Recommended Posts

Publicado

Olá sou novato neste mundo da aquariofilia e depois de muito ler, finalmente comprei um aquario, não tão grande como eu desejaria (com muita pena minha), mas o que o meu bolso me permitiu :( Antes de mais queria dar os parabéns a este excelente sitio e as pessoas que aqui estão, porque realmente o mundo da aquariofilia é muito complicado e sem a vossa ajuda muitos peixinhos morreriam... Ora bem como ja tinha dito hoje comprei o meu 1º aquario, vou deixar as caracteristicas:

Aquário - ICA 80 lts

Filtro - Bio Power 260 (Resun)

Termoestato - 75W vulcan (Resun)

Iluminação - 2 x 15W 10000 K (Resun)

Substrato - Aquality

Areão

O meu peixe favorito são os Discus, mas temos que o aqua seja demasiado pequeno para dois ou tres discus... Gostaria que me ajudassem a escolher tanto as plantas como os peixes. Vou deixar o aqua a fazer o periodo de Azoto por 2 semanas e depois vou começar a comprar as plantas e os peixinhos :)

Muito Obrigado ;)

Publicado:

Boas e bem vindo.

O filtro de que falas é capaz de ser pouco para esse aquário. Quanto a iluminação é de certeza pouca.

Mesmo para plantas menos exigentes não vais ter grande sucesso:(

Compraste o aquário quando e onde?

Se foi num hipermecado a menos de 15 dias podes sempre ir lá trocar e obter outro:)

Relativamente a Discus, eu pessoalmente não metia essa especie nesse aquário, para além de que, são animais sensiveis que requerem não só águas bem maturadas o que não é o caso bem como aquariofilos mais experientes.

Começa com especies mais fáceis para ires tomando o gosto e controlando a tua praia;)

Pah a nível de especies tudo depende dos teus gostos e do que pretendes, mas dou te assim por alto algumas ideias:

- NEONS - peixes de cardume que gostam de águas ácidas - Ph a rondar os 6.5

- Barbos Tigres - peixes de cardume que gostam de águas ácidas (são agressivos para determinados peixes)- Ph a rondar os 6.5

- Guppies - peixes de cardume que gostam de águas a subir para o alcalino Ph a rondar os 7.3

- Platys - peixes de cardume que gostam de águas a subir para o alcalino Ph a rondar os 7.3

- Espadas - peixes de cardume que gostam de águas a subir para o alcalino Ph a rondar os 7.3

Fica com este link e da uma olhada naquilo que gostas:

http://www.aquahobby.com/era_de_aquarios.php

Depois pergunta aqui ao povo que a malta dá umas dicas;)

Grande abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

Tinha lido por aí que capacidade 3x hora do volume de agua era o ideal... Em relação á iluminação o que aconselham? Já decidi quais os peixinhos que vou lá por :) Um casal de rams, outro de colisas, 10 neons e equipa de limpeza (ainda nao sei bem quais :S)

Obrigado ;) 

Publicado:

Que me dizem deste filtro da EHEIM( http://www.pet4you.n...opower-160.html ) Em relação á iluminação é que tou com mais dificuldade, o que tenho procurado parece que a potencia (w) vem adjacente ao tamanho da lampada ? ou seja para o tamanho da montagem da tampa do meu aqua parece so haver de 15 w ? Preciso de ajuda lol ;) 

Publicado:

Não consegues um externo?

É um pouco mais caro mas mais eficiente, prático de limpar e não te ocupa espaço dento do aquário.

Em rtelação à luz, tudo depende das plantas que queres colocar.

Que tipo de lâmpadas têns? É que 15w pode ter grandes diferenças de lâmpada para lâmpada...

Publicado:

Olá,

Relativamente a iluminação tudo depende como já te disseram, daquilo que pretendes.

Queres um plantado? Queres ter especies exigentes? Então teras que meter 1 w por litro, caso pretendas flora mais acessivel meio wat por litro será suficiente.

Relativamente ás especies que escolheste, já estão bem melhores enquadradas mas faço te umas alterações se não te importas:

1 casal de colisas - Check

10 neons - check

1 casal de rams - não te aconselho, são animais muito sensiveis que necessitam de um cuidado mais avançado e que preferem águas mais envelhecidas, para já não te aventures neles.

