tiaguezas Publicado Dezembro 28, 2011 Share Publicado Dezembro 28, 2011 Bom dia caros. Tenho um aquário comunitário de 60 Lt, onde entre vários peixes tenho um escalar que de há 3 dias para cá tem apresentado um comportamento pouco comum - isolou-se a um canto inferior do aquário, a actividade é escassa e mal come. Assim que reparei neste comportamento fiz testes ao Ph e amónia, obtendo os seguintes resultados: Amónia - 0,5 Ph - 8,0 É estranho o valor de Ph estar tão elevado, visto que o nível normal da água da minha zona ronda os 7,5 e tendo ainda em conta que trato a água com turfa de um dia para o outro, baixando-a para a casa dos 6,5. Saliento ainda que troquei a turfa anteontem, pois fiz testes à água tratada com a turfa antiga, que aparentemente já não surtia grande efeito na descida do ph. Recentemente mudei também o areão e decoração ao aquário, certificando-me de que nenhum dos novos elementos pudesse elevar o Ph da água. Medidas tomadas: Fiz ontem uma TPA de 5 Lt com água mineral (Ph - 5,5) e outra também de 5 Lt com água tratada com turfa nova (Ph - 6,5). O escalar continua estranho e reparei hoje de manhã que tinha fezes de cor esbranquiçada. Ajuda? Opiniões!? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Julius Publicado: Dezembro 28, 2011 Share Publicado: Dezembro 28, 2011 Boas, Os escalares são animais que devem ser mantidos em casais e não isolados, ao estar sozinho, torna-se um animal tímido e nervoso. O facto do teu aquário ter apenas 60 litros (é pouco para um escalar) também podera não ajudar a que este se sinta bem e apresente um comportamento normal. Para além disso a subida repentina pelo que dizes, de PH para 8.0 o que é um exagero para quase qualquer peixe de água doce, muito mais para escalares que preferem águas ácidas, pode perfeitamente ter desiquilibrado o metabolismo do peixe em questão. Subidas ou descidas bruscas de PH não são nada bem recebidas pelos nosso amigos. Não sei que mais especies tens, mas se forem animais incompativeis (em comportamento) com ele, isso também poderá estar a prejudica-lo. Sem mais informações tuas é dificil entender o que se passa. Um abraço Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tiaguezas Publicado: Dezembro 28, 2011 Autor Share Publicado: Dezembro 28, 2011 Antes de mais, obrigado pelo feedback! Infelizmente, falei agora ao telefone com a minha namorada que me informou da morte do peixe... De qualquer das formas, tinha-o há cerca de 3 meses e sempre se apresentou, saudável, com apetite e territorial como é típico da espécie. A subida repentina do pH continua por explicar... não percebo mesmo! tendo em conta que tenho o aquário relativamente bem plantado, com um tronco e restantes elementos (2 tipos de areão, um branco ralo e um escuro e argiloso...quase negro + alguns calhaus negros que estabelecem a fronteira entre os tipos de areão). Aparentemente, nada do que lá está é suscepível de fazer subir o Ph da água...A única razão plausível, terá sido a saturação da turfa que terá deixado de surtir efeito no tratamento da água... Quanto às restantes espécies: 2 mollys; 1 platy; 5 rásboras; 2 coridoras; 1 botia palhaço; 1 botia zebra; 1 limpa fundos; 1 casal de guppys; 3 cobras khuli. Obrigado Julius, aguardo o teu parecer...afinal de contas, iniciei-me na aquariofilia há cerca de um ano (muito pouco tempo) e quanto mais aprendo, mais sinto que tenho a aprender! Abraço! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Julius Publicado: Dezembro 28, 2011 Share Publicado: Dezembro 28, 2011 Introduziste algo nos ultimos dias no aquário? Algo te fez subir o PH... mas repara, a tua combinação de vivos não está bem feita repara: 2 mollys; - Peixe de grupo que coabita em cardume, gosta de PH a rondar os 7,5 - Só tens dois e não respeitas o PH 1 platy; - Peixe de grupo que coabita em cardume, gosta de PH a rondar os 7,3 - Só tens 1 e não respeitas o PH 5 rásboras; - Peixe de grupo que coabita em cardume, gosta de PH a rondar os 6,5 - devias ter mais uns 3 2 coridoras; - Peixe de grupo, gosta de PH a rondar os 7 ou mais - devias ter mais duas e não respeitas o PH 1 botia palhaço; - Peixe que pode estar isolado mas que gosta de PHs a rondar os 7 1 botia zebra; - Peixe que pode estar isolado mas que gosta de PHs a rondar os 7 1 limpa fundos; -Define melhor 1 casal de guppys; - Peixe de grupo que coabita em cardume, gosta de PH a rondar os 7,3 - Só tens 1 e não respeitas o PH 3 cobras khuli. - Nunca tive Vamos lá ver uma coisa a ver se concordas comigo;) Se a tua água já sai alcalina, a rondar os 7,5 não devias ter apostado em especies que preferem águas ácidas, mas sim especies que coabitem apartir dos 7 de valor de pH para cima. Se tirares dai os rasboras, e aumentares o número de individuos dos teus viviparos (guppys, platys e espadas) não ficarias melhor? O que eu faria no teu lugar era manter: 2 mollys; - Passava para 4, um macho e três fêmeas 1 platy; - Passava para 4, um macho e três fêmeas 5 rásboras; - Vendia, dava, trocava, mas nessas águas tão alcalinas é para esquecer. 2 coridoras; - Metia mais 1 ou 2 1 botia palhaço; - Um dos botias ia embora 1 botia zebra; - Um dos Botias ia embora 1 limpa fundos; - Vendia, dava, trocava 1 casal de guppies; - Passava para 4, um macho e três fêmeas 3 cobras khuli. - Vendia, dava, trocava Pah um dos botias devia sair e entre os viviparos (guppies, espadas e platys) ficava só com duas especies, pessoalmente optava por despachar os espadas que são mais agressivos. Tens muita população no teu aquário, para 60 litros isso está super lotado. Pah é só a minha opnião mas a continuar assim não me acredito que não venhas a ter problemas no aquário. Como estas de algas? Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
tiaguezas Publicado: Janeiro 11, 2012 Autor Share Publicado: Janeiro 11, 2012 Boas Ricardo, Antes de mais, agradeço todos os conselhos gratuitos que acabaste de me dar. É frustrante tomar conhecimento de todos estes factos, especialmente tendo em conta que tenho sempre o cuidado de falar com os empregados das lojas onde vou e pô-los a par da população que tenho no aquário, por uma questão de compatibilidade. Ao que parece, os cifrões continuam a falar mais alto para muita gente...infelizmente. Vou tentar dar a volta à situação e apostar em espécies mais compatíveis. No que diz respeito às algas, tive recentemente um problema com algo que me apareceu nas anúbias: uns "micro-fios" que partem das folhas e dos quais não me consigo ver livre...ja comprei um algicida e apliquei uma vez a semana passada com as quantidades aconselhadas no frasco...Até à data, não vejo progressos no extermínio da praga... :/ Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts