Recommended Posts

Publicado

boas tarde

hoje ofereceram-me umas canas de bambu pequeninas (10/15cm) "vivas", daquelas que as pessoas gostam de ter em casa num jarro de agua para decoração.

a minha duvida é se as posso colocar no meu aqua. só tenho areão preto, não tenho mais nenhuma planta, um aqua de 15L com lampada de 15W+/-. se puder, como as vou manter ao alto? tenho 2cm de areao e nao deve de segurar... terei que colocar mais...

também estou para comprar uns quilinhos de areia de silica branca fininha, se puder "enterra-las" na areia, espero para a ter para colocar as canas

cumps

assbettaportugalAPA.png
Publicado:

Não sei se é compativel. Pensei que fosse para decoração e nesse caso não poderia estar verde.

Mas uma coisa eu sei, é que para as enterrares, terás que aumentar o subtrato.

enterrar só na areia de sílica não me parece boa idea, poucos ou nenhuns nutrientes.

Publicado:

mas estas canas são mantidas apenas com agua... a minha mae tem umas que tá têm 1metro de altura e é só agua... e agua... e agua... nunca lhe pos nada...

assbettaportugalAPA.png
Publicado:

são Dracaena sanderiana (lucky bamboo), adoro-as, tenho cheios vasos delas. não se trata de um bambu verdadeiro nem está ligado à cultura chinesa, é apenas um truque comercial.

podes manter as canas sem substrato, mas não podem estar mais de tres meses totalmente submersas. Os aquarios sao bons para a planta ganhar raiz, sempre usei esse truque para as desenvolver melhor. Se tiveres uma cana grande e uma parte sair fora de água, podes manter dessa forma a longo prazo.

Publicado:

são Dracaena sanderiana (lucky bamboo), adoro-as, tenho cheios vasos delas. não se trata de um bambu verdadeiro nem está ligado à cultura chinesa, é apenas um truque comercial.

podes manter as canas sem substrato, mas não podem estar mais de tres meses totalmente submersas. Os aquarios sao bons para a planta ganhar raiz, sempre usei esse truque para as desenvolver melhor. Se tiveres uma cana grande e uma parte sair fora de água, podes manter dessa forma a longo prazo.

boas. antes de mais obrigado pelo esclarecimento anterior, no entanto tenho uma outra duvida em relação a estas canas.

elas estão com umas raizes mt grandes. e queria saber se posso aparar as raizes de maneira a que estas não fiquem de fora do areao.

cumps

assbettaportugalAPA.png
Publicado:

A planta pode obviamente ser plantada em areia de silica, tenha fertilizantes ou não mas irá ganhar raiz por outras zonas da cana que esteja submersa.

Penso que terás problemas: Além de que vai ficar totalmente submersa, por ter apenas 10 cm e ainda com raizes cortadas, não será uma planta com grande futuro. Estas canas são muito verdejantes, as minhas chegam ao tecto, e só não crescem mais, porque o tecto não deixa. Ou seja, o que aconselho é teres canas grandes e com folhas o suficiente para fazeres isso, as folhas estariam fora de água.

Se as canas já ganharam raiz devem ser plantadas em vaso normal (com terra), e aguardar que tenha robustez, tamanho e folhas suficientes para por no aquário. Ou comprar canas maiores...