Recommended Posts

Publicado

Olá a todos!

Após uma pesquisa nos tópicos já existentes sobre os procedimentos a ter aquando da compra de um tronco, resolvi juntar tudo aqui e criar um "manual dos troncos" para ser visto por quem precise, mais tarde, e para que me corrijissem a mim...

Então pontos fulcrais a reparar serão:

- a escolha da madeira, que deve ser coesa;

- para quem não use madeira de compra, há que deixá-la secar;

- a lavagem do tronco, esfrega-se com várias águas;

- passagem por antifungos;

- fervura;

- a baixa de ph brusca no aquário dada a introdução do tronco;

- a água tem tendência a ficar amarela, devem-se fazer TPAs frequentes e pode usar-se carvão activado.

Dúvida:

1- Primeiro lavo e esfrego o tronco, depois passo por antifungos e depois fervo ou isto tem outra ordem (ou não tem ordem nenhuma? :P )?

2 - Alguém aqui chegou a passar o tronco por antifungos ou é desnecessário?

3 - Quanto tempo deixaram o tronco de molho no autocolismo/sitio com água nova corrente?

4 - A fervura danifica o tronco? Quantas são necessárias e durante quanto tempo?

Desculpem repetir o assunto, mas gostava de clarificar as ideias nestes pontos, e penso que assim a informação fica mais concisa.

Obrigada!

e7487a8c65559756888a887038a3111c.jpg Adopta-me! www.companhiadosanimais.com/forum/index.php
Publicado:

Olá Corujinha,

Posso falar-te apenas da minha experiência pessoal ... aqui vai:

Eu tenho 2 troncos grandes com cerca de 50cmX30cm e outro mais pequeno com 30cmX10cm.

Antes de introduzi-los nos aquas, apenas os lavei com água corrente e esfreguei-os bem.

Seguidamente coloquei-os num recipiente com água fria (da torneira), onde estiveram cerca de 7 dias até absorverem água suficiente para afundarem.

Depois coloquei-os dentro dos aquas e estiveram a ciclar durante um mês.

Foram apenas estes cuidados que tive e não surgiu qualquer problema!

Mas ...

Se entenderes por bem, podes ferver os troncos (a fervura não danifica), porque assim absorvem a água mais depressa e sempre ajuda a matar alguns "bichinhos". Penso que a fervura deve durar cerca de 10 minutos.

Depois colocas os troncos no aqua e se qiseres ainda podes fazer um tratamento antifungos (peventivo) ao aqua, já com o tronco lá dentro.

Se a fervura não foi suficiente para afundar o tronco, deves deixá-lo dentro do aqua até que isso aconteça ... pode demorar alguns dias.

Cumps

Publicado:

Eu também tenho trauma com os troncos. Depois de comprar um tronco numa loja de animais, vou a lavalo e vejo que o tronco flutua. E como não sabia nada de troncos pensei, realmente a madeira flutua, e fui-me informar qual o truque. Depois de informado, lá fui eu, mãos á obra, deixei-o de molho durante 2 semanas e nada, decidi ferve-lo e....nada. Após 4 fervidelas e 2 meses de molho desisti. Meti aquilo no aquário, agarrado com umas pedras, mas ficava horrivel porque basicamente tinha de meter tudo o que tinha no aquário a segurar o tronco. Se alguem tiver uma solução para este problema que me diga. Mas fica já de aviso, os troncos não morrem afogados, ;)

Já agora essa do autoculismo mijei-me a rir.

Publicado:

ois

atenção que, pelo que me lembro, ao fazeres o tratamento anti-fungos, deves retirar o carvão do filtro, uma vez que, o carvão elimina esses medicamentos... corrijam-me se estiver enganado.

Publicado:

Mas o tratamento seria só ao tronco, não?! Não vou submeter um aquário inteiro a um tratamento desnecessário... :oops:

Não percebo como é que os troncos das lojas flutuam. A madeira supostamente deve ser densa o suficiente para não flutuar.... A minha pelo menos não flutua...

e7487a8c65559756888a887038a3111c.jpg Adopta-me! www.companhiadosanimais.com/forum/index.php
Publicado:

Se o tronco flutua, podes fura-lo de modo a colocar algo pesado, desde que não cause problemas à qualidade da água. Acho que li algo que falava de chumbo, mas não tenho a certeza.

Hugo

Publicado:

TENHO EM MEU AQUARIO 2 TRONCOS ARTIFICIAIS DE BARRO, SÃO ÓTIMOS SE PARECEM MUITO COM O VERDADEIRO E TEM 2 VANTAGENS, POR NÃO TINGIR A AGUA E TAMBEM POR NÃO DEICHAR O PH MUITO ACIDO.

ALÉM DISSO NÃO PRECISA DEICHAR DE MOLHO POR 1 MES INTEIRO ANTES DE COLOCAR NO AQUARIO.

sea_fish9.gif
  • 1 mês depois...
Publicado:

Boas,

Eu arranjei uns troncos, de uma aravore k "abateram" ao pe de minha casa devido a umas obras...a verdade é k os troncos tao secos aparentemente, mas ao corta-los, noto que estão algo verdes por dentro...

Gostaria de saber se existe algumaforma rapida de os secar...

Outra coisa, alguma parte do tronco nao tem "casca" e aparenta ter uma cor castanha...mas quando tiro a casca de outro local do tronco, o interior deste é amarelo (tal e qual a cor da madeira), o que nao me agrada de td, e penso k esta cor e sinal k o tronco ainda n está seco. Estarei certo ou errado???

Queria ainda saber se é necessario tirar a casca do tronco, pk, por mim eu mantia-a dado k tem um textura porreira, agora o contraste que faz com as partes sem casca e k e mais foleiro...

Keria apenas saber o que me aconcelham para resolver estes problemas...se possivel claro...

Cumps e obrigado

Fábio Martins

Faro - Algarve

www.fabiomartins.org/blog

A minha galeria fotográfica

"Never Never Never Give Up" - Winston Churchill

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!