rafa_dias Publicado Janeiro 5, 2012 Share Publicado Janeiro 5, 2012 (editado) Boas, Vou montar um reef com 150x60x60 (como indica o titulo...). Tenho algumas (muitas) duvidas e por isso é que estou a iniciar este tópico... e também para ficarem a conhecer o meu futuro aquário. Neste 1º post vou colocar apenas esta "introdução" e o setup, as duvidas vêm no seguinte. Fica aqui então o setup: -Aquário: 150(comp.) 60(larg.) 60(alt.) (comprado) -Móvel: 150(comp.) 60(larg.) 100(alt.) (comprado) -Sump: 80(comp.) 50(larg.) 50(alt.) -Escumador: ATI Powercone 250i -Circulação: VorTech MP40wES (comprado) -Termostatos: dois de 200W -Bomba de retorno: New-Jet 4500 -Iluminação: ATI Power Module 8x80W -Rocha: em principio 40 kg de viva e 15/20 kg morta -Substrato: 3x 4,5 Kg Coral reef + 2x 9 Kg CaribSea (comprado) -Osmose: osmose nemo (comprado) -Osmoregulador: Ainda faltam algumas coisas que irei postar á "posteriori" conforme for comprando meto á frente "(comprado)" e vou postando fotos do que comprar. Com os melhores cumprimentos, Rafael Dias PS: Com tantos smiles nem sabia os que usar. Editado Março 12, 2012 por rafa_dias Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rafa_dias Publicado: Janeiro 5, 2012 Autor Share Publicado: Janeiro 5, 2012 Boas, Como disse antes agora é altura de postar as dúvidas 1-As medidas da sump estão boas e que divisões devo fazer? 2-Na GAD eles vão ter escumadores da bublle magus, gostava de saber se esses são bons e quais são os melhores 3-Acho que da circulação não há nada a dizer (pelo que tenho lido) mas só não percebo como é que uma única bomba pode fazer a circulação toda do aquario... 4-Preciso de saber qual deve ser a potencia da bomba de retorno e quais são as melhores marcas ( da mesma qualidade da eheim) para comparar 5- Preciso de saber qual a melhor iluminação, estava a pensar em HQI+T5 ou T5+LED ou só T5 qual será a melhor combinação? 6-A única maneira de "arranjar" agua pura é com osmose ( é que essa desperdiça muita agua pelo que tenho lido) ? Por agora é tudo mas acho que ainda falta muita coisa no setup como o osmorregulador, a osmose e outras coisas que gostaria que me dissesem o que preciso mais. Com os melhores cumprimentos, Rafael Dias PS: mais uma vez não sabia que smiles usar com tantos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rakiki_gti Publicado: Janeiro 5, 2012 Share Publicado: Janeiro 5, 2012 Boas, Como disse antes agora é altura de postar as dúvidas 1-As medidas da sump estão boas e que divisões devo fazer? as medidas devem ser suficientes para que coloques la todo o material que precisas sem estar tudo atufulhado. 2-Na GAD eles vão ter escumadores da bublle magus, gostava de saber se esses são bons e quais são os melhores as bubble magus sao boas em relação qualidade preço e fazem o seu serviço. claro que existe melhor.. ATI , ATB , DELTEC .... 3-Acho que da circulação não há nada a dizer (pelo que tenho lido) mas só não percebo como é que uma única bomba pode fazer a circulação toda do aquario... em relação ha circulação nem ha nada a dizer , é o melhor ponto. 4-Preciso de saber qual deve ser a potencia da bomba de retorno e quais são as melhores marcas ( da mesma qualidade da eheim) para comparar deves usar uma que tenha potencia suficiente para levar a agua a trocar a agua mas que nao seja tambem muito potente em relação ha bomba do escumador porque se nao terás apenas agua a passar pela sump e nao a ser escumada. tipo 2500 3000 litros hora 5- Preciso de saber qual a melhor iluminação, estava a pensar em HQI+T5 ou T5+LED ou só T5 qual será a melhor combinação? eu por experiencia minha que vale o que vale prefiro so T5 pois consegue ir buscar um bom espectro de cores em relação aos outros 2 sendo que hqi é um consumo brutal de luz e tambem gera imenso calor. 