Recommended Posts

Publicado

Ola, andei a ler umas coisas acerca de aquecimento de lagos exteriores e decidi partilhar.

Pelo que li nalguns fóruns americanos, há quem use aquecimento nos lagos visto que nalgumas regiões os Invernos são bastante rigorosos.

Assim sugere-se que se use 1kW para 5000L de água adicionando um 1kW a cada 2500L adicionais (ou seja 3kW para um lago de 10.000L)

Consultei tb alguns vendedores pelo que um termostato de 3kW fica em volta de 200€ (entrega incluída).

Deste modo, dado o altíssimo consumo energético mais preço do termostato não é uma solução para carteiras como a minha ( :cry: ), contudo seria uma solução para se criar lagos mais "exóticos", assim gostaria de perguntar se alguem usa este sistema e o que acham acerca do tema,

um abraço

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas. sinceramente acho ...um desperdicio de energia eletrica e dinheiro. no nosso país e especialmente aqui no algarve ,era o mesmo que aquecer o ursos polares e os pinquins para não terem frio. aqui a agua nunca chega sequer perto dos 0 graus Cº e as carpas suportam temperaturas negativas. Faz parte do ecossistema haver oscilação de temperaturas ,entre o verao e o inverno. assim quando chegar a primavera,estão prontos a por ovos. talvez para paises em que a agua congela ,seja necessario..mas não me parece que o nosso clima precise desses luxos para peixes vaidosos :P

Vivendo e aprendendo

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

• 4 semanas depois...
Publicado:

Boas. sinceramente acho ...um desperdicio de energia eletrica e dinheiro. no nosso país e especialmente aqui no algarve ,era o mesmo que aquecer o ursos polares e os pinquins para não terem frio. aqui a agua nunca chega sequer perto dos 0 graus Cº e as carpas suportam temperaturas negativas. Faz parte do ecossistema haver oscilação de temperaturas ,entre o verao e o inverno. assim quando chegar a primavera,estão prontos a por ovos. talvez para paises em que a agua congela ,seja necessario..mas não me parece que o nosso clima precise desses luxos para peixes vaidosos :P

o objectivo não é fazer aquecimento centralizado ás carpas mas sim a capacidade de criação de lagos com peixes de água quente

Publicado:

Eu considerei esse tipo de sistemas, mas para lagos, sai mais caro do que o que rende a criação, logo criar no exterior só 4 a 5 meses por ano. Para manter um lago a 18C, o custo é verdadeiramente astronómico. Então se pensarmos em 23/24C... nem quero pensar.

É claro que depende das espécies e do local onde habitas. Seguramente a diferença de temperatura de Bragança para Portimão é notória, sobretudo no Inverno :)

PauloA :character0050:

• 3 semanas depois...
Publicado:

Usei aquele plástico duplo com alvéolos para telhados de estufas colocado por cima do tanque e conseguia manter a temperatura 5 a 7ºC acima, o que não era suficiente mas depende dos peixes, da zona e da exposição.

Conseguir fazer circular a água por tubos de metal expostos ao sol, os resultados devem ser melhores mas o tubo sai caro e é necessário uma bomba com força para fazer circular a água.