gatobrancoasriscas Publicado Dezembro 26, 2011 Publicado Dezembro 26, 2011 (editado) Já sei que todos (ou quase) aconselham a utilização de um filto externo. No meu caso quero mesmo um filtro interno que seja bom, não muito grande e nem muito caro. No meu filtro actual só meto carvão e cerâmica. Tenho 2 debaixo de olho: - Sera fil 120 - Eheim biopower 200 O meu aquario actual é de 60 litros. Espero em breve mudar para um de 100 litros. Qual será o melhor filtro? Agradeço as vossas opiniões, Cumprimentos. Editado Dezembro 26, 2011 por gatobrancoasriscas Citar
gatobrancoasriscas Publicado: Dezembro 28, 2011 Autor Publicado: Dezembro 28, 2011 Nem uma respostazita? Eu sei que este assunto já foi debatido algumas vezes mas cada caso é um caso... Citar
vitorfranco Publicado: Dezembro 28, 2011 Publicado: Dezembro 28, 2011 Eu sei que este assunto já foi debatido algumas vezes mas cada caso é um caso... Já agora, qual é o teu caso? Explica lá o porquê de quereres um filtro interno e porque razão apenas utillizas ceramicas e carvão. Citar Cump.Vitor Franco Ultimo Refugio
gatobrancoasriscas Publicado: Dezembro 28, 2011 Autor Publicado: Dezembro 28, 2011 Já agora, qual é o teu caso? Explica lá o porquê de quereres um filtro interno e porque razão apenas utillizas ceramicas e carvão. O meu caso resume-se ao facto de eu ter um aquario de 60lt que dentro de pouco tempo irá sofrer um upgarde para 100lt. Tenho de comprar um filtro já a pensar nisso. Não quero filtro externo porque não tenho espaço exterior para isso. Utilizo cerâmicas e carvão porque foi isso que veio inicialmente com o filtro que ainda tenho. Nunca soube muito bem a razão destes materiais mas os peixes também nunca se queixaram. Aconselhas outros materiais? E em relação aos filtros que falei? Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Dezembro 28, 2011 Publicado: Dezembro 28, 2011 (editado) O carvão está aí a mais. utiliza-se para tirar, por exemplo, medicação da água. E usado uma vez, perde as suas qualidades rapidamente. Provavelmente já não tens carvão activo. Em termos de filtro, o Eheim biopower 200 pode-te servir para o aquário de 100 litros,o Sera não. Editado Dezembro 28, 2011 por Jorge Ferreira_4282 Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
vitorfranco Publicado: Dezembro 28, 2011 Publicado: Dezembro 28, 2011 O Jorge disse tudo, só faltou a parte de não ser estetico, blá, blá, tenta arranjar um espaço para o filtro externo, blá, blá, mais tarde vais arrepender-te, blá, blá...mas se é isso que pretendes mesmo, força. Citar Cump.Vitor Franco Ultimo Refugio
gatobrancoasriscas Publicado: Dezembro 28, 2011 Autor Publicado: Dezembro 28, 2011 O carvão está aí a mais. utiliza-se para tirar, por exemplo, medicação da água. E usado uma vez, perde as suas qualidades rapidamente. Provavelmente já não tens carvão activo. Em termos de filtro, o Eheim biopower 200 pode-te servir para o aquário de 100 litros,o Sera não. Obrigado pelas vossas respostas. Então devo só utilizar as cerâmicas e a esponja? É o que voçês utilizam? Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Dezembro 28, 2011 Publicado: Dezembro 28, 2011 Eu sou calão, por vezes até só as esponjas. Mas são de densidades diferentes. Mas cerâmicas e espenjas estás muito bem servido. Aposta num filtro externo. São silenciosos e melhores. Mas o que pode acontecer, é daqui a um mês ou dois estares a fazerum post com o seguinte título: "Tenho um filtro interno e quero trocar por um externo. Qual o melhor?" E nós cá estaremos para te ajudar Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
gatobrancoasriscas Publicado: Dezembro 28, 2011 Autor Publicado: Dezembro 28, 2011 Mas o que pode acontecer, é daqui a um mês ou dois estares a fazerum post com o seguinte título: "Tenho um filtro interno e quero trocar por um externo. Qual o melhor?" Espero bem que não... Mas ainda vou ponderar o filtro externo. Só que para comprar um filtro externo tenho de comprar também um móvel. E os móveis não são muito baratos. E depois tenho de abrir buracos na tampa do aquário, correcto? Duas questões: - Numa eventualidade de vir a necessitar de colocar o carvão, posso tirar as cerâmicas e substituir por carvão? Ou as cerâmicas devem ficar sempre? - O PH no meu aquário tem estado alcalino (cerca de 7,2). Tenho aos poucos adicionado o produto API PH down mas o ph não tem baixado. Alguma sugestão? Obrigado a todos. Citar
