Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas pessoal, sou novo nestas "bidas" portanto sejam meigos e nada de me dar muito nas orelhas!

Esta brincadeira já remonta a julho aquando me ofereceram um pequeno aquário, penso eu de 5l ou 7l, com 2 peixes (peço ajuda a identificar as espécies) um farol, 2 plantas de plástico e algumas pedinhas no fundo. Entretanto os meses foram passando e apeguei-me as criaturas! Confesso que nunca pensei que durassem mais do que 2 ou 3 semanas visto que so lhes presto o mais básico dos tratamentos, comer 1 a 2 vezes por dia (depende se falha a comunicação e a mulher também lhes da) troco a água umas vezes de 3 em 3 dias, outras vezes semanalmente e raramente o faço da forma correcta, deduzo que seria so trocar entre 20 a 40% da água, caso seja agua da rede deixar passar as tais 48h ou usar algum produto para controlar o cloro, resumindo tenho sido um assassino de primeira mas os peixes ainda cá andam para contar a historia!

Adiante, ontem compramos um aquário de 18l que estava a bom preço (sei que 18l é pouco mas infelizmente não a espaço para mais) fiz a mudança dos peixes, mais uma vez deduzo que terei feito asneira não? Ou podemos mudar logo os peixes sem mais nem menos....

bem agora começam as dúvidas....

visto que o aquário é maior estou a ponderar usar um filtro interno (Aquapro M 200) o que acham deste filtro? é de facil manutenção ou aconselham outros?

os peixes são de água fria, agora no inverno terei de me preocupar nas mudas de agua devido a mesma estar mais fria do que o habitual?

gostava também de por uma ou outra planta e quem sabe mais 1 ou 2 peixes, será viável?

seguem-se abaixo fotos dos peixes e do estado atual do aquário.

desculpem o testamento

1001288s.jpg

Uploaded with ImageShack.us

1001295j.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Editado por Masterbyte
Publicado:

Olá Masterbyte,

Bem vindo a este fórum. Aqui tal como eu podes aprender o necesário para poderes manter os teus peixes em boas condições e se quiseres, eventualmente evoluir neste viciante hobby.

Em relação ao teu novo aquário, já que o que julgo que pretendes é manter esses dois peixes nas melhores condições possíveis vou-te deixar alguns conselhos:

- Arranja areão para encher o fundo do aquário. Esse parece-me muito grosso. Deves meter areão de rio ou outro apropriado, mas evita apanhar na praia. (uns 4 cm de arão para que mais tarde possas introduzir umas plantas)

- O filtro que referes sendo interior vai-te roubar espeço precioso que já não é muito. Sugiro um filtro de cascata com uma capacidade de filtragem de 5 a 10 vezes a litragem do aquario. tens alguns pouco mais caros do que o que referias (ex. ELITE HUSH FILTER)

- Se gostares, depois poderás introduzir umas plantas de baixa manutenção, mas para isso necesssitarás de luz.

- Aquecer a agua não é preciso para esses pexies.

Depois vais ver que terás mais descanso e uma mudança parcial de água de 20% a 25% semanal e llimpeza de filtro deverá ser suficiente para manteres o aqua em bom estado.

Vai dando notícias!

Publicado: (editado)

Desde já obrigado pela rápida resposta! Isto agora tera que ser com calma visto so ter adqirido este aquario na terça feira. entretanto surgiram novas dúvidas....

ao por o areao, poxo colocar os peixes logo apos esta alteração? ou o material tem que ficar em repouso alguns dias?

ao montar o filtro terei que encher o aquario na totalidade? neste momento, como se vê pela foto, tem uns 4cm a 5cm livres, isto porque ainda não entendi se é o móvel ou o chao que está desnivelado.... :fart004:

alguem me consegue identificar os peixes?

cumps

Editado por Masterbyte
Publicado:

Boas,

Bem vindo;)

Relativamente ao desnivel do aquário, isso podes compensar, colocando uma placa de esferovite por baixo, ficas com o assunto resolvido quase de certeza.

Para o teu aquário, se fosse eu, colocava um areão por toda a cobertura, 1 a 2 cm de altura, mais que isso não, para não perderes espaço.

