Recommended Posts

Publicado: (editado)

Tenho 2 coridoras, 1 comedor de algas siamês e 1 oto. Tenho o esha 2000 e hexamita, será que ajuda? Ou meto algumas colheres de sal na mesma? Ou por enquanto deixo-me estar como me indicaram? Já fiz os 25/30% de TPA, apaguei a luz e coloquei a bomba de ar a funcionar.

Amanha, faço outra TPA?

Já agora, estou curioso, será que o escalar já vinha assim? Ou é do meu aquário? Gostava de perceber :)

Muito obrigado Psyco e Susana !

Editado por Onun

Se já vinha assim só vendo os outros peixes da loja. Se estiverem com os opérculos fechados e a respirarem ofegantes então a resposta é sim.

Só ponhas sal se puderes isolar os escalares num Aqua hospital pois as corys nao aguentam o sal.

Boa sorte

Editado por David Cabete

O esha 2000 e hexamita, estão fora de questão?

Pois, eles lá pareciam-me super normais. Como é que os parasitas nas guelras aparecem? Será que o meu aqua está com esse parasita?

Amanha, faço outra TPA?

Muito muito obrigado!

PS: Obrigado pela dica ;)

Editado por Onun
Publicado:

Esha 2000, o hexamita é desnecessário. As corys são susceptíveis ao sal diluído na agua. nao coloques. No entanto se tiveres uma caixa plástica de arrumação e termosstato podes usar isso como Aqua hospital e meter lá os escalares.

Os parasitas aparecem por transmissão de peixe para peixe. Verifica todos os teus peixes e se nao notares em mais nenhum então o parasita vem da loja.

Em urgência manda Pm. Estou aqui para ajudar

Publicado:

Achas que é capaz de colocar um video e fotos do comportamento/sintomas dos escalares?

Eu neste mês tive os escalare num pH perto dos 7.5 (sim eu sei que nao se deve e que deixa os peixes debilitados, mas isto so aaconteceu pois ocorreu um problema com o CO2) no entanto eles fizeram 2 porturas (mas como estao num comunitério nao aguentaram as posturas).

Agora é assim claro que os peixes vivem melhor com mais espaço e com o pH certo, e ficam menos propicio a doenças (o teu aqua tem mais que espaço para colocares um casal)

Publicado:

Tópico editado pela Equipe de Moderação.

Mais uma vez peço que tenham atenção aos comentários que tecem em relação aos Membros. As resposta editadas e/ou apagadas em nada contribuíam para o desenvolvimento da questão inicial.

Qualquer "quezília" entre membro deve ser resolvida por MP, e apenas por esse meio.

Espero que me tenha feito compreender.

Atentamente.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

Dimota, logo se os escalares não melhorarem brutalmente, vou tentar fazer um video.

O mais velho, ainda tem a respiração um pouco ofegante, mas anda mais vivo. O mais novo, ainda anda por vezes à tona de água e parado, mas as barbatanas já andam mais abertas e anda menos assustadiço. Ambos comeram bem e sinto que já melhoraram um bocadinho razoável, mas ainda falta... É que parece que agora pela hora de almoço estão a voltar à estaca zero e a piorar, tal como estavam ontem.

Entretanto ontem meti as colheres de sal no aqua. Dissolvi previamente num pouco de água e coloquei no aquário.

Hoje, que faço em relação a algum procedimento especial? Faço outra TPA? Coloco esha2000 e inicio tratamento?

Obrigado a todos, estão a ser ajudas preciosas :)

Editado por Onun

Editado. É que em vez de fazer edit fiz quote. Desculpem!

Editado por Onun
Publicado:

Boas,

Acho que ainda ninguém se focou em concreto no que pode ter originado esta situação. Na minha opinião, as proporções das TPA's são pequenas. Deveriam ser 40% semanalmente. Nunca 15% para escalares. Aspiras o fundo quando fazes TPA's? Não é normal haver amónia nem nitritos num aquário ciclado e saudável. Mesmo sendo 0,1 como dizes, se é maior que zero é alto, para mim.

