Recommended Posts

Publicado

Boa noite, é o meu primeiro post!Iniciei a aquariofilia a cerca de 3 anos no meu aquário de 60L!Depois de muito aprender e errar ainda mais vezes, finalmente consegui perceber alguma coisa sobre o assunto!lol

A minha duvida surge agora que estou a pensar num upgrade, e como os tempos estão difíceis e os €€€ não são muitos pensei no seguinte conjunto, com um custo de 120€(tudo material usado):

Aquário de 80cm-->cerca de 100L

Móvel(indispensável)

filtro externo Eheim 2211

termostato hydor de 200watts

calha de 80cm

Areão e material de decoração

Gostava de saber as vossas opiniões acerca do material/preço e se é ou não um bom upgrade?

​Desde já obrigado!!

Publicado:

O filtro escolhe um que te faça 5x por hora a litragem do aqua o 2211 não tem essa capacidade

Luz tenta ter pelo menos uma calha que te possibilite ter 1w por litro, caso queiras ter menos poderás desligar, mas se quiseres ter plantas mais exigentes é só ligar as lâmpadas extra

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:

Meu em relação ao filtro também não concordo, tens um óptimo , interno, não precisas de muita sofisticação que é um Boyu 900 l/h , chega -te e sobra. Vai á venda de equipamentos deste site e procura a publicação do brunocoimbra, ele tem um para venda.

Em relação ao aquário, também concordo com o Jorge, opa por mais um pouco compras um de 120 litros.

Em relação ao termoestato acho que está bem , não te esqueças que para um aqua de 100 l tens de ter no minimo (no minimo) 50 watz de luz !

Abraço

Respeita a ordem natural dos acontecimentos, não tenhas pressas e verás que ainda te vais surpreender !

João Cardoso

Publicado:

Meu em relação ao filtro também não concordo, tens um óptimo , interno, não precisas de muita sofisticação que é um Boyu 900 l/h , chega -te e sobra. Vai á venda de equipamentos deste site e procura a publicação do brunocoimbra, ele tem um para venda.

Em relação ao aquário, também concordo com o Jorge, opa por mais um pouco compras um de 120 litros.

Em relação ao termoestato acho que está bem , não te esqueças que para um aqua de 100 l tens de ter no minimo (no minimo) 50 watz de luz !

Abraço

Já é o teu 2º post que não entendo, e confesso que não é perseguição, só parece que os teus argumentos terem pouco fundamento

Publicado:

É só porque em época de exames é um pouco dificil fundamentar argumentos, apenas tentei ajudar ! opa ma ok...

Respeita a ordem natural dos acontecimentos, não tenhas pressas e verás que ainda te vais surpreender !

João Cardoso

Publicado: (editado)

É só porque em época de exames é um pouco dificil fundamentar argumentos, apenas tentei ajudar ! opa ma ok...

Gostava de saber como vais fundamentar as tuas respostas dos exames....

Editado por Jorge Ferreira_4282
Publicado:

Gostava de saber como vais fundamentar as tuas respostas dos exames....

Pois é , mas eu consigo ! Nesse aspecto não preciso da sua ajuda obrigado !

João Cardoso

Publicado:

Boa tarde.

Concordo com o que foi dito em relação ao tamanho do aquário. Quanto maior, melhor.

Relativamente ao filtro, penso que o 2211 é um pouco curto para o aquário. um 2213 ou 2215 seria mais indicado. Mas isso também depende da fauna e flora que fores colocar e da tua disciplina nas TPA e todos os cuidados inerentes. Caso tenhas que ficar pelo 2211 e achares que é curto, sempre o podes complementar com outro, mas cuidados com os custos inerentes (electricidade, despesas de manutenção, etc.).

Não posso é concordar com a opinião do João Cardoso em relação ao filtro. Para um aquário dessa dimensão já se justifica e bem um filtro externo. Não só pela facilidade de limpeza como pela questão das matérias filtrantes e por poupar volume no aquário.

E se colocares apenas 50W, tens que escolher plantas de fácil manutenção porque não é um valor que dê para grandes aventuras...

Pondera bem as questões e toma a decisão que achares mais acertada para a tua situação especifica.

Apesar de não ser uma questão colocada pelo autor deste post, mas como assim o foi apontado, agradecia que o João Cardoso explicasse o porquê de ter sugerido um filtro interno. Não estou a por em questão a escolha (apesar de não concordar muito), mas como ultimamente se recomendam filtros externos a torto e a direito, fico curioso o porquê da opção do interno.

Cumps

Cumprimentos,

João Ribeiro

Publicado:

Apesar de não ser uma questão colocada pelo autor deste post, mas como assim o foi apontado, agradecia que o João Cardoso explicasse o porquê de ter sugerido um filtro interno. Não estou a por em questão a escolha (apesar de não concordar muito), mas como ultimamente se recomendam filtros externos a torto e a direito, fico curioso o porquê da opção do interno.

Cumps

Não pode, está em época de exames (como ele já disse em cima) e como tal não consegue argumentar...

