Recommended Posts

Publicado

Boas,

Estou a começar a montar o meu aquário e antes de comprar os peixes quero fazer a ciclagem como deve ser.

Não tenho água de nenhum aquário antigo já ciclado, portanto tenho que começar do ínicio. As minhas dúvidas são as seguintes:

1) Que técnicas existem para fazer o ciclo do azoto de forma simples? Introduzir comida no áquario? Colocar folhas ou plantas velhas?

2) Quanto tempo demora, mais ou menos, esse ciclo nessas condições?

3) Preciso de ir controlando e fazendo testes à agua para perceber quando é que o ciclo está completo. Que testes me aconselham a comprar não só para esta fase, mas também para a manutenção posterior? Tiras? Gotas? Testes 5 em 1? Que Marcas?

Agradeço a vossa ajuda.

Publicado:

Andei a pesquisar os testes de água e já percebi que mais vale comprar gotas do que tiras, porque uma tira faz logo vários testes o que se pode tornar um desperdicio. O preço não é assim tão diferente e as gotas parece que são muito mais precisas.

Agora algúem me pode dizer qual a melhor marca para comprar gotas? Aquili? Sera? Tetra? JBL?

Em relação ao ciclo do azoto ainda ando um pouco ás aranhas, mas jáenchi o aquário e deitei para lá alguma comida para se decompor... espero que não esteja a fazer nenhuma asneira, mas de qualquer modo só daqui a umas 3 semanas é que devo ir comprar os peixes.

Publicado:

Boas Pedro,

Eu comprei os da API e estou relativamente satisfeito, o da JBL do fosfato gostei muito da forma de comparação da coloração que é sempre a meu ver o ponto fraco de qualquer teste.

Sim deixa o aqua ir criando as bacterias necessárias para o ciclo, podes ir adicionando um pouco não muitode comida :)

É só ter paciência :)

Pedro

Publicado:

Obrigado pela resposta.

Não querendo gastar muito dinheiro nesta fase estou inclinado para aqueles kits com todos os testes em vez de comprar um individual de cada. Sai mais barato e sempre me dá uma ideia mais geral dos testes.

Quanto ao ciclo, já lá coloquei um pouco de comida e agora é ir esperando. Só não sei bem como é que vou perceber se o ciclo já acabou ou não.

Publicado:

Olá pedro.m.p.silva

O ciclo nunca acaba :P tal como o nome da palavra indica é cíclico, ou seja, vai haver sempre oscilações mediante o volume da fauna, decomposição de materiais diversos... O que realmente importa é que não haja picos excessivos quando a fauna estiver lá dentro e colocando comida dia sim dia não durante alguns dias ao fim de 30 dias tens a certeza que foram criadas as condições para introduzires a fauna com a mínima segurança, atenção que devemos colocar pouca fauna de cada vez, pois o aumento brutal de peixes provoca o aumento de alimentação e aí virá um pico que não se pretende....

Publicado:

Olá Hugo R. Silva, obrigado pela resposta.

Sim, eu sei que o ciclo por definição não acaba, claro que me estava a referir ao periodo inicial em que a amonia e os nitritos desaparecem para dar lugar aos nitratos e consequentemente tornar-se minimamente seguro começar a introduzir os peixes. :)

Agora houve aí uma parte da tua resposta que me chamou a atenção: "colocando comida dia sim dia não durante alguns dias ao fim de 30 dias tens a certeza que foram criadas as condições para introduzires a fauna com a mínima segurança". Isto significa que bastará colocar comida durante uns dias no periodo inicial? Durante uma semana ou duas? E depois deixo de colocar?

Já agora, falando dos testes de água, será prudente realizar testes, digamos 1 por cada 3/4 dias (a partir de 15 dias do inicio) para controlar se os "picos" já passaram?

Obrigado pela vossa ajuda.

Publicado:

Honestamente, como o hugo disse a maneira mais barata mesmo é passares 30dias a olhar para o aquário vazio. Estes testes iniciais acabam por ser desnecessários, se tiveres paciencia ao fim desse tempo ja podes ir colocando a fauna, aos poucos e espaçadamente no tempo.

Abraços

Publicado:

Se é cíclico terás que alimentar a colónia de bactérias para elas não entrarem em colapso, como tal tens que colocar periodicamente.

Coloquei durante alguns dias pois não será preciso esperar 30 dias certos, mais coisa menos coisa...

Publicado:

Bem, eu tenho paciência. :) Até ao fim do mês não tinha previsto comprar os peixes, portanto acaba por bater certo com a evolução do ciclo.

Só outra pergunta... nesse periodo não preciso de fazer TPA nem limpeza do fundo do aquário para não desestabilizar a criação da colonia das bactérias, certo? Ou há circunstâncias em que convirá fazer?

