ioles@hotmail.com Publicado Janeiro 13, 2012 Publicado Janeiro 13, 2012 Boas tardes pessoal. estive a ler alguns dos topicos relacionados com os nitratos ja existentes, mas cada aquario é um caso e o meu está critico. vou passar a descrever o aquario que ja está a funcionar vai fazer 8 meses . medidas: 100x30x40 . filtro: EHEIM 300 L/Hora - Ceramica - Uma embalagem de matérias naturais contra nitratos, nitritos, reguladores de ph etc... ( se necessario consigo saber o nome na loja..ja nao tenho a caixa) - Esponja filtrante branca P.S. - o carvao activo foi substituido pela tal embalagem referida em cima Peixes: 1 plecostomo grande de entre 20 a 25cm 20 neons 2 espadas 1 moly adulta + 3 em fase de crescimento 4 gupys 3 corydoras 2 botias zebra e + 1 piranha em fase de quarentena em uma maternidade grande 15 x 10 cms para futuramente juntar num aquario que possui ja 4 tubaroes de 20cms. Tenho ainda acrescentado a 2 semanas: . 5 vazos com varios pés de plantas diversas. (das quais tem vindo a morrer algumas folhas e outras ja apresentam rasgos e deterioramentos) . o areao sao pedras de talvez 2, 3cm e tem ainda um corredor com um areao branco fininho. . varias plantas artificiais . um elemento de decoraçao Niveis : ph: 7 No3- : superior a 80 infelizmente nao tenho um teste de NO2 mas vou agora pegar uma amostra da agua e levar a loja de animais a tentar saber o nivel. tentem baixar com Bio Nitrivec e olhem...Nestum... Tentativas: . plantas (nada) . Bio Nitrivec (sopa) . sistema de filtragem no filtro.. a tal embalagem de P. naturais... (Milupa) . mudas de agua ( volta ao mesmo passado uns dias e quase nao baixa os niveis) alguem me consegue dizer o que esta mal? é que eu nao estou a ver será por nao ter iluminaçao? colocarei um video para poderem dar uma olhada no aquario Citar
InCoGniTuS Publicado: Janeiro 13, 2012 Publicado: Janeiro 13, 2012 Boas, Antes de mais parece-me que o teu filtro é insuficiente para o aqua que tens... O filtro deve fazer no mínimo 3 vezes a capacidade do aquário sendo aconselhável 5. No teu caso tens 120l de aqua o que eu apostaria em pelo menos 500l / 600l. Com plantas naturais é obrigatório ter iluminação... Provavelmente a falta dele é a razão pela qual algumas já estão a morrer... Atenção ao uso de carvão no filtro! Não é para usar sempre! Apenas em determinadas situações. Quanto à fauna, esse pleco parece-me um pouco grande demais para esse aquário e essa quantidade de peixes... E cuidado com a piranha... Vai achar um petisco os guppys, mollys e afins... Costumas fazer TPA? Citar Guppy Wood Heaven... Simple Shrimp
gsassetti Publicado: Janeiro 13, 2012 Publicado: Janeiro 13, 2012 Boas tardes pessoal. estive a ler alguns dos topicos relacionados com os nitratos ja existentes, mas cada aquario é um caso e o meu está critico. vou passar a descrever o aquario que ja está a funcionar vai fazer 8 meses . medidas: 100x30x40 . filtro: EHEIM 300 L/Hora - Ceramica - Uma embalagem de matérias naturais contra nitratos, nitritos, reguladores de ph etc... ( se necessario consigo saber o nome na loja..ja nao tenho a caixa) - Esponja filtrante branca P.S. - o carvao activo foi substituido pela tal embalagem referida em cima Peixes: 1 plecostomo grande de entre 20 a 25cm 20 neons 2 espadas 1 moly adulta + 3 em fase de crescimento 4 gupys 3 corydoras 2 botias zebra e + 1 piranha em fase de quarentena em uma maternidade grande 15 x 10 cms para futuramente juntar num aquario que possui ja 4 tubaroes de 20cms. Tenho ainda acrescentado a 2 semanas: . 