Recommended Posts

Publicado

Boa noite,

gostaria de saber se no dia que fazem TPA's introduzem fertilizantes no aqua...

os fertilizantes que utilizo são da ADA (STEP2 e Brighty K).

A minha pergunta é porque quando faço TPA, há um aumento brutal no "pearling" sem introduzir fertilizantes.

Grato pelas respostas.

Publicado:

Viva,

sim acontece a toda a gente. Há muitas hipóteses mas penso que ninguém sabe a resposta concreta da razão do pearling.

De qualquer modo e respondendo à tua pergunta. Sim fertilizas logo após a TPA.

Abraço,

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Olá.

Eu sei porque razão é que ficam com bolhinhas no aquário todo.... mas não lhe estou a chamar pearling.

Puxem pela cabeça...

Cumprimentos

Luís Fortunato

PS: Uma pista: os vossos vidros, pedras, troncos, filtros, termostatos, etc também fazem "pearling"

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá.

Se calhar a coluna de água ainda não está saturada de O2. Como tal, continua a sua produção :)

Nice try... mas não.

Aliás, há quem diga que só após a coluna de água estar saturada (ou bem perto disso) em O2 é que se começa a ver pearling.

Continuem...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Boas eu não sou da opinião de só com agua saturada O2 vemos o pearling, pois acho muito difícil disso acontecer devido as trocas gasosas...

Acho que o pearling esta relacionado com a velocidade da fotossíntese, quanto maior a velocidade mais visível ficam as bolhas de ar. por isso o pearling estar relacionado com (fertilizantes,CO2 e luz)

é só uma maneira de ver as coisas :)

mas com a tua dica fiquei com mais duvidas "vidros, pedras, troncos, filtros, termostatos, etc também fazem "pearling" "

Pois é verdade penso que quando isso acontece num TPA tenha a ver com as trocas gasosas que ocorre... :)

Publicado: (editado)

Devem ser gases dissolvidos na água que se estão a libertar devido a diminuição da pressão a que estava sujeitos na canalização.

Quando utilizamos águas em repouso, esse fenómeno não acontece.

Editado por vitorfranco

Cump.
Vitor Franco

Ultimo Refugio

Publicado:

Luís:

Terá a ver então com as imperfeições dos materiais? Se fossem mesmo lisos não haveria formação de bolhas, mas como provavelmente têm microporosidade permitem a fixação das bolhas? Talvez através de pontes de hidrogénio???

Mas ainda assim, isto não explica porque há mais pearling nas plantas logo após a TPA. É uma constatação diria quase universal. As plantas são as mesmas antes e depois da TPA e penso que o O2 não aumenta assim tanto, pelo menos num aqua bem plantado. Mas se calhar sim, não sei.

Abraço,

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Olá de novo.

And the winner is: vitorfranco

Claro que são gases dissolvidos na água da canalização. O aparecimento de bolhas deve-se ao facto de haver micro rugosidades (algas, e sujidade) nos materiais dentro do aquário. Daí ter dito que as pedras, equipamento e mesmo os vidros fazerem "pearling".

O que acontece é que ao invés dos gases dissolvidos dissiparem directamente para o ar, eles agregam-se nessas micro rugosidades, passando do estado dissolvido para o estado gasoso.

Resumindo, uma grande acumulação de bolhas nas plantas após uma TPA, não é sinal de aumento do pearling. Como é que sabem se todo o gás que vêem nas plantas é Oxigénio? E não acham estranho materiais não fotossintéticos como rochas, vidro e plástico apresentarem o mesmo fenómeno?

Aliás, até se consegue ter animais a fazer "pearling". Vejam bem este camarão :)

Just_For_Kicks_Red_Cherry_04_800.jpg

:arrow:Cliquem para ver maior

Se repararem, até conseguem ver bolhas dentro do camarão...e também tenho algumas de otocinclus em que acontece o mesmo.

Cumprimentos

Luís Fortunato