Recommended Posts

Publicado

Bom dia , resolvi registar-me neste forum , pois sou ainda sou inexperiente a tratar de um aquario de agua doce.

O aquario , as pedras e o fundo do mesmo ( pedrinhas minusculas , não sei o nome correcto ) pertenciam aos meus pais que antigamente tinham este mesmo aquario a funcionar entretanto os peixes morreram todos devido a uma doença.

Eu sempre fiquei com o bichinho de um dia voltar a pegar no aquário , e assim foi.

Em Agosto deste ano resolvi montar o aquário.

Dimensões : 100x30x40

Volume: 120l

Iluminação : calha de 100cm 30w

Substracto Tipo/Quantidade : ?

Aquecimento: EHIEM JAGER 150w

Temperatura : 26ºc

Filtro : TetraTec IN400 e HL BT700

Peixes : 2- Tubarão Dourado

1- Tubarão Bala

1-Limpa-vidros

1-Limpa-fundos

1-Molinésia ( não sei a espécia em concreto ( vermelho pigmentado de preto)

1-Mato Grosso

1-Colisa

Mortes : Molinésia macho

Problemas : Coloco o Ph a 7.0 cerca de 4 dias depois ele sobe para 7.4 e estagna nesse valor. ( penso que seja um valor um bocado alto para espécies em questão , digo isto pela pesquisa que fiz na net , secalhar até estou a falar babuseiras )

Vi aqui os users a falar de TPA's não sei o que é . Nunca testei o ferro .

A água não está cristalizada , está um tipo de amarelada.

Observações nos peixes : notei que no Colisa a sua barbatana no dorso , ficou com um buraquinho á pouco tempo.

Conclusão: já devia ter me aconselhado á mais tempo com alguem , pensava que os meus pais me pudessem ajudar mas como foi a alguns anos eles não se lembram praticamente de nada ... se alguem me puder dar umas "luzinhas " sobre o que está mal e correcto agradecia obrigado.

Fica aqui uma foto pode ser que ajude .

dsc00821t.jpg

Publicado:

1º Por acaso não são essas pedras e conchas que estão a fazer aumentar o ph?

2º Uma TPA (troca parcial de água) serve para manter o parametros da água com qualidade. Os peixes poluem a água e como tal deve-se ir trocando de vez em quando. Pessoalmente, para um aquário dessa dimensão e se mantiveres só essa fauna, penso que 30% de 15 em 15 dias será mais que sufeciente.

Publicado:

Hum vou mudar o fundo e experimentar , é uma hipotesse sim nunca tinha pensado nisso as conchas foram apanhadas do meio ambiente . E vai na volta as pedras são de calcário .... obrigado pela sua opnião

Publicado:

Ora viva, mas que grande salgalhada que aqui vai, e quando digo salgalhada refiro me mesmo ao uso ou proximidades de sal:)

Ora vejamos, tu ao montares um aquário, montas o mesmo com a ideia de teres algo parecido com um bocadinho da natureza correcto?

Nos rios portugueses ou nos rios mundias, não encontras de certeza conchas e pedras oriundas dos oceanos.

Nesse sentido, ao colocares algo num ambiente de água doce que é proveniente de um ambiente de águas salgadas estas a destabilizar o equilibrio natural que deve haver.

É normal que tenhas o PH alto, com os silicatos entre outras coisas que as conchas e possíveis pedras que tb por ai andem que não sejam de rios libertam, o PH vai sempre subir.

O que fazer? Na minha opnião, tirar o areão todo, comprar areão adequado, lavar bem e ferver e siga lá para dentro.

Quanto a dúvidas sobre TPA, TPAs são TROCAS PARCIAIS DE ÁGUA, os mesmos servem para renovares água que devido as fezes, urina e restos de comida acabam por poluir a água.

É como estares dentro de um carro abafado e abrires a janela para renovares o ar entendes?

Os mesmos devem ser semanais (regra geral) e em circunstancias normais rondam os 15 a 20% do total de água do aquário.

Fizeste o ciclo de azoto? Se não sabes o que é, procura aqui no fórum em iniciantes.

Relativamente a tua escolha de fauna:

Peixes : 2- Tubarão Dourado - Não estou a ver o que é...

1- Tubarão Bala - Peixes que preferem águas ácidas.

1-Limpa-vidros - Otto? Que tipo de limpa vidros? Se forem ottos são peixes de cardume e não devem estar isolados.

1-Limpa-fundos - Corydoras? Peixes de cardume mais uma vez.

1-Molinésia ( não sei a espécia em concreto ( vermelho pigmentado de preto)- Peixes de cardume que gostam de águas mais alcalinas, logo incompativel com o tubarão bala.

1-Mato Grosso - Tetra vermelho???????? Peixe de cardume também ele e de águas mais ácidas.

1-Colisa - Peixe que deve ser mantido em casal.

Se tiveres mais molinésias elas criam facilmente, mas lá está, com a tua escolha de especies, os alevins vão servir unicamente para aliemnto vivo. Muito mais quando não tens sequer esconderijos feitos por flora.

A meu ver se não fizeste o ciclo de azoto, nada como voltares a tras, se puderes, devolve os animais na loja, começa do inicio e depois sim, vais la buscar alguns amigos.

A malta da te umas ajudas e vais ver que as coisas acabam por correr melhor;)

Dá notícias.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!