Castilho Publicado Janeiro 10, 2012 Publicado Janeiro 10, 2012 Boa Tarde a todos os membros deste fórum. Sou o Ricardo, e antes de mais é um prazer estar neste fórum e poder aprender mais sobre o maravilhoso mundo da aquariofilia. Vou iniciar com toda a satisfação este hobby,e espero poder contar com a vossa ajuda. Já encomendei o aquário e a maioria do material e deixo aqui o setup e o layout que estou a pensar fazer. Dimensões: 120 (cm) x 45 (cm) x 55 (cm) Volume: 270L liquídos Filtragem: Eheim Professional 3 2075, 1250L/h. Iluminação: 3x 54w T5, 2x6500k 1x8000k da Aquaden. Aquecimento: 2x Eheim Jager 200w Substrato: Areia do Rio Decoração: troncos e rochas Fauna: queria a vossa ajuda, sugestões para um comunitário Flora: Estava a pensar em Valisnerias e Anubias Nana Como estou a iniciar esta "aventura", e tenho pouca experiência, não a queria iniciar com peixes muito exigentes. Gostava de ter algumas plantas naturais, mas dada a minha total inexperiência com plantas, tenho receio de nesta fase ir mais além do que plantas de baixa manutenção. Como li neste forum que este tipo de plantas são pouco exigentes, acho que é o melhor caminho. Não quero que esta aventura se torne um pesadelo por querer dar passos demasiado largos... Gosto muito de Discus, mas já li que não são bons peixes para iniciantes, por isso dada a vossa experiência, pedia que me dessem algumas sugestões. Outra grande dúvida que tenho é a seguinte: Dada a iluminação e as plantas que tenho, qual será a duração indicada para deixar a iluminação acesa? 6 horas? 8 horas? Tenho muito receio das algas... Obrigado. Cumprimentos, Ricardo Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Janeiro 10, 2012 Publicado: Janeiro 10, 2012 O tempo de iluminação tu descobres com o crescimento das plantas e do tipo de algas que aparecem. Em relação aos peixes? Depende do que queres. Gostos são subjetivos, mas podes fazer um aquário de guppies, mollys, platyes e espadas (por exemplo), como podes arranjar um casal de colisas e juntar outro tipo de fauna. Não te esqueças que antes de comprares os peixes tens que deixar o aquário ciclar e ajustar a qualidade da água (e não falo só do ph). Espero ter ajudado. Cumps. Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Castilho Publicado: Janeiro 10, 2012 Autor Publicado: Janeiro 10, 2012 Boa Noite Jorge, Obrigado pela resposta. De facto, estou muito indeciso quanto á fauna.... Após varias passagens aqui pelo fórum( li bastante), tentei escolher um setup equilibrado que me permita ter alguma estabilidade no aquário. Só que quanto a peixes e plantas não percebo muito e não queria nada muito exigente. Obrigado por me lembrares do tal ciclo do azoto durante 3-4 semanas. Estava a pensar na 2º semana colocar 4 corydoras. Gosto muito de Escalares, não sei é se esta espécie é muito exigente. Quantos escalares juvenis poderei ter nestas dimensões? Que outras espécies poderei juntar com os escalares? Já agora, tendo plantas naturais as probabilidades de aparecerem algas são maiores, não são? Cumprimentos, Citar
psycodream Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 sim algas e normal e não te preocupes que logo vais perceber que elas aparecem sempre basicamente... o tempo que tens a luz ligada vai depender das plantas que poes, mas se todas de baixa manutençao 6h serao suficientes. em relação aos peixes o que te aconselho para começares é mete uns guppies tipo 6 femeas e 2 machos deixa-te estar assim durante um tempo ate ficares a perceber melhor do assunto, depois compras uns escalares ou ate mesmo uns discus e assim os guppies nunca te vao atrapalhar no aqua, pois sao peixes muito pequenos e bastante bonitos... eu foi assim que fiz, comecei apenas com guppies e hoje em dia tenho guppies, neons, bettas, escalares e discus não te esqueças e do ciclo de azoto, tipo na 2ª semana mete dois guppies e depois na 4ª ou 5ª semana metes mais uns, e vais pondo assim, nao metes logo todos de uma vez nao tenhas pressa, este é um hobbie de muita paciencia e calma boa sorte Citar