6-A única maneira de "arranjar" agua pura é com osmose ( é que essa desperdiça muita agua pelo que tenho lido) ? desperdiça alguma sim mas podes sempre aproveitar esse desperdicio para limpezas da casa , para regar as flores... mas tambem não ha melhor que a agua de osmose. Por agora é tudo mas acho que ainda falta muita coisa no setup como o osmorregulador, a osmose e outras coisas que gostaria que me dissesem o que preciso mais. Com os melhores cumprimentos, Rafael Dias PS: mais uma vez não sabia que smiles usar com tantos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rafa_dias Publicado: Janeiro 5, 2012 Autor Share Publicado: Janeiro 5, 2012 Boas, rakiki muito obrigado pelas respostas, sem duvida mais esclarecido Preciso ainda de me decidir acerca do escumador, estava a pensar numa coisa boa e tenho medo que os bublle magus não sejam bons o suficiente. Agradecia que me indicassem qual seria o escumador que comprariam no caso deste aquario ser vosso. Tenho é ainda muitas duvidas acerca do substrato, nao pretendo ter uma DSB, mas não sei o que se deve pôr no fundo (areia viva ou coral esmagado "né" ?) Já agora 40 kg de rocha viva e 15/20 kg morta é uma quant. considerada boa ou nem por isso? Ou devo usar só viva? A unica diferença é o tempo do ciclo (que é maior com RM) certo? As marcas da osmose inversa quais as melhores, ou não faz diferença? E que osmoregulador qual comprar? Só por curiosidade o nome do OSMOregulador tem alguma coisa a ver com OSMOse inversa ou nem por isso? E sal, sal é muito importante, qual?? sorry por serem tantas duvidas Com os melhores cumprimentos, Rafael Dias Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rafa_dias Publicado: Janeiro 8, 2012 Autor Share Publicado: Janeiro 8, 2012 (editado) Boas, Já decidi que o escumador irá ser um Bubble Magus. Agora só falta decidir o modelo... Seleccionei aqueles que acho que mais se adequam ao aquário mas agora preciso de ajuda dos com mais "experiência" por estas "bandas", ou seja, se a bomba x é melhor que a y ou se faz mais ou menos barulho, tal e tal. Claro que pessoas que já tenham visto trabalhar ou até mesmo tido algum BM saberão melhor isto. Algumas dúvidas que eu tenho é que há vários escumadores parecidos... por exemplo a diferença entre o BM200P e o BM200P-N é que o BM200P é um "Meshwheel protein skimmer" e o BM200P-N é um " Needlewheel protein skimmer" não faço a mínima o que isto significa , mas os que sabem, que se acusem... Algumas coisas estão mal escritas porque estava assim no site por exemplo em alguns sítios lê-se "Auqbee" em vez de "Aquabee". Agora, precisava mesmo era das vossas opiniões, para a escolha do escumador Aqui fica a lista: EDIT: Será que vou precisar de um ainda mais potente?? EDIT2: Já não vai ser um Bubble Magus Com os melhores cumprimentos, Rafael Dias Editado Janeiro 9, 2012 por rafa_dias Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rafa_dias Publicado: Janeiro 9, 2012 Autor Share Publicado: Janeiro 9, 2012 Boas, Tenho uma grande duvida ...a SUMP Quantas divisoes deve ter... Estava a pensar em 3. Na 1ª a entrada de agua na sump e o escumador, na 2ª aquaecedores e afins e na 3ª a bomba de retorno. O que acham ?? Talvez a 1ª com 30 cm a 2ª tambem e a 3ª com 20. O que acham? Também pensei em fazer só com duas... E qual deve ser a altura das divisoes?? Com os melhores cumprimentos, Rafael Dias Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vodka7 Publicado: Janeiro 9, 2012 Share Publicado: Janeiro 9, 2012 Boas, a sump 100x50x50 chega perfeitamente, a primeira divisória seria para dois sacos de 200 Micron, a divisória do meio com espaço para o ATI 250i, atenção a altura de funcionamento do escumador, e 3 divisoria fica com o resto do espaço para por o retorno, e outras coisas, até mesmo peixes a aclimatizar, que é o que eu faço. Cumps. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