Podes arranjar umas pedritas e/ou um tronco, tudo isto arranjas numa loja de aquariofilia, não compres nas grandes superficies que não te vale a pena.

Ao comprares, compra pedras e/ou troncos face ao facto de que o aquário já tem pouco espaço.<p>Os teus peixes são Kinguios e vão precisar de um filtro que ajude a limpar a &aac

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

• 5 semanas depois...
Publicado:

Boas pessoal! Passado algum tempo ca estou novamente e com duvidas......

Bem o aquario ja evoluiu um pouco desde a ultima vez.... actualmente ja tem areao do rio (cerca de 1cm) e mais um kingiu.

agora as duvidas..... falei com um colega que em tempos ja teve peixes e este, visto ao aqua ser pequeno, aconselhou-me um filtro de fundo. Fui a loja para comprar um, mas a conselho do vendedor, o mesmo disse que não valia a pena o investimento pois o mesmo filtro todo completo iria rondar uns 15€ e que por esse preço comprava um interno melhor. Optei por um aquapro M200. Montei o filtro e tal mas o raio dos peixes nem se aproximam do mesmo!! Será que têm medo ou sera devido ao mesmo gerar muita corrente? soluçoes?

Outra questão, o vendedor ofereceu-me uma saca de 200gr de carvão activo para as primeiras limpezas, mas a pouco reparei que aquilo tem validade e expira a 26 deste mês, será que posso usar sem qualquer tipo de problema? obrigado

• 4 semanas depois...
Publicado:

Boas pessoal! Passado algum tempo ca estou novamente e com duvidas......

Bem o aquario ja evoluiu um pouco desde a ultima vez.... actualmente ja tem areao do rio (cerca de 1cm) e mais um kingiu.

agora as duvidas..... falei com um colega que em tempos ja teve peixes e este, visto ao aqua ser pequeno, aconselhou-me um filtro de fundo. Fui a loja para comprar um, mas a conselho do vendedor, o mesmo disse que não valia a pena o investimento pois o mesmo filtro todo completo iria rondar uns 15€ e que por esse preço comprava um interno melhor. Optei por um aquapro M200. Montei o filtro e tal mas o raio dos peixes nem se aproximam do mesmo!! Será que têm medo ou sera devido ao mesmo gerar muita corrente? soluçoes?

Outra questão, o vendedor ofereceu-me uma saca de 200gr de carvão activo para as primeiras limpezas, mas a pouco reparei que aquilo tem validade e expira a 26 deste mês, será que posso usar sem qualquer tipo de problema? obrigado

Filtro de fundo: asneira!

Filtro interno aquapro 200 l/h num aquário de 7 litros: asneira!

Carvão activado: asneira!

Soluções: teres seguido os conselhos que te dei, mas que pelos vistos não serviram para nada!

• 2 semanas depois...
Publicado:

Filtro de fundo: asneira!

Filtro interno aquapro 200 l/h num aquário de 7 litros: asneira!

Carvão activado: asneira!

Soluções: teres seguido os conselhos que te dei, mas que pelos vistos não serviram para nada!

Antes de mais boa tarde.... Já deu para entender o porqué do pessoal novo "desaparecer" todo.... Como no inicio da thread referi, Sou novo por aqui, agradeço a todos os que quizeram ajudar! Mas também acho que tu, em especial, devias ter mais calma e acima de tudo alguma contençao nos reparos que fazes!

Filtro de fundo não foi colocado!

Filtro de cascata obrigava a que o aquario ficasse aberto e de momento isso não me interessa

Filtro de 200l\h acho que segue os conselhos que foram dados (10x a litragem do aquario, visto que o mesmo tem 18l brutos é facil tirar conclusões)

Carvão activado se é bom ou não, ainda não sei pois não testei o filtro sem o mesmo, o que é certo é que com o filtro a agua ao fim do 1º mes estava "como nova" so troquei por descargo de consciencia, mas vou começar a aumentar o tempo das trocas para ver o maximo que o filtro permite e aguenta.

Quanto ao resto, os 3 habitantes estão de boa saude, coabitam sem problemas e acima de tudo gosto do aquario como esta!

Cumps

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!