5 vazos com varios pés de plantas diversas. (das quais tem vindo a morrer algumas folhas e outras ja apresentam rasgos e deterioramentos) . o areao sao pedras de talvez 2, 3cm e tem ainda um corredor com um areao branco fininho. . varias plantas artificiais . um elemento de decoraçao Niveis : ph: 7 No3- : superior a 80 infelizmente nao tenho um teste de NO2 mas vou agora pegar uma amostra da agua e levar a loja de animais a tentar saber o nivel. tentem baixar com Bio Nitrivec e olhem...Nestum... Tentativas: . plantas (nada) . Bio Nitrivec (sopa) . sistema de filtragem no filtro.. a tal embalagem de P. naturais... (Milupa) . mudas de agua ( volta ao mesmo passado uns dias e quase nao baixa os niveis) alguem me consegue dizer o que esta mal? é que eu nao estou a ver será por nao ter iluminaçao? colocarei um video para poderem dar uma olhada no aquario Não teres iluminação não ajuda... Porque as plantas necessitam dela para realizarem a fotossíntese. Mas com esses valores de nitratos... Eu apostaria em testar a água da rede ou então experimentar com outro teste. Citar
ioles@hotmail.com Publicado: Janeiro 13, 2012 Autor Publicado: Janeiro 13, 2012 pois pessoal eu tenho mesmo de arranjar uma iluminaçao para o aquario mas o filtro é que nao estava a espera... o video esta a fazer o download para o youtube..mal acabe colocarei o link aqui para verem. em relaçao a piranha.. por enquanto esta segura mas ja conseguiu rasgar a rede por 2 vezes.. uma em cada lateral.. e devorar 2 peixes.. 1 neon e uma molly . foi rede foi peixe foi tudo o que apanhou a frente. nem tive hipotese de intervir. cada dentada daquele bichinho é um abono Citar
Julius Publicado: Janeiro 13, 2012 Publicado: Janeiro 13, 2012 Boas, vou tentar dar uma ajuda O teu aquário pelas medidas que apresentas tem a volta de 100 litros. O teu filtro tem uma capacidade de 300 litros por hora, sendo que o calculo para se ver a potencia necessária é de: Numero total de livros X 5 = Potencia necessária Precisarias de um filtro que ronda-sse os 500L/H O teu Eheim é para um aquário de 60 litros. Quanto aos teus peixes, repara na questão do PH 1 plecostomo grande de entre 20 a 25cm - 7 de PH OBS: O teu aquário é muito pequeno para ele 20 neons - 6.5 de PH - Não deviam estar nessas águas 2 espadas - PH 7,3 - Peixe de cardume que deve ser mantido na proporção de 1 macho para 3 fêmeas 1 moly adulta + 3 em fase de crescimento PH 7,4 - Peixe de cardume que deve ser mantido na proporção de 1 macho para 3 fêmeas e que gosta de águas salobras 4 gupys PH 7,3 - Peixe de cardume que deve ser mantido na proporção de 1 macho para 3 fêmeas 3 corydoras - PH 7 - Peixe de cardume que devias ter pelo menos umas 4 ou 5, tanto elas como o Pleco não suportam sal na água como as mollys já necessitam. 2 botias zebra pH 7 - são escelentes para te comerem os alevins do teus viviparos, se foi por uma questão de controlo de natalidade foi bem jogado se não foi é um erro ter esses dois com os viviparos. e + 1 piranha em fase de quarentena em uma maternidade grande 15 x 10 cms para futuramente juntar num aquario que possui ja 4 tubaroes de 20cms - 15 X 10 é grande? Já agora, se me permites de quantos litros é o aquário onde já tens 4 tubaroes de 20 cms e onde vais meter uma piranha? Conforme podes verificar, tens especies que nada têm haver umas com as outras a nível de habitos, de necessidades e de compatibilidades. Relativamente ás tuas plantas, devias ter tirado os vasos e colocado as mesmas no areão. Que plantas tens? Claro que a falta de iluminação é causadora da degradação das mesmas, conheces plantas que não necessitem de luz? Os teus valores de nitratos estão altissimos, (No3), tu fazes trocas parciais de água todas as semanas??? Fizeste o ciclo do azoto? Quantas vezes dás comida ao teus animais? Muda 50% da água do teu aquário com urgencia. Mete então o video para a malta dar uma olhada;) Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
Julius Publicado: Janeiro 13, 2012 Publicado: Janeiro 13, 2012 em relaçao a piranha.. por enquanto esta segura mas ja conseguiu rasgar a rede por 2 vezes.. uma em cada lateral.. e devorar 2 peixes.. 1 neon e uma molly . foi rede foi peixe foi tudo o que apanhou a frente. nem tive hipotese de intervir. cada dentada daquele bichinho é um abono É de lamentar para pessoas como eu que têm realmente amor pelos animais, ler uma coisa dessas. Meter um animal como uma piranha, fechada num espaço de 15 X 10 já de si é condenável, agora mete-la dentro de um aquário onde ela vê fast food a disposição ainda pior. O animal já de si fica stressado, com a questão da gula (natural dos peixes) ainda pior... É que nem sei o que dizer perante uma das situações mais feias que vi descritas neste fórum. Fico me por aqui e aqui não voltarei, nada contra ti, mas sim contra a situação. Os colegas dão te uma ajuda certamente. Um abraço Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
jpospr Publicado: Janeiro 13, 2012 Publicado: Janeiro 13, 2012 Bem Vou contrariar aqui o pessoal e a mim próprio, mas tem de ser. Se tens Nitratos a 80 significa que o teu filtro apesar de não recomendado está a funcionar bem, está a transformar toda a Amónia em Nitritos e depois em Nitratos, quem produz a amónia são os peixes através dos dejetos, no teu caso como tens peixes (desculpa a expressão) bastante cagões é normal que os teus valores de Nitratos estejam elevados. Tens duas opções: Ter plantas naturais que através do crescimento consomem Nitratos, mas com peixes desse tamanho parece-me pouco viável Aumentar a frequência das TPA's e a percentagem de água trocada, esta opção parece-me ser a mais viável PS: A ideia de aumentares de filtro não deverá ser colocada de parte Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
ioles@hotmail.com Publicado: Janeiro 13, 2012 Autor Publicado: Janeiro 13, 2012 Julius ao ler a tua ajuda.. fiquei a perceber que me esqueci de muita coisa a que devia ter dado atençao e que so fiz foi mer...vou aproveitar para colocar o link para verem.. acho que me deixei levar pela tentaçao de ir comprando os peixes o ciclo do azoto foi feito por a agua inicias do aquario foi dada por uma loja de animais amiga. o plecostomos é sossegado... esta la dsd pequeno e parece nao ter problemas em relaçao ao tamanho do aquario. vem comer quando o chamo ao bater no vidro e ate deixa fazer.lhe festas mexendo a cauda tambem na minha mao. alimento eles de manha quando acordo e a noite perto da 1h da manha os tubaroes estao a espera dum aquario maior.. tal como a piranha que juntarei com eles por serem do dobro do tamanho dela fica entao o link Citar
jpospr Publicado: Janeiro 13, 2012 Publicado: Janeiro 13, 2012 É de lamentar para pessoas como eu que têm realmente amor pelos animais, ler uma coisa dessas. Meter um animal como uma piranha, fechada num espaço de 15 X 10 já de si é condenável, agora mete-la dentro de um aquário onde ela vê fast food a disposição ainda pior. O animal já de si fica stressado, com a questão da gula (natural dos peixes) ainda pior... É que nem sei o que dizer perante uma das situações mais feias que vi descritas neste fórum. Fico me por aqui e aqui não voltarei, nada contra ti, mas sim contra a situação. Os colegas dão te uma ajuda certamente. Um abraço Concordo inteiramente, esse teu aquário não está com condições para albergar essa quantidade e essas espécies todas nesse espaço. Mesmo que tivesses um aqua de 500L tens espécies que não podem conviver juntas Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
