Recommended Posts

Publicado

Boas,

neste momento tenho activo um aqua comunitário, que me iniciei a cerca de um ano e meio, mas sinto que quero agora dar o próximo passo para ciclideos.Visto que o aqua em termos de tamanho não é nada por ai alem, de todos os biotopos, ou escolhia tanganiyka e mesmo assim ficava um pouco limitado ou escolhia apistogrammas e dá para fazer alguma coisa enraçada, por isso escolhi os ciclideos anões :D . Vou deixar aqui uma foto então do meu aqua e o setup... :)

24122010003.jpg

By fguima at 2012-01-10

Aqua: 80x40x40 (120L)

Filtro: Externo SunSun HW-302 (500L/h)

Temperatura: Termostato SERA regulável 50W e outro que desconheço a marca 50W (tenho 2 pois de momento tenho um discu de um amigo la hospedado e tive que aumentar um pouco a temperatura)

Luminária: Calha Boyu 1x60W

Substracto: Areia de silica branca + uma camada inferior de substracto fertil (não me recordo a marca)

Decoração: Pedras, tronco red moore e fetos de java (ja tive mais como se ve na foto - elodeas, cabomba caroliniana - de momento so tenho fetos de java) tambem tenho um tronco mopani mas não está no aqua.

Fauna: Guppys (2M e 3F),1 Cory, Botia palhaço, Discu, 3 Cobrinhas kuhli, 3 Neons, Tetra Buenos Aires.

pH: 7.4

NO3:0-10

Bem, ja andei a ler e informar me sobre apistos mas ainda estou muito verde nesta area...

O que pretendo, é um biotopo relativamente simples, com poucas plantas e bastantes esconderijos para os casais terem as suas intimidades :D tenho uma cultura de fetos de java novinhos a desenvolver num aqua a parte e é com essas plantas que estou a contar para o novo projecto e poderei comprar algumas anubias, visto não querer por substracto fertil e estas plantas são bastantes resistentes. Estou a pensar num substracto claro, pedras escuras e os troncos...

Os meus receios:

.Poderei colocar o discu junto com os apistos, e estes não ficarem stressados? O discu tem cerca de 6-7cm, é juvenil...

.O meu pH nunca o consegui baixar dos 7, mesmo com tronco e areia de silica. é muito prejudicial para os apistos? o que poderei fazer se for necessário cumprir os 6.5 - 6.7?

. Com o meu aqua, quantas especies é aceitavel ter num biotopo deste género?

.Poderei ter uma especie mais territorial tipo cacatuoide ou agassizii com outras especies mais calmas tipo rams ou borelli?

.A reprodução é relativamente facil ou depende muito dos parametros da agua, tipo de alimentação, etc...

.Li que a alimentação convem conter fortemente, uma componente de alimentos vivos. Os apistos teem tendencia natural a rejeitar flocos ou granulado mesmo sendo eles de cativeiro?

Para já são estas as minhas duvidas...desculpem se fui um pouco extenso mas estou aqui para dar uso à vossa experiencia ;)

Publicado:

Boas,

o aqua tem boas dimensões para começar nos apistos..

resumidamente arranja uma quantidade generosa de troncos para fazeres ai um grande emaranhado de troncos; planta 'qb' e, como tu próprio disseste, com plantas de baixa exigência luminosa. adiciona algumas pedras que te confiram contraste com o arãao, cores escuras preferencialmente, e depois para terminar adicionas turfa, que te ajuda a baixar o ph e te confere um tom acastanhado a agua, estilo chá, que os apistos tanto apreciam.

cumps

Publicado:

Boas,

o aqua tem boas dimensões para começar nos apistos..

resumidamente arranja uma quantidade generosa de troncos para fazeres ai um grande emaranhado de troncos; planta 'qb' e, como tu próprio disseste, com plantas de baixa exigência luminosa. adiciona algumas pedras que te confiram contraste com o arãao, cores escuras preferencialmente, e depois para terminar adicionas turfa, que te ajuda a baixar o ph e te confere um tom acastanhado a agua, estilo chá, que os apistos tanto apreciam.

cumps

Boas,

obrigado pelas dicas.

o meu maior receio é não conseguir baixar o pH. Colocando turfa no filtro e um substrato tipo acadama garantem 100% um ph baixo??

Do que li aconselham um ambiente um pouco sombrio, mas esteticamente, um contraste entre o substrato e as pedras fica muito bonito na minha opinião. Este contraste tem algum inconveniente para os apistos? Não gosto muito do tom acastanhado da agua mas se os habitantes gostam, eles decidem :D

Publicado:

Boas

Para baixares o ph podes tambem utilizar folhas de amendoeira da india e os habitantes tambem agradecem pois tem enormes beneficios para eles.

Cumprimentos,

Luís Carlos Simões

Publicado: (editado)

Se não gostas do tom amarelado na água podes usar a turfa da eheim: baixa o pH, a água fica menos cristalina e mais escura mas não amarela.

Na minha opinião não devias colocar duas espécies (edit: diferentes de apistos) no mesmo aquário, mesmo com 80cm de frente no aquário.

Sim, a reprodução vai depender das condições da água e também da companhia no aquário.

Alimentos vivos ou congelados, mas também aceitam granulados (de qualidade)..existem por aqui bons tópicos sobre a alimentação dos ciclideos anões.

Também acho que ficavam bem umas folhinhas na frente do aquário, amendoeira da india ou carvalho (que são de borla)

Editado por CSLC
Publicado:

Boas.

Tens um belo aquário para anões.

Se fosse a ti retirava o discu, não se enquadra com a montagem que queres fazer. E entre teres 1 discu sozinho ou nenhum é preferivel não ter nenhum.

