Ratafeu Publicado Dezembro 22, 2011 Share Publicado Dezembro 22, 2011 (editado) Ola a todos! Estou a pensar em trocar a iluminação do meu aqua pois não estou satisfeito com esta que tenho. Estou a usar a iluminação que já vinha na tampa do aquário quando o comprei, sendo ela um par de T8 Sylvana de 18w 59cm. O meu aquário tem as seguintes medidas: 80/35/45 - equivale a +/- 126L. Posto isto, quais as melhores lâmpadas que posso comprar de modo a ter melhor iluminação? Sendo que, o meu aqua é plantado com plantas pouco exigentes e fácil manutenção. Pretendo umas T8 para fácil substituição e aproveitamento do topo original do aquário. Fico a aguardar o vosso sábio feedback! Obrigado pela vossa atenção. Editado Dezembro 22, 2011 por Ratafeu Citar Ratafeu Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
barrel_stuf Publicado: Dezembro 22, 2011 Share Publicado: Dezembro 22, 2011 Amigo, se pretendes uma calha t8 e queres manter o topo do aquário, basicamente o que dizes é que só queres mudar as lâmpadas. Se é isto que queres, apenas poderás mudar a marca e a temperatura de cor. De pouco te servirá. Se o que pretendes é ter lâmpadas t8 mais potentes, mantendo o topo, então precisas de ir a uma loja da especialidade, recomendo a aquaeden, e pedes para te mudarem o sistema eléctrico para uma determinada potência superior. Cumprimentos ps: a mão de obra vai sair-te cara, mas tem de ser, não tentes fazê-lo sozinho! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ratafeu Publicado: Dezembro 22, 2011 Autor Share Publicado: Dezembro 22, 2011 Pois, só que eu não moro em Portugal, estou de momento emigrado no Luxemburgo... Aqui não há quase loja nenhuma de animais, e as que há tem pouco material para aquários. So para terem noção, ando a um mês a procura de um Betta e não consigo encontrar nenhum exemplar... Voltando ao tópico, vi umas T8 aqua-glo de 20W 60cm que pelo que me informei, são bastante boas, so não as comprei porque não tenho a certeza se cabem no sitio das antigas que eu penso serem de 59cm... Desculpem a pergunta, mas qual é a maneira correcta de medir uma lâmpada? So a parte da lâmpada, ou lâmpada + conectores? Se for medido com os conectores a minha também é de 60cm e assim poderia comprar essas aqua-glo. Citar Ratafeu Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
LuisBarroso Publicado: Dezembro 22, 2011 Share Publicado: Dezembro 22, 2011 Pois, só que eu não moro em Portugal, estou de momento emigrado no Luxemburgo... Aqui não há quase loja nenhuma de animais, e as que há tem pouco material para aquários. So para terem noção, ando a um mês a procura de um Betta e não consigo encontrar nenhum exemplar... Voltando ao tópico, vi umas T8 aqua-glo de 20W 60cm que pelo que me informei, são bastante boas, so não as comprei porque não tenho a certeza se cabem no sitio das antigas que eu penso serem de 59cm... Desculpem a pergunta, mas qual é a maneira correcta de medir uma lâmpada? So a parte da lâmpada, ou lâmpada + conectores? Se for medido com os conectores a minha também é de 60cm e assim poderia comprar essas aqua-glo. Boas e porque não comprar lâmpadas dicas normais de casa é mais barato e minha opinião são iguais por ex as osram são muito boas abraços Citar O que podemos fazer depois de termos um pouco de conhecimento! Abraços Luis Barroso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ratafeu Publicado: Dezembro 23, 2011 Autor Share Publicado: Dezembro 23, 2011 Obrigado pela dica! E em relação as medidas? Qual a maneira correcta de medir uma lâmpada? Citar Ratafeