tat Publicado Janeiro 14, 2012 Publicado Janeiro 14, 2012 Boa noite, Tenho um aquario de 120litros, low tech, com anubias, echinodorus, valisnerias, e pouco mais. Tinha uma lampada de 39W de 8,000k. Entretanto como ja tinha quase dois anos substitui-a por uma lampada "ATI T5 12000K Aquablue Special". Na loja indicaram-me que era optima para plantas, visualmente seria um pouco azulada, mas para as plantas nao havia problema nenhum. Estão de acordo? Abraço Citar Aquario Tematico Amazonas
jpospr Publicado: Janeiro 15, 2012 Publicado: Janeiro 15, 2012 Não concordo. Plantas como são verdes, absorvem espectro na zona entre os amarelos e laranjas, ou seja lâmpadas com Kelvins entre os 6.500 e os 10.000, tudo fora dessa gama não é recomendado, sendo que superior a 10.000 é utilizado em aquários Salgados Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
tat Publicado: Janeiro 15, 2012 Autor Publicado: Janeiro 15, 2012 Pois, acho que tens razão. Pelo que tive a investigar, existe pessoal que se safou com lampadas de 12,000k, mas é como dizes, tem menos espectro "aproveitavel" pelas plantas. No meu caso em que será a unica lampada, fico com apenas 39W para 120L, e ainda por cima um espectro manhoso, o mais certo é as plantas definharem. Mesmo tendo em conta, que é um low tech: anubias, echinodorus, valisnerias e pouco mais. Fiquei com vontade de ir devolver a lampada! Citar Aquario Tematico Amazonas
jpospr Publicado: Janeiro 16, 2012 Publicado: Janeiro 16, 2012 Para não falar do aspeto artificial com que ficas no teu aqua com aquele tom azulado Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
tat Publicado: Janeiro 16, 2012 Autor Publicado: Janeiro 16, 2012 (editado) Para não falar do aspeto artificial com que ficas no teu aqua com aquele tom azulado Boas. Atenção, que isto não são actinicas. É uma lampada de 12,000k, apenas ligeiramente acima dos 10,000k, que é utilizado por muito boa gente. As actinicas tenho ideia de serem na casa dos 20,000k, não tem nada a ver com isto. Em termos de aspecto, relativamente á lampada de 8000k que tinha, parece-me ser uma luz menos intensa, ligeiramente mais azulada, mas agradavel de se ver. Por exemplo, os cardinais, ficam com a cor muito mais saliente. Agora, que ja me habituei, até estou a gostar de ver Relativamente a ser bom ou mau para as plantas, o meu feeling, é que o espectro não é o ideal para as plantas, mas ainda assim, pode ser possível que a coisa funcione. Diria, que para as plantas, colocar uma lampada de 39w de 12,000k, seria equivalente a colocar uma de 30W de 8000k. Heheh, espero nao estar a dizer uma grande asneira! Seja como for, podemos comparar os comprimentos de onda, e como se vê, as diferenças não são assim tão grandes. Nota: No processo da fotossíntese as clorofilas das plantas absorvem a luz com maior intensidade nas faixas no azul (430 a 470 nm), laranja (600 a 640 nm) e vermelho (640 a 780 nm) Comprimento de onda, lampada 12,000k: Comprimento da lampada 10,000k: Comprimento de onda da lampada 6700k nutri gro: Em resumo, a não ser que alguém apresente um argumento muito forte contra, vou arriscar e ver como respondem as plantas Editado Janeiro 16, 2012 por tat Citar Aquario Tematico Amazonas
jpospr Publicado: Janeiro 16, 2012 Publicado: Janeiro 16, 2012 Ninguém vai apresentar um argumento muito forte, eheh, nada como experimentar e depois contar como foi. Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
tat Publicado: Janeiro 16, 2012 Autor Publicado: Janeiro 16, 2012 Ninguém vai apresentar um argumento muito forte, eheh, nada como experimentar e depois contar como foi. Bem, ás vezes podia aparecer alguém e dizer que experimentou estas lampadas, e que em 3 dias, o aquario ficou um deserto Assim sendo, vou experimentar, e depois dou feedback. Abraço Citar Aquario Tematico Amazonas
jpospr Publicado: Janeiro 16, 2012 Publicado: Janeiro 16, 2012 Sabes que mesmo que alguém viesse dizer isso tu deverias experimentar, não há 2 aquas iguais e depende do tipo de plantas, fertilizações, CO2... Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 22, 2012 Publicado: Janeiro 22, 2012 Olá. Qualquer que seja a temperatura de cor das lâmpadas fluorescentes, elas vão emitir em todo o espectro visível... a distribuição das intensidades de cada comprimento de onda é que será diferente. Dizer que uma lâmpada de 12000 K não serve para plantas, é errado... quanto muito, podem dizer é que não é a melhor temperatura de cor para colocar num aquário plantado. E já agora tat, concordo praticamente com tudo o que disseste, excepto 2 coisas: Nota: No processo da fotossíntese as clorofilas das plantas absorvem a luz com maior intensidade nas faixas no azul (430 a 470 nm), laranja (600 a 640 nm) e vermelho (640 a 780 nm) No processo da Fotossíntese, existem 2 foto-sistemas. Um deles capta um fotão de 680 nm, e o outro de 700 nm (ambos na região do vermelho). Lá por as Clorofilas absorverem no azul, não quer dizer que seja essa a energia necessária para haver fotossíntese. Diria, que para as plantas, colocar uma lampada de 39w de 12,000k, seria equivalente a colocar uma de 30W de 8000k. Heheh, espero nao estar a dizer uma grande asneira! Não é grande nem pequena asneira... mas uma coisa te digo: A menos que tenhas um medidor PAR, ou um espectrofotómetro não poderás dizer isso. Só fazendo uma medição. Fora isso, é puramente especulativo. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts