cajo5 Publicado Janeiro 9, 2012 Publicado Janeiro 9, 2012 boas pessoal, vou tentar ser breve. bem a minha namorada quer um aquario pequeno entao fiz um negocio com ela, eu dou lhe o meu de 40 cm plantado, com camaroes, guppys e platys .. e ela compra me um de 60 completo entao achei um bem barato completo com biobox , termoestato e uma lampada pll , quanto ah lampada penso que seija mt fixe. agora queria era opiniões para substractos, visto que quero fazer um tapete.. com quê ? tambem ainda nao sei, mas quero um tapete :D preciso de opiniões para plantas de tapete. quanto ao substracto ja pensei em por um substracto e dpx meter akadama por cima , mas nao sei ate' que ponto da' para as plantas de tapete. sera' que a lampada pll da' pa ter uma Lotos de boa saude ? isto tudo com CO2 claro .. cumprimentos Citar
jperafita Publicado: Janeiro 9, 2012 Publicado: Janeiro 9, 2012 Boas, não sou grande entendido em Plantados, mas penso que não será facil fazer um tapete com as lampadas de origem de um aquario, normalmente esses aquarios trazem sempre o minimo de luz, e sistema de filtragem exigido. Para fazeres um tapete penso que vais ter de trocar as lampadas para T5. Mas aguarda mais comentarios... existe membros que entendem mais isto Citar
Rogério Gomes Publicado: Janeiro 9, 2012 Publicado: Janeiro 9, 2012 boas vou ficar também atento a este topico uma vez que também pretendo fazer uma coisa do genero.. Quero arranjar uma casa nova para o meu beta e companhia... o aqua que compras-te por acaso não é parecido com este? Características - Caixilho em plástico anti-choc - Cantos polidos - Tampa com dobradiças - Dose API® Crystal 2 para uma água cristalina e sem cheiro - Iluminação 14 W economizadora de energia. Dimensões - Referência AQM540200 - Referência Reino Unido AQM540800 - Cor preta - Dimensões: C60xL30xA41 cm - Volume útil: 48 L - Espessura do vidro: 4 mm - Peso: 10,32 kg Equipamentos incluídos: - Filtro biologico - 1 sistema de iluminação 14W - 1 bomba de água 260 L/h - 1 aquecedor 50 W - 1 esponja de filtração mecânica 30 PPI - 2 amostras gratuitas de condicionadores de água API® (Stress Coat®/ Stress Zyme®) - 1 dose API® Crystal 2 - 1 guia de instalação API®, RENA® registered trademarks of Mars Fishcare cumps Citar
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 9, 2012 Publicado: Janeiro 9, 2012 Olá Cajo5, Falas em lâmpada pll mas não dizes nem os W nem a temperatura das cor das lâmpadas (K) nem os lumens. Substrato para tapete acho que ELOS ou ADA fica bem e ajuda muito. Plantas de tapete dependem da iluminação, mas tens a várias possibilidades: hemianthus callitrichoides, glossostigma elatinoides Eleocharis parvula, tenellus, utricularia graminifolia, masilea hirsuta são exemplos. Lâmpada PLL dá para Lotus claro que sim, mas cuidado que pode ficar com as folhas grandes. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
cajo5 Publicado: Janeiro 9, 2012 Autor Publicado: Janeiro 9, 2012 Boas, não sou grande entendido em Plantados, mas penso que não será facil fazer um tapete com as lampadas de origem de um aquario, normalmente esses aquarios trazem sempre o minimo de luz, e sistema de filtragem exigido. Para fazeres um tapete penso que vais ter de trocar as lampadas para T5. Mas aguarda mais comentarios... existe membros que entendem mais isto obrigado pela resposta, sim eu sei que quase todos os kit's trazem so' o minimo do que eh preciso para o aquario.. mas .. eu acho que a Biobox já eh mt bom, e aquela lampada Pll que nao sei dizer mais nada acerca dela segundo o rapaz da loja disse me que as lampadas pll fazem mais watts que as normais. e pelo que li por alguns sites ate nem estou enganado .. Citar
cajo5 Publicado: Janeiro 9, 2012 Autor Publicado: Janeiro 9, 2012 boas vou ficar também atento a este topico uma vez que também pretendo fazer uma coisa do genero.. Quero arranjar uma casa nova para o meu beta e companhia... o aqua que compras-te por acaso não é parecido com este? Características - Caixilho em plástico anti-choc - Cantos polidos - Tampa com dobradiças - Dose API® Crystal 2 para uma água cristalina e sem cheiro - Iluminação 14 W economizadora de energia. Dimensões - Referência AQM540200 - Referência Reino Unido AQM540800 - Cor preta - Dimensões: C60xL30xA41 cm - Volume útil: 48 L - Espessura do vidro: 4 mm - Peso: 10,32 kg Equipamentos incluídos: - Filtro biologico - 1 sistema de iluminação 14W - 1 bomba de água 260 L/h - 1 aquecedor 50 W - 1 esponja de filtração mecânica 30 PPI - 2 amostras gratuitas de condicionadores de água API® (Stress Coat®/ Stress Zyme®) - 1 dose API® Crystal 2 - 1 guia de instalação API®, RENA® registered trademarks of Mars Fishcare cumps Boas , o aquario que eu mandei o rapaz guardar eh de um kit sim, mas penso que seija da aquatlantis , mas quando tiver tempo para passar la' tiro uma foto Citar
