KupraR Publicado Janeiro 3, 2012 Publicado Janeiro 3, 2012 (editado) Ora boas noites a todos!!! Após uma ausência prolongada, usada para constante aprendizagem com os melhores mestres da aquariofilia de Portugal e quiçá do mundo (you know who you are master), venho apresentar-vos o meu primeiro projecto de 2012!!! Está a ser uma experiencia totalmente nova.... Aquário maior, vidro extraclaro, luz em quantidades muito generosas, o movel foi feito por mim... Ou seja, está a ser uma experiência fantástica!!! Agora resta esperar pelo desenvolver da flora... Esperar, apreciar e aprender!!! Sempre!!! "Iwa.. What...?" -Aquario 80x40x40 -128 Litros brutos. -Vidro Extra Clear de 10mm. Substrato: -20 Litros de JBL Manado -5 Litros de areia NA River Sand Hardscape: -20 Kilos pedras Seiryu Stone Iluminação: - ATI SunPower 6x39 t5 Dimmable Filtragem: - JBL Cristalprofi e1501 greenline Temperatura: -HYDOR Aquecedor Externo ETH 200 Watts CO2 -Botija de 2 Kg (manómetros com valvula solonoide) -Difusor de Vidro Flora: - Eleocharis acicularis - Vesicularia montagnei "Christmas Moss" Fauna: - Paracheirodon simulans - Ottocinclus Affinis - Hemigrammus rhodostomus (Temporário) - Danio Margaritatus (Temporário) Data da Montagem 14 de Dezembro de 2011 Seguem as fotos... Abraço a toda a gente!!! 1. FTS Movel ADA Style DIY... Casa das Máquinas ou Área Técnica ATI SunPower 6x39 ATI SunPower DimmComputer ATI SunPower Cooling... Editado Janeiro 3, 2012 por KupraR Citar Manuel Castanheira
Hugo Bernardo Publicado: Janeiro 3, 2012 Publicado: Janeiro 3, 2012 Seja bem regressado KupraR...long time ago. Parabéns pela montagem. Voltaste em grande. Layout simples e bonito, tudo o que se quer num iwagumi. Estou curioso com essa calha. O que tem, que as comuns calhas não têm??????? Outra coisa, porquê 6x39W para um aqua que tem pouco mais de 100L? Vai actualizando com umas fotos e vê se apareces mais vezes. Abraço Citar ------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------
Tozé Nunes Publicado: Janeiro 3, 2012 Publicado: Janeiro 3, 2012 Ora sê bem-revindo , a mãezinha vai bem? Primeiras impressões calha espantosa, móvel impecável, pena não se conseguir ver a casa das maquinas. Não gosto da disposição das pedras centrais, muito direitas. Quanto à flora acho pouquinha para tanta luz, não tarda vamos ter essas pedras forradas de verde alga, ou não? Abraço e bom ano Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
KupraR Publicado: Janeiro 3, 2012 Autor Publicado: Janeiro 3, 2012 Boas noites Hugo.... è verdade... Long time ago... :D Mas tou de volta!!! Antes de mais, muito obrigado :D Em segundo, comprei 6 x 39 para futuros upgrades... Neste momento está apenas com 4 x 39 e não est´à potencia máxima!!! A calha, além de sistema de refrigeração (2 coolers) tem uma consola, onde controlas tudo... Quais os circuitos que queres ligados, a que horas os queres a ligar, a desligar, e com que potencia... Ou seja, podes ligar a calha a 1% as 14h00.... as 14h10 passa para 50%.. as 16h passa para 100% as 18h para 20% as 21h desliga... E ela faz esta transição suave entre as potencias automaticamente! Espero que tenhas entendido... Lol... Senão eu explico melhor :D Abraço!!! Citar Manuel Castanheira
KupraR Publicado: Janeiro 3, 2012 Autor Publicado: Janeiro 3, 2012 Brancaman, bem-revindo... he he he :D Thanks :D :D Em relação as pedras, espero conseguir corrigir essa perspectiva com recurso à flora.... senão, olha :D Fica prá próxima :D Em relação à flora e à luz, a calha não está a bombar a 6x39.. Está apenas a 4x 39 e nem está a top... :D Por isso conto que esse verde alga não apareça :D O unico verde que quero no aqua é das plantas :D A mãezinha vai bem, Obrigado :D He he.. Nunca mais te esqueceste pah :D Casa das máquinas disponivel novamente!!! Um abraço e bom ano :D Citar Manuel Castanheira