Geada Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 (editado) Boas, para iniciante tens ai um grande potencial agora é fazeres tudo com calma para não bateres de cabeça. Fazer tudo com cuidado e sempre que tiveres duvidas não inventes pergunta aqui ou pesquisa. Editado Janeiro 11, 2012 por Geada Citar
Dimota Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 sim algas e normal e não te preocupes que logo vais perceber que elas aparecem sempre basicamente... o tempo que tens a luz ligada vai depender das plantas que poes, mas se todas de baixa manutençao 6h serao suficientes. em relação aos peixes o que te aconselho para começares é mete uns guppies tipo 6 femeas e 2 machos deixa-te estar assim durante um tempo ate ficares a perceber melhor do assunto, depois compras uns escalares ou ate mesmo uns discus e assim os guppies nunca te vao atrapalhar no aqua, pois sao peixes muito pequenos e bastante bonitos... eu foi assim que fiz, comecei apenas com guppies e hoje em dia tenho guppies, neons, bettas, escalares e discus não te esqueças e do ciclo de azoto, tipo na 2ª semana mete dois guppies e depois na 4ª ou 5ª semana metes mais uns, e vais pondo assim, nao metes logo todos de uma vez nao tenhas pressa, este é um hobbie de muita paciencia e calma boa sorte Mas se primeiro colocares guppies/espadas/etc vais ter de os oferecer ou vender... Pois os guppies preferem aguas alcalina e os discus ácidas Citar Cumps. Aquários -- Escalares 225 litros -- Fishroom DIY até agora custo 0€
Dimota Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 sim algas e normal e não te preocupes que logo vais perceber que elas aparecem sempre basicamente... o tempo que tens a luz ligada vai depender das plantas que poes, mas se todas de baixa manutençao 6h serao suficientes. em relação aos peixes o que te aconselho para começares é mete uns guppies tipo 6 femeas e 2 machos deixa-te estar assim durante um tempo ate ficares a perceber melhor do assunto, depois compras uns escalares ou ate mesmo uns discus e assim os guppies nunca te vao atrapalhar no aqua, pois sao peixes muito pequenos e bastante bonitos... eu foi assim que fiz, comecei apenas com guppies e hoje em dia tenho guppies, neons, bettas, escalares e discus não te esqueças e do ciclo de azoto, tipo na 2ª semana mete dois guppies e depois na 4ª ou 5ª semana metes mais uns, e vais pondo assim, nao metes logo todos de uma vez nao tenhas pressa, este é um hobbie de muita paciencia e calma boa sorte Mas se primeiro colocares guppies/espadas/etc vais ter de os oferecer ou vender... Pois os guppies preferem aguas alcalina e os discus ácidas Citar Cumps. Aquários -- Escalares 225 litros -- Fishroom DIY até agora custo 0€
Julius Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 Bom dia, Meu caro, bem vindo:) Se te pretendes iniciar neste hobbie deves ter paciencia e muita força de estudo de forma a que tudo corra bem. A escolha das especies prende-se um pouco ao tipo de águas que vais ter. Monta o aquário, deixa o mesmo ciclar e de seguida verifica que tipo de águas tens. Poderei aconselhar te a teres inicialmente viviparos que são faceis de manter, mas se tiveres um aquário com águas ácidas a introdução destas especies não é viavel, visto que apreciam águas mais duras. Outra coisa que te aconselho é que leias muito bem e pesquises aqui no forum as tuas duvidas, caso necessites pergunta, fala com o pessoal, mas não te guies logo pelo que a primeira pessoa diz, nem sempre o que aqui escrevem é correcto e infelizmente por diversas vezes já vi pessoas a cometerem erros que levaram à morte de animais, devido a informações erradas que lhes prestaram. Relativamente ao assunto de escalares, discus, neons e guppys, o dimota já falou e muito bem. Ora vejamos algumas considerações: Escalares - águas ácidas Discus - águas ácidas Neons - águas ácidas Guppies - águas a rondar os 7.3 Portanto vamos meter especies incompatíveis a nivel de parametros de água, isso de facto é extremamente correcto de se ensinar a alguém que esta a iniciar-se. Para além disso: Escalares são autenticos devorados de alevins de outras especies, tudo que as fêmeas de guppies tenham, irá servir unicamente para alimento vivo, já para nao falar que assim que crescerem, começam a alimentarem se dos neons. Poderemos dizer que pessoa X ou Y, tem tudo junto e nunca teve problemas e/ou grandes problemas, no entanto um caso não é regra geral, existem regras básicas de aquariofilia, e existem pontos mais do debatidos, os peixes tudo que lhes cabe na boca engolem. Para além disso, existe uma grande diferença entre ter animais stressados e em condições de sobrevivencia, seja por andarem a vida toda a fugir dentro de 4 paredes de vidro de predadores, seja por estarem em condições de águas que não lhes são favoráveis, e ter animais em harmonia e em condições ideiais. Cada vez que venho a este fórum fico com a ideia que devo andar a desapreender só pode. Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
psycodream Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 Eu apenas disse o que tinha, e ja tenho a algum bom tempo e tudo a correr bem, e as guppies parem que se fartam os discus e escalares tambem andam optimos te garanto. E conheço montes de gente que tem guppies e discus a anos.... O k n quer dizer que nao tenhas razao... Citar
Castilho Publicado: Janeiro 11, 2012 Autor Publicado: Janeiro 11, 2012 Obrigado a todos pelas sugestões. Obrigado Julius pelo alerta. Se juntar guppies com corydoras(limpa fundos) não há problema, pois não? Quais os peixes que posso juntar aos guppies que obedeçam aos mesmos parâmetros de água? Desculpem a ignorância, mas se não tiver plantas naturais o mais provável é nunca ter algas certo?? De qualquer forma talvez seja melhor fazer como o Julius recomendou, iniciar o ciclo, testar os níveis da água, e ver quais são os peixes que melhor se adequam á dureza de água que tenho. Cumprimentos, Citar
Julius Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 Tu não dizes apenas o que tens, tu aconselhas o colega que se está a iniciar a meter guppies com escalares ou até mesmo discus. em relação aos peixes o que te aconselho para começares é mete uns guppies tipo 6 femeas e 2 machos deixa-te estar assim durante um tempo ate ficares a perceber melhor do assunto, depois compras uns escalares ou ate mesmo uns discus e assim os guppies nunca te vao atrapalhar no aqua, pois sao peixes muito pequenos e bastante bonitos... Agora a questão é que primeiro de tudo, já não é a primeira vez que te vejo a escrever ideias fantasticas como essa, segundo, se tiveres um bocado de bom senso, vais entender que o colega se está a iniciar, tudo que lhe disseres, primeiro pode ser mal interpretado, e como tu não usas pontuação, pior ainda, segundo ele não tem ainda capacidade para se aperceber de aspectos que podem ser importantes para o seu sucesso. Meter animais de phs de 7.4 com animais de phs de 6.5 para ti é normal? Ainda para mais acho piada estar a falar já de Discus a um pessoa que se vai iniciar... Pah tu entendes disto a pacotes. EU também conheço gente que não faz TPAs; EU também conheço gente que tem escalares em aquários de 60 litros; Eu também conheço gente que mete comida apenas duas vezes por semana; Eu também conheço gente que não faz o ciclo de azoto... E até te digo que conheço gente que tem conchas da praia nos aquários de água doce, coisa que nem eu meto no meu salgado... E? Isso significa que então também posso fazer porque se os outros fazem e não tem corrido mal, bora lá que também quero? Existe uma grande diferença nos aquariofilos que cumprem as regras, para dar o melhor conforto aos seus animais, e aqueles que não as cumprem porque acham que basta o animal estar vivo para estar tudo bem. Eu revejo me na primeira e tu? Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
Julius Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 (editado) Obrigado a todos pelas sugestões. Obrigado Julius pelo alerta. Se juntar guppies com corydoras(limpa fundos) não há problema, pois não? Quais os peixes que posso juntar aos guppies que obedeçam aos mesmos parâmetros de água? Desculpem a ignorância, mas se não tiver plantas naturais o mais provável é nunca ter algas certo?? De qualquer forma talvez seja melhor fazer como o Julius recomendou, iniciar o ciclo, testar os níveis da água, e ver quais são os peixes que melhor se adequam á dureza de água que tenho. Cumprimentos, Viva, desculpa ter feito spamm no te post mas existe gente que mais valia estar calada para não levar os outros em erro. Não tens que agradecer o alerta, a malta aqui ajuda-se e também aprende;) Sim podes colocar corydoras no teu aquário, se tens 270 litros, meu caro podes fazer muita coisa;) Mas é como eu te digo, monta o aquário: Areão próprio; Rocha e/ou troncos; FLora. Flora para iniciantes aconselho: Anubias, Fetos de java, elodeas, musgo de java. Atenção que nenhuma destas plantas deve ser enterrada totalmente no areão. Enches o aquário de água, metes a temperatura nos 24 graus e duas vezes por semena metes um pouco de comida (falo de 2 ou 3 flocos apenas). Quando fizer um mês, e após leres aqui no forum sobre ciclo de azoto, vais fazer testes a tua água e vais nos dizer o viste nos testes. Depois dependendo do teu tipo de água, vais avaliar o que podes e o que queres ter;) http://www.aquahobby...de_aquarios.php Aqui fica um site muito porreiro para dares uma vista de olhos em peixes, invertebrados e plantas. Se quiseres ir para guppies, podes meter como equipa de limpeza (limpa fundos e limpa vidros), Corydoras e Ottos. Com os guppies, se pretendes ir para viviparos então poderas optar por plattys, espadas (embora os espadas sejam um pouco mais territorias e já não iria tanto para eles) ou então para as mollys que para mim são simplesmente belas. Não metas BETAS num comunitário isso é um total disparate, vais meter o animal stressado com tanta gente a volta dele o que vai resultar em mortes nos outros animais, até porque os betas gostam de águas paradas e pouco profundas, ao contrário do que um aquário comunitário lhe oferece. A questão das algas não se prende pelo facto de teres flora natural ou artificial, mas isso penso que aos poucos e com leitura vais entender;) Durante o ciclo de azoto, será perfeitamente normal que o aquário se encha de algas, não desesperes;) Editado Janeiro 11, 2012 por Julius Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
psycodream Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 Falei de discus porque o membro disse que gostava de discus e escalares. Tenho o meu ph a 6.3 e as mi.has guppies todos os meses teem crias, sera que nao estao bem e felizes? Nem tudo se prende com o que se le e se se estudaar como deve de ser aprendemos que existem varias variantes. Para alem disso existem muitas coisas para alem do ph, e bem mais importantes que o ph...mas pronto e so aqui a opiniao do burro de serviço que tem tido uma enorme sortecom tantos aquarios que tem e com tanta coisa errada que faz nunca ter tido nenhum problema.... Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 (editado) Depois do que o Julius disse (e tudo muito bem dito) não vale a pena dizer mais nada. Mas.. passos a seguir (que até deves fazer já antes de chegar o aquário): 1º ler muito sobre o ciclo de azoto (há muitos posts aqui no fórum) 2º pensar bem nas espécias de plantas e de peixes que queres (águas diferentes desde temperatura, dureza, ph, etc.) 3º Nunca te esqueças que há peixes bonitos, mas dois peixes bonitos podem não ser compatíveis entre eles nem o habitat ser compatível. Pensa num peixe como se fosses tu. Gostavas de estar num mau habitat e/ou com má