B744 Publicado: Janeiro 9, 2012 Share Publicado: Janeiro 9, 2012 Rafa , tenho um aquario quase identico ao teu projecto, se quiseres passa por la, que deves tirar algumas duvdas. NAUTILUS II. Abraço [url="http:// "]My link[/url] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rafa_dias Publicado: Janeiro 9, 2012 Autor Share Publicado: Janeiro 9, 2012 (editado) Boas, Já decidi as medidas da sump. Irão ser estas: Nota: entra á direita e sai á esquerda (mas no aquário vai estar "voltada" ao contrario) Com os melhores cumprimentos, Rafael Dias Editado Janeiro 9, 2012 por rafa_dias Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vodka7 Publicado: Janeiro 10, 2012 Share Publicado: Janeiro 10, 2012 Boas, eu pus 17cm na primeira parte, porque as bocas dos sacos tem 18cm e assim ficava ai apoiados... Cumps. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rafa_dias Publicado: Março 12, 2012 Autor Share Publicado: Março 12, 2012 Boas, Para aqueles que achavam que este reef tinha passado à história, aqui ficam algumas novidades: Aquario e estrutura. Obs: A iluminação que se encontra no aquario não é que será usada. Areia viva ( 3x 4,5 Kg Coral reef + 2x 9 Kg CaribSea) e Mp40 Osmose Refractometro Com os melhores cumprimentos, Rafael Dias Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rafa_dias Publicado: Março 23, 2012 Autor Share Publicado: Março 23, 2012 Boas, Deixo aqui mais algumas fotos... Aquario (pode-se ver dois cubos ao lado com agua já feita) Pormenor do travamento único Aquario a encher (hoje decidi pôr a água de osmose diretamente para o aquário e ir pondo o sal aos poucos) Entrada/saída para a SUMP com válvulas O "móvel" (é mais uma estrutura de inox forrada a vidro) Pormenor do pente e do Loc-line Coluna seca. A coluna deve ficar seca (como está)? Ou meto um tubo para ficar cheia? Como é que faz menos barulho? Com os melhores cumprimentos, Rafael Dias Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Sérgio Carmo Publicado: Março 23, 2012 Share Publicado: Março 23, 2012 Isso tem de levar aí um durso ou vais ter aí uma barulheira infernal... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rafa_dias Publicado: Março 24, 2012 Autor Share Publicado: Março 24, 2012 Tenho de ver se trato disso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Frederico Publicado: Março 24, 2012 Share Publicado: Março 24, 2012 Boa noite Rafa Tens um aquario igual ao meu ate nas dimensões. Quanto ao material fizeste uma excelente escolha na vortech tambem tenho assim. Quanto ao escomador tenho um BM NAC66c e é optimo tira porcaria como não imaginas. Não estou nada arrependido desta compra. Deixo uma sugestao para ti quanto a iluminação pensa numa calha com 8 lampadas t5 com 80w cada lampada com este nivel de iluminação consegues ter uma panoplia de corais ao teu gosto sem preocupações com luz. Tens ai um excelente sistema e vais gostar imenso da vida que vais ver dentro desses vidros Boa sorte e principalmente vai com muita calma e paciencia Abraços Frederico Projecto Aquario Reef - 1.50x60x60 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rafa_dias Publicado: Março 24, 2012 Autor Share Publicado: Março 24, 2012 Boas Deixo uma sugestao para ti quanto a iluminação pensa numa calha com 8 lampadas t5 com 80w cada lampada com este nivel de iluminação consegues ter uma panoplia de corais ao teu gosto sem preocupações com luz. Não percebi o que dizes. Estás-me a sugerir uma calha 8x80? É exatamente isso que eu vou pôr, pelas razões que disseste. Cumps, Rafael Dias Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Conceição Publicado: Março 27, 2012 Share Publicado: Março 27, 2012 Sobre o durso, tens de alterar esse passamuros para colocar um tubo mais acima e depois o durso. MEGA ARQUIVO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rafa_dias Publicado: Março 29, 2012 Autor Share Publicado: Março 29, 2012 Boas, Pois... Tenho mesmo de tratar disso A ver se na 2ª faço isso Depois meto fotos de como fica. Cumps, Rafael Dias Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rafa_dias Publicado: Abril 4, 2012 Autor Share Publicado: Abril 4, 2012 Boas, Mais umas fotos... A SUMP Rocha Fiji Honeycomb (18 Kg) da TMC Rocha Fiji Premium (12 kg) também da TMC Iluminária O que acham?? Uma dúvida, as lampadas já vinham postas assim. São assim que devem ficar? As que acendem num circuito separado são a 3ª e a 6ª. Qual é a frente? Cumps, Rafael Dias Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rakiki_gti Publicado: Abril 4, 2012 Share Publicado: Abril 4, 2012 muito porreiro parece estar a ganhar forma.... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