Como e de quanto em quanto tempo é feita a limpeza do filtro?

Cumprimentos,

André Basílio

Publicado:

tambem ja tive problemas com peixes andarem assustados e escondidos.

mesmo com tpa na ordem dos 20% semanais.

apareciam com um olho deformado ou problema na pele e ao fim de uns dias e acabavam por morrer infelizmente costumava me acontecer aos especies que mais gostava /:

eu no teu caso iniciava com o esha 2000.

mas antes fazia lhe mais uma tpa

á quanto tempo não limpas o filtro ?

Publicado:

Boas,

Acho que ainda ninguém se focou em concreto no que pode ter originado esta situação. Na minha opinião, as proporções das TPA's são pequenas. Deveriam ser 40% semanalmente. Nunca 15% para escalares. Aspiras o fundo quando fazes TPA's? Não é normal haver amónia nem nitritos num aquário ciclado e saudável. Mesmo sendo 0,1 como dizes, se é maior que zero é alto, para mim.

40% é muito bruto, so mesmo em caso de doenças ou algo do genero.

25 semanais chegam perfeitamente.

O que é maus nos 40 semanais e que mudas muita agua de uma so vez, mas se fizeres 10 por cento de 2 em 2 dias e o ideal... mas como da muito trabalho nem todos o fazem

Publicado:

Eu dou-me bem com os 40%. E com limpezas dos filtros rigorosamente de 2 em 2 meses. Minimizei exponencialmente todos os problemas que tinha antes. Não há doenças nos meus aquas. Tenho escalares adultos com vários anos sempre de saúde e a fazer posturas.

Claro que não é "à toa" que se fazem TPA's de 40% regularmente. Tive o cuidado de ir experimentando qualquer tipo de variação. No meu caso, proporciono apenas uma subida de 0,5 de pH e nenhuma variação de temperatura. Amónia e nitritos sempre zero. Por isso, na minha opinião, com alguma experiência no hobby, sabendo ao pormenor o que se está a fazer, umas TPA's volumosas regulares só fazem é bem :) Além do mais um dos meus aquários é plantado e fertilizo por estimativa, sem testes. Como tal convém mesmo fazer umas valentes TPA's.

Cumprimentos,

André Basílio

Publicado:

Apoio o Vang!

No meu aquario com escalares, desde que passei a fazer TPA´s a volta dos 30%/40%, tem corrido tudo bem.

Menos a parte assustadiça, que isso tenho relacionado desde que alterei o horario da calha.

Publicado:

Eu concordo contigo, apesar de no inicio eu e outro membro termos referido de imediato que os TPAs não eram suficientes...

O 2213 para um aquário de 120 litros é totalmente ausente de eficácia, quando ainda por cima estamos a falar de fauna composta por escalares.

TPAs com a proporção pequena que o autor do post usa é insuficiente já por si para o tipo de fauna escolhida, se formos a acrescentar a reduzida filtragem do filtro a situação piora.

Optar por TPAs maiores, eu falei de 25%, de 40% nunca fiz não sei se não será muito, seria uma boa opção, bem como a compra (se houver hipotese) de um filtro mais potente.

Pessoalmente optei pelo JBL 701 que ronda os 90 euros e estou bastante satisfeito, no entanto também pode simplesmente optar pelo modelo a seguir o 2215 da marca usada.

A questão que o DImota aponta e que eu próprio já tinha referido também é válida, e enquadra-se totalmente na questão das possiveis causas.

Agora é assim claro que os peixes vivem melhor com mais espaço e com o pH certo, e ficam menos propicio a doenças

Cumprimentos

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Obrigado à malta que me tem realmente ajudado, estou a seguir sabiamente os vossos conselhos :)

Editado por Onun