Recommended Posts

Publicado

Boas malta porreira

Após uns meses de outras preocupações e após ter tido que reformular o meu quarto, já tive que por de parte o aquário em L que tinha falado noutro tópico. Em vez disso, fui hoje encomendar uma coisa mais à maneira e queria a vossa opinião.

Em primeiro lugar passo a publicidade à loja minizoo em Gondomar. EXTRAORDINARIA!!!! Atendimento 5*, sabem do que estão a falar, grande qualidade de materiais, bons preços e peixes saudáveis e em grande variedade.

A encomenda:

Deixei encomendado um aquatlantis (julgo que é o elite 180) aberto (220 litros) já com a calha quem vem com 2x45 T5 (4500 e 6000k? - sem certeza) - Valerá a pena colocar lâmpadas mais potentes para fazer um tapete de acicularis por exemplo?

Filtro - externo da fluval (205) que debita cerca de 700 L/hora

Termostato de 200W da jager

Co2 de 2 Litros e válvula solenóide com manómetros, etc

Substrato fértil (não me decidi ainda qual)

substrato escuro natural de argila (recomendado por eles, de granulometria pequena, tinham um aqua lá montado com ele e fica mt bem) - inicialmente tinha pensado incluir areia de sílica, mas também me disseram para evitar misturar substratos porque ao fim de uns meses vai ficar mais "agranelado" e eu não posso estar todos os dias a compor o layout

Vou lá buscar tudo na próxima sexta

Aparte disto estou a pensar fazer um tapete de acicularis, colocar um bom tronco e umas predras e depois compor com flora a condizer.

Ideia - comunitário, de preferência com discus.

Ideias, opiniões e sugestões? =D

Abraço a todos

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Publicado:

Ola,

se não estou em erro, penso que vi esse aquário à venda...

Não vou fazer qualquer tipo de comentário à loja (saiba-se que não tenho qualquer queixa sobre eles,muito pelo contrario)...

Tens a certeza que essa calha tem lâmpadas t5? se for a que estava no aquário quando o vi, as lâmpadas eram t8,podem é te-la trocado( a calha).

Quando dizes co2 de 2 Litros estás-te a referir ao tamanho da botija? 2 kg?

O filtro parece-me bem...

A nível de substratos... Epá... sugiro que procures e penses bem,pois é um aspecto muitíssimo importante para um plantado(não sei se é isso que queres criar ou não...

Umas fotos vinham mesmo a calhar... ;)

Boa sorte com o projeto.

Cump

Publicado:

Ora viva =)

Se tiveres alguma coisa a dizer da loja força, não quero estar aqui a pô-los num altar até porque só lá fui 2 vezes, mas parecem-me impecáveis ;)

Sim, de facto o CO2 é a botija grande de 2 kg. Quanto às lâmpadas são T5 de certeza e sei que não são iguais (Não me recordo agora das referências específicas) mas já vi que me enganei em cima e que são de 39W cada uma. Como a calha é da aquatlantis só consigo por aquelas lâmpadas ali, quanto muito posso mexer nos kelvin (acho que 1 tem 4600 e a outra 6000 e qualquer coisa), senão só comprando uma calha nova.

Eles aconselharam-me a levar esta porque o aquário não é muito alta e para o que quero fazer é mais do que suficiente.

Quanto ao substrato eu entrei lá inclinado para a sílica mas saí de lá com este outro de que falei encomendado.

Quanto a fotos só mesmo no próximo sábado que é quando eles vêm cá a casa montá-lo. Estou à espera que chegue algum do material que encomendei bem como as plantas novas que iam buscar esta semana.

Abraço

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Publicado:

Bom dia,

Vamos lá ver se consigo dar umas ideias:

O aquário tem 220 litros brutos. vamos retirar cerca de 20% para decorações e porque não o vais encher até cima. Ficarás com cerca de 180 litros de água.

Penso que o filtro poderia ser um pouco mais potente.

O termostáto teria optado por um de 300w, a diferença de preço não é muita e vais acabar por poupar na conta da luz..

Para teres um tapete, essa luz parece-me (muito) pouca.

Cumps.

Publicado:

Sem dúvida que para um tapete de cuba a luz que tens é pouca,mas para um de eleocharis chega bem... demora é um pouco mais a fechar.