cajo5 Publicado: Janeiro 9, 2012 Autor Publicado: Janeiro 9, 2012 Olá Cajo5, Falas em lâmpada pll mas não dizes nem os W nem a temperatura das cor das lâmpadas (K) nem os lumens. Substrato para tapete acho que ELOS ou ADA fica bem e ajuda muito. Plantas de tapete dependem da iluminação, mas tens a várias possibilidades: hemianthus callitrichoides, glossostigma elatinoides Eleocharis parvula, tenellus, utricularia graminifolia, masilea hirsuta são exemplos. Lâmpada PLL dá para Lotus claro que sim, mas cuidado que pode ficar com as folhas grandes. ola' hugo sei que nao digo nada mais acerca da lampada alem de dizer que eh pll porque tambem nao sei foi so' o que o rapaz me disse e o que me lembro.. quanto ao substrato dizes ELOS ou ADA , mas so' substrato? ou com areia ou akadama por cima ? queria mesmo conseguir fazer um tapete. quanto ah Lotus eu tive uma que cresceu 3 folhas bue pequenas mas depois devido ah falta de iluminação foi se embora rapidamente :/ e agora neste aqua como o rapaz disse que com aquela lampada ficava com mais de 1 watt por litro achei que a lotus ia gostar bastante obrigado pelos exemplos das plantas abraço Citar
cajo5 Publicado: Janeiro 9, 2012 Autor Publicado: Janeiro 9, 2012 e umas ideias para um layout ? alguem para opinar ? Citar
jpospr Publicado: Janeiro 10, 2012 Publicado: Janeiro 10, 2012 Sem sabermos os W da lâmpada não te podemos dar grandes informações a mim parece-me difícil que com 1 lâmpada pll tenhas mais de 1w por litro, na melhor das hipóteses será uma pll de 36w pelo comprimento do aqua e isso não é 1w por litro. Sacas a lâmpada deixas de ser preguiçoso e vês os watts se não tiver, vais à loja e perguntas para teres a certeza, caso contrário, gastas dinheiro na compra da planta de tapete, dura-te 2 semanas e depois morre. Os Kelvins tb dava jeito saber, se bem que se for uma PLL acho difícil que esteja fora do espectro desejado (tb posso estar a dizer uma grande parvoíce) Vais fertilizar e injetar CO2? Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
cajo5 Publicado: Janeiro 10, 2012 Autor Publicado: Janeiro 10, 2012 Sem sabermos os W da lâmpada não te podemos dar grandes informações a mim parece-me difícil que com 1 lâmpada pll tenhas mais de 1w por litro, na melhor das hipóteses será uma pll de 36w pelo comprimento do aqua e isso não é 1w por litro. Sacas a lâmpada deixas de ser preguiçoso e vês os watts se não tiver, vais à loja e perguntas para teres a certeza, caso contrário, gastas dinheiro na compra da planta de tapete, dura-te 2 semanas e depois morre. Os Kelvins tb dava jeito saber, se bem que se for uma PLL acho difícil que esteja fora do espectro desejado (tb posso estar a dizer uma grande parvoíce) Vais fertilizar e injetar CO2? ahahhahah gosto de respostas directas e precisas bem, eu ate fazia isso que tas a dizer mas nao tenho o aquario em casa , ainda ta na loja , só mandei o rapaz da loja guardar e ele teve me a explicar a sena da lampada e disse me que era uma lampada pll qualquer coisa que como o aquario era de 60 fazia mais de 1 watt por litro.. eh claro que so' vou comprar as plantas depois de saber bem o aquario que tenho, mas como disse ainda nao o tenho em casa.. sim vou fertilizar e injectar co2 sim obrigado pela tua resposta jpospr Citar