Fábio.R Publicado: Janeiro 3, 2012 Publicado: Janeiro 3, 2012 Boas KupraR Desde já dou-te os parabens pelo teu trabalho, tenho visto alguns aquarios teus e estao exelentes por isso esta é mais uma exelente montagem e pela primeira vez (acho) comento o teu aquario! Sobre a calha brutal, um design muito bom e o movel DIY tambem está exelente e acho que seguiste isso por um video ou estou enganado? Sobre o aquario acho que está muito bom alias nao concordo com o brancaman pois a pedra da direita está mais afastada dando a impersao de perfundidade e de certeza com a flora vai dar melhor o efeito mas o brancaman tem razao, a flora que está ai é pouco ou de baixa manutenaçao para a calha que está a funcionar de momento, mas é como eu digo, se está habituado assim e tens bons resultados continua! Esperamos actuaçizaçoes! abraço Citar Reborn - https://www.aquariofilia.net/forum/topic/258167-reborn/ The Valley- http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=249960 - Origin - https://www.aquariofilia.net/forum/topic/247144-origin/ Relax - https://www.aquariofilia.net/forum/topic/259826-relax/
Rodolfo Rodrigues Publicado: Janeiro 3, 2012 Publicado: Janeiro 3, 2012 KupraR já podes vender os troncos da anterior montagem!!!! vá vá... Agora a sério.. a montagem está muito bem conseguida!!! Tem um aspecto muito clean... A calha... espero que possas dar mais pormenores sobre ela. Agradecíamos! Fiquei curioso pelo facto de se poder jogar com a intensidade de luz.. Se puderes por vídeo melhor ainda... Gostei e muito no geral. Grande Abraço, Rodolfo Rodrigues Citar My Dream,My hope,My Everything...
Hugo Bernardo Publicado: Janeiro 3, 2012 Publicado: Janeiro 3, 2012 A calha, além de sistema de refrigeração (2 coolers) tem uma consola, onde controlas tudo... Quais os circuitos que queres ligados, a que horas os queres a ligar, a desligar, e com que potencia... Ou seja, podes ligar a calha a 1% as 14h00.... as 14h10 passa para 50%.. as 16h passa para 100% as 18h para 20% as 21h desliga... E ela faz esta transição suave entre as potencias automaticamente! Espero que tenhas entendido... Lol... Senão eu explico melhor :D Não sabia que dava para regular a intensidade de uma T5. O que é preciso para fazer isso??? Citar ------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------
gmmartins Publicado: Janeiro 4, 2012 Publicado: Janeiro 4, 2012 Viva o teu aquário está com muito bom aspecto. Muito simples e clean!!! O musgo está todo preso a rochas ou enterraste mesmo no substrato? Há qualquer coisa na disposição das rochas que não me agrada a 100% mas não consigo dizer ao certo o que seja. Obviamente, quem tem que gostar és tu. A Seiryu sonte é somente a rocha mais bonita (na minha opinião) para fazer hardscapes. Tem a textura, volumes e cor certas. Mesmo com 4 x 39W acho que é muita luz para 130l. Mas se dizes que consegues fazer baixar a sua intensidade pode ser que não tenhas problemas. Quanto ao verdete nas pedras, acho que vai ser quase inevitável mas eu gosto. Dá um ar de maturidade às rochas. Abraço e continua a postar actualizações GM Citar Gustavo Martins My nano Litopótamus
KupraR Publicado: Janeiro 4, 2012 Autor Publicado: Janeiro 4, 2012 Boas a todos de novo... Antes de mais, muito obrigado ao Fábio, Rodolfo e Gmartins :D Vamos lá ver se não me esqueço de responder a nada... A calha tá a bombar luz, o co2 está a bombar tb... Fertilizações rigorosas... Conto que o verdete não apareça.... Mas vamos lá ver.... Não sou nenhum pro.. Se aparecer há que combate-lo... Foi assim que aprendi desde há 3 anos para cá... Quem me conhece e acompanha os aquários, sabe que já fui muito fustigado pelas alguinhas... Criamos uma relação bem intima, mas nestes ultimos layouts, e fruto da experiencia anterior, tenho conseguido