Recommended Posts

Publicado

Boa noite,

 

Tenho um aquario de 120litros, low tech, com anubias, echinodorus, valisnerias, e pouco mais.

Tinha uma lampada de 39W de 8,000k.

Entretanto como ja tinha quase dois anos substitui-a por uma lampada "ATI T5 12000K Aquablue Special".

 

Na loja indicaram-me que era optima para plantas, visualmente seria um pouco azulada, mas para as plantas nao havia problema nenhum.

 

Estão de acordo?

 

Abraço

Publicado:

Não concordo.

 

Plantas como são verdes, absorvem espectro na zona entre os amarelos e laranjas, ou seja lâmpadas com Kelvins entre os 6.500 e os 10.000, tudo fora dessa gama não é recomendado, sendo que superior a 10.000 é utilizado em aquários Salgados

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:

Pois, acho que tens razão. Pelo que tive a investigar, existe pessoal que se safou com lampadas de 12,000k, mas é como dizes, tem menos espectro "aproveitavel" pelas plantas.

 

No meu caso em que será a unica lampada, fico com apenas 39W para 120L, e ainda por cima um espectro manhoso, o mais certo é as plantas definharem.

Mesmo tendo em conta, que é um low tech: anubias, echinodorus, valisnerias e pouco mais.

 

Fiquei com vontade de ir devolver a lampada!

Publicado: (editado)

Para não falar do aspeto artificial com que ficas no teu aqua com aquele tom azulado

 

Boas.

Atenção, que isto não são actinicas. É uma lampada de 12,000k, apenas ligeiramente acima dos 10,000k, que é utilizado por muito boa gente.

As actinicas tenho ideia de serem na casa dos 20,000k, não tem nada a ver com isto.

 

Em termos de aspecto, relativamente á lampada de 8000k que tinha, parece-me ser uma luz menos intensa, ligeiramente mais azulada, mas agradavel de se ver. Por exemplo, os cardinais, ficam com a cor muito mais saliente.

Agora, que ja me habituei, até estou a gostar de ver :)

 

Relativamente a ser bom ou mau para as plantas, o meu feeling, é que o espectro não é o ideal para as plantas, mas ainda assim, pode ser possível que a coisa funcione. Diria, que para as plantas, colocar uma lampada de 39w de 12,000k, seria equivalente a colocar uma de 30W de 8000k. Heheh, espero nao estar a dizer uma grande asneira!

 

Seja como for, podemos comparar os comprimentos de onda, e como se vê, as diferenças não são assim tão grandes.

 

Nota: No processo da fotossíntese as clorofilas das plantas absorvem a luz com maior intensidade nas faixas no azul (430 a 470 nm), laranja (600 a 640 nm) e vermelho (640 a 780 nm)

 

Comprimento de onda, lampada 12,000k:

 

t5_aquablue_special_2_4.jpg

 

Comprimento da lampada 10,000k:

adinfo_924288.jpg

 

 

Comprimento de onda da lampada 6700k nutri gro:

 

adinfo_924418.jpg

 

 

Em resumo, a não ser que alguém apresente um argumento muito forte contra, vou arriscar e ver como respondem as plantas :)

Editado por tat
Publicado:

Ninguém vai apresentar um argumento muito forte, eheh, nada como experimentar e depois contar como foi.

 

Bem, ás vezes podia aparecer alguém e dizer que experimentou estas lampadas, e que em 3 dias, o aquario ficou um deserto :P

 

Assim sendo, vou experimentar, e depois dou feedback.

 

Abraço

Publicado:

Olá.

 

Qualquer que seja a temperatura de cor das lâmpadas fluorescentes, elas vão emitir em todo o espectro visível... a distribuição das intensidades de cada comprimento de onda é que será diferente. Dizer que uma lâmpada de 12000 K não serve para plantas, é errado... quanto muito, podem dizer é que não é a melhor temperatura de cor para colocar num aquário plantado.

 

E já agora tat, concordo praticamente com tudo o que disseste, excepto 2 coisas:

 

Nota: No processo da fotossíntese as clorofilas das plantas absorvem a luz com maior intensidade nas faixas no azul (430 a 470 nm), laranja (600 a 640 nm) e vermelho (640 a 780 nm)

No processo da Fotossíntese, existem 2 foto-sistemas. Um deles capta um fotão de 680 nm, e o outro de 700 nm (ambos na região do vermelho). Lá por as Clorofilas absorverem no azul, não quer dizer que seja essa a energia necessária para haver fotossíntese.

 

Diria, que para as plantas, colocar uma lampada de 39w de 12,000k, seria equivalente a colocar uma de 30W de 8000k. Heheh, espero nao estar a dizer uma grande asneira!

Não é grande nem pequena asneira... mas uma coisa te digo: A menos que tenhas um medidor PAR, ou um espectrofotómetro não poderás dizer isso. Só fazendo uma medição. Fora isso, é puramente especulativo.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.