Publicado:

Boas Pedro,

Vai depender da flora que tens, eu fiz TPA's diarias para ir compensando a flora, atrasa o ciclo mas é benefico para as plantas.

Pedro Gil

Publicado: (editado)

Com ciclo ou sem ciclo deverás ter sempre à mão e da minha referência marca JBL

Amónia

Nitrititos

Nitratos

Fosfatos

Isto porquê?

Caso haja uma alteração no comportamento dos peixes, doença, fragilidades, criação de instabilidade só através de dos testes de Amónia, Nitritos e às vezes Nitratos chegas lá.

Caso comeces a ter problemas com algas terás de ter os testes de Nitratos e Fosfatos

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

• 5 semanas depois...
Publicado:

Bem, esperei quase 1 mês até ter completado o ciclo do azoto e fui finalmente comprar os meus peixinhos Tanichtys Albonubes. Esperava comprar 6, mas preferi comprar apenas 4 para ver se a coisa corria bem, mas a verdade é que já estou com problemas.

Um dos peixes, ao fim de 3 dias (hoje) começou a afastar-se do grupo e andar devagarinho pelo fundo, tentando esconder-se. Já perdeu as cores garridas e tem um nadar algo errático e perda de apetite. Os outros continuam bem e cheios de cor.

Já fiz alguns testes à agua e tudo me parece bem. A amónia e os nitritos estão a 0 e o pH está entre 7 e 7,5. A temperatura da água está nos 18.5º (já sei que vão aparecer pessoas a dizer que devia comprar um termostato e ter a temperatura a 23º ou 24º, mas fiz muita pesquisa sobre estes peixes e a minha decisão de manter o aquário com agua à temperatura ambiente foi muito ponderada).

Comprei os peixes na Aquahobby em Alfragide e não havia peixes mortos ou doentes no aquário, embora os mantivessem a 24º (o que na minha opinião é um erro, porque todas as informações que obtive apontam para que estes peixes prefiram temperaturas entre os 18º e os 22º), mas ainda assim tive que esperar quase 2 horas até a temperatura da água do saco ter atingido os 19º e fiz o procedimento de adaptação de uma água à outra.

Neste momento não sei bem o que fazer, porque não compreendo o que tem o peixe. Não tem pintas brancas, nem outro tipo de sintomas excepto aqueles que já disse.

Alguém tem alguma dica para me dar?

Obrigado.

Publicado: (editado)

Boas, parabéns pela organização de ideias, pelo estudo, pela objectividade e pela paciencia, é de enaltecer.

Bem, esperei quase 1 mês até ter completado o ciclo do azoto e fui finalmente comprar os meus peixinhos Tanichtys Albonubes. Esperava comprar 6, mas preferi comprar apenas 4 para ver se a coisa corria bem, mas a verdade é que já estou com problemas.

Muito bem jogado da tua parte em optares apenas por 4, devagar e com calma as coisas funcionam bem melhor.

Um dos peixes, ao fim de 3 dias (hoje) começou a afastar-se do grupo e andar devagarinho pelo fundo, tentando esconder-se. Já perdeu as cores garridas e tem um nadar algo errático e perda de apetite. Os outros continuam bem e cheios de cor.

Já fiz alguns testes à agua e tudo me parece bem. A amónia e os nitritos estão a 0 e o pH está entre 7 e 7,5. A temperatura da água está nos 18.5º (já sei que vão aparecer pessoas a dizer que devia comprar um termostato e ter a temperatura a 23º ou 24º, mas fiz muita pesquisa sobre estes peixes e a minha decisão de manter o aquário com agua à temperatura ambiente foi muito ponderada).

A especie em si de facto coabita bem com temperaturas a rondar os 18 graus, falta saber é se durante a noite ou em dias mais frios ela não desce demasiado.

Não vejo problema em os teres a 18ª, mas vejo com bons olhos a compra de um termoestato que se ligue apenas se ela baixar dos 18.

Por vezes os animais por mais cuidados que tenhamos, podem não aguentar a mudança de águas, existe sempre uma probabilidade de haver baixas durante o processo e a culpa pode não ser tua, por mais cuidados que tenhas.

Se me dizes que não existe amonia nem nitritos parece me que o ciclo está estável. A nível de nitratos como está a coisa? Não teras os Nitratos muito elevados?

Notas para além da perda de cor (o que em si já é um sintoma de que o animal não está bem), mais algum sintoma? Escamas eriçadas? Olhos esbugalhados? Guelrras vermelhas?

Sendo que é apenas um, pode não ser nada, pode ser infelizmente uma situação que passe pelo animal simplesmente não se ter conseguido adaptar, e se os restantes estão bem aparentemente, pode mesmo ser isso.

Não queres meter uma foto do animal?

Editado por Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

Julius, obrigado pela tua resposta.

Parece impossível, mas não consigo tirar nenhuma foto decente do peixe, acho que preciso de uma reciclagem a utilizar a máquina fotográfica digital, porque fica sempre desfocado. cabecadura

Acabei por não comprar os testes dos nitratos, porque faço todas as semanas as TPA's de cerca de 30% do aquário. Ainda não a tinha feito desde que comprei os peixes (há 3 dias), portanto fui já fazer uma TPA e passei uma parte da água para um pequeno aquário hospital que tenho para o caso de ser preciso afastá-lo dos outros.

Entretanto, o peixinho já mostra outra atitude... embora continue muito menos colorido que os outros, mas deixou de andar só no fundo e já acompanha o cardume nas "correrias" pelo aquário com um nadar muito mais fluido.

Não apresenta mais nenhum sintoma. Se calhar é mesmo a questão dos nitratos que possa estar alta, vamos ver se com a TPA há alterações.

Publicado:

Sim o TPA aprior pode ter ajudado, vai dando noticias;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

Boas,

Já repeti a TPA mais uma vez, mas os resultados foram nulos. Aquele peixe, especificamente, não tem cores e passa muito tempo escondido e quase sempre no fundo do aquário, mas há momentos largos em que anda todo contente com o resto do cardume, vem a superficie, come normalmente e faz sprints por pedaços de comida.

Os outros continuam sem qualquer tipo de sintoma, por isso decidi fazer uma tentaiva de manter 2 ecossistemas diferentes. Tenho um aquário hospital, pequeno, onde decidir colocar o peixe mais fraquinho e em relação ao qual vou ter uma atenção diária à qualidade da água para ver se ganha algumas cores e muda a atitude. Custa-me fazer isto, porque estes peixes gostam de cardume... e ficar sozinho deve ser ainda mais problemático, mas quero ver se reage bem à água diferente.

Qualquer outra dica é bem-vinda!

Publicado:

Para ser um problema de Nitratos teriam de estar a um valor muito elevado, coisa que TPA's de 30% semanais não permitem. A situação pode ser como o Julius disse de algum problema de adaptação ao pH, Temperatura ou outro fator da tua água ou simplesmente um problema de saúde desse peixe especificamente e não teu. Há sempre peixes mais saudáveis que outros

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:

Está num aquário hospital onde a temperatura está um pouco mais quente (+1,5º) porque está numa sala de maior uso e mais quente... só não fiz ainda a comparação do PH. Para já, está muito mexido, mas continua sem qualquer coloração. Vou alimentá-lo daqui a pouco para ver como se dá sem competição para a comida.

Publicado:

Bem... a situação entretanto não mudou muito, estou um bocado frustrado por as minhas tentaivas de medidas correctivas não estarem a dar resultados práticos.

- O peixe "doente" está no aquário hospital há quase 3 dias onde estou a fazer TPA's dia sim/dia não. A verdade é que não lhe noto quaisquer melhorias, ou seja, continua todo branquinho (sem as cores vermelhas nas barbatanas) e com pouco apetite... não vem comer à superficie, embora nade com muito vigor pelo aquário.

- Os outros peixes continuam felizes e coloridos no aquário principal onde não estou a fazer mais TPA's que o normal semanal.

Neste momento, começo a inclinar-me mais para a questão da adaptação ao pH, porque a água aqui é muito alcalina e está entre os 7.5 e os 8.0 (antes tinha dito que estava entre 7.0 e 7.5, mas porque tinha lido mal o teste). Já testei o pH da água dos garrafões que encho da torneira e é exactamente igual ao do que está no aquário.

O que me aconselham para baixar o pH? Um daqueles troncos? É que não quero usar produtos para meter na água, prefiro algo mais natural e automático.

Publicado:

Boas... acabei por comprar um tronco para baixar o pH e coloquei-o no aquário hospital e o peixe rapidamente começou a ganhar alguma cor quando o pH ficou mais normal, só que o tronco é muito grande para o aquário hospital e em 24h transformou o pH de 8 em 6.5, por isso retirei-o e coloquei-o no aquário principal ondes os peixes continuam a dar-se bem e onde também recoloquei o peixe que estava à parte.

Resultado: o peixe (fêmea) reinserido tem sido alvo de atitudes de bullying do macho, mas tem reagido bem... está sempre a fugir dele e está muito activa, mas também está a ganhar alguma cor.

O único problema do tronco é que flutua. :wacko: Para já prendi-o no fundo com as pedras, mas será que com o tempo se vai manter no fundo?

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!