manter-me completamente livre delas!!! Quanto ao movél, não segui video... Olhei para um ADA e tentei fazer do mesmo estilo... :D Mas tenho por aí umas fotos com o step-by-step que hei-de colocar em breve... Rodolfo, os troncos já estão a ser usados... No aquário da minha namorada... Mais logo posto tb uma foto do mesmo, para verem a coisa :D Gmartins: o musgo está apenas preso em rochas... Nada esta enterrado... Mas parece, porque os reds fazem favor de puxar o substrato todo para a frente... Nao vale a pena limpar muito, que enquanto a acicularis não fechar, vai acontecer isto todos os dias :D Em relação à calha, Hugo, não faço ideia como controla a intensidade, mas penso que seja através dos balastros.... O proprio balastro corta a intensidade.... Logo vou ver se consigo colocar um video para demonstrar como funciona o dimm... Aquilo tem um relogio, e na propria consola escolhe-se o esquema que se quer de iluminação... Aquilo tem 2 canais... O canal 1 controla 2 lampadas e o canal 2 controla 4 lampadas... Cada um deles pode ser regulado separadamente... Escolhe-se a que horas quer que ligue e com que intensidade... a partir deste ponto, temos mais 9 horas a que podemos dar uma certa intensidade.... passo a explicar: Canal 1 - 14h - on canal 1 - 14h01 - 5% canal 1 - 14h10 - 30% canal 1 - 14h15 - 50% canal 1 - 14h30 - 100% canal 1 - 18h45 - 100% canal 1 - 18h50 - 50% canal 1 - 18h55 - 25% canal 1 - 18h57 - 1% canal 1 - 19h00 - off E para o canal 2 a mesma coisa, que pode ser a horas diferentes ou as mesmas horas... A partir daqui, brinca-se com a iluminação, com picos de luz, etc... Espero ter sido claro!!! Qualquer coisa, já sabem :D Apitem!!! Um abraço!!! Citar Manuel Castanheira
Vasco Ferreira Publicado: Janeiro 4, 2012 Publicado: Janeiro 4, 2012 (editado) Gostei....do layout, do móvel (excelente DIY) e da calha (isso foi a pensar num futuro salgado...só pode). Também muito foi bem escolhida a dimensão do aquário, a maximizar a profundidade do layout! Muito bom! Parabéns. Agora é manter e ter cuidado com o excesso de luz, com esse "canhão" não é dificil. Abraço Editado Janeiro 4, 2012 por Ptuga Citar ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
canito Publicado: Janeiro 4, 2012 Publicado: Janeiro 4, 2012 Granda Manel... tás de volta... Olha... tou sem palavras... completamente ofuscado com tanta tecnologia. O Homem... que em tempos, quase explodiu a casa da mãe... a fazer misturas de co2 com gelatina de morango... sai-me... com todo este aparato tecnologico... displays, canais,consolas, automáticos, liga, desliga, off... 10%... 25 %... 5%... Tenho de ler isto com calma... é que eu já não tenho idade para estas coisas... Eu depois já cá volto... com mais calma... deixa lá ver se eu ainda vou a tempo de "apanhar" isto tudo... Grande Abraço !!!! ahhhhh... o aquário está espectacular... Bonitos calhaus... Citar JARDIM DO EDENNATURE AQUARIUMNATURE AQUARIUM 2
Hugo Bernardo Publicado: Janeiro 4, 2012 Publicado: Janeiro 4, 2012 Em relação à calha, Hugo, não faço ideia como controla a intensidade, mas penso que seja através dos balastros.... O proprio balastro corta a intensidade.... Logo vou ver se consigo colocar um video para demonstrar como funciona o dimm... Aquilo tem um relogio, e na propria consola escolhe-se o esquema que se quer de iluminação... Aquilo tem 2 canais... O canal 1 controla 2 lampadas e o canal 2 controla 4 lampadas... Cada um deles pode ser regulado separadamente... Escolhe-se a que horas quer que ligue e com que intensidade... a partir deste ponto, temos mais 9 horas a que podemos dar uma certa intensidade.... passo a explicar: Canal 1 - 14h - on canal 1 - 14h01 - 5% canal 1 - 14h10 - 30% canal 1 - 14h15 - 50% canal 1 - 14h30 - 100% canal 1 - 18h45 - 100% canal 1 - 18h50 - 50% canal 1 - 18h55 - 25% canal 1 - 18h57 - 1% canal 1 - 19h00 - off E para o canal 2 a mesma coisa, que pode ser a horas diferentes ou as mesmas horas... A partir daqui, brinca-se com a iluminação, com picos de luz, etc... Espero ter sido claro!!! Clarissimo. Abraço Citar ------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------