sabinonet Publicado: Janeiro 10, 2012 Publicado: Janeiro 10, 2012 ola' hugo sei que nao digo nada mais acerca da lampada alem de dizer que eh pll porque tambem nao sei foi so' o que o rapaz me disse e o que me lembro.. quanto ao substrato dizes ELOS ou ADA , mas so' substrato? ou com areia ou akadama por cima ? queria mesmo conseguir fazer um tapete. quanto ah Lotus eu tive uma que cresceu 3 folhas bue pequenas mas depois devido ah falta de iluminação foi se embora rapidamente :/ e agora neste aqua como o rapaz disse que com aquela lampada ficava com mais de 1 watt por litro achei que a lotus ia gostar bastante obrigado pelos exemplos das plantas abraço boas acho que estás a fazer confusão entre substracto e substracto fertil, para teres um tapete como deve ser tens de colocar os dois, se quiseres colocar akadama, que é inerte, tens de meter algum tipo de substracto fertil por baixo Sem sabermos os W da lâmpada não te podemos dar grandes informações a mim parece-me difícil que com 1 lâmpada pll tenhas mais de 1w por litro, na melhor das hipóteses será uma pll de 36w pelo comprimento do aqua e isso não é 1w por litro. Sacas a lâmpada deixas de ser preguiçoso e vês os watts se não tiver, vais à loja e perguntas para teres a certeza, caso contrário, gastas dinheiro na compra da planta de tapete, dura-te 2 semanas e depois morre. Os Kelvins tb dava jeito saber, se bem que se for uma PLL acho difícil que esteja fora do espectro desejado (tb posso estar a dizer uma grande parvoíce) Vais fertilizar e injetar CO2? viva jpospr concordo contigo, apenas uma PLL, na melhor das hipoteses deve ter 36W, o que deve ser pouco para fazer um tapete dizes que ele está a ser perguiçoso mas pelo que percebi ele ainda não tem o aquario, por isso não consegue ver os watts da lampada, eu aconselhava era ele antes de pagar, confirmar e se for caso disso confrontar o empregado da loja abraço Citar
jpospr Publicado: Janeiro 10, 2012 Publicado: Janeiro 10, 2012 Não vás em conversas dos vendedores das lojas há uns que percebem outros que não, e eles fazem o seu papel que é vender e serem simpáticos, tu fazes o teu papel que é comprar e exigir ser devidamente esclarecido, Conversas bláblábláblá whiskas saquetas estamos nós cansados de ouvir. Se ele te disser que é lâmpada económica bláblábláblá whiskas saquetas e que equivale a mais Watt's TRETA, queres os Watt's e os Kelvin's se ele não souber explicar, muda de loja e de vendedor. E como o sabinonet disse, se queres plantas de fundo e um plantado decente tens de ter um substrato fértil e outro inerte, isto para que o inerte impeça grandes libertações de fertilizantes do fértil para a coluna de água, tem quase como função de impermeabilizar. Há sempre libertação, mas minimiza. Caso contrário poderás ter um boom de fertilizantes na coluna de água e consequentemente um boom de algas Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
cajo5 Publicado: Janeiro 10, 2012 Autor Publicado: Janeiro 10, 2012 tamos a tirar conclusões precipitadas, nem eu nem voces sabemos que lampadas é ja tao a dizer pa mudar de loja ahahah calma pah eu tenho confiança com ele sei bem quando ele ta a tentar passar me a perna ate' ver nao tenho tido razao de queixa da loja teem sido espectaculares em tudo. talvez pa semana ou final desta, va´la' e traga ja' o aquario e sim eu sei que o akadama eh substrato inerte, eu tenho no meu aquario, so' perguntei se devia meter akadama por cima do substrato fertil ou areia.. ou é igual para as plantas de tapete ? Citar
sabinonet Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 tamos a tirar conclusões precipitadas, nem eu nem voces sabemos que lampadas é ja tao a dizer pa mudar de loja ahahah calma pah eu tenho confiança com ele sei bem quando ele ta a tentar passar me a perna ate' ver nao tenho tido razao de queixa da loja teem sido espectaculares em tudo. talvez pa semana ou final desta, va´la' e traga ja' o aquario e sim eu sei que o akadama eh substrato inerte, eu tenho no meu aquario, so' perguntei se devia meter akadama por cima do substrato fertil ou areia.. ou é igual para as plantas de tapete ? eu prefiro a akadama, mas isso sou eu pessoalmente nunca tentei fazer um tapete com areia, por isso não sei se é possivel Citar
cajo5 Publicado: Janeiro 11, 2012 Autor Publicado: Janeiro 11, 2012 eu prefiro a akadama, mas isso sou eu pessoalmente nunca tentei fazer um tapete com areia, por isso não sei se é possivel e que akadama eh que aconselhas, ja' agora .. assim mais as bolitas ou um com umas bolitas bue pequenas ? Citar
cajo5 Publicado: Janeiro 11, 2012 Autor Publicado: Janeiro 11, 2012 bem fui hoje ver o aquario, tava pa tirar foto mas quando reparei tinha deixado o telemovel no carro :/ a lampada em questão é uma lampada de 11 watts pl.. em principio vou por outra lampada, para fazer um tapete num aquario de 60 mas parece me que tem ou 40 ou mais de altura, so' uma nao chega -.-' Citar
Recommended Posts