Novo Projecto - Aqua 69l - (1º Aqua)


Recommended Posts

Boa noite caros aquariofilistas,

 

em primeio lugar venho apresentar-me, chamo-me Márcio Cardoso tenho 25 anos sou um novato neste mundo e este forúm tem sido uma ferramente muito util para dar os primeiros passos neste fascinante hobby !

 

Pois bem, a primeira aquisição foi um aquário, e alguma bibliografia útil e cheguei à conclusão de que a melhor relação Preço/Experiência/Espaço foi um Aquário Aquapor 69l (62x31x36) e já o adquiri.

 

O resto (visto ser o material mais especifico, onde se pondera antes do erro) resolvi pesquisar, aqui no forúm e na internet na generalidade cheguei a conclusão que as próximas aqusições serão:

 

- Eheim ecco pro 120

- Aquecedor Eheim JAGER 100w

- Reflector Starpor 50cm + Lampada 30W ( limitado à medida da tampa do aqua )

- Termometro de precisão Sera

- Areão de cor escura

 

Flora/Decoração:

 

- Algumas plantas lowTech

- Tronco

- Rocha/ Ruina/Barco

- Sera Bio Nitrivec ( Acelarar um pouco o ciclo... mas sem grandes pressas :) )

 

Agora, deixo as minhas principais dúvidas

 

Falta aqui algum material para começar o ciclo do meu aqua, ou algum material necessário ao primeiro arranque ?

Em relação à Fauna que me aconselham ?

 

Gostaria de ter um botia palhaço e um tubarão de cauda vermelha, porém e do que li penso que o meu aqua iria limitar o bem estar deles durante o seu desenvolvimento... confirma-se ou até não é assim tão descabido?

De resto estaria a pensar em alguns Neons, Corydoras, Guppis sem exceder os 13 peixes

 

As noçoes do ciclo do azoto e da gradual introdução dos peixes já estou a par e irei respeitalas religiosamente :)

 

Agradeço a vossa ajuda, e desculpem qualquer disparate !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigo e bem vindo a este fascinante mundo :)

 

Para começar podes pensar num substrato fértil para ajudar a manteres as futuras plantas em melhores condições. o JBL basis aquaplus se não me engano, é bom (relação preço/qualidade) e o bastante para plantas low tech :)

 

Quanto à fauna desaconselho mesmo o botia palhaço e o tubarão de cauda vermelha, vão-te crescer demais para esse aqua.

 

Estás no bom caminho em relação à fauna, também tens outras opções como platys, espadas, iriatherinas, etc :)

 

Qualquer dúvida diz (até mesmo por pm)

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com a Susana, tubarões e bótias fora do que pretendes em relação ao resto tudo bem.

 

Para iniciares o ciclo não te falta nada, para saberes se o ciclo já começou tens de adquirir testes de Amónia, Nitritos e Nitratos, de pH tb é fundamental

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas :D

Sim, os kit's de teste esquecime de mencionar, mas também já tinha na wish list :)

 

Quanto as plantas, as "low tech" necessitam desse substrato JBL ? Pensava que não ! :)

Quanto ao equipamento, está de acordo com o meu aqua ? Alguma melhor recomendação ?

Quanto à fauna também calculei que me iriam desaconselhar os Labeo's ou Botias... faz sentido.. gostando bastante de um labeo, existirá alguma especie desta familia que se enquadre melhor no meu "mini ecosistema" tendo em conta o tamanho do aqua, outras espécies que pretendo colocar ?

 

Muito obrigado pela vossa ajuda !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O substracto melhora sempre o seu crescimento. Além disso, se amanhã quiseres colocar outro tipo de planta podes fazer.

Não perdes nada em colocar.

 

O equipamento parece-me muito bem.

 

E fotos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tb concordo com o Jorge, necessitar pode não necessitar, às vezes necessita. Mal não te faz e só te facilita o trabalho.

 

No aqua que tens compra espécies que não cresçam muito e tem atenção que quando são vendidas são sempre juvenis, não te rendas à tentação de comprar pq são pequenos e bonitos

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok vou seguir o vosso concelho em relação ao substrato !

