Recommended Posts

Publicado

Boas.

Decidi abrir este tópico como um tributo à minha especie preferida, a bótia palhaço ou Chromobotia macracanthus.

Tenho um par cada uma com cerca de 8 a 10cm e fazem o show todo do aquário! A primeira vez que as vi a dormir sté me senti mal pois não sabia que às vezes dormiam de lado e pensei que estavam a morrer XD

Sao muito curiosas e até vem comer à mão (o que raramente faço pois não é aconselhavel) mas la uma vez por semana não resisto em as ver na superficie de barriga para o ar a pedir mais comida (para alem dos pallets que já lhes dou).

Espero que mais interessados e apreciadores leiam este post e partilhem as peripécias dos seus bixos de bigodes com riscas :)

Publicado:

eu tenho um já com 11 anos, porta-se mal, desarruma o aquario todo

e isso mesmo que se quer, bem activos :)

Publicado:

eu tambem gosto dos peixes activos, não gosto é que me arranquem as plantas :tapfoot:

pois eu tambem tenho dois e de vez em quando la vai uma planta a passear pelo aqua.

eles sao tao curiosos que quando tinha um filtro interno tive de tirar um la de dentro pena minha que nao sobreviveu, eles metem-se debaixo das pedras, por

tras das plantas, qualquer que seja o buraco eles vao la basculhar

ca estao eles

IMG_0141.jpg

• 2 semanas depois...
Publicado:

os meus dormem debaixo do filtro interno, nao ligam nenhuma nem as cascas de côco nem a troncos...

o que é que lhes dao geralmente de comer?

eu dou alimento normal de tropicais e elas comem a superficie.

Publicado: (editado)

Eu tenho dois... bem comportados...

Dormem de lado dentro de um tronco... um em cima do outro...

Fora isso são uns pacholas...

Não aborrecem ninguem e ninguem os tira de onde estão... principalmente se for o tronco favorito deles. :)

Têm cerca de 9/10cm...

PauloA :character0050:

PS: comem de tudo.. e por vezes vegetais... mas nem sempre.

Editado por alfapa
Publicado:

so tenho pena de não poder ter invertebrados no mesmo aquario...

• 3 semanas depois...

Já à muitos anos que admiro este peixe, pela sua energia, aspecto e vitalidade.

Então quando agora soube que dorme de lado, parti o côco a rir.

Este sábado comprei 1 com uns 6/7cm. :pompomgirl:

Lindo!

A minha pergunta para os entendidos .... caberão 2 num aqua de 90x45x45 (ver na minha sig)?

É que ao ver o tamanho que podem atingir (cerca de 30cm) fiquei com receio, mas queria comprar mais um para o meu não ficar sozinho.

Editado por jvidia

Update: já comprei o 2º botia.

Ligueiramente maior que o 1º mas da mesma fornada pois comprei na mesma loja que o 1º no sábado.

Já andam os dois juntos tipo "roque e a amiga" :D

Editado por jvidia
  • 2 meses depois...
Publicado:

Arrnjuei um Botia palhaço pois tenho o aqua com caracóis a ver se ele dava conta do recado e qt aos caracóis ele não lhe toca e não parece estar a comer bem.

Todos os outros comem comida de peixe tropical. Ele não vem à superficie.

Será que é esse o problema.

Os outros comem a comida antes dela chegar ao fundo?

Ou eles preferem outro tipo de alimento?

Renato Neves

Publicado:

Penso que tambem comem ervilhas .

Publicado:

Que pena que só se mantenham Bótias aos pares ou sozinhos... São peixes sociais, com hierarquias bem definidas dentro de um cardume. Deviam ser mantidos em grupos de 4/5 no mínimo.

Não estou a dizer que não se possam manter aos pares, mas se não mantemos os nossos animais nas melhores condições possíveis para eles, então para que tê-los?

São sempre vendidos como comedores de caracois, mas optarão sempre por fontes de comida mais fáceis... E para um peixe que vive mais do que um cão, acho que ter um não deve ser encarado de ânimo demasiado leve.

Tanpanama - Posted Image

Publicado:

sabem me dizer a quanto(€) está a ser vendido nas lojas?

• 2 meses depois...
Publicado:

Amigo fuzi, na crystalred estão a um bom preço se for para 3 peixes iguais anda mais ou menos 3 euros e pouco.

• 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
Publicado:

sircat

Acho que 2 ou tres pessoas so conseguiram fazer isso a nivel mundial!!

• 2 meses depois...
Publicado:

Boas. Tenho um bótia há muitos anos. Tornou-se no maior peixe do aquario. É bonito de se ver. Só que deu-me cabo das cabombas, roe-me as tenellus e as anubias. Já pensei em vende-lo mas de facto gosto dele. Pensei tambem em arranjar mais uns quantos mas tenho receio que o grande se incompatibilize com os novos pequenotes. Por outro lado tambem tenho pena de não conseguir criar vegetação com aquela vaca listada... LOL

O que é que acham? Junto um grupo de exemplares pequenos e o grande não se incompatibilizará com os pequenos? E é possivel manter uma vegetação consideravel com um rebanho de 5 ou 6 vegetarianos?

Abraço, P.