companhia? (isto quase que dava uma frase feita) Editado Janeiro 11, 2012 por Jorge Ferreira_4282 Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Castilho Publicado: Janeiro 11, 2012 Autor Publicado: Janeiro 11, 2012 (editado) Obrigado Julius, De facto, a forma como explicas as coisas é excelente. Está a dar-me uma grande ajuda. Achas que a nível de flora, as valisnérias não são tão boas como as outras para iniciantes? Já agora dada a tua experiência,e não querendo abusar, qual a quantidade que achas que devo colocar inicialmente no aquário(tendo em conta a minha dimensão de aquário) de guppies,plattys, mollys, corydoras e ottos de forma a que todos eles tenham condições para viver em harmonia no aquário? Obrigado Jorge pelas dicas. Cumprimentos, Editado Janeiro 11, 2012 por Castilho Citar
psycodream Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 Ah e so mais uma coisa Castilho desculpa as informaçoes erradas que te dei e os offtopics..... Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 (editado) As valisnérias são excelentes plantas "low tech" para iniciantes. Podes optar pela Valsineria nana ou Valsineria spiralis. Ou colocar as duas Editado Janeiro 11, 2012 por Jorge Ferreira_4282 Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Castilho Publicado: Janeiro 11, 2012 Autor Publicado: Janeiro 11, 2012 (editado) Obrigado Jorge. Por acaso, das plantas"low tech" são das que gosto mais. Essa de ter algas é que não estava muito á espera... É das tais coisas, como já vi tanto pessoal com aquários "fraquinhos", com plantas artificiais e que nunca tiveram algas na vida, pensei cá para mim que tendo um aquário maior, com mais estabilidade, nunca iria ter essas "amiguinhas" a chatear... Recomendam algum sitio onde possa tirar boa informação sobre algas? Caro Psyco, todas as opiniões são bem vindas. Por essa razão é que isto é um forum, é uma partilha de opiniões, conhecimentos, experiências, bons conselhos, maus conselhos etc... Cabe-nos a nós depois, como diz o Julius, filtrar todas essas opiniões e ver o que é melhor para nós. Ninguém é o dono da razão... Cumprimentos, Editado Janeiro 11, 2012 por Castilho Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 Castilho, basicamente podes começar por aqui: http://faq.thekrib.com/pt/algae.html Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Castilho Publicado: Janeiro 11, 2012 Autor Publicado: Janeiro 11, 2012 Obrigado Jorge. Mais uma questão para a qual peço a vossa ajuda: Normalmente a água da torneira costuma ter o ph alto. Se eu optar por peixes que prefiram ph mais alcalino, será má ideia colocar areia do rio lavada de construção ou areia de filtro de piscina como substrato e colocar 1 tronco(secalhar um red moor wood) como decoração? Ou serão estes mais indicados para peixes que preferem a água mais ácida? Quanto ás plantas está decidido, vou optar por plantas tipo valisnerias, anubias e feto de java. Mesmo assim talvez seja bom colocar fertilizante líquido 1 vez por semana, não acham? Já ouvi falar muito bem do Tropica Plant Nutrition + Cumprimentos, Citar
Julius Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 Obrigado Julius, De facto, a forma como explicas as coisas é excelente. Está a dar-me uma grande ajuda. Achas que a nível de flora, as valisnérias não são tão boas como as outras para iniciantes? Já agora dada a tua experiência,e não querendo abusar, qual a quantidade que achas que devo colocar inicialmente no aquário(tendo em conta a minha dimensão de aquário) de guppies,plattys, mollys, corydoras e ottos de forma a que todos eles tenham condições para viver em harmonia no aquário? Obrigado Jorge pelas dicas. Cumprimentos, Relativamente a plantas o Jorge já te respondeu correctamente;) Quanto a fauna, se fosse o meu aquário eu apostava em: 6 corydoras 8 ottos 2 platys machos 6 fêmeas 2 mollys machos 6 fêmeas Isto para iniciar o arranque da produção;) Não te esqueças que não podes