ioles@hotmail.com Publicado: Janeiro 13, 2012 Autor Publicado: Janeiro 13, 2012 eu agora vou ter de sair porque tenho uma pessoa que vem ter comigo.. mas deixem as vossas sugestoes estou disposto a mudar o aquario de acordo com o meu gosto e as vossas sugestoes. mas preciso de 2 coisas... 1º de tratar do assunto.. AGUA depois preciso de sugestoes.. porque das especies que tenho a unica que nao me custa a dispensar sao as mollys todas as outras eu gosto. e acho estranho. . porque fora a piranha nao estar LOGICAMENTE bem ali..como eu disse.. é temporario.. todas as outras especies se dao bem uma com as outras.. nao é aconcelhado meter botias zebra com as coridoras mas como podem ver as botias sao pequenas e as coridoras sao adultas. as botias estao para combater os caracois. mas tornou.se um peixe bonito de se ver.. é movimentado e elegante a nadar Citar
nelson graça Publicado: Janeiro 13, 2012 Publicado: Janeiro 13, 2012 Bem vejo vários problemas a i 1º - E isto é apenas uma hipótese que eu coloco - Esse aquário não fez um bom ciclo 2º - E isto é uma certeza - Esse filtro apesar de estar a trabalhar, é muito fraco pensa num upgrade rápidamente. 3º - E isto é outra certeza - Tens demasidos vivos a i dentro e bem diferente como o utilizador Julius explica. Soluções: Maior aquário Melhor filtro Faz uma triagem desses vivos todos se tens mais que um aquário tenta ver o que podes fazer Na impossibilidade disto tudo: TPA com força com urgencia!! Citar
ioles@hotmail.com Publicado: Janeiro 13, 2012 Autor Publicado: Janeiro 13, 2012 ok.. e ao fazer os TPA assim como me estao a indicar.. tipo 50% agua.. nao me vao morrer imensos peixes? é que todos os niveis atuais vao alterar dastricamente : . PH . co2 . NH2 . NH3 . NO2 . oxigenio . temperatura ... eu tinha isto regulado.. nao sei que aconteceu. no espaço de um dois meses mudou tudo e eu nada alterei nesse periudo Citar
nelson graça Publicado: Janeiro 13, 2012 Publicado: Janeiro 13, 2012 50% é um esticão mas... antes 50% de TPA do que os valores que tens (na minha opinião mas há quem domine isto muito mais que eu sou um iniciado), tem é atenção em usarem um acondicionador de água, ou água sem cloro se não adeus bactérias!! e é pior a emenda... e atenção a temperatura, choques térmicos são fatais! Atenção não é para fazer sempre 50% isso é uma medida de recurso, vai vigiando os valores e depois tpas de 20 por cento semanais talvez seja o ideal, mas espera mais opiniões Citar
ioles@hotmail.com Publicado: Janeiro 20, 2012 Autor Publicado: Janeiro 20, 2012 (editado) ok.. ja fiz tudo como me indicaram e nada resolveu. fiz TPA dois dias seguidos e nada. os valores tornaram a subir em flexa. hj tentei algo novo. refiz o filtro. instroduzi novas bacterias, nova ceramica, nova esponja, tudo. nao sei que fazer mais a nao ser comprar um produto que li num pafleto, que é da API.. API Nitra Zorb Editado Janeiro 20, 2012 por Miguel Filipe Santos Alegre Citar
ioles@hotmail.com Publicado: Janeiro 20, 2012 Autor Publicado: Janeiro 20, 2012 entretanto o filtro ficou assim: Citar
SusanaPaço Publicado: Janeiro 20, 2012 Publicado: Janeiro 20, 2012 com um filtro tão fraco para o aqua deves pegar pelos outros pontos, TPA's dia sim dia não de pelo menos 20 % com muita sifonagem do fundo (tanto peixe faz muita porcaria) e reduzir a alimentação ao mínimo necessário (quantas vezes os alimentas por dia e em que quantidade? quantos tipos/que tipos de comida dás?) Citar
ioles@hotmail.com Publicado: Janeiro 22, 2012 Autor Publicado: Janeiro 22, 2012 alimento de manha e a noite. nao dou muita.. fica mais ou menos 1 floco por 2/3 peixes dou TetraMin Citar