cab Publicado: Abril 4, 2012 Share Publicado: Abril 4, 2012 olá, Gosto do aquário tem bom acabamento, mandaste fazer ou compraste ja assim? Em relação as lampadas, isso depende muito dos gostos, mas dado a combinação que tens, podes começar da frente para trás: blue plus aquablue especial purple plus aquablue especial blue plus purple plus aquablue especial blue plus Mas....essa é a minhã opinião que não vale nada! Continuo a dizer que é uma coisa muito particular, todos têm gostos diferentes! Abraço carlos basaloco reefresh 700lts Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rafa_dias Publicado: Abril 5, 2012 Autor Share Publicado: Abril 5, 2012 Boas, Mandei fazer o aquário e o móvel na GAD. Essa é uma boa opinião também gosto Mas as Purple, nesse caso, seriam as que estão num circuito à parte (3ª e 6ª). Sempre pensei que as primeiras a acender seriam as blue plus. Ou podem ser as purple? Essa combinação é muito parecida à que a ATI recomenda: 1. Blue Plus 2. Aquablue Special 3. Purple Plus 4. Blue Plus 5. Aquablue Special 6. Purple Plus 7. Blue Plus 8. Aquablue Special Não sei qual hei-de escolher... Cumps, Rafael Dias Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
psrpinto Publicado: Abril 5, 2012 Share Publicado: Abril 5, 2012 assim já tá a ganhar forma......em relação ás lampadas exprimente e depois pode trocar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
cab Publicado: Abril 6, 2012 Share Publicado: Abril 6, 2012 Boas, Mandei fazer o aquário e o móvel na GAD. Essa é uma boa opinião também gosto Mas as Purple, nesse caso, seriam as que estão num circuito à parte (3ª e 6ª). Sempre pensei que as primeiras a acender seriam as blue plus. Ou podem ser as purple? Essa combinação é muito parecida à que a ATI recomenda: 1. Blue Plus 2. Aquablue Special 3. Purple Plus 4. Blue Plus 5. Aquablue Special 6. Purple Plus 7. Blue Plus 8. Aquablue Special Não sei qual hei-de escolher... Cumps, Rafael Dias Oi, Não os conheço (GAC), mas está ai um bom trabalho! Em relação a combinação de lampadas, como te disse é muito pessoal! Pah, sinceramente não dei se vai fazer muita diferença aos peixes acender primeiro com azuis, brancas ou mesmo vermelhas! Apenas coloquei essa ordem para poderes ter mais luz branca no meio do aquário, dessa forma consegues ter uma variação maior de cores nos corais. Ao meteres demasiado azul fica mais bonito mas vai cortar determinadas cores como os rosas e vermelhos. Mas como te disse, é muito pessoal e eu pouco percebo disso! Tenho a certeza que existem membros mais entendidos que te possam ajudar!! abraço carlos basaloco reefresh 700lts Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rafa_dias Publicado: Abril 7, 2012 Autor Share Publicado: Abril 7, 2012 Boas, Não é GAC é GAD eles são patrocinadores do fórum. As lâmpadas se calhar vou deixar como vinha porque disseram- me ( e eu também achava isso ) que é preferível acender primeiro as azuis porque o choque é menor. Em relação ás brancas ficarem nas pontas e o azul cortar os rosas e os vermelhos acredito que as purple compensam isso ou talvez não... O que também posso fazer é trocar a blue plus do meio por uma das aquablue das pontas e para onde fosse a blue plus passava a ser a parte de trás, ou aí devia ser a frente?? Cumps, Rafael Dias Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts