Recommended Posts

Publicado

boas

o meu teste permanente de co2 pede que tenha a solução com 4 de dk para fazer correctamente a leitura

isto refere se á dureza ?

o indicador com agua do aquario ao colocar solução nova esta azul e depois fica no verde ( indicando teoricamente que o nivel do co2 esta correcto )

mas depois nunca mais vejo nenhuma modificação na cor , inclusivamente apos um 2 dias que fiquei sem dosear co2!!!

tenho em casa um produto ph / kh minus sera que poderei fazer uma solução com este produto propria para usar no drop checker

tenho testes de dureza em casa para ir afinando a solução caso seja necessario

ajudem me pois tenho a ideia que estou a fazer alguma confusão com os dk kh!!!!!

Publicado:

pois não sei se estou a fazer confusão

a unica pesqueisa que fiz foi em sites de lingua inglesa, será dai a confusão !!!

Publicado:

joao será que se fizer uma solução com o tal kh ph minus até ficar em 4 kh depois os quimicos do reagente do drop checker irão funcionar ?

Publicado:

obrigado aos dois

ferreira obrigado pelo link

ja fiquei esclarecido

de qualquer maneira , a falta de balança electronica cá em casa etc e como continuo curioso em relação á minha questão

vou fazer o teste com o ph / kh minus e depois conto como correu

abraço

Publicado:

Eu só não entendo uma coisa, pq é que a solução tem de ter kh 4 ?

Os drops checker se é o que eu conheço são uma peça em vidro em fora de "C" que se cola na lateral do aqua através de uma ventosa, funcionam por evaporação da água do aqua que acaba por entrar e reagir com a solução. Só que a água do aqua não tem kh 4, tem outros valores, aliás o KH indica a capacidade tampão da água pela quantidade de carbonatos dissolvidos na mesma, tb não entendo pq já li que o CO2 faz baixar o KH, não deveria!

Se a água que entra no dropchecker não tem KH=4 logo à partida a solução fica alterada quando começa a reagir...para já não falar que o dropchecker diz-nos a concentração de CO2 de "ontem" pelo tempo que demora a reagir

Estou só a dizer disparates?

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:

Estás a fazer confusão a agua do aquário não entra no drop checker, quando o colocas no aquário ele cria uma barreira de ar que impede tal mistura, a troca gasosa do co2 com esse ar que fica retido é que vai reagir com o reagente que colocas no drop checker, mudando de cor conforme a concentração de co2 na agua.

Publicado:

Estás a fazer confusão a agua do aquário não entra no drop checker, quando o colocas no aquário ele cria uma barreira de ar que impede tal mistura, a troca gasosa do co2 com esse ar que fica retido é que vai reagir com o reagente que colocas no drop checker, mudando de cor conforme a concentração de co2 na agua.

Ok não tinha pensado nisso...sempre pensei que fosse através da condensação da água, mas contudo as minhas outras duvidas mantêm-se, o drop checker não demora demasiado tempo a reagir para termos real noção da quantidade de CO2 que tem o aqua num determinado momento?

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:

Leva algum tempo de inicio mas depois é mais preciso mas tem sempre um intervalo de 1 hora sensivelmente, mas acho que não será necessário mais precisão. O meu é da jbl foi barato e dura pra um ano, e tem a vantagem de utilizar a agua do aquário, basta saberes o teu kh e veres na tabela.

Publicado:

O uso da água destilada calibrada para ter um kH de 4 é porque existem outras coisas que influenciam o pH da água num aqua e que deste modo dar-nos-iam uma indicação errada.

O uso da água do aqua, mesmo com um kH 4 não é o correcto por essas mesmas razões. Taninos, matéria orgânica, etc, muita coisa altera o pH pelo que não é correcto olha só para o kH e pH nas tabelas para saber o CO2. Mas é exactamente isto que fazemos num drop-checker, sabendo de antemão, que a nossa água não mais nada além de um kH 4.

Abraço

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

gmmartins o que faço é o que o teste da jbl diz pra fazer e até agora confirmando com o teste do ph e kh na tabela tem confirmado a exactidão, não estou a dizer que não tenhas razão mas eu sempre tive confiança na jbl eaté agora nenhum produto deles me tem deixando mal.

• 1 mês depois...
Publicado:

boas

tenho um drop cheker em vidro que leva 4 gotas da solução ( não tenho manual de instruçoes )

a minha pergunta : alguem sabe quanto de agua leva ?

Publicado:

Boas,

A quantidade é a olho... eu que eu costuma fazer, é encher quase a "bola" toda do dropchecker com a solução kh = 4, depois deitas a solução de azul de bromotimol (vulgo teste de ph que faça a variação de azul a amarelo), a quantidade desta solução é a olho também, pois convém ter uma cor bastante forte para ser perceptível a cor dentro do aquário...

abraços

Publicado:

ola captain

obrigado pela ajuda

acabei por meter 1 ml de agua (cerca de 7 gotas pipeta de testes ) para as 4 gotas

agora tenho é que fazer agua com 4 kh

pois como esta nem mudou de cor

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!