Sardinha em lata Publicado Janeiro 11, 2012 Publicado Janeiro 11, 2012 Bom dia. Vivo em Lagos e tenho um aquario home made de 101*35*45 e outro de compra de 70*38*33 ambos com plantas naturais de facil manutenção, feto de java, musgo de java, anubias e outras que desconheço o nome. Já alguns anos que sou aficionado por aquarios, onde gastei desnecessáriamente muito dinheiro em peixes e plantas, porque onde os comprava não tinha a informação necessária e tambem por culpa minha. A pergunta que faço é a seguinte, gustava de saber se a iluminação do aquario 70*38*33 com uma lampada t8 da marca Salvania gro-lur f-18w e uma t5 de 6400k de 16w são as indicadas para este aquario? Semanalmente adiciono feltilizante liquido,"Sera florena" e estou a espera de um fertilizante solido"pastilhas" para colocar nas plantas "Aquili". Espero ajuda. Citar
psycodream Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 E assim se supostamente para teres um bom plantado tens que ter mais ou menos 1w por cada litro de agua agora e so veres quantos litros tem o teu aqua e fazeres as contas. Se apenas tens plantas de facil manutençao e nao tas a pensar por plantas mais dificeis 0,5w por litro e suficuente Espero ter ajudado Cumps Citar
NunesRui Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 Boas, bem vindo Nesse aquario deves de ter uns 80 lts efectivos mais coisa menos coisa, logo precisas no minimo 40 w de luz para manteres um aquario low tech. Como tens 34 w, na minha opinião devias de fazer um upgrade em termos de iluminação e montares um sistema de co2, tens aqui no forum várias receitas de co2 caseiro mas podes sempre optar por comprar um sistema de recarregavel de garrafa de metal. Fica bem e força nisso Cumps Citar
A. Ferreira Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 Viva, Caro conterrâneo(a), essas lâmpadas são adequadas para aquariofilia, mas como disse o Rui, convinha arranjar mais uma lâmpada, para a iluminação atingir pelo menos o rácio de 0,5 W/litro. Abraço, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Ricardo Pedro Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 já agora aproveito para questionar, o meu aquário de 60cm vem com uma lampada de 14w que deve rondar os 60w acham que chega para manter plantas low tech ? o sistema so suporta até 15w mas tive a procura e encontrei umas de 15w dava luz igual a uma normal de 80w Citar Ricardo Pedro malawi 250 Lts
A. Ferreira Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 Viva, A "regra" do W/litro refere-se a lâmpadas fluorescentes T8, as modernas T5 e pll são um bocado mais eficientes, mas 15 W para o teu caso é capaz de ser "curto". Se o áqua de 60 cm for o clássico 60*30*30 tens cerca de 45 litros reais de água, pelo que mais uma lâmpada era o ideal. Abraço, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Ricardo Pedro Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 como coloco lá mais uma lâmpada ? o meu aqua é este http://www.ciano.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=48&Itemid=88&lang=pt Citar Ricardo Pedro malawi 250 Lts
A. Ferreira Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 Pois...., Esse é o problema dos kit's..., para vender um aquário de um certo volume cortam nos outros componente e depois é preciso comprar separadamente os componentes acessórios quase todos, iluminação + filtragem + aquecimento... O típico caso do barato que sai caro... Abraço, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Sardinha em lata Publicado: Janeiro 11, 2012 Autor Publicado: Janeiro 11, 2012 Boa noite. Já vi que a malta deste forum é porreira, muito obrigado pelo esclarecimento. Sr. António Ferreira sou conterrâneo Citar
A. Ferreira Publicado: Janeiro 12, 2012 Publicado: Janeiro 12, 2012 Sr. António Ferreira sou conterrâneo Viva, Qualquer coisa dispões, tenho 1 comunitário de 90 litros e um cubo de 30 litros com camarões, Red's e CRS's. Abraço, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
Recommended Posts