barrel_stuf Publicado Janeiro 7, 2012 Publicado Janeiro 7, 2012 Boas, Vou montar um plantado a sério e estive a ver os custos de um sistema de CO2. São MUITO elevados. Felizmente surgiu outra opção: o carbono líquido. Há quem diga que sai mais caro a longo prazo, mas se fizerem os cálculos, tendo eu um aquário de 130 litros reais, não é bem assim. Porque um sistema de CO2 custa mais de cem euros (um fraquito), e depois vêm as recargas... Por outro lado, 500ml de Flourish Excel custam 16 euros e duram por mais de 5 meses no meu aquário. Penso que neste caso é muito mais rentável utilizar carbono líquido. - Para o foreground utilizarei de certeza eleocharis parvula e acicularis em mistura, para fazer tapete. - Mais em segundo plano, hydrocotyle sibthorpioides imediatamente à frente e um pouco entre as dragon stone localizadas do lado esquerdo. Blixa japonica entre as rochas, e imediatamente por traz das rochas rotala wallichii. - Para último plano talvez uma mistura entre rotala green, rotala rotundifolia, eriocaulon setaceum, limnophila aromatica e proserpinaca palustris. Há algum problema entre alguma das plantas e o Excel? Quanto ao layout, tenho um pequeno problema, que é a transição tapete/segundo plano/último plano do lado direito que está desocupado(e assim ficará). Sugestões para efeitos com plantas? (sugiram outras plantas ao vosso gosto, se necessário) Cumprimentos Citar
Diogo Paulo Publicado: Janeiro 7, 2012 Publicado: Janeiro 7, 2012 Boas, Se queres montar um plantado a sério, tens obrigatóriamente de ter um sistema de CO2 Pressurizado, o carbono liquido não substitui o pressurizado. O sucesso de um plantado também depende de outros factores, nomeadamente a iluminação, substrato, filtragem, fertilizações. Indica todo o material tecnico correspondente aos campos que eu indiquei acima, para te tentarmos ajudar. Cumps Citar
barrel_stuf Publicado: Janeiro 7, 2012 Autor Publicado: Janeiro 7, 2012 Com que conhecimento dizes que um plantado a sério necessita de CO2 pressurizado, sendo este insubstituível? Sabes as diferenças entre o carbono líquido e o CO2, e se sabes, quais são os pontos negativos? Alguma vez tentaste alimentar um plantado só com carbono líquido? Qual a diferença no aproveitamento que as plantas fazem do carbono líquido vs o CO2? Citar
Diogo Paulo Publicado: Janeiro 7, 2012 Publicado: Janeiro 7, 2012 Boa Noite barrel_stuf, Quando dizes que queres montar um plantado a sério, estás a falar concretamente em quê? High-Tech? Low-Tech? Eu presumi que fosse um high-tech, neste caso é praticamente impossível de manter um plantado saudável só com o carbono liquido. Tens vários contras como as flutuações dos valores de co2 e manteres os 30 ppm. O carbono liquido é normalmente aconselhado pelas marcas como um suplemento para as plantas Num low-tech, acredito que te safes só com carbono liquido, há aqui malta do fórum a utilizar este método, mas também depende da luz que tiveres. Cumps Citar
barrel_stuf Publicado: Janeiro 7, 2012 Autor Publicado: Janeiro 7, 2012 Boas, As plantas são as que disse, o aquário tem 130 litros reais e terá 110 W de iluminação. O carbono líquido não tem nada a ver com a concentração em ppm do dióxido de carbono. Não altera de maneira alguma o pH, nem nada. As plantas apenas se limitam a extrair o carbono da substância. O controlo apenas é relativo(baseia-se na frequência da utilização e na quantidade utilizada), porque não há maneira de medir a sua concentração na água. Citar
manuel2009had Publicado: Janeiro 7, 2012 Publicado: Janeiro 7, 2012 Provavelmente vais ter luz a mais para o uso do excel. O sistema de co2 é muito mais barato desde que uses uma electrovalvula para cortar o co2 quando tens a luz desligada no entanto o equipamento é caro mas carregar as botijas é barato e duram muito tempo. Pior ainda é que tens de adicionar o excel todos os dias ou no maximo dia sim dia não....quando fores de ferias como fazes ? A meu ver vais por um atalho que te vai trazer muitos dissabores e levar-te a desistir. Citar