Jorge N. Ferreira Publicado: Dezembro 28, 2011 Publicado: Dezembro 28, 2011 Tens que deixar os outros materiais filtrantes senão estás a retirar a colónia de bactérias. Quando lavares as massas filtrantes não te esqueças que são apenas "passadas por água" e sempre com água do aquário. Em relação ao móvel... tens o aquário apoiado onde? Um móvel não precisa de ser caro: Vê o link Tens pouco dinheiro? Então constrói o armário para o teu aquário! clicando aqui por baixo, na minha assinatura Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Tiago5400 Publicado: Dezembro 28, 2011 Publicado: Dezembro 28, 2011 Boas , o carvão e adicionado para eliminar químicos entre outros por isso só é introduzido numa situação exporadica . Eu uso sempre com substituições periódicas para retirar o cheiro do aqua. Quanto ao filtro o melhor é mesmo um externo mas se não puderes apostava num de cascata. Citar TIAGO ALVES
jmnduarte Publicado: Dezembro 28, 2011 Publicado: Dezembro 28, 2011 (editado) Eu tinha um filtro interno da Sera no meu aqua de 54 L; troquei por um JBL externo e ganhei (1) silêncio e (2) ~5 L de volume total no aqua (1 L que era ocupado pelo interno e 4 L do externo); estou satisfeito por estes dois ganhos Em termos de capacidade de filtragem, são os dois de 400 L/h mas o externo, por estar desnivelado em relação ao nível da água (está no chão), tem um fluxo real muito menor No interno tinha apenas esponjas e funcionou sempre bem (durante mais de um ano, até eu comprar o externo) A limpeza do externo também é obviamente mais fácil Editado Dezembro 28, 2011 por jmnduarte Citar
Tiago5400 Publicado: Dezembro 28, 2011 Publicado: Dezembro 28, 2011 E obviamente mais facil ???? Olha que para min é bastante mais dificil . Com o interno são 5 minutos eu o externo lá vai para a meia hora Citar TIAGO ALVES
vitorfranco Publicado: Dezembro 28, 2011 Publicado: Dezembro 28, 2011 E obviamente mais facil ???? Olha que para min é bastante mais dificil . Com o interno são 5 minutos eu o externo lá vai para a meia hora com o interno tens que fazer limpeza quase semanalmente, com o externo de dois em dois meses Citar Cump.Vitor Franco Ultimo Refugio
Tiago5400 Publicado: Dezembro 28, 2011 Publicado: Dezembro 28, 2011 Pois depende . Eu com os oscares tenho de fazer mensal . Eu não troco os externos por outros mas que dão mais trabalho a limpar dão de certeza Citar TIAGO ALVES
jmnduarte Publicado: Dezembro 29, 2011 Publicado: Dezembro 29, 2011 No meu caso, p limpar o filtro interno, tinha que tirar a tampa do aquário e andar a mexer na água; com o externo basta desligar as torneiras e limpar e, como foi dito, com menor frequência Citar
Tiago5400 Publicado: Dezembro 29, 2011 Publicado: Dezembro 29, 2011 Pois acho que o tempo que se perde a mais em cada limpeza vale bem a pena , não vou por ai Já decidis-te que filtro meter? Citar TIAGO ALVES
gatobrancoasriscas Publicado: Janeiro 3, 2012 Autor Publicado: Janeiro 3, 2012 Pois acho que o tempo que se perde a mais em cada limpeza vale bem a pena , não vou por ai Já decidis-te que filtro meter? Vou de certeza para o da eheim. Mas tenho de ponderar em relação ao futuro aquário que será de cerca de 80cm / 100Lts. Tenho em mente o tetra evolution 100. Só que é um pouco caro. Existem alternativas com qualidade semelhante? Quais? Citar
vitorfranco Publicado: Janeiro 4, 2012 Publicado: Janeiro 4, 2012 existem os filtros externos usados que de vez em quando aparecem à venda aqui no forum Citar Cump.Vitor Franco Ultimo Refugio
Jorge N. Ferreira Publicado: Janeiro 4, 2012 Publicado: Janeiro 4, 2012 Eu mandei vir o último da Alemanha através da Aquaristic. Vê isto: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=190258&hl=&fromsearch=1 Citar The Skinny -- The Mini-Tank -- The River
Recommended Posts