Ricardo_ Publicado Dezembro 27, 2011 Publicado Dezembro 27, 2011 Bom dia , resolvi registar-me neste forum , pois sou ainda sou inexperiente a tratar de um aquario de agua doce. O aquario , as pedras e o fundo do mesmo ( pedrinhas minusculas , não sei o nome correcto ) pertenciam aos meus pais que antigamente tinham este mesmo aquario a funcionar entretanto os peixes morreram todos devido a uma doença. Eu sempre fiquei com o bichinho de um dia voltar a pegar no aquário , e assim foi. Em Agosto deste ano resolvi montar o aquário. Dimensões : 100x30x40 Volume: 120l Iluminação : calha de 100cm 30w Substracto Tipo/Quantidade : ? Aquecimento: EHIEM JAGER 150w Temperatura : 26ºc Filtro : TetraTec IN400 e HL BT700 Peixes : 2- Tubarão Dourado 1- Tubarão Bala 1-Limpa-vidros 1-Limpa-fundos 1-Molinésia ( não sei a espécia em concreto ( vermelho pigmentado de preto) 1-Mato Grosso 1-Colisa Mortes : Molinésia macho Problemas : Coloco o Ph a 7.0 cerca de 4 dias depois ele sobe para 7.4 e estagna nesse valor. ( penso que seja um valor um bocado alto para espécies em questão , digo isto pela pesquisa que fiz na net , secalhar até estou a falar babuseiras ) Vi aqui os users a falar de TPA's não sei o que é . Nunca testei o ferro . A água não está cristalizada , está um tipo de amarelada. Observações nos peixes : notei que no Colisa a sua barbatana no dorso , ficou com um buraquinho á pouco tempo. Conclusão: já devia ter me aconselhado á mais tempo com alguem , pensava que os meus pais me pudessem ajudar mas como foi a alguns anos eles não se lembram praticamente de nada ... se alguem me puder dar umas "luzinhas " sobre o que está mal e correcto agradecia obrigado. Fica aqui uma foto pode ser que ajude . Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Dezembro 27, 2011 Publicado: Dezembro 27, 2011 1º Por acaso não são essas pedras e conchas que estão a fazer aumentar o ph? 2º Uma TPA (troca parcial de água) serve para manter o parametros da água com qualidade. Os peixes poluem a água e como tal deve-se ir trocando de vez em quando. Pessoalmente, para um aquário dessa dimensão e se mantiveres só essa fauna, penso que 30% de 15 em 15 dias será mais que sufeciente. Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Ricardo_ Publicado: Dezembro 27, 2011 Autor Publicado: Dezembro 27, 2011 Hum vou mudar o fundo e experimentar , é uma hipotesse sim nunca tinha pensado nisso as conchas foram apanhadas do meio ambiente . E vai na volta as pedras são de calcário .... obrigado pela sua opnião Citar
LuisBarroso Publicado: Dezembro 27, 2011 Publicado: Dezembro 27, 2011 Boas amigo sabes o que é ciclo do azoto? Porque não enche mais o aquário? assim não são 100lt mas 50 abraços Citar O que podemos fazer depois de termos um pouco de conhecimento! Abraços Luis Barroso
Julius Publicado: Dezembro 27, 2011 Publicado: Dezembro 27, 2011 Ora viva, mas que grande salgalhada que aqui vai, e quando digo salgalhada refiro me mesmo ao uso ou proximidades de sal:) Ora vejamos, tu ao montares um aquário, montas o mesmo com a ideia de teres algo parecido com um bocadinho da natureza correcto? Nos rios portugueses ou nos rios mundias, não encontras de certeza conchas e pedras oriundas dos oceanos. Nesse sentido, ao colocares algo num ambiente de água doce que é proveniente de um ambiente de águas salgadas estas a destabilizar o equilibrio natural que deve haver. É normal que tenhas o PH alto, com os silicatos entre outras coisas que as conchas e possíveis pedras que tb por ai andem que não sejam de rios libertam, o PH vai sempre subir. O que fazer? Na minha opnião, tirar o areão todo, comprar areão adequado, lavar bem e ferver e siga lá para dentro. Quanto a dúvidas sobre TPA, TPAs são TROCAS PARCIAIS DE ÁGUA, os mesmos servem para renovares água que devido as fezes, urina e restos de comida acabam por poluir a água. É como estares dentro de um carro abafado e abrires a janela para renovares o ar entendes? Os mesmos devem ser semanais (regra geral) e em circunstancias normais rondam os 15 a 20% do total de água do aquário. Fizeste o ciclo de azoto? Se não sabes o que é, procura aqui no fórum em iniciantes. Relativamente a tua escolha de fauna: Peixes : 2- Tubarão Dourado - Não estou a ver o que é... 1- Tubarão Bala - Peixes que preferem águas ácidas. 1-Limpa-vidros - Otto? Que tipo de limpa vidros? Se forem ottos são peixes de cardume e não devem estar isolados. 1-Limpa-fundos - Corydoras? Peixes de cardume mais uma vez. 1-Molinésia ( não sei a espécia em concreto ( vermelho pigmentado de preto)- Peixes de cardume que gostam de águas mais alcalinas, logo incompativel com o tubarão bala. 1-Mato Grosso - Tetra vermelho???????? Peixe de cardume também ele e de águas mais ácidas. 1-Colisa - Peixe que deve ser mantido em casal. Se tiveres mais molinésias elas criam facilmente, mas lá está, com a tua escolha de especies, os alevins vão servir unicamente para aliemnto vivo. Muito mais quando não tens sequer esconderijos feitos por flora. A meu ver se não fizeste o ciclo de azoto, nada como voltares a tras, se puderes, devolve os animais na loja, começa do inicio e depois sim, vais la buscar alguns amigos. A malta da te umas ajudas e vais ver que as coisas acabam por correr melhor;) Dá notícias. Citar Regras para ser um bom Aquariofilista: 1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou". Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto. O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES. _____________________________________ Ricardo Santos Montagens: 100 litros água doce
Recommended Posts