moskitos Publicado Fevereiro 18, 2005 Publicado Fevereiro 18, 2005 olá como posso distinguir os sexos entre dois plecos??? eu tenho dois plecos e sao um bocado diferentes mas os padroes corporais sao praticamente iguais. sao identicos aos que se vendem nas lojas mais frequentemente e mais baratuchus. mas um deles tem as barbatanas muito maiores e mais magestosas. alem disso é um pouco maior e mais possessivo em relação ao espaço do aquario. ainda ontem dia 17 de fevereiro o coloquei já crescidito no meu aquario e anda sempre atras do outro pleco e atras dos outros peixes. serão macho e femea? serao de familias diferentes???? se alguem me pudesse ajudar era porreiro. obrigado Mário Rodrigues
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 18, 2005 Publicado: Fevereiro 18, 2005 Vivas. alem disso é um pouco maior e mais possessivo em relação ao espaço do aquario Pois, a maior parte dos loricarídeos são territoriais. O que faz com que esse comportamento seja normal. Quando digo normal, não digo que seja saudável. O adjectivo melhor empregue será esperado. Quanto à diferenciação do género deste tipo de peixes... há espécies em que é facílimo e outras em que é praticamente impossível de fazer a distinção entre macho e fêmea Quanto à minha experiência com loricarídeos, que é pouca, acho que tem tudo a ver com questões de embirranço dos próprios peixes. Há pessoas que dizem que são sempre territoriais, outras que é só com indivíduos da mesma espécie, etc... Tenho peixes já com 12-14 cms num aquário de 40 cms da mesma espécie e tudo e dão-se lindamente. No entanto já vi o meu ancistrinae l-200 que é dos mais pequenos no aquário a distribuir porrada por tipos maiores que ele. Tal como disse, acho que são questões de embirranço, ou seja, não há nenhuma regra para prever se se darão mal ou não. Uma coisa fundamental que podes fazer para minimizar esses ataques, é fornecer vários esconderijos no teu aquário para que assim cada um deles escolha o seu cantinho preferido. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
moskitos Publicado: Fevereiro 18, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 18, 2005 pois.... o mu aquario anda em grandes mutações. infelizmente tem de ser devagar e esta a passar de um aquario de peixes espadas, beijadores, gouramis e afins.... para um aquario de ciclideos. tem de ser aos poucos. e neste momento já tem algumas grutas onde eles se possam abrigar mas hoje reparei que as grutas teem ligação entre elas pelo vidro traseiro. lá vai ter de sofrer mais uma mutação. temos sempre de aprender. tb poderá esta embirrancia ser momentanea e ser apenas para o novo pleco maior e mais corpolento ganhar o seu territorio. será???? quando conseguir fotografar os meus dois plecos ponho fotos. obrigado. Mário Rodrigues
Recommended Posts