Substrato... Bem,sílica é areia. Não estás a pensar colocar substrato fértil? Aproveita para colocares um bom substrato agora(fertil), pois mais tarde vais-te arrepender de não o ter feito ( aconteceu-me isso na ultima montagem).

Eles têm substratos fértil, não sei é se são bons pois nunca utilizei. Mas numa montagem que eles tiveram lá as plantas estavam bonitas,mais especificamente posso dizer que tinham um tapete de cuba bem verde e fechadinho!!

Quanto à loja, como disse acima, não tenho nada contra eles e sem dúvida que são bons conhecedores da matéria. Tenho certeza que se tiveres alguma dúvida tens sempre as melhores respostas... Mais não digo. ;)

Vai atualizando o pessoal, e como és de Gondomar, se precisares de alguma ajuda, dá o toque!

Cump

Publicado:

De facto o tapete que quero fazer é de eleocharis acicularis :D e sim, já tenho o substrato fértil encomendado para juntar ao CO2. Eu vi esse aqua, já o desmontaram e o substracto fértil e o substrato inerte que vou usar são precisamente o que eles usaram nesse ;)

Em princípio sexta ou sábado já coloco aqui umas fotos da montagem e do layout final.

Ontem resolvi comprar nitrivec da Sera e o acondicionador de água também da Sera. Nunca usei estes antes. São bons ou vou trocar antes de os abrir? :D

Abraço e obrigado

Publicado:

Ontem resolvi comprar nitrivec da Sera e o acondicionador de água também da Sera. Nunca usei estes antes. São bons ou vou trocar antes de os abrir? :D

Abraço e obrigado

Eu... deixe-me de comprar essas coisas... Se deixares o aquário ciclar bem no inicio não precisas desses produtos...

Hoje em dia numa tpa a agua vai directa da torneira para o aquário,sem pré tratamento ou algo do género... Podes comprovar que tanto a fauna como a flora do meu aquário estão saudáveis ... A meu ver, isso são mais "coisisses" para um gajo andar a estourar €€ !

Ficamos à espera das fotos.

Publicado:

Bem me parecia ::D Agora já está feito e como não os comprei na mesma loja vou ficar com eles e aplicá-los antes de meter a peixada.

Já falta pouco, sexta vou lá escolher as plantas e ver se me conseguiram arranjar a resistência e sabado já ponho fotos do menino na nova residencia.

Já agora, o filtro tem 3 compartimentos alem das esponjas. 2 vêm com as cerâmicas e o 3 vem com o carvão. Mantenho-o ou coloco 3 cerâmicas e uso o carvão só quando usar produtos? (E nestes produtos incluem-se os nitrivecs e condicionadores ou só medicamentos?)

Abraço e obrigado

Publicado:

O carvão activo é só utilizado para quando fazes um tratamento.

Depois do tratamento estar feito é que colocas o carvão para retirar todos os medicamentos da água.

Respondendo à tua questão, não coloques o carvão.

Pensa no que te disse, resistência de 300w ;)

Publicado:

Bom dia Jorge

Sim, de facto já estive a ponderar e acho que faz todo o sentido. O que me tinha feito optar pela outra nem é a diferença de preço.É o facto de a resistência de 300W ser uma matrafona enoooooooorrrme :D hehehe mas com umas valisnérias ou semelhantes tapo-a e pronto.

Se calhar vou é comprar mais cerâmicas para encher o 3º compartimento. Se precisar de usar o carvão retiro as cerâmicas e meto o carvão. Ou é melhor deixar só 2 cerâmicas e o 3º compartimento vazio?

Obrigado

Publicado:
::D: hehehe, tenho que ver se arranjo lá uma então.

Publicado:

Malta, quanto mais leio menos me decido: deixo estar os 2 compartimentos com as cerâmicas e o 3º que tem o carvão fica vazio? Ou tiro de lá o carvão e guardo-o e coloco lá qualquer coisa? (Lã de vidro? com mais qualquer coisinha?)

JÁ FALTA POUCO!!!! NEEEERVOS!

Publicado:

Malta, quanto mais leio menos me decido: deixo estar os 2 compartimentos com as cerâmicas e o 3º que tem o carvão fica vazio? Ou tiro de lá o carvão e guardo-o e coloco lá qualquer coisa? (Lã de vidro? com mais qualquer coisinha?)