jpospr Publicado: Janeiro 22, 2012 Publicado: Janeiro 22, 2012 entretanto o filtro ficou assim: O filtro está mal montado em baixo logo a seguir à 1ª grelha deverás colocar a esponja azul, logo a seguir á esponja azul 3cm de lá de vidro, encher de cerâmicas até a cima e colocar a 2ª grelha, deixando espaço para o motor encaixar Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
antonionobre Publicado: Janeiro 23, 2012 Publicado: Janeiro 23, 2012 Olá MIguel, tens muito trabalho para recuperar o teu aquário. Tenta alimentar apenas uma vez por dia, e poucas quantidades. Aproveita para guardar alguma água em garrafões destapados, para as mudanças de água. Apesar de teres um filtro, e fazeres mudanças de água, não te esqueças se sifonar (aspirar) o areão, para remover os restos de alimento e escrementos dos peixes. António Citar
Quo Publicado: Janeiro 26, 2012 Publicado: Janeiro 26, 2012 (editado) o pessoal continua com a mania da eheim classic que são filtros fracos, eu cheguei a ter um 2213 num de 120L e aquilo é fraco e tive baixas graças a ser um filtro de m..., imagino um 2211 num aquario com um pleco e botias grandes. A culpa é dos Eheim fan boys que so por ser de marca acham tudo bom, e o forum está contaminado com ideias erradas sobre os eheim classic, que são filtros fracos, permitem muitos poucos peixes, entopem facilmente, são complicados de ferrar e mesmo com torneiras duplas molham a casa e oxigenam muito mal o aquário, por terem pouca potencia, apenas dão para peixes pequenos e que vivam em águas mal oxigenadas. comprem eheim, mas os ecco ou os pro, não gastem dinheiro com estes classic. Só mesmo os mais potentes desta gama é que poderiam ser exequiveis. hoje tenho o 2213 num de 63L e tenho problemas de oxigenação do aquario, tive que por a água em cascata alta para que a gravidade faça o trabalho que o filtro não faz. se não se importarem com o som... quanto aos nitratos, deves é limpar algumas esponjas com alguma regularidade, dar menos comida e colocar mais plantas. Editado Janeiro 26, 2012 por Quo Citar
jpospr Publicado: Janeiro 26, 2012 Publicado: Janeiro 26, 2012 Han? Não sou fanático Eheim mas o 2217 com uma bomba de 1000L/h não me parece nada fraco!! Existem outras alternativas mais eficazes relativamente a gastos energéticos, mas de resto é um excelente filtro Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Quo Publicado: Janeiro 26, 2012 Publicado: Janeiro 26, 2012 (editado) de excelente nao tem nada. é por andarem a dizer isso que as pessoas andam a comprar coisas sem saberem. sim, existe essas excepções (falei acima se lesses o meu post), mesmo assim, não aconselharia esses filtros. estou muito arrependido de ter comprado o meu que custou-me na altura 90 euros, tenho filtros externos que me custaram menos que isso e muito superiores. o meu post segue como alerta para as pessoas. Editado Janeiro 26, 2012 por Quo Citar
ioles@hotmail.com Publicado: Janeiro 26, 2012 Autor Publicado: Janeiro 26, 2012 Boas noites pessoal. bem.. resolvi começar tudo do incio.. a ver se isto corre melhor agora.. bem.. basicamente o que fiz ao filtro esta falado no video. por isso peço que percam 5minutos a ve-lo e no final me digam se esta tudo ok, pois ainda nao o liguei. so o coloquei a jeito no sitio dele. abraço a todos e obrigado http://www.youtube.com/watch?v=koBJvdrU9GE Citar
jpospr Publicado: Janeiro 26, 2012 Publicado: Janeiro 26, 2012 A ordem está bem, colocaste foi demasiada lã de vidro, coloca metade daquilo que colocaste Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Recommended Posts