Equipa de limpeza poderá ser uns 4 ottos e umas 4 corydoras:)

Podes ainda acrescentar mais vivos embora não te esqueças que deves fazer gradualmente e não tudo de uma vez.

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

Ok será isso que vou fazer então ;) Comprei hoje o teste de ph e tenho a água a 7... Em relação ao filtro exterior, li aqui no forum que para um aqua com ramirezis o melhor é um filtro interior, porque não agita tanto a agua. Em relação as plantas queria um aquario razoavelmente plantado, por isso acho que vou ter que comprar lampadas novas tambem, não sei é quais :S Jorge Ferreira as lampadas que tenho são 2 x 15W 10000 K (Resun), quais é que me aconselhas a comprar? O filtro queria mandar vir ainda hoje pela net, mas ja nao sei se interior ou exterior lol (confusão) :P 

Publicado:

Filtro compra externo se puderes. Vais mandar vir de onde? Há compras em grupo por aqui que sai muito mais barato.

Em relação às luzes terás que procurar no fórum ou esperar por alguém mais qualificado do que eu, não te quero dar indicações erradas. E tens que dizer que tipo de plantas queres.

Publicado:

Tava a pensar mandar vir da pet4you, mas aonde ao certo é que dá para comprar aqui? As plantas que queria eram Musgo de java, cryptocoryne nevillii, cabonba verde, hera vermelha, lotus, vallisneria americana e aponogeton crispus. Agora o meu problema é saber quia as lampadas que mando vir ja percebi que no minimo 2x 20 w, vamos ver se alguem me auxilia lol ;)Obrigado

Publicado:

Companheiro não me leves a mal no que vou dizer ok?

Estas te a iniciar neste mundo, ainda tens muita coisa para aprender tal como todos os que se iniciaram, tal como os que já aqui andam a algum tempo.

Todos nós estamos constantemente a evoluir e a aprender.

Agora, quando falamos de seres vivos, temos que ter noção acima de tudo, da nossa capacidade e experiencia para os manter vivos.

EU sei que dá vontade de ter tudo e algo mais, principalmente quando vemos aquarios belos, em que so pensamos em ter um igual, mas não cometas esse erro pois vais sofrer desilusões possivelmente.

Inicia te com especies fáceis de manter, seja em fauna seja em flora, iras poupar dinheiro iras aumentar a tua pericia e iras motivar te acima de tudo.

Plantas para te iniciares podes procurar por:

Anubias;

fetos de Java;

Musgo de Java;

Elodeas.

Existem muitas mais fáceis e que servem para irmos introduzindo no nosso aquário quando nos iniciamos.

Relativamente a iluminação se queres comprar já algo para futuro então pensa num balastro com uns 80 wats, se em vez disso preferires algo mais economico e que sirva para plantas como as que te falei, um balastro com 40 wats será sufeciente:)

Dou te um exemplo, eu andei em água doce durante 16 anos, até passar para salgada, nunca tive vontade de ter grandes plantados, e acredita que fiz belissimos aquarios com plantas fáceis.

Mas cada caso é um caso e o que para mim serve e é bonito, para ti pode não ser;)

Relativamente aos rams, tu é que sabes mas eu no teu lugar a saber o que sei hoje não comprava disso até ter a certeza que tinha mãos para saber mante-los.

É muito bonito ir a loja e ver os animais e querer te-los, mas mais bonito é, saber como os manter e dar lhes boas condições;)

Concordas?

Um abraço

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

Concordo plenamente amigo Julius vou ter em conta as especies de plantas que me sugeriste ;) Quanto ao filtro optei por um EHEIM CLASSIC 2213 PLUS. Agora em relação á iluminação continuo com duvidas, o meu aquario veio com tampa e com uma montagem de iluminação com 2x15W, ja entendi que tenho de ter no minimo 2x20W, mas todas as lampadas com mais potencia são tambem maiores :s Tenho de comprar uma tampa nova com montagem para lampadas mais compridas? As minhas lampadas de 15 w tem 45 cm, não existiré lampadas de 45 cm com maior potencia? Ajudem-me :( Obrigado...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!