Recommended Posts

Publicado

Boa noite,

Tenho um aquario de 120litros, low tech, com anubias, echinodorus, valisnerias, e pouco mais.

Tinha uma lampada de 39W de 8,000k.

Entretanto como ja tinha quase dois anos substitui-a por uma lampada "ATI T5 12000K Aquablue Special".

Na loja indicaram-me que era optima para plantas, visualmente seria um pouco azulada, mas para as plantas nao havia problema nenhum.

Estão de acordo?

Abraço

Publicado:

Não concordo.

Plantas como são verdes, absorvem espectro na zona entre os amarelos e laranjas, ou seja lâmpadas com Kelvins entre os 6.500 e os 10.000, tudo fora dessa gama não é recomendado, sendo que superior a 10.000 é utilizado em aquários Salgados

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:

Pois, acho que tens razão. Pelo que tive a investigar, existe pessoal que se safou com lampadas de 12,000k, mas é como dizes, tem menos espectro "aproveitavel" pelas plantas.

No meu caso em que será a unica lampada, fico com apenas 39W para 120L, e ainda por cima um espectro manhoso, o mais certo é as plantas definharem.

Mesmo tendo em conta, que é um low tech: anubias, echinodorus, valisnerias e pouco mais.

Fiquei com vontade de ir devolver a lampada!

Publicado: (editado)

Para não falar do aspeto artificial com que ficas no teu aqua com aquele tom azulado

Boas.

Atenção, que isto não são actinicas. É uma lampada de 12,000k, apenas ligeiramente acima dos 10,000k, que é utilizado por muito boa gente.

As actinicas tenho ideia de serem na casa dos 20,000k, não tem nada a ver com isto.

Em termos de aspecto, relativamente á lampada de 8000k que tinha, parece-me ser uma luz menos intensa, ligeiramente mais azulada, mas agradavel de se ver. Por exemplo, os cardinais, ficam com a cor muito mais saliente.

Agora, que ja me habituei, até estou a gostar de ver :)

Relativamente a ser bom ou mau para as plantas, o meu feeling, é que o espectro não é o ideal para as plantas, mas ainda assim, pode ser possível que a coisa funcione. Diria, que para as plantas, colocar uma lampada de 39w de 12,000k, seria equivalente a colocar uma de 30W de 8000k. Heheh, espero nao estar a dizer uma grande asneira!

Seja como for, podemos comparar os comprimentos de onda, e como se vê, as diferenças não são assim tão grandes.

Nota: No processo da fotossíntese as clorofilas das plantas absorvem a luz com maior intensidade nas faixas no azul (430 a 470 nm), laranja (600 a 640 nm) e vermelho (640 a 780 nm)

Comprimento de onda, lampada 12,000k:

t5_aquablue_special_2_4.jpg

Comprimento da lampada 10,000k:

adinfo_924288.jpg

Comprimento de onda da lampada 6700k nutri gro:

adinfo_924418.jpg

Em resumo, a não ser que alguém apresente um argumento muito forte contra, vou arriscar e ver como respondem as plantas :)

Editado por tat
Publicado:

Ninguém vai apresentar um argumento muito forte, eheh, nada como experimentar e depois contar como foi.

Bem, ás vezes podia aparecer alguém e dizer que experimentou estas lampadas, e que em 3 dias, o aquario ficou um deserto :P

Assim sendo, vou experimentar, e depois dou feedback.

Abraço

Publicado:

Olá.

Qualquer que seja a temperatura de cor das lâmpadas fluorescentes, elas vão emitir em todo o espectro visível... a distribuição das intensidades de cada comprimento de onda é que será diferente. Dizer que uma lâmpada de 12000 K não serve para plantas, é errado... quanto muito, podem dizer é que não é a melhor temperatura de cor para colocar num aquário plantado.

E já agora tat, concordo praticamente com tudo o que disseste, excepto 2 coisas:

Nota: No processo da fotossíntese as clorofilas das plantas absorvem a luz com maior intensidade nas faixas no azul (430 a 470 nm), laranja (600 a 640 nm) e vermelho (640 a 780 nm)

No processo da Fotossíntese, existem 2 foto-sistemas. Um deles capta um fotão de 680 nm, e o outro de 700 nm (ambos na região do vermelho). Lá por as Clorofilas absorverem no azul, não quer dizer que seja essa a energia necessária para haver fotossíntese.

Diria, que para as plantas, colocar uma lampada de 39w de 12,000k, seria equivalente a colocar uma de 30W de 8000k. Heheh, espero nao estar a dizer uma grande asneira!

Não é grande nem pequena asneira... mas uma coisa te digo: A menos que tenhas um medidor PAR, ou um espectrofotómetro não poderás dizer isso. Só fazendo uma medição. Fora isso, é puramente especulativo.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!