Recommended Posts

Publicado

ola pessoal tenho um aqua de 200l plantado e alguns neons cerca de 30.

Ultimamente morreram-me 3 ou 4 neons e nao encontro razoes para tal aparecem a flutuar mortos.

o que mais me chamou a atenção foi k eles nadam de uma forma estranha ou seja nadam de cabeça para baixo tipo a quererem afundar sera isso normal? alguns deles têm uma barriguinha relativamente grandita. Sei k o PH esta bom (6.8 a 7) os outros testes de nitratos nitritos nao faço regularmente visto k mesmo k obtenha os resultados nao sei se sao normais ou nao porque fico a olhar para os valores e nada sei alguem me pode ajudar nestas duas duvidas?

ficava agradecido

Publicado:

É muito simples os nitritos tem de estar a 0 e os nitratos podem estar até 10 ml/l salvo erro (corrijam-me se estiver errado), e já agora os neons preferem um pH mais ácido ainda...Se só tem neons no aqua então baixe o pH que eles preferem, até no minimo 6.5/6.6, acerca das mortes não sei, sei que barriga inchada pode indicar retenção de líquidos. E isso é bastante perigoso.

Publicado:

Boas, se tens o PH a 6.8 não precisas de te preocupar mas podes descer um pouco mais se quiseres.

7 de pah para neons é que já é mais puxado.

Tu fizeste o ciclo de azoto? O aquário esta a funcionar a quanto tempo? Colocaste os animais todos de uma vez? Tens mais especies?

Diz nos sff quais os restantes parametros da água para se tentar perceber o que se passa.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado: (editado)

ola desde ja agradeço o interesse em me ajudar o aqua ja fez o ciclo de azoto teve dois meses a filtrar sem qualquer especie viva la dentro.

A acompanhar os neons tenho 5 olho de fogo um limpa fundos e um limpa vidros dos pequenos (octocinclus) acho eu k é isso.

os 30 nens fui comprando ao longo do tempo nao coloquei tudo de uma so vez.

Quanto aos parametros da agua vou hoje fazer os testes da agua e amanha ja coloco aki. o unico teste k sei é o de PH k ta em 6.8

Editado por BMSG82
Publicado:

caro amigo como prometido aqui ficam os valores dos respectivos testes da água

GH (dureza) 5

KH (dureza carbonica) 4/5

NO2 0

NO3 0

PH 7

Reparei que o PH se encontra um poko alto nao sei se o problema esta ai, acontece k me aconcelharam a nao colocar produtos na agua e deram soluçoes tais como o co2 e os troncos de madeira que fazem baixar o PH. Mas isso ja eu tenho desde que montei o aqua. Aguardo respostas

cumprimentos bruno

Publicado:

O pH para neons está de facto alto, mas não vejo isso como facto concreto para a morte deles.

Falas de barriga inchada, mas isso acontece quando eles estão mortos ou antes disso?

Que lhes andas a dar de comer?

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

ola para ja as barrigas desapareceram parece-me que têm o "fisico normal" a alimentaçao k lhes dou sao os flokos normais que se encontran na loja de animais é da marca SERA

Mas alguma coisa se passa ontem vi um neon com a boka aberta tipo a respirar muito rapido como k aflito e muito parado. Na minha opiniao acho k nao seja do PH apesar de estar um poko alto. ja tenho neons com 1 ano e sempre tiveram nexas aguas com esses valores de PH

secalhar foi de compra-los um poko pekenos k sejam mais frageis.

Sera k a dureza da agua e a dureza carbonika estao com valores normais?
Publicado:

Falas que eles nada de maneira esquesita, reparas se o corpo deles está torto? coloração está normal? poderá ser doença de neon, doença incurável que não deixa prisioneiros... pesquisa por aqui que encontras a falar sobre o assunto

Publicado:

nao é essa doença. eles têm a espinha direita, boa côr apenas manda assim umas "Guinadas" a quererem afundar tipo estarem a fazer o pino e mandarem assim uns arrankes para baixo a afundar.....