Sim eu tenho em conta as condições do aqua em relação ao tamanho adulto da minha fauna, apenas estava a explorar hipoteses e aceito mais :)

 

Surgiu-me agora uma duvida...

 

em relação à iluminação do meu aquario também existe a opção da calha

Reflector Eco 50cm ( limito-me ao local na minha tampa próprio para acentar a calha ) e reparei que este leva uma lâmpada CFL 7w - E14 ( o que equivale aos 14 watts... substirui-la por uma de 11 watts (equivalente aos +- aos 60 ) seria viàvel para um aqua ? Ou é melhor a iluminação flurescente ? Digo isto porque descobri qua a unica lampada que cabe no reflector que referi no 1º Post apenas suporta lampadas de 15w o que penso ser pouco mesmo para umas lowtech...

 

Que acham deste tipo de iluminação mais eco para um aquario ?

 

Obrigado.

Editado por Márcio Cardoso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 posts acima :P

 

De lâmpadas não comento, não é a minha área.

Pensei que fosse alguma instalação electrica ou fazer uma tampa, etc.

Bem... até posso comentar, mas pode sair disparate e induzir-te em erro. Prefiro não arriscar.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(A sair disparate)

 

Em Aquariofilia não conheço lâmpadas "economizadoras", ou são HQI, ou Fluorescentes( T8,T5,PLL) ou Led's

 

Lâmpadas economizadoras usam-se para iluminação de casa, e não são próprias para Aquários, qualquer termo "economizadora" sobre lâmpadas para Aquas, cheira-me a trafulhice da grossa

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Okey, vou por a coisa mais simples :)

 

a tampa do meu aquario em plastico tem uma cavidade a meio para colocar a iluminação (50cm's) as opções compativeis com esta tampa são:

 

http://www.aquapor.pt/pt/luminarias/starpor/reflector_starpor_50cm.html

 

- Visto que quero algumas plantas lowtech, e não posso por nessa calha uma lampada com maior potência surgiu a opção:

 

http://www.aquapor.pt/pt/luminarias/eco/reflector_eco_50cm.html

 

que como leva lampadas CFL - E14 poreria colocar (penso eu) um lampada com mais watts (vem com uma 7w- equvale a 15w), neste caso como é economizadora 11w andariam perto dos tais 60w de iluminação em termos de equivalência.

 

Apenas queria saber se é fiavel, ou não... que opções tenho mais viaveis ?

 

Uma vez mais muito obrigado pela vossa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(A sair disparate)

 

Em Aquariofilia não conheço lâmpadas "economizadoras", ou são HQI, ou Fluorescentes( T8,T5,PLL) ou Led's

 

Lâmpadas economizadoras usam-se para iluminação de casa, e não são próprias para Aquários, qualquer termo "economizadora" sobre lâmpadas para Aquas, cheira-me a trafulhice da grossa

 

eu estou a usar uma lampada economizadora no meu aqua, mas não é de t5/t8/pll/led... é de "rosca"loool. também é só um aqua de 13L.

a que estou a usar é esta

 

http://www.aki.pt/lampadas/pack-3-lampadas/produto.aspx?categoryid=2081&productid=12970#tabsIdeias-1

 

tem 15W (que segundo o fabricante equivale a 75W)

temp de luz 6400K.

 

mas fiz um "reflector" DIY para poder espandir a luz pelo aqua e não para ilimunar so no centro

 

cumps

assbettaportugalAPA.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

até uma velinha ? :P

 

Obrigado pelas dicas pessoal, já tenho a calha aquapor e preparo-me para fazer o famoso DIY na calha... o movel também deve estar pronto na proxima semana ( à medida po aqua ), pa semana também está agendada a compra do material técnico e da flora...

Em breve vou actualizar o tópico com o nome da flora e algumas fotos do arranque do aqua :)

 

Obrigado pela atenção pessoal !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá companheiros,

 

Bem está aqui o fruto do projecto, se puderem ir lá fazer uma visita ficarei muito grato !

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193321

 

Muito Obrigado pela vossa ajuda :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.