opoeta Publicado Dezembro 27, 2011 Publicado Dezembro 27, 2011 Boa Noite! Bem tenho um Aqua de Água Doce, e ultimamente tenho tido grandes problemas com o "verdete" aquele musgo que se vai gerando nos troncos, nas pedras, e no areal... Fiz a ultima limpeza na passada quinta-feira, e ficou completamente limpo... No dia de hoje ja está bastante verde o areal! Porque será? E já agora qual a solução que me aconselham para solucionar o problema... Cumprimentos. Citar
Diogo Paulo Publicado: Dezembro 27, 2011 Publicado: Dezembro 27, 2011 Boas, Tens de especificar esse verdete que tens. Assim deixo-te aqui um site para poderes identificar essa alga de que tu falas: http://www.guitarfish.org/algae Cumps Citar
opoeta Publicado: Dezembro 27, 2011 Autor Publicado: Dezembro 27, 2011 Obrigado pela ajuda Diogo! Após visita ao site, é algo na ordem do Brown Algae (Diatoms) e Blue Green (Cyanobacteria) Nota-se bastante derivado ao facto de o aquário ser composto por areia de sílica (que apresenta uma tonalidade muito clarinha), o que favorece o "impacto do verde"! Citar
Diogo Paulo Publicado: Dezembro 27, 2011 Publicado: Dezembro 27, 2011 Boas, Se calhar o melhor é mesmo postares umas fotos para termos certeza. Deves mencionar o setup do aqua, e fazeres testes à água. Cumps Citar
opoeta Publicado: Dezembro 27, 2011 Autor Publicado: Dezembro 27, 2011 Bem vou tentar entao postar umas fotos para ficarem com a certeza! Relativamente á agua fiz o teste de Ph e apresenta o valor de 7.0 Citar
opoeta Publicado: Dezembro 27, 2011 Autor Publicado: Dezembro 27, 2011 Aqui ficam as fotos! Aceito sugestões, para o tratamento Que esta peste deixa o meu aqua com um péssimo ar! Citar
Diogo Paulo Publicado: Dezembro 27, 2011 Publicado: Dezembro 27, 2011 Boas, Parecem-me Cyano. Deixa ai o setup do aqua e faz testes aos nitratos e fosfatos. Ferilizas? Quanto tempo tem o aqua? Cumps Citar
Antero Pereira Publicado: Dezembro 27, 2011 Publicado: Dezembro 27, 2011 tens de dar mais informações sobre o setup do aqua; litragem, iluminaçao(potencia e nº de horas), filtro, aquecimento, fertilizacao(micros e macros), co2, que plantas e que fauna tens ? so assim o pessoal te pode ajudar abraço Citar
opoeta Publicado: Dezembro 27, 2011 Autor Publicado: Dezembro 27, 2011 Boas, Parecem-me Cyano. Deixa ai o setup do aqua e faz testes aos nitratos e fosfatos. Ferilizas? Quanto tempo tem o aqua? Cumps Bem pelo que investiguei nao é fácil eliminá-lo. O meu conjunto de testes de nitratos e fosfato esgotou, vou ter que adquirir novamente os testes... E estou a ponderar adicionar novamente o CO2 caseiro (tive durante muito tempo, e o aqua teve sempre espectacular, cristalino). O aquario tem cerca de um ano e 2 meses aproximadamente... Relativamente á iluminição, esta iluminado cerca de 8 / 9 h diarias. Ultimamente nao tenho usado qualquer tipo de fertilizante para as plantas. Citar
opoeta Publicado: Dezembro 28, 2011 Autor Publicado: Dezembro 28, 2011 Bem afinal ainda consegui fazer o teste dos Nitratos! Apresenta-se no parâmetro de 50mg/l, estão muito elevados certo? Pesquisei e aconselhavam um nivel a situar-se perto dos 10ppm (NO3), isso corresponde a que valor em mg/l? Cumps. Citar
LuisBarroso Publicado: Dezembro 28, 2011 Publicado: Dezembro 28, 2011 Bem afinal ainda consegui fazer o teste dos Nitratos! Apresenta-se no parâmetro de 50mg/l, estão muito elevados certo? Pesquisei e aconselhavam um nivel a situar-se perto dos 10ppm (NO3), isso corresponde a que valor em mg/l? Cumps. Boas amigo quanto a conversão que pediste é igual (10ppm = 10mg/l ) se o que tens são Cyano não esta relacionado ao NO3 nos valores que tem, podia ser ao contrario falta de NO3 mas não é o caso... Dá uma vista de olhos neste post http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=189519&hl=&fromsearch=1 A meu ver se não a tinhas quando usavas CO2 e fertilizantes líquidos pode ser que ao retirares isso destabilizas-te o sistema... Mas espera por mais dicas... abraços Citar O que podemos fazer depois de termos um pouco de conhecimento! Abraços Luis Barroso
opoeta Publicado: Dezembro 28, 2011 Autor Publicado: Dezembro 28, 2011 Obrigado pela conversão amigo Luís Estou a ponderar desligar a luz do aquário durante 3 dias.. Mas durante o dia de amanha irei fazer uma tpa e eliminar o verdete que esta presente! E depois estou a ponderar desligar a luz, e isolar o aquario de qualquer fonte de luz durante os 3 dias... Segundo o que pesquesei é uma das possibilidades, agora resta-me esperar e ver se resulta. O que acham? Quanto aos niveis de nitratos julguei que estivessem acima do normal.... Nao estarão? Apresentando valores na ordem dos 50mg/l E será esta ideia de desligar a luz do aquario durante 3 dias ou 48horas, uma boa opçao? Abraço. Citar
jpospr Publicado: Dezembro 28, 2011 Publicado: Dezembro 28, 2011 Nitratos estão altos. Faz TPA para reduzir isso, fertiliza com Fosfatos e Potássio para tentar equilibrar isso. Cianobactérias pode ser devido a falta de movimentação da coluna de água. Que filtro usas? Para já a utilização do Flourish Excel era capaz de te ajudar visto que não estás a adicionar CO2, saber o tipo de lâmpadas que tens tb ajudava, falando em Kelvins das mesmas e há quanto tempo já as usas, pois ao fim de 1 ano ficam bastante menos eficientes Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
opoeta Publicado: Dezembro 28, 2011 Autor Publicado: Dezembro 28, 2011 Nitratos estão altos. Faz TPA para reduzir isso, fertiliza com Fosfatos e Potássio para tentar equilibrar isso. Cianobactérias pode ser devido a falta de movimentação da coluna de água. Que filtro usas? Para já a utilização do Flourish Excel era capaz de te ajudar visto que não estás a adicionar CO2, saber o tipo de lâmpadas que tens tb ajudava, falando em Kelvins das mesmas e há quanto tempo já as usas, pois ao fim de 1 ano ficam bastante menos eficientes olá João! Certo, vou hoje durante a tarde fazer uma tpa, e agora estou a ponderar como actuar (Se realizo o apagão, e posteriormente adiciono os fertilizantes com fosfatos e potássio), ou se os adiciono antes de fazer o dito cujo apagão durante 48horas... Citar
jpospr Publicado: Dezembro 28, 2011 Publicado: Dezembro 28, 2011 Eu acho que com uma fertilização correta com Macros e Micros, adição de CO2, correção ou verificação das lâmpadas e tempo que estão ligadas, em conjunto com a TPA e talvez mudares as saídas do filtro para aumentar uma maior movimentação da coluna de água isso desaparece por si só. Se tens desequilíbrios no aqua, fazendo o apagão vais provavelmente eliminar as cianobactérias mas tb já vais fragilizar as plantas que estão lá Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
opoeta Publicado: Dezembro 28, 2011 Autor Publicado: Dezembro 28, 2011 Nao é um grande problema fragilizar as plantas, nao serão uma grande perda.. Estou é com dúvidas relativamente aos peixes durante o apagão.. Continuo a dar-lhes a respectiva comidinha? Citar
jpospr Publicado: Dezembro 28, 2011 Publicado: Dezembro 28, 2011 Os peixes não terão qualquer problema, e mesmo que queiras deixar de lhe dar de comer podes fazê-lo por mais de 1 semana, se quiseres continuar a alimentar fica descansado que mesmo sem luzes eles orientam-se Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
LuisBarroso Publicado: Dezembro 29, 2011 Publicado: Dezembro 29, 2011 Boas eu sou da opinião do jpospr, para mim o apagão deve ser a ultima solução, pois acho importante saber de onde vem os desequilíbrios, se fizeres o apagão não ficas a saber nada e ate pode voltar as Cyano e que vais fazer novo apagão? se descobrir os problema fica-te mais fácil eliminar numa próxima vez... Abraços Citar O que podemos fazer depois de termos um pouco de conhecimento! Abraços Luis Barroso
Rikass Publicado: Dezembro 30, 2011 Publicado: Dezembro 30, 2011 (editado) Pode parecer estranho mas eu gosto das algas aliás quem me dera a mim ter algum tipo de alga no meu aqua...Mas isto são opiniões Editado Dezembro 30, 2011 por Rikass Citar
xuixo Publicado: Dezembro 30, 2011 Publicado: Dezembro 30, 2011 Eu já tive um problema semelhante e, depois de tentar tudo e mais alguma coisa (incluindo apagões), resolvi-o completamente em 5 dias com Eritromicina (E.S.E. 1000mg). Tenta fazer uma pesquiza pelo forum por esse termo que encontras. Citar
jpospr Publicado: Dezembro 30, 2011 Publicado: Dezembro 30, 2011 Eritromicina é um antibiótico, não atua nas algas, mas sim nas ciano-bactérias já que estas são uma simbiose entre bactérias e algas que não vivem sozinhas. A Eritromicina mata as bactérias e com elas as algas que lhes são simbiontes, mas apenas atua nas cianobactérias, todas as outros tipos de algas refletem desequilíbrios no aqua, geralmente entre Nitratos, Fosfatos e Potássio (ler relação NPK) Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Diogo Paulo Publicado: Dezembro 30, 2011 Publicado: Dezembro 30, 2011 Eu já tive um problema semelhante e, depois de tentar tudo e mais alguma coisa (incluindo apagões), resolvi-o completamente em 5 dias com Eritromicina (E.S.E. 1000mg). Tenta fazer uma pesquiza pelo forum por esse termo que encontras. Boas, Quando tive cianos, também utilizei eritromicina, é tiro e queda. Cumps Citar
Recommended Posts