Publicado:

Cumps

O argumento prende-se com o facto de o filtro interno fazer 900L/h e os custos inerentes à compra de um filtro externo, penso eu de que (assim com os nervos)

Publicado:

Até admito que essa seja uma justificação jpospr, mas na tua opinião, relativamente a estes dois filtros em concreto, com qual ficavas melhor servido? (mesmo sem sabermos que fauna e flora vão lá para dentro)

Cumprimentos,

João Ribeiro

Obviamente que a nível de manutenção, volume de matérias filtrantes, e por conseguinte clareza da água, níveis controlados de amónia, qualquer filtro externo é melhor que qualquer BioBox ou Filtro Interno.

Leia-se "qualquer filtro externo é melhor" desde que devidamente dimensionado para o propósito final. Tb não concordo com a afirmação do João Cardoso

Editado por jpospr

Publicado:

Concordo plenamente contigo. Eu também acho que o 2211 é algo curto para este aquário, até porque o caudal que é apresentado pelo fabricante nunca é o realmente debitado. As mangueiras vão sempre ficando sujas, a água para passar pelas matérias filtrantes tem sempre que fazer algum "esforço", a idade vai sempre pesando um pouco, etc.

Como nunca usei um filtro interno destes, a minha questão foi mesmo legítima e não para por em causa a opinião do João Cardoso. Não sei até que ponto este filtro realmente funciona e serve para este caso especifico. E queria saber se ele alguma vez comparou a eficácia de um filtro interno e de filtro externo para poder dizer que este é melhor que o outro.

É que normalmente aconselho quando sei (ou penso saber) que estou a dar um contributo positivo e que, ou por experiência ou por conhecimento adquirido, lá cheguei.

Daí ter colocado a minha questão. Não pretendo levantar polémica nem por nada em causa, volto a repetir. É apenas uma conversa salutar de partilha de opiniões, de forma a conseguirmos ajudar o melhor possível o trekstor.

Cumprimentos,

João Ribeiro

Novamente digo, afirmo e repito (sim eu sei que estou a abusar) depois sou eu...que violencia, começo a ficar aborrecido por me quererem tirar o lugar bahhh.

Não mas agora a sério, e entendo a vossa situação, nada contra o João Cardoso com quem penso que nunca falei e que provavelmente até é um gajo porreiro, nem vou estar aqui a falar dele ou para ele.

Este fórum a meu ver é um local onde os aquariofilos se juntam devido ao interesse por este hobbie que todos temos em comum.

Apesar de algumas pessoas acharem que isto é a Santa Casa da Mesericórdia, porque ou apenas vem aqui para pedir ajuda e nada mais onde não contribuem minimamente para o forum, ou apenas vem aqui para darem uma de iluminados (alguns da forma mais patética que já vi até hoje, muitas vezes onde nem sequer sabem o que estão a dizer).

Acredito e sinto isso muitas vezes que para quem gosta realmente de frequentar o fórum no sentido de conviver e ler coisas interessantes, nem sempre existe paciencia para determinados assuntos ou situações.

E de facto existem PESSOAS MESMO CHATAS.

Aborrece me membros que escrevem XPTO, ou que vem pedir ajuda com CAPS LOCK, ou então aqueles que perguntam algo e que depois afinal já sabem tudo e até nos querem ensinar.

Então porque razão é que vêm pedir ajuda???????????

Sou totalmente adepto do que o jpospr disse, se é para fazer perder tempo ao pessoal então não vale a pena.

O problema é que existe sempre um ou dois iluminados que não olhando ao interesse do bem estar dos animais, mas apenas a vaidades internas vão apaparicar os erros e defende-los e depois se os animais morrerem ou sofrerem não faz mal, porque o que realmente interessa é o nosso umbigo e demos uma de "eu é que sou".

Para alguns a vida dos animais mais parece um jogo ou uma competição do "eu sei mais do que tu", onde apenas aqui vêm dar uma de iluminados pensando talvez que são membros da ONU ou da Cruz Vermelha Internacional.

Mas continuando que o Of Tópic já vai longo...

Relativamente a questão dos filtros, na minha opnião, um filtro externo é uma mais valia perante um filtro interno.

Primeiro pela questão de arrumação e de se poupar espaço dentro do aquário, e segundo devido ao funcionamento do mesmo e do facto de não estar a acumular detritos e sujidades nas esponjase matérias filtrantes, em contacto directo com o interior do aquário.

O eheim 2211 é demasiado pequeno para essa litragem, se fosse a ti também não apostava no 2213, fica muito no limite, mais vale comprares o 2215.

Mas sendo sincero no teu lugar não comprava eheim não te vale a pena de momento face aos modelos novos da JBL que para além de serem mais potentes e de terem tecnologia mais recente são de momento mais baratos.

Para o teu aconselho o JBL 701, que foi o que eu comprei, acredita que se muito pesquisei, também fui bem aconselhado e no final sem sombra de dúvida que é uma excelente opção onde ficas a poupar também alguns euros.

Um abraço e boa sorte nisso

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!