Tiago Sabino Publicado Janeiro 8, 2012 Publicado Janeiro 8, 2012 (editado) Boas. Desde que descobri este fórum já esclareci dúvidas importantes que tinha, quer por consulta quer por perguntar aos membros . Uma das dúvidas que me ficou esclarecida foi a utilidade do carvão activado no filtro. Visto que a principal utilidade é a limpeza dos medicamentos inseridos, e que uma das desvantagens é que retira nutrientes benéficos para as plantas, retirei-o do meu filtro. No entanto agora fiquei com aquele espaço vazio e queria preencher com materiais filtrantes, a minha pergunta é, que materiais filtrantes posso e devo utilizar? Já vi que porcelanas que se vendem no chinês mesmo para filtros servem, esponjas, também li algures que algodão branco dá, mas não tenho a certeza. Que me aconselham? O espaço é pequeno visto ser um filtro interno num aquário de 15 L (muito pequeno e a troika não me deixa comprar outro lol). Cumprimentos Editado Janeiro 8, 2012 por Tiago Sabino Citar Nano 20 L Feedback (para consultar e responder)
Tiago Sabino Publicado: Janeiro 9, 2012 Autor Publicado: Janeiro 9, 2012 Então ninguém? Citar Nano 20 L Feedback (para consultar e responder)
NunesRui Publicado: Janeiro 9, 2012 Publicado: Janeiro 9, 2012 Boas Tiago, Podes comprar materiais filtrantes de cerâmica estes por exemplo (http://www.pet4you.n...-ehfi-mech.html) que vão provocar uma depuração biológica da água eliminando assim poluentes.Ou podes optar por lã filtrante (http://www.pet4you.n...-ehfisynth.html)sendo este método de filtragem mecanica, mas com caspacidade ainda assim de criar uma colonia de bactérias. Citar
Tiago Sabino Publicado: Janeiro 9, 2012 Autor Publicado: Janeiro 9, 2012 Boas Tiago, Podes comprar materiais filtrantes de cerâmica estes por exemplo (http://www.pet4you.n...-ehfi-mech.html) que vão provocar uma depuração biológica da água eliminando assim poluentes.Ou podes optar por lã filtrante (http://www.pet4you.n...-ehfisynth.html)sendo este método de filtragem mecanica, mas com caspacidade ainda assim de criar uma colonia de bactérias. Obrigado Nunes Rui é isso então que vou usar Citar Nano 20 L Feedback (para consultar e responder)
CaptainStuck Publicado: Janeiro 9, 2012 Publicado: Janeiro 9, 2012 Boas tiago, Se disseres qual o filtro e quais as matérias filtrantes que já lá tens é mais fácil. eu aconselharia a colocares esponja e cerâmicas. se já tiveres esponja, adicionarias um saquinho de cerâmicas tipo siporax mini: cumps Citar Os meus aquáriosInto The Wild...CocoBlackWoodAqua de Guppys
Tiago Sabino Publicado: Janeiro 9, 2012 Autor Publicado: Janeiro 9, 2012 Boas tiago, Se disseres qual o filtro e quais as matérias filtrantes que já lá tens é mais fácil. eu aconselharia a colocares esponja e cerâmicas. se já tiveres esponja, adicionarias um saquinho de cerâmicas tipo siporax mini: cumps Boas, o filtro é um pennplax cascade 300 e neste momento só tenho lá a esponja. Qual o valor desse saquinhos? Citar Nano 20 L Feedback (para consultar e responder)
CaptainStuck Publicado: Janeiro 9, 2012 Publicado: Janeiro 9, 2012 Boas ao certo não sei, mas não ultrapassa os 3 euros. cumps Citar Os meus aquáriosInto The Wild...CocoBlackWoodAqua de Guppys
Jorge N. Ferreira Publicado: Janeiro 9, 2012 Publicado: Janeiro 9, 2012 E com 3 euros compra-se lã filtrante até vir "a mulher da fava rica" Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Tiago Sabino Publicado: Janeiro 9, 2012 Autor Publicado: Janeiro 9, 2012 LOL obrigadão. Já agora, aconselham lã filtrante em conjunto com cerâmicas ou só cerâmicas chega visto que já tenho esponja e uma meia de senhora (para proteger os futuros hóspedes camarões lol)? Citar Nano 20 L Feedback (para consultar e responder)
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 9, 2012 Publicado: Janeiro 9, 2012 Lã branca ajuda muito a reter muita coisa que anda na água. Utiliza as duas coisas. Sent from my MT15i using Tapatalk Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
CaptainStuck Publicado: Janeiro 9, 2012 Publicado: Janeiro 9, 2012 Mas ao meteres só filtração mecânica não estás a disponibilizar muito espaço para uma boa filtração biológica, coisa que estas cerâmicas fazem, e bem! Eu optaria por uma filtração feita inicialmente por uma parte mecânica(esponja ou lã) e depois passava para a filtração biológica por cerâmicas ou algo do género que desse para uma boa colonização das baterias nitrificantes. abraços Citar Os meus aquáriosInto The Wild...CocoBlackWoodAqua de Guppys
Tiago Sabino Publicado: Janeiro 9, 2012 Autor Publicado: Janeiro 9, 2012 Lã branca ajuda muito a reter muita coisa que anda na água. Utiliza as duas coisas. Sent from my MT15i using Tapatalk Ok vou tratar disso brevemente Citar Nano 20 L Feedback (para consultar e responder)
Tiago Sabino Publicado: Janeiro 9, 2012 Autor Publicado: Janeiro 9, 2012 Mas ao meteres só filtração mecânica não estás a disponibilizar muito espaço para uma boa filtração biológica, coisa que estas cerâmicas fazem, e bem! Eu optaria por uma filtração feita inicialmente por uma parte mecânica(esponja ou lã) e depois passava para a filtração biológica por cerâmicas ou algo do género que desse para uma boa colonização das baterias nitrificantes. abraços Sim a filtração biológica era a minha dúvida quando abri este post. Tenho de procurar essas saquetas de cerâmicas. Já agora, essas mini saquetas encontram-se facilmente em muitas lojas de animais ou só em lojas mais especializadas em aquariofilia? Citar Nano 20 L Feedback (para consultar e responder)
CaptainStuck Publicado: Janeiro 9, 2012 Publicado: Janeiro 9, 2012 (editado) Encontram-se facilmente sim, eu sugeri estas cerâmicas, por já virem em saquinhos e serem mais baratas, mas podes optar por as anéis de cerâmica maiores e colocares num saco, ou numa meia de senhora... abraços Editado Janeiro 9, 2012 por CaptainStuck Citar Os meus aquáriosInto The Wild...CocoBlackWoodAqua de Guppys
Tiago Sabino Publicado: Janeiro 9, 2012 Autor Publicado: Janeiro 9, 2012 (editado) OK eu compro as mini porque li algures que são mais indicadas para filtros pequenos por terem maior área total, logo podem alojar mais bactérias. Obrigado pelas respostas Editado Janeiro 9, 2012 por Tiago Sabino Citar Nano 20 L Feedback (para consultar e responder)
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 9, 2012 Publicado: Janeiro 9, 2012 Será? Há diferentes cerâmicas e uma cerâmica com maior área pode não albergar mais bactérias. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Tiago Sabino Publicado: Janeiro 9, 2012 Autor Publicado: Janeiro 9, 2012 Será? Há diferentes cerâmicas e uma cerâmica com maior área pode não albergar mais bactérias. Li num site que esta cerâmica mini é mais porosa que a outra e por isso pode albergar mais bactérias, mas só é indicada para filtros pequenos, porque para filtros grandes pode colmatar, e por isso perde a eficiência que a porosidade extra lhe dá. Citar Nano 20 L Feedback (para consultar e responder)
Recommended Posts