Recommended Posts

Publicado

Olá amigos,

Sou iniciante na aquariofilia, após estudar bastante no fórum, estava disposto a me iniciar no ramo com um aqua plantado. Antes de comprar os equipamentos, achei prudente obter um teste de pH, para verificar qual tipo de água eu tinha na torneira de casa. Com o teste descobri que a água é ácida, aparentando estar entre os 6,5 e 6,8. Fiquei preocupado, pois a maioria dos setups que vi no fórum são de aquas com cerca de 7,5 de pH, e verifiquei que o processo de mudança é bem dificultoso e não aconselhável, ainda mais para um iniciante.

Sou brasileiro e moro no Rio de Janeiro, gostaria de sugestões quanto a fauna e flora que se adaptem com este tipo de água, salientando que aqui faz muito calor. Bem como as dimensões ideais para esse tipo de aqua.

Agradeço a todos desde já pela ajuda, um Grande abraço,

Sala.

Publicado:

Olá Salada,

acho muito prudente a decisão que tomaste, meus parabéns, há pessoal que se manda logo à maluca a comprar peixes etc mas tu estás no óptimo caminho :)

Olha, se tens a água assim, o melhor mesmo é não colocar químicos na água, por isso podes optar por um biótopo amazónico, visto que os peixes da baía do amazonas gostam de águas assim ácidas. Tens por exemplo os escalares, ramirezis, apistos, corydoras, néons e mesmo os discus (peixe não aconselhado para iniciantes). Estes peixes gostam de temperaturas altas :)

As plantas, tem de ser algo que aguente essas temperaturas, preferencialmente amazónicas.

Em relação às dimensões ideais para um aquário, este quer-se sempre o maior que o nosso dinheiro pode comprar ;) mas tenta não começar com nada inferior a 60lts. Eu comecei com um de 60lts, passei para um de 120lts, e já vou num de 300lts :) é um vício :)

espero ter ajudado,

**

Publicado:

Oi Filipa!

Muito obrigado pela resposta, passarei a estudar então sobre o biótopo amazônico, o legal que ele tem um visual que me agrada bastante. Estava pensando em algo em torno de 120 a 150 lt. Espero poder em breve, mostrar fotos do meu aqua ciclando aqui no fórum.

Um grande abraço,

Sala.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!