meter tudo ao mesmo tempo;) Os guppies tem um grande mal, com os cruzamentos sucessivos, começam a aparecer por excesso de cruzamento do mesmo sangue, peixes deformados, cada vez mais pequenos e corcundas, são problemas geneticos de demasiados cruzamentos entre mães, filhos etc. Mas tudo é uma questão de gostos. Eu se um dia voltar a apostar fortemente em água doce, vou apostar em Barbos Tigres, que são muito resistentes e brincalhões, no entanto já são agressivos. Faz assim, dá uma olhada na pagina que te mostrei e ve o que gostas e depois a malta diz te se é boa ideia ou não;) Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
Julius Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 Obrigado Jorge. Mais uma questão para a qual peço a vossa ajuda: Normalmente a água da torneira costuma ter o ph alto. Se eu optar por peixes que prefiram ph mais alcalino, será má ideia colocar areia do rio lavada de construção ou areia de filtro de piscina como substrato e colocar 1 tronco(secalhar um red moor wood) como decoração? Ou serão estes mais indicados para peixes que preferem a água mais ácida? Cumprimentos, Mas que grande confusão que aqui vai eheehe, o Ph da tua torneira sai com Ph alto? Como é que sabes? Fizeste testes? O meu por exemplo sai com PH de 6,4 o que me cria enormes dificuldades na reposição do meu aquario salgado. Repara uma coisa PH mais alcalino é alto, para cima de 7 PH maius ácido é baixo para baixo de 7 Usa o 7 como ponto neutro. Como areão usas algo comprado numa loja, não te ponhas em aventuras que podem dar mau resultado ok? Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
Jorge N. Ferreira Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 A água da torneira pode ter um ph alto (depende das zonas) mas podes sempre modificar o ph. Aqui na minha zona tem quase 8 e eu necessito de 6,8. Ajusto com químicos antes de colocar no aquário. Areia de rio lavada depende de que zona do rio vem. Pode ser de uma zona salgada, salobra ou doce. Mesmo depois de lavada, lava-a tu muito bem. A areia de filtro de piscina (é seja de sílica) não altera os parametros da água. Atençaõ que há quem venda areia de decoração como se fosse de piscina e aí estás lixado. Em relação ao fertilizante líquido, não te vou responder para não falhar. Espera por outra opinião. Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Geada Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 Boas, faz o que te disseram atrás e cicla o aquário e verifica que tipo de agua tens e escolhe tudo consoante esse valor, tentar alterar a natureza da agua que tens com turfa ou troncos ou produtos químicos é um grande erro , só aconselho quando é para rectificar pequenos valores que não chegam a 1 ponto de acidez. A maioria de nós prefere sempre peixes de aguas acidas mas nem sempre temos a agua perfeita, alias em portugal temos aguas maioritariamente alcalinas. Tens belos peixes em todo o tipo de aguas, os africanos dos grandes lagos do rift são lindos e a maioria procria muito bem em aquários, não te posso dizer muito mais acerca destes peixes pois nunca tive desses aquários. Desculpa lá contradizer-te jorge mas nunca gostei de tentar modificar a natureza, a inclusive vários aquariofilistas de renome que aconselham em manter os peixes em acidez diferente do que têm da natureza do que alterar os valores a força pois isso muitas vezes faz haver grandes variações de ph e isso sim provoca muitas mortes. Citar
Castilho Publicado: Janeiro 11, 2012 Autor Publicado: Janeiro 11, 2012 Porque dizes isso Julius? Achas que utilizar areia do rio de construção, comprada no aki, lava-la e fervê-la bem, dá problemas? É que gosto desta areia, é natural. As lojas tem tipo jbl manado, ada aquasoil malaya mas além de serem caros não gosto muito. Se comprar areia de filtro de piscina vou tentar comprar mesmo numa loja da especialidade. Também gosto muito desta areia Cumprimentos Citar
Recommended Posts