Publicado:

Pah esses sintomas muitas vezes são provenientes de alterações drásticas nos parametros da água que altera o metabolismo do animal e a consequente subida do stress no mesmo.

Tu por acaso tens CO2 no aquário?

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

Então faz assim de manha bem cedo faz o teste dos parametros e ao final da tarde a mesma coisa.

Ou muito me engano ou os teus animais estão a morrer por asfixia.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

Caraças e se for isso do co2 ja sei qual deve ser o problema é que eu ainda nao tenho valvula solonoide e o sistema de co2 esta sempre a injectar la para dentro.

Ja me disseram k a noite se deve desligar o co2 porque as plantas a noite realizam a fotosintese que pelo k me disseram é a libertaçao de oxigenio.

Kerem ver k deve ser isso......

Mas o estranho é k vi um peixe assim com a respiraçao ofgante os outros la andavam bem.

Agora akela maneira de nadar é k nunca vi e me chamou a atenção....

Publicado:

Não tem valvula????????????

Pah acho que já descobrimos o que se passa então.

Tira o CO2 por uns tempos do teu aquário e vê se notas diferenças, entretanto faz um bom TPA

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

Para tirar teimas em que nível nadam os néons? Estão a meio da coluna de água ou no topo?

E corrigindo cientifiquices: As plantas realizam dois processos -> Fotossíntese (que produz oxigénio) e Respiração (semelhante à nossa que produz CO2). A fotossíntese, o processo dependente da luz em que elas assimilam carbono e produzem oxigénio só acontece durante as horas de luz porque depende dela. A respiração durante as horas de luz está presente mas é abafada pela fotossíntese. Durante as horas de escuro o processo reverte-se, ou seja, as plantas passam a assimilar oxigénio e produzir CO2.

Esta é a razão pela qual a injecção de CO2 não deve ser 24 sobre 24horas diárias pois durante a noite como podem prever este não é necessário e até se torna prejudicial à fauna e flora acumulando com o excretado por elas. A injecção de CO2 deve começar e acabar na mesma altura em que as luzes são ligadas e desligadas respectivamente.

Publicado:

Ja me disseram k a noite se deve desligar o co2 porque as plantas a noite realizam a fotosintese que pelo k me disseram é a libertaçao de oxigenio.

.

Ao contrario amigo, á noite as plantas não realizam fotosintese, ou seja não libertam O2, apenas com luz é que libertam O2, por isso é que de noite se deve desligar, sem as plantas a aproveitarem o CO2 e a libertarem O2 de noite os valores de CO2 disparam e podem causar asfixia aos peixes

Publicado:

ola amigos respondendo á susana os neos nadam ou no meio do aquario ou no fundo a unica vez que vêm ao topo da agua é so para comer e esses factos acho k sao normais. respondendo a outras questoes acho que voces têm razao vou passar a desligar o co2 á noite mas por enquanto tem k ser de modo manual pois ainda nao tenho a valvula que pára a injeção de co2.

Ja agora alguem sabe onde comprar isso? mas so a valvula selenoide porque o resto ja tenho.

Vou ver se isso resulta e os peixes voltam a um estado normal.... coitados e eu k gosto tanto deles.....

A culpa tambem deve ser da agua e dos camarários.

Normalmente a agua que sai da torneira vem com um ph altissimo 7.8/8 e quando faço os tpa's costumo fazer de apenas 20% para nao alterar muito o ph da agua no aqua.

Acontece k no fim de semana fiz um tpa de 50% e qual é a minha admiraçao que vou fazer o teste de ph e marcava 6.6.

Ou seja acho k a agua cada vez vem de sua maneira e isso na minha opiniao é mau ora vem com o ph alto ora baixo mas enfim....

Publicado:

Bolas e eu k faço tanto por aqueles peixes gastei mais de 60 euros em plantas para por aquilo tudo bonitinho para eles.

Gastei mais de 3 h a plantar glossoestigma pézinho por pézinho que paciencia.....

mas vai valer apena daki a um mes