Diogo Paulo Publicado: Janeiro 7, 2012 Publicado: Janeiro 7, 2012 Boas, As plantas são as que disse, o aquário tem 130 litros reais e terá 110 W de iluminação. O carbono líquido não tem nada a ver com a concentração em ppm do dióxido de carbono. Não altera de maneira alguma o pH, nem nada. As plantas apenas se limitam a extrair o carbono da substância. O controlo apenas é relativo(baseia-se na frequência da utilização e na quantidade utilizada), porque não há maneira de medir a sua concentração na água. Boas, Não fazia a mínima ideia mas obrigado por partilhares esta informação. Tens é de ter cuidado com essa luz pois luz intensa acelera o metabolismo das plantas e o carbono é rapidamente consumido. Mas mesmo assim compensa-te monetariamente o uso carbono liquido em vez do Co2 pressurizado? Penso que será mais difícil controlares o consumo de carbono por parte das plantas e a deficiência de carbono resulta em algas. Cumps Citar
Diogo Paulo Publicado: Janeiro 7, 2012 Publicado: Janeiro 7, 2012 Provavelmente vais ter luz a mais para o uso do excel. O sistema de co2 é muito mais barato desde que uses uma electrovalvula para cortar o co2 quando tens a luz desligada no entanto o equipamento é caro mas carregar as botijas é barato e duram muito tempo. Pior ainda é que tens de adicionar o excel todos os dias ou no maximo dia sim dia não....quando fores de ferias como fazes ? A meu ver vais por um atalho que te vai trazer muitos dissabores e levar-te a desistir. Citar
barrel_stuf Publicado: Janeiro 7, 2012 Autor Publicado: Janeiro 7, 2012 Yap, é verdade, mas compensa. Agora, o maior problema é com as férias e com a medição relativa da concentração. De qualquer maneira, descobri um kit co2 pastilhas aqui na gaveta, ainda cheio, e vou compensar. Citar
barrel_stuf Publicado: Janeiro 7, 2012 Autor Publicado: Janeiro 7, 2012 Depois também tenho a opção do CO2 caseiro, mas bem feito! Alguém experiente consegue dizer-me quais as peças que necessito para regular, etc, num sistema CO2 caseiro? Cumprimentos Citar
nelsomsdias Publicado: Janeiro 8, 2012 Publicado: Janeiro 8, 2012 (editado) ola o unico sistema caseiro regulavel que conheço é com acido muriatico........mas atençao com o acido, embroa de pra controlar o fluxo de gas , abrir fechar e afinar a nossa maneira , nao deixa de ser um acido....... em contacto com a agua sai agua salgada, o que ja me aconteceu de encher a casa com a mistura , nada bom, portanto deve ser tido em conta a pressao que o sistema adquire e a sua segurança http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=125338 cumps Editado Janeiro 8, 2012 por nelsomsdias Citar
barrel_stuf Publicado: Janeiro 8, 2012 Autor Publicado: Janeiro 8, 2012 (editado) Estou a pensar mandar vir uma válvula anti-retorno, uma válvula de regulação, tubo e uma pedra difusora(tudo para bombas de ar). O resto arranjo em casa. Alguém me sabe explicar para que serve ter uma garrafa inicial da reacção e depois outra com água onde o CO2 se dissolve em primeiro lugar, e só depois avança para o aquário? Abraço Editado Janeiro 8, 2012 por barrel_stuf Citar
Diogo Paulo Publicado: Janeiro 8, 2012 Publicado: Janeiro 8, 2012 Estou a pensar mandar vir uma válvula anti-retorno, uma válvula de regulação, tubo e uma pedra difusora(tudo para bombas de ar). O resto arranjo em casa. Alguém me sabe explicar para que serve ter uma garrafa inicial da reacção e depois outra com água onde o CO2 se dissolve em primeiro lugar, e só depois avança para o aquário? Abraço Boas, É para impedir que a mistura suba pelo tubo e entre no aquário, com 2 garrafas é mais seguro pois se a mistura subir pelo tubo, entra só na segunda garrafa e não no aquário. Cumps Citar
manuel2009had Publicado: Janeiro 8, 2012 Publicado: Janeiro 8, 2012 Alem disso faz de conta gotas. Citar
vale Publicado: Janeiro 8, 2012 Publicado: Janeiro 8, 2012 Boas, O co2 caseiro sendo feito em garrafas plásticas não dá para regular, mas se em vez de usar-mos plastico usar metal funciona muito bem. Tenho um amigo que fez um diy, funciona 8h por dia e dá para +/- um mês, consegue inclusive regular a saída do co2. Cumpr. Sérgio vale Citar Plantado VS Discus