Em relação aos anões, podes meter à vontade um Trio. Se não quiseres o aquáro tão vazio, mete uns tetras, umas corys, ottos..

Quanto ao layout, retira essas pedras, têm cara de que são calcárias e provavelmente é isso que não te deixa baixar o PH, troca-as por troncos. Se queres baixar o PH sem alterares a cor da água, ou investes numa osmose ou fazes tpa´s com água do garrafão. Se quiseres fazer uma coisa ao gosto dos peixes que vais aí colocar, então mete turfa ;)

Abraço e boa sorte.

Publicado:

Boas

Para baixares o ph podes tambem utilizar folhas de amendoeira da india e os habitantes tambem agradecem pois tem enormes beneficios para eles.

Boas,

mas as folhas requer uma manutenção do aqua mais cuidada porque acabam por deteriorar-se certo? A decomposição das folhas não é propicio a aparecer algas? é que aconteceu me com os fetos de java que deram novas raizes, apareceram novos rebentos e as folhas velhas ao decomporem-se ficaram cobertas de algas...

Publicado:

Boas.

Tens um belo aquário para anões.

Se fosse a ti retirava o discu, não se enquadra com a montagem que queres fazer. E entre teres 1 discu sozinho ou nenhum é preferivel não ter nenhum.

Em relação aos anões, podes meter à vontade um Trio. Se não quiseres o aquáro tão vazio, mete uns tetras, umas corys, ottos..

Quanto ao layout, retira essas pedras, têm cara de que são calcárias e provavelmente é isso que não te deixa baixar o PH, troca-as por troncos. Se queres baixar o PH sem alterares a cor da água, ou investes numa osmose ou fazes tpa´s com água do garrafão. Se quiseres fazer uma coisa ao gosto dos peixes que vais aí colocar, então mete turfa ;)

Abraço e boa sorte.

Boas,

obrigado pelas dicas.

Sim estas pedras são calcarias e por isso o pH se mantem alto realmente xD

Queria ver se arranjava um emaranhado de ramos fininhos para criar abrigos para os apistos. É impossivel colocar 2 casais de apistos neste aquário? Criando duas areas distintas, com cascas de coco para cada casal...

Talvez opte pela turfa, e com umas tpa regulares a agua não deve escurecer muito.... A iluminação convem ser mais fraca certo?

O que me aconselham para substracto, algo mais escuro penso eu mas existe algo especifico?

Publicado:

Boas.

Se vais colocar a turfa, a água vai naturalmente escurecer e a luminosidade do aquário também vai baixar. Podes sempre arranjar uns troncos Red Moorwood que têm bastantes galhos. O areão podes deixar, eles adorar brincar com a areia de silica..

O tamanho do teu aquário está ali no meio termo, é pequeno para dois casais e é grande para um. Se fosse 1 metro dizia-te que podias meter dois, sendo de 80cm acho que não é muito viável. Não quer dizer que se matem, mas não vão estar sossegados, ainda para mais se quiseres reproduzir. E até mesmo depois de reproduzires é muito dificil os pequenos se safarem tendo outras espécies à mistura.

Publicado:

Boas.

Se vais colocar a turfa, a água vai naturalmente escurecer e a luminosidade do aquário também vai baixar. Podes sempre arranjar uns troncos Red Moorwood que têm bastantes galhos. O areão podes deixar, eles adorar brincar com a areia de silica..

O tamanho do teu aquário está ali no meio termo, é pequeno para dois casais e é grande para um. Se fosse 1 metro dizia-te que podias meter dois, sendo de 80cm acho que não é muito viável. Não quer dizer que se matem, mas não vão estar sossegados, ainda para mais se quiseres reproduzir. E até mesmo depois de reproduzires é muito dificil os pequenos se safarem tendo outras espécies à mistura.

Boas,

do que vejo pelos forums de ciclideos que tenho andado a estudar xD estou a falar com um guru de apistos :D ja vi posts teus e dou te os parabens pelos teus exemplares, reprodução e a fishing room... espectacular ;) espero quando tiver o meu aqua activo poder comprar te alguns apistos.

De resto, obrigado pelas dicas, vou segui las... Gosto muito de cacatuoides e estava a pensar ser essa a especiea colocar la. Não dá para colocar uma outra especie de apistos mesmo sendo esta muito calma? Que outras espécies me aconselhas a preencher o espaço vazio no caso de ter um trio de cacatuoides?

Publicado:

Boas,

do que vejo pelos forums de ciclideos que tenho andado a estudar xD estou a falar com um guru de apistos :D ja vi posts teus e dou te os parabens pelos teus exemplares, reprodução e a fishing room... espectacular ;) espero quando tiver o meu aqua activo poder comprar te alguns apistos.

De resto, obrigado pelas dicas, vou segui las... Gosto muito de cacatuoides e estava a pensar ser essa a especiea colocar la. Não dá para colocar uma outra especie de apistos mesmo sendo esta muito calma? Que outras espécies me aconselhas a preencher o espaço vazio no caso de ter um trio de cacatuoides?

Boas.

Antes de mais obrigado.

Como te disse o aquário não tem tamanho para colocares 2 casais. Ainda assim é um risco que só tu sabes se pretendes correr. Eu não te aconselho, mas se quiseres experimentar, o que pode acontecer é depois teres que retirar um ou outro casal.

Podes juntamente com os Apistos colocar uns ottos, um ancistru dos pequenos para te ajudar na limpeza, umas 2 corys (não metas mais porque partilham o mesmo espaço que os apistos) e uns tetras que tens muitos que podes escolher.

Abraço.