plantas e set up. Se tiveres dúvidas aconselho-te então a abrir um tópico específico onde colocas o set-up completo do teu aqua bem como o que tencionas fazer. Há muitas variáveis em jogo e é difícil dar palpites no abstracto Abraço, GM Ok, obrigado pelas dicas Gustavo... Tratei de comprar uma flora para o aqua, e apesar de ter apenas CO2 e Sílica estou a ponderar aumentar o tempo de iluminação, e investir em fertilizantes liquidos (apesar de ter dúvidas relativamente aos quais comprar, e aqueles que poderão ser mais importantes no desenvolvimento das plantinhas). Penso que com um bom controlo do CO2, da Iluminação, Tpa's, e cuidado para com as plantas, vou conseguir manter o meu "Oceano de Sala" uns bons tempos verdinho, e conjugando fertilizantes liquido ainda melhor....
gmmartins Publicado: Janeiro 18, 2012 Publicado: Janeiro 18, 2012 Sim com CO2 é vital garantir a fertilização das plantas seja via substrato ou líquida. Para as plantas tanto lhes faz, desde que os nutrientes estejam lá. Como te disse já - há muita informação já disponível no fórum sobre aquários high-tech. É só pesquisar e se tiveres dúvidas é só expores aqui. Espero que o teu oceano continue verdinho (ou azulinho) por muitos anos... Gustavo Martins My nano Litopótamus
opoeta Publicado: Janeiro 19, 2012 Autor Publicado: Janeiro 19, 2012 Sim tenho procurado e lido algumas coisas! E vou ver se chego a conclusões Há uns tempos tive uns problemas com CianoBacterias! E quanto a fertilizantes liquidos, vou pesquisar novamente, para investir naquilo que "faça realmente falta"... Se tudo correr bem ficará A ver vamos, se consigo tratar tudo da melhor forma.. Já agora respondo-me ao seguinte As Tpa's ajudam no desenvolvimento das plantas? Estou certo que sim, derivado ao facto de serem adicionados novos nutrientes na água que será absorvido pela fauna e pela flora, e certamente se aliarão ao crescimento dos mesmos. Ou esta minha conclusão é errada?
gmmartins Publicado: Janeiro 19, 2012 Publicado: Janeiro 19, 2012 As tpas são essenciais num aquário high-tech porque reduzem eventuais concentrações de nutrientes não usados que se poderiam acumular, bem como ajudam a limpar a água de substâncias produzidas pelas plantas que afectam o seu crescimento quando em excesso. Para além disto ajudam a reduzir a concentração de elementos nocivos à fauna (amónia) se bem que no caso de aquas bem plantados isto não será um problema pois as plantas absorvem a amónia toda. Respondendo à tua pergunta: não penso que as TPAs tenham um efeito directo na saúde das plantas. É verdade que introduzem alguns elementos, mas normalmente nós já garantimos que estes estão lá via fertilizações. A água da rede pode ter variações pelo que eu não me fiaria muito. Além de que a sua qualidade varia muito de local para local. Em aquários high-tech penso que não será, regra geral, uma boa opção estar dependente da água da rede para garantir os nutrientes necessários. Em aquários low-tech será provavelmente suficiente juntamente com a carga orgânica produzida pela fauna + alimentação. GM Gustavo Martins My nano Litopótamus
Recommended Posts