barrel_stuf Publicado: Janeiro 8, 2012 Autor Publicado: Janeiro 8, 2012 Dá para regular, com a válvula. Citar
pmpg98 Publicado: Janeiro 8, 2012 Publicado: Janeiro 8, 2012 Boas, No sistema caseiro não, senão a pressão sobre a garafa de refrigerante é demasiada. Pedro Citar
Geada Publicado: Janeiro 8, 2012 Publicado: Janeiro 8, 2012 Boas, se seguires a ideia de fazer co2 em recipiente de metal podes usar para controlar o fluxo uma peça que se usa nas bombas de ar que normalmente têm duas ou mais saidas. Citar
barrel_stuf Publicado: Janeiro 8, 2012 Autor Publicado: Janeiro 8, 2012 Ou seja, o que dizem é que não posso utilizar uma válvula simples para mini-bomba de ar, uma coisita que se enrosca e desenrosca, para controlar o fluxo, porque fará muita pressão na garrafa de plástico? Citar
Geada Publicado: Janeiro 8, 2012 Publicado: Janeiro 8, 2012 Era mesmo dessas que falava, mas não em plástico não podes reduzir o fluxo pois a garrafa acaba por rebentar. Com o co2 caseiro só se consegue bons resultados com muitos erros, por exemplo fazes uma receita vês o débito de co2 se for de mais reduzes a quantidade de fermento na próxima vez mas se for menos do que desejas adicionas mais fermento, outra coisa se vez que a mistura se esgota rapidamente colocas mais açúcar da próxima vez. Por esta razão é que é sempre bom ter co2 pressurizado pois controlas tudo muito melhor e sem riscos e evitas meses a tentar descobrir a receita ideal, e depois ainda tens uma desvantagem, no inverno tens de fazer uma receita e no verão outra pois a temperatura da agua varia o debito de co2.. Citar
barrel_stuf Publicado: Janeiro 9, 2012 Autor Publicado: Janeiro 9, 2012 Mas a variação não é assim tão grande que obrigue logo a mudar de receita? Ou é? Suponho que haja um largo intervalo de concentração de CO2 na água que agrade às plantas, e não será por uma variaçãozinha que as plantas vão sofrer. Cumprimentos Citar
Geada Publicado: Janeiro 9, 2012 Publicado: Janeiro 9, 2012 Eu no meu caso senti uma variação considerável, agora desde que tenho co2 pressurizado tem sido um descanso e as plantas têm desenvolvido muito melhor. Citar
nelsomsdias Publicado: Janeiro 10, 2012 Publicado: Janeiro 10, 2012 mas que soluçapo caseira de co2 falas? quimica ou de fermento? quimica controlas , fermento nao ..... como nao dizes qual é a soluçao podm estar dando te respostas pra soluçao com fermento e teres a quimica e da barraca Citar
Lucky strike Publicado: Dezembro 27, 2012 Publicado: Dezembro 27, 2012 Apesar de ser um mero iniciante, vou-me permitir e permitam-me vocês também de dar a minha opinião. Quando se falam em plantas e em layouts de fácil manutenção, falam-se em plantados que requerem pouca luz, nutrientes e CO2, vulgo low-tech. Isto é uma falsa verdade a meu ver. Porquê??? Porque efectivamente, se não fertilizar-mos nem adicionar-mos CO2 e nos contentar-mos com uma baixa iluminação (0.25-0.5W/L) as plantas não vão morrer eventualmente e vão até mostrar sinais de crescimento... MAS... MUITO DIFICILMENTE vão atingir todo o seu potencial em termos de beleza. Uma leitura atenta em vários sites, permite ver que mesmo as plantas de fácil manutenção beneficiam enormemente com boas iluminações, fertilizações e CO2. E no fundo, o que é que nós queremos??? Um aquário com plantas belas, que exibem todas as suas cores e beleza. E isso, ainda que seja com plantas de fácil manutenção, não é possível sem a tríade luz, co2 e fertilização. Um exemplo gritante disto é a evolução de uma planta que eu adoro: a Egeria densa. Esta planta é a raínha do crescimento. Mesmo em condições low-tech... ela cresce e cresce e cresce... mas daí a mostrar sinais de beleza... vai uma diferença enorme. Por isso... eu já me conformei com a ideia de que CO2 é do tipo imprescindível e uma iluminação de 0.5-1W/L é fundamental. É a minha opinião... que sou um "morcão" que anda nisto à 1 mês... mas que tenho andado MUITO interessado. Cumprimentos a todos. Citar www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525
Recommended Posts