Recommended Posts

Publicado

Boa tarde sou principiante neste maravilhoso mundo dos peixes, ofereceram ontem ao meu filho um aquário de 75l com termostato e filtro.

Gostaria de saber como me iniciar neste maravilhoso mundo dos peixes, quais os peixes que posso ter e os cuidados de manutenção.

Obrigado .

Feliz Natal!

Publicado:

Bom dia

Agora têns que passar o aqua so por agua,encher comprar umas bactérias para começar o ciclo...3 a 4 semanas a agua a repousar sem peixes com o filtro e termostato a trabalhar. Depois compra meia duzia de peixes, para principiante aconselho guppys....

Publicado:

boas gasmato,

bem vindo,

antes de "encher" tens de escolher a localização do aquario não pode estar exposto á luz do Sol directa, onde apanhe correntes de ar nem num local de passagem frequente de pessoas para não assustar os peixes,

ter também em conta o suporte do aquario tem de ser bastante rubusto no teu caso para o aqua de 75litros tem de ser capaz de suportar cerca de 150kilogramas.

depois pensar na orientação do aquario, se queres plantado ou não, que tipo de substrato queres: pedras, areia ou outro tipo de solo proprio para aquario,

antes de escolher os peixes convem recoher uma amostra da agua da torneira deixar repousar 24horas e levar a uma loja de aquariofia para fazer testes e verificar os seus parametros afim de determinar quais as especies mais adquadas para o aquario

teens tambem de te informar sobre o ciclo do azoto, o processo pelo qual as bacterias beneficas decompoem as substacias produzidas pelos escrementos e restos de comida em substacias menos perigosas

Publicado:

Olá e Bem vindo,

Espero que encontres a ajuda que pretendes por aqui.

Aconselho entre outras, esta leitura: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

Cumps

Publicado: (editado)

Boa noite, obrigado a todos pelas respostas, a agua que tenho em casa é de um furo faço testes regulares, por isso sei que a agua é boa.

Tal como referi o aquario foi oferecido ao meu filho e no dia que escrevi este post ofereceram os primeiros peixes ao meu filho, 1 peixe tubarao, alguns peixe pinguim, 1 escalar e alguns Neon.

Estou a dar de comer 1 vez ao dia e sempre de manhã.

A areia que tenho é própria para aquários, tenho 3 plantas artificiais, para ja nao me vou meter em plantas naturais.

Que cuidado mais posso ter? E para alem dos guppys que me foi sugerido que mais posso juntar ao que tenho?

cumprimentos.

Editado por Gasmato
  • 2 semanas depois...
Publicado:

Olá,

tens aí algumas misturas indesejadas :\ neons e escalares... bem... estes últimos chamam-lhes um petisco! Normalmente os aquários querem-se (gosto dos peixes) o mais natural poswsível, as plantas têm mais funções para além das ornamentais, tais como estabilizar um aquário, purificando a sua água. Deves ter um limpa fundos, mas atenção às espécies que escolhes, o ideal, para o teu aquário, será alguma espécie da família das corydoras.

Verifica diariamente os níveis da água, pois como o aqua não estava ciclado até entrarem os peixes, deves prevenir as mortes...

Que areão estás a usar?

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!