Jorge.A. Publicado: Janeiro 4, 2012 Publicado: Janeiro 4, 2012 Boas, estou impressionado com tanta tecnologia... essa calha...bem... é qualquer coisa!! O móvel está... Perfeito...O aquário está excelente,talvez mais plantas aí?acho que tem pouca diversidade de flora... Talvez seja o único a achar isso pois gosto de aquários com bastantes plantas ... Bom está impecável, tudo 5 *... Continuarei a acompanhar... Fica uma pergunta: A que distância deixas a calha da coluna de água? Cumprimentos Citar NatuRio 240 plantado The Waters of Elos Jorge Almeida
carlos rafael Publicado: Janeiro 4, 2012 Publicado: Janeiro 4, 2012 (editado) Isso da potençia da calha e controlado por dimmers mas tem de levar balastros eletronicos dimaveis, se não tou em erro... em relação ao aquario ta mesmo ao meu estilo simplismente lindo para mim.... só lhe mudava uma coisa colocava-lhe cuba mas tas marivilhoso....ate breve. Editado Janeiro 4, 2012 por carlos rafael Citar
Tozé Nunes Publicado: Janeiro 4, 2012 Publicado: Janeiro 4, 2012 Maneli, para quando mais fotos? E videos... já agora podes por a namorada a ajudar-te Agora a sério, já pensaste em arranjar uma prateleira para pores no móvel do lado esquerdo, se possivel tipo aquelas prateleiras das secretarias de computador que saem para poderes estar a usar aquando das manutenções, assim já podias por um vaso bonito da mamã a aproveitar essa luz toda xpto na mesinha ao lado . Aproveita e pendura as tomadas de electricidade, não vá pingar em cima. Citar Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
JANF Publicado: Janeiro 6, 2012 Publicado: Janeiro 6, 2012 LINDO!! Está muito bem equilibrado todo o layout Abraço Citar Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+Atuais: Projetos em preparação para breveDescontinuados: Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)
Zaratrusca Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 (editado) Sem dúvida que está muito bom este layout, foi um regresso em grande. Esse musgo preso nas rochas fica genial. Cumps Editado Janeiro 11, 2012 por Zaratrusca Citar Cumps João Rui Aquariofilia copo de wisky: [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]
Tugz Publicado: Janeiro 11, 2012 Publicado: Janeiro 11, 2012 Muito bom . Parabens pelo conseguido. Só deixo uma opinião pessoal, inclina ligeiramente a pedra da direita (aquela que tem uma á esquerda similar a ela), pois estão muito direita Cmprimentos and keep in touch! Citar
canito Publicado: Janeiro 12, 2012 Publicado: Janeiro 12, 2012 Olha lá óó Manel... Quando é que actualizas isto ???? Vá lá... sem medos... Citar JARDIM DO EDENNATURE AQUARIUMNATURE AQUARIUM 2
h_saldanha Publicado: Janeiro 23, 2012 Publicado: Janeiro 23, 2012 Olha lá óó Manel... Quando é que actualizas isto ???? Vá lá... sem medos... Ora aí está uma bela ideia Também tenho vontade de ver a actualização deste excelente trabalho, eheh... Abraço Citar http://www.flickr.com/photos/hugosaldanha/
Ricardo.Fonseca Publicado: Janeiro 24, 2012 Publicado: Janeiro 24, 2012 Já agora um video com o começar e acabar da iluminação!! Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
A. Ferreira Publicado: Março 13, 2012 Publicado: Março 13, 2012 Ois, Novidades? Isso até prometia... Cumps, Citar António FerreiraArmação Nova; Cubinho de Natal; Cubinho de Verão
hfreezer Publicado: Abril 2, 2012 Publicado: Abril 2, 2012 Kupra!! Puxa por ti pá!! Mostra lá à malta como é que isto evoluiu!! Abração PS: Já há muito que não falamos... Citar
Recommended Posts