JÁ FALTA POUCO!!!! NEEEERVOS!

Investe numa boa filtração biológica ... É um ponto muitíssimo importante num aquário/filtro.

Cump

Publicado:

Bem, hoje voltei lá para ultimar pormenores. Já troquei a resistencia para uma de 300W mais fininha (::D:) e mandei vir mais matéria filtrante para o compartimento de carvão do filtro.

Tambem comprei 2 troncos grandes e uns calhaus tipo xisto. De plantas estava fraquinho, mas mandei vir umas anubias mt jeitosas que lá estavam e musgo e depois vou completando.

Dúvida: Será boa ideia deixar o carvão no filtro durante 1 mesinho enquanto está a ciclar e tirar antes de por os peixes para ajudar a limpar a água e a pô-la mais cristalina ou não valerá a pena?

Amanha abro um tópico com o passo a passo da montagem desde que não me esqueça de ir tirando fotografias com a euforia ::D: hehehe

abraço

Publicado:

se queres acelerar a limpeza coloca lã de vidro na zona do carvão :) é a que te vai limpar mais :P

Mas cuidado que há lá de vidro utilizada na construcção civil que que tem químicos e vai alterar muita coisa!!

(Sorry Susy)

Publicado: (editado)

lã filtrante de aquariofilia (que GRANDE confusão XD) :) sorry porquê? ainda bem que viste.....(malditos trabalhos de mestrado, deixam-me distraída - porque raios me mandam ler um artigo sobre a construção de um edifício....cada vez percebo menos os meus profs) :P

tipo isto

http://www.sera.de/pt/pages/produtos/in_category/material-filtrante-2648/product/sera-la-filtrante.html

Editado por SusanaPaço
Publicado:

Boa noite

O carvao ja vem embrulhadito naquilo que parece ser uma meia de vidro. É a isso que se referem? De qualquer forma mandei vir mais materia filtrante, o carvao ou nao chega a entrar ou nao fica la sempre ::D:

Elas andem de facto... Na verdade parece que so as jagger é que sao matrafonas ::D: hehehe

Publicado:

muito diferente de facto ::D: bem, vamos a ver o que me trazem amanhã. vou tirar umas fotos de tudo e crio novo tópico na secção de fotos de comunitário (eu aviso aqui).

Assim vocês podem ver e comentar para me ajudarem a melhorar ::D:

Vou dormir porque amanhã eles vêm cá trazer o menino ainda de manha.

ps: No meu outro aqua tenho a senhora escalar grávida. se demorasse uns tempinhos podia tentar trazer os pequerruxos para este novo ::D:

Publicado:

Elas andam aí ... LOLOL

No espaço do carvão activado coloca uma esponja (ou espuma) larga, e acabaste de ganhar mais uma colónia de bactérias ; :)

se queres acelerar a limpeza coloca lã de vidro na zona do carvão :) é a que te vai limpar mais :P

Como estamos cá para dar umas dicas e oponiar sobre o assunto, cá vai a minha.

- faço as minhas palavras do jorge e da susana e acrescento mais o facto de que se mais tarde precisares de baixar o ph por algum motivo, poderás sempre usar esse compartimento para colocar Turfa. :)

- quanto à loja, sim são entendidos, mas como a Troika anda cá, nos neste hobby, temos opções caras, muito caras, baratas e muito baratas... (sinceramente essa loja não pratica preços baratos, mas sim muito caros)...um pequeno estudo de mercado nas lojas do grande porto e chegas imediatamente a essa conclusão.

- comprar coisas para aquariofilia à pressa faz com a carteira fica vazia num instante, com um pouco mais de tacto poderás obter "ganho" ou melhor dizendo obter uma despesa mais baixa.

- pesquisa lojas de venda online...muitas x em produtos batem qq loja fisica, e como neste hobby temos de andar devagar...

É sempre bom ver malta do norte em força neste hobby e como disse o Jorge.A. se precisares de ajuda apita... :)

Sempre podemos ajudar-te a indicar lojas com preços razoáveis... :)))

E venha daí essas fotos. :)

cumps.

Hugo Oliveira

Publicado:

Malta, já o tenho e já esta a ciclar ::D:

Vou fazer o upload das fotos e quando estiver tudo ok faço um passo-a-passo para criticarem ::D:

Abraço

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!