Curujinha Publicado Fevereiro 19, 2005 Publicado Fevereiro 19, 2005 Olá a todos! Após uma pesquisa nos tópicos já existentes sobre os procedimentos a ter aquando da compra de um tronco, resolvi juntar tudo aqui e criar um "manual dos troncos" para ser visto por quem precise, mais tarde, e para que me corrijissem a mim... Então pontos fulcrais a reparar serão: - a escolha da madeira, que deve ser coesa; - para quem não use madeira de compra, há que deixá-la secar; - a lavagem do tronco, esfrega-se com várias águas; - passagem por antifungos; - fervura; - a baixa de ph brusca no aquário dada a introdução do tronco; - a água tem tendência a ficar amarela, devem-se fazer TPAs frequentes e pode usar-se carvão activado. Dúvida: 1- Primeiro lavo e esfrego o tronco, depois passo por antifungos e depois fervo ou isto tem outra ordem (ou não tem ordem nenhuma? )? 2 - Alguém aqui chegou a passar o tronco por antifungos ou é desnecessário? 3 - Quanto tempo deixaram o tronco de molho no autocolismo/sitio com água nova corrente? 4 - A fervura danifica o tronco? Quantas são necessárias e durante quanto tempo? Desculpem repetir o assunto, mas gostava de clarificar as ideias nestes pontos, e penso que assim a informação fica mais concisa. Obrigada! Citar Adopta-me! www.companhiadosanimais.com/forum/index.php
Jacinto Silva Publicado: Fevereiro 20, 2005 Publicado: Fevereiro 20, 2005 Olá Corujinha, Posso falar-te apenas da minha experiência pessoal ... aqui vai: Eu tenho 2 troncos grandes com cerca de 50cmX30cm e outro mais pequeno com 30cmX10cm. Antes de introduzi-los nos aquas, apenas os lavei com água corrente e esfreguei-os bem. Seguidamente coloquei-os num recipiente com água fria (da torneira), onde estiveram cerca de 7 dias até absorverem água suficiente para afundarem. Depois coloquei-os dentro dos aquas e estiveram a ciclar durante um mês. Foram apenas estes cuidados que tive e não surgiu qualquer problema! Mas ... Se entenderes por bem, podes ferver os troncos (a fervura não danifica), porque assim absorvem a água mais depressa e sempre ajuda a matar alguns "bichinhos". Penso que a fervura deve durar cerca de 10 minutos. Depois colocas os troncos no aqua e se qiseres ainda podes fazer um tratamento antifungos (peventivo) ao aqua, já com o tronco lá dentro. Se a fervura não foi suficiente para afundar o tronco, deves deixá-lo dentro do aqua até que isso aconteça ... pode demorar alguns dias. Cumps Citar
marcioinacio Publicado: Fevereiro 21, 2005 Publicado: Fevereiro 21, 2005 Eu também tenho trauma com os troncos. Depois de comprar um tronco numa loja de animais, vou a lavalo e vejo que o tronco flutua. E como não sabia nada de troncos pensei, realmente a madeira flutua, e fui-me informar qual o truque. Depois de informado, lá fui eu, mãos á obra, deixei-o de molho durante 2 semanas e nada, decidi ferve-lo e....nada. Após 4 fervidelas e 2 meses de molho desisti. Meti aquilo no aquário, agarrado com umas pedras, mas ficava horrivel porque basicamente tinha de meter tudo o que tinha no aquário a segurar o tronco. Se alguem tiver uma solução para este problema que me diga. Mas fica já de aviso, os troncos não morrem afogados, Já agora essa do autoculismo mijei-me a rir. Citar http://www.recifesamouco.blogspot.com/
Hugo A Silva Publicado: Fevereiro 22, 2005 Publicado: Fevereiro 22, 2005 ois atenção que, pelo que me lembro, ao fazeres o tratamento anti-fungos, deves retirar o carvão do filtro, uma vez que, o carvão elimina esses medicamentos... corrijam-me se estiver enganado. Citar ex HalekxLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá menina pelo membro Krushandkill
Curujinha Publicado: Fevereiro 23, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 23, 2005 Mas o tratamento seria só ao tronco, não?! Não vou submeter um aquário inteiro a um tratamento desnecessário... Não percebo como é que os troncos das lojas flutuam. A madeira supostamente deve ser densa o suficiente para não flutuar.... A minha pelo menos não flutua... Citar Adopta-me! www.companhiadosanimais.com/forum/index.php
hpm Publicado: Fevereiro 23, 2005 Publicado: Fevereiro 23, 2005 Se o tronco flutua, podes fura-lo de modo a colocar algo pesado, desde que não cause problemas à qualidade da água. Acho que li algo que falava de chumbo, mas não tenho a certeza. Hugo Citar
MARCOS JR Publicado: Fevereiro 23, 2005 Publicado: Fevereiro 23, 2005 TENHO EM MEU AQUARIO 2 TRONCOS ARTIFICIAIS DE BARRO, SÃO ÓTIMOS SE PARECEM MUITO COM O VERDADEIRO E TEM 2 VANTAGENS, POR NÃO TINGIR A AGUA E TAMBEM POR NÃO DEICHAR O PH MUITO ACIDO. ALÉM DISSO NÃO PRECISA DEICHAR DE MOLHO POR 1 MES INTEIRO ANTES DE COLOCAR NO AQUARIO. Citar
Fábio Martins Publicado: Abril 2, 2005 Publicado: Abril 2, 2005 Boas, Eu arranjei uns troncos, de uma aravore k "abateram" ao pe de minha casa devido a umas obras...a verdade é k os troncos tao secos aparentemente, mas ao corta-los, noto que estão algo verdes por dentro... Gostaria de saber se existe algumaforma rapida de os secar... Outra coisa, alguma parte do tronco nao tem "casca" e aparenta ter uma cor castanha...mas quando tiro a casca de outro local do tronco, o interior deste é amarelo (tal e qual a cor da madeira), o que nao me agrada de td, e penso k esta cor e sinal k o tronco ainda n está seco. Estarei certo ou errado??? Queria ainda saber se é necessario tirar a casca do tronco, pk, por mim eu mantia-a dado k tem um textura porreira, agora o contraste que faz com as partes sem casca e k e mais foleiro... Keria apenas saber o que me aconcelham para resolver estes problemas...se possivel claro... Cumps e obrigado Citar Fábio Martins Faro - Algarve www.fabiomartins.org/blog A minha galeria fotográfica "Never Never Never Give Up" - Winston Churchill
Recommended Posts