ricpurple Publicado Fevereiro 18, 2005 Publicado Fevereiro 18, 2005 Olá a todos, Tenho uma dúvida que gostava de ver esclarecida. Tenho vindo a utilizar o REEF ADVANTAGE CALCIUM da Seachem, uma vez que uso água da torneira e este não tem ph cáustico. Adquiri o suplemento da REDSEA, CALCIUM 3+ que contém uma série de oligoelementos. Dúvida: Substituirá este suplemento o ADVANTAGE usado antigamente? Obrigado.
João Cotter Publicado: Fevereiro 18, 2005 Publicado: Fevereiro 18, 2005 Olá Ricardo, O Reef Advantage Calcium é fundamentalmente constituído por cloreto de cálcio. Espero que não o estivesses a administrar sózinho sem controlar bem a alcalinidade e doseando também alguma coisa para subir a alcalinidade, senão estás a provocar um desequilíbrio, precipitando alcalinidade e elevando demasiado o cálcio. uma vez que uso água da torneira e este não tem ph cáustico. Desculpa-me mas não percebi a relação entre o produto em causa e o pH da água da torneira Quanto ao produto da RedSea, faz o mesmo que o anterior (embora suponha que com uma menor concentração) e adiciona estrôncio, molibdénio e iodo. Volto a insistir para não adicionares cálcio às cegas sem uma contrapartida de carbonatos para elevação do KH, senão terás aí um desequilíbrio que demorará a corrigir, para não falar no que aconteceria aos corais e coralina. Já mediste os cálcio e o KH? Quanto aos outros elementos do produto, ou fazes medições ou, na minha opinião, é arriscado estar a adicionar às cegas. Para este tipo de elementos prefiro fazer TPA's para repô-los. É mais seguro. Abraços João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
ricpurple Publicado: Fevereiro 18, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 18, 2005 Olá João, Em relação à água da torneira, o que eu queria dizer é que, uma vez que a uso (e não osmose), estava a usar um produto com ph não caustico, em vez de o puro hidróxido de calcio. para não desiquilibrar as coisas. A dúvida surgiu porque acabei o Advantage e não sabia se era substituível pelo Calcium 3+Faço regularmente testes ao calcio e à dureza, e tem estado tudo bem. Uso tb o buffer da redsea para compensar e o Trace para o resto dos oligoelementos. Achas mal? Não se devem usar suplementos uma vez que não vou ao mar? Faço tb semanalmente TPA's de cerca de 10%. Obrigado e um abraço.
João Cotter Publicado: Fevereiro 19, 2005 Publicado: Fevereiro 19, 2005 Em relação à água da torneira, o que eu queria dizer é que, uma vez que a uso (e não osmose), estava a usar um produto com ph não caustico, em vez de o puro hidróxido de calcio. para não desiquilibrar as coisas.Ok, já estou a ver. Sim, assim não podes fazer kalkwasser e terás de arranjar outra forma para repor cálcio e alcalinidade.A dúvida surgiu porque acabei o Advantage e não sabia se era substituível pelo Calcium 3+Faço regularmente testes ao calcio e à dureza, e tem estado tudo bem. Uso também (palavra corrigida) o buffer da redsea para compensar e o Trace para o resto dos oligoelementos. Estou a ver que estás a repor cálcio e alcalinidade. O problema é que com esses produtos é difícil saberes se estás a equilibrar o cálcio com a alcalinidade. Poderás estar a pôr mais de um de que do outro. Por outro lado, o que estás a pôr no aquário é fundamentalmente cloreto de cálcio por um lado e, por outro, carbonato ou bicarbonato de sódio. Ou seja, adicionas iões de cálcio e de carbonatos (aumentando o cálcio e a dureza) mas também estás a aumentar o cloreto de sódio (a densidade) sem contrapartida de outros elementos de uma mistura de sal. Estás a aumentar a densidade apenas no que respeita ao cloreto de sódio, o que não é muito bom, pois os níveis de outros elementos, tal como o magnésio e elementos vestigiais vão reduzir a sua concentração. Esse tipo de produtos é muito bom para efectuar correcções, mas para uma utilização diária e de manutenção é preferível os aditivos de 2 partes que além de te adicionarem cálcio e alcalinidade equilibradamente, não provocam desequilibrios nos outros elementos químicos da água. Apesar de aumentarem também o cloreto de sódio, aumentam paralelamente todos os outros elementos existentes numa mistura de sal. É mais seguro e muito eficaz. Achas mal? Não se devem usar suplementos uma vez que não vou ao mar? Podes e deves se tiveres seres que te consumam o Ca e o KH, o que é normal que tenhas. As TPA's não serão o suficiente a médio/longo prazo, pois o Ca e o KH vão acabar por cair. Atenção também ao magnésio. Espero não ter sido muito confuso, Ricardo. Abraços João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
ricpurple Publicado: Fevereiro 21, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 21, 2005 Boas, Não foste nada confuso João. Afinal, é sempre bom reter informação com que sabe mais. Obrigado. Vou controlando os valores só me falta ter um teste de Magnésio.. O aquário está montado desde o Natal, e ainda não apareceram algas verdes, o que era muito comum antes. (Tive o mesmo montado 4 anos). Parece-me que o ciclo está a desenvolver-se bem. Faço mais TPA's que antes, se calhar ajuda..lol Bom, coralinas também ainda não tenho, mas ... Comprei Xénias este fds. É impressão minha ou crescem rapidíssimo???! Mais uma vez obrigado. Abraço.
HCFreitas Publicado: Fevereiro 21, 2005 Publicado: Fevereiro 21, 2005 Tenho sido advertido muitas vezes para a necessidade de usar água de osmose...mas tu utilizas água da torneira. Não te tens dado mal?Há quanto tempo tens essa prática? A reposição de cálcio e alcalinidade com aditivos é mais difícil/demorada/cara que com Kalkwasser? É impossível usar kalk com água da torneira (considerando os problemas de ph) ? Obrigado e desculpa por serem tantas perguntas.
ricpurple Publicado: Fevereiro 22, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2005 Olá e bem-vindo, É verdade, uso e sempre usei água da torneira desde há cerca de 4 anos. Tive em tempos, menos experientes, um ou dois corais duros, até que morreram passados 1 ou 2 meses e desisti de os ter. De resto, tenho tido too o tipo de fauna e tudo bem. Também é verdade que a utilização de água de osmose tem outros benefícios. A reposição de cálcio com aditivos não é mais demorada, pode é ser menos regulável se não for acompanhada de testes regulares. Mais cara é certamente, pouco. O problema da osmose é, para mim, o elevado preço da unidade. Sei que é um investimento que durante estes 4 anos estava mais que amortizado, mas...Tenho vindo a evitar, mas não pretendo ter espécies muito exigentes (hard corals e outros), portanto tenho, até agora, tido resultados muito satisfatórios. Actualmente não tenho muita coisa, porque o aquário tem 3 meses, mas vou colocando novas fotos para o verem crescer. Usas água de osmose HCFreitas? Tens fotos e setup aqui no forúm? Um abraço.
zenga Publicado: Fevereiro 22, 2005 Publicado: Fevereiro 22, 2005 Eh pa tambem tive muitas duvidas sobre o calcio como tu. Falei com um homem que tem 20 anos de experiencia em salgados e fiquei esclarecido. Se quiseres liga para a miosotis (Maia) fala com o sr. carlos. Cumprimentos
HCFreitas Publicado: Fevereiro 25, 2005 Publicado: Fevereiro 25, 2005 Ricpurple: obrigado pelas respostas. Não, ainda não tenho o aquário montado. Estou a transformar o meu de CA´s em recife. O aquário terá 200*50*50. Daí as muitas perguntas... Obrigado.
Recommended Posts