Mnemosine Publicado Janeiro 11, 2012 Publicado Janeiro 11, 2012 (editado) Ora muito boa tarde, Tal como diz o tópico tenho algumas dúvidas em relação a um aquário que vou montar... As informações que tenho são as seguintes: Aquário: C-41.5 cm; L- 20 cm; A- 25 cm; cerca de 20lts Bomba: faz 250l/h Termostato: 50W Luz: Estava a pensar meter uma lâmpada de 16W típica dos chineses, sei que não é o ideal, mas já tive dantes e não deu problemas Agora as dúvidas. Neste aquário queria pôr Red Cherry's. Mas eu nunca tive camarões. Sendo assim: 1ª pergunta - Pelo que li os camarões dão-se bem neste tipo de aquários (leia-se aquários não muito grandes). Resta-me saber, este equipamento é bom? Os 50W do termostato e os 250l/h da bomba chegam? 2ª pergunta - Com os camarões, respeita-se à mesma a regra de "1 cm de peixe para cada litro de água" ? 3ª pergunta - Em termos de plantas tinha pensado pôr Musgo de Java,Limnophila Sessiliflora , Eleocharis Parvula e talvez Vallisneria Nana. Em termos de pH / temperatura sei que estas plantas se encontram de acordo com os camarões, mas encontram-se acordo com o equipamento ? E mais importante de tudo, estas plantas aguentam bem sem Co2? Também tinha pensado, visto o dinheiro ser pouco, utilizar Húmus de minhoca para pôr debaixo do areão como substracto, tal como dizem na secção das plantas, todos tratado, fervido, lavado até libertar menos impurezas. É muito importante para mim ter plantas que não precisem de sistema de co2 e gostava imenso de tentar ter tapete. Sendo assim, que plantas me aconselham que se deem bem com o meu equipamento, com os camarões e que produzem o efeito tapete? Desde já agradeço qualquer ajuda Editado Janeiro 11, 2012 por Mnemosine Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 Penso que tens tudo para começar em grande. Não te esqueças do ciclo de azoto. Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Mnemosine Publicado: Janeiro 11, 2012 Autor Publicado: Janeiro 11, 2012 E as plantas, achas que aguentam estas plantas com as condições que tenho e sem CO2 ? Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 Penso que sim, o aquário não é muito alto. Além disso as medidas que estás a dar devem ser exteriores. Se tirares a expessura dos vidros em vez de 20 litros já só terás 19 litros. se depois tirares 10% a 15% para substrato, areão, decoração, etc, ficas com 16 litros aproximadamente. Se a lâmpada é de 16w... Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 Olá Ora muito boa tarde, Tal como diz o tópico tenho algumas dúvidas em relação a um aquário que vou montar... As informações que tenho são as seguintes: Aquário: C-41.5 cm; L- 20 cm; A- 25 cm; cerca de 20lts Bomba: faz 250l/h Termostato: 50W Luz: Estava a pensar meter uma lâmpada de 16W típica dos chineses, sei que não é o ideal, mas já tive dantes e não deu problemas Agora as dúvidas. Neste aquário queria pôr Red Cherry's. Mas eu nunca tive camarões. Sendo assim: 1ª pergunta - Pelo que li os camarões dão-se bem neste tipo de aquários (leia-se aquários não muito grandes). Resta-me saber, este equipamento é bom? Os 50W do termostato e os 250l/h da bomba chegam? Sim chegam e sobram, a temperatura da água deverá andar pelos 22-24ºC. 2ª pergunta - Com os camarões, respeita-se à mesma a regra de "1 cm de peixe para cada litro de água" ? Não, poderá começar com uma pequena colónia, e desde que haja machos e fêmeas eles vão criar (condições mínimas dos parâmetros da água) e regular a situação. 3ª pergunta - Em termos de plantas tinha pensado pôr Musgo de Java,Limnophila Sessiliflora , Eleocharis Parvula e talvez Vallisneria Nana. Em termos de pH / temperatura sei que estas plantas se encontram de acordo com os camarões, mas encontram-se acordo com o equipamento ? E mais importante de tudo, estas plantas aguentam bem sem Co2? Eu optaria pelo musgo, Vallisneria, anúbia e pouco mais. Também tinha pensado, visto o dinheiro ser pouco, utilizar Húmus de minhoca para pôr debaixo do areão como substracto, tal como dizem na secção das plantas, todos tratado, fervido, lavado até libertar menos impurezas. É muito importante para mim ter plantas que não precisem de sistema de co2 e gostava imenso de tentar ter tapete. Sendo assim, que plantas me aconselham que se deem bem com o meu equipamento, com os camarões e que produzem o efeito tapete? Podes tentar mas eu evitava o humus com os camarões, torna as coisas simples que é o melhor. Depende sempre das plantas mas se for pelas que indiquei o areão será suficiente. Pode tentar fazer tapete com musgo e/ou ricia. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Mnemosine Publicado: Janeiro 11, 2012 Autor Publicado: Janeiro 11, 2012 Penso que sim, o aquário não é muito alto. Além disso as medidas que estás a dar devem ser exteriores. Se tirares a expessura dos vidros em vez de 20 litros já só terás 19 litros. se depois tirares 10% a 15% para substrato, areão, decoração, etc, ficas com 16 litros aproximadamente. Se a lâmpada é de 16w... Realmente tirei as medidas exteriores... ups... espero que sendo assim a lâmpada chegue então Podes tentar mas eu evitava o humus com os camarões, torna as coisas simples que é o melhor. Depende sempre das plantas mas se for pelas que indiquei o areão será suficiente. Pode tentar fazer tapete com musgo e/ou ricia. Mas sem o humus, e visto que o areão não é muito fininho achas que a vallisneria aguenta e vai fazer tapete? Citar
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 Mas a Vallisneria Nana não é uma planta de tapete.... Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Mnemosine Publicado: Janeiro 11, 2012 Autor Publicado: Janeiro 11, 2012 Ups enganei-me ! Era a Eleocharis Parvula que eu queria dizer! Esta aguenta sem co2? Segundo o tropica aguenta e nem é muito exigente mas... Citar
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 Sim aguenta sem CO2 mas fica melhor com muita luz e substrato Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Mnemosine Publicado: Janeiro 11, 2012 Autor Publicado: Janeiro 11, 2012 E quando dizes substrato, estás-te a referir a outro que não humus certo ? :D Citar
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 Eu preferia utilizar outro, mas cada um é que sabe o que pode/deve fazer. Se o humus não passar para a coluna de água e se depois te contentares só com red cherrys e não quiseres colocar nenhuma espécie mais exigente.... podes avançar. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Jorge N. Ferreira Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 Penso que o Aquabasic Plus da JBL é uma boa aposta. Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Recommended Posts