Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal

Tenho aqua á um ano e pouco, plantado de 270lts.

Durante este tempo ja tive algumas especies, sendo que os esclaraes imperavam o meu aqua.

Bem, tirei os escalares para um cubo e este fim de semana adquiri uns discus... Juvenis claro!

4 blue diamond

4 pigeon blood

2 cobalto

Do aqua tirei os escalares e deixei um cardume de 10 bebados, 5 rasboras, 4 neons, 3 ottos e 3 SAE

Apesar dos SAE estarem enormes os discus nao parecem se chatear com estes... apesar daqueles arranques doidos!

Estiveram um hora e tal no processo de aclimatização e 48h sem comida.

Comprei uma tablet de artemia e hoje ja lhes dei. engolem e cospem, engolem e cospem... mas comeram

Sao uns peixes fabulosos... pena ainda serem pequenos! hehhehe

Tenho lido algumas coisas mas surgem sempre algumas duvidas:

Cortei cubos da placa de artemia e guardei no congeledor de forma a se tornar mais pratico de dar.

Coloquei um cubo num copo com agua do aquario e depois de uma meia hora tirei um pouco dessa agua e coloquei no aqua.

Duvida: Vcs tiram a agua toda e colocam so a artemia? aquela aqua que fica do descongelado? jogam toda fora? usam algo para isso?

Eles por vezes se encondem... o que me parece ser normal para quem esta na casa nova á dois dias... mas, é normal?

O pigeon tem uns pontitos, ferrugem suponho ser o termo utilizado, ja alguns post onde pessoal fala que a silica branca ajuda pois esses pontos sao tipo de camufulagem.... sera assim?

eu tenho JBL manado numa parte do aqua e areia de filtro de piscina (nao é a branca mas a marron)

Ja li que a pessoal que coloca folhas de amendoeira da india. para alem do efeito medicinal isso nao serve para baixar o PH? o ph daqui da moita esta nos 6,5...

vale a pena investir no Purigen? estou com 10de nitratos e 0,5 de amonia... desde que os tenho ja fiz 2 tpa mas os valores mantem-se.. Li que o purigen é bom para estabilizar a aqua.

A nivel de filtragem tenho um externo de 1000lts/h e um segundo (diy) de 800lts/h, penso que seja bom para o volume do meu tanque

Filtro UV. Vale a pena?

Conselhos?

Foto do aqua (esta ainda com os anteriores inquilinos)

2011-12-27231653.jpg

Desculpem o testamento mas so quero o melhor para os meus "meninos" ;)

Sergio Oliveira

Publicado:

Boas,

Vou tentar ajudar...

- Quanto à artemia, deves deixar descongelar e lavar, num passador por exemplo, não coloques a água onde descongelou a artemia dentro do aquario!!!!

- Quanto ao pigeon, é normal essa ferrugem... muito se fala dessa ferrugem... pode ser genético, pode ser do ambiente... há quem diga que a areia de silica ajuda a "eliminar" ou minimizar esses pontos.

- Se tens um PH de 6.5 para que é que queres baixar???? Está muito bom...

- Quanto aos nitratos e à amonia já fizeste testes à água da torneiira? se estiverem a 0 faz TPA's.

- Por fim os filtros que tens são mais que suficientes.

Só uma ultima observação, se bem que os discus são juvenis, tens aí excesso de população!!!

Um abraço

Álvaro Gama

Visite o meu aquario.....

500 lts para os meus Discus!!!!!

Clique aqui!

Publicado:

O Purigen é um excelente clarificador de água, e não retira micros, contudo não me parece que tu o queiras usar no teu aqua para retirar amónia e nitratos. 10 de nitratos nem me parece excessivo agora amónia, qualquer valor a cima de 0 é excessivo, TPA nisso e faz tb testes à água da torneira para saber se não vem amónia daí.

Filtro UV-C é sempre um bom investimento, tens de ter atenção à potencia da lâmpada e ao caudal da bomba que o vais ligar, o UV-C não funciona por tempo de estar ligado mas por intensidade no momento em que a água está exposta à radiação. Ou seja ter um UV-C de 9w ligado 24h num caudal de 1200l/h não é o mesmo que ter um UV-C de 55w ligado 8h numa bomba de 1200l/h.

Sendo que a 2ª opção é a correta

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:

Boas

Sim, 10juvenis é pessoal a mais... mas ainda sao muito pequenos! heheh

Alias noto uma diferença enorme... os escalares ja tinham um ano e preenchiam o tanque.... os novos sao pequenos e parece que o aqua ficou vazio! deixa os crescer né!

Depois estou a pensar, se tudo correr bem o que espero, dedicar este aqua so para discus... ou seja retirar este tronco e dar espaço para a beleza destes animais... como tenho mais um de 60lt no hall aqui de casa faço ai o plantado...

Dai estar a pensar colocar a silica branca, um tronco novo com uma flora mais adequada! Tenho visto tanques mais simples mas os discus enchem a sala!

Mas isso ainda vai levar mais um mes ou dois! VOu começar a reunir o material!

Parametros da Agua:

Ontem fiz outra tpa e hoje de manha ja tinha a amonia a ZEROS! :)

Como fiz algumas alteraçoes a estrutura do aquario fiquei sem o filtro da tampa (aquarios da sunsun) e matei toda a colonia de bacterias que ai estava... o novo filtro que fiz e que esta com uma bomba de 800lts/h funciona á umas 3/4 semanas e deveria ter tido a intelegencia de colocar mais bacterias... o que nao fiz da primeira vez!

Fiz testes aos fosfatos e esta a 1... é mau para discus?

O Co2 esta ligado 24h a 1 a 2 bolhas por segundo... acham que vai interferir com o bem estar da rapaziada nova?

Tenho uma bomba de ar ligada, tb 24h pois tenho visto em quase todas as montagens... é necessario?

Obrigado pela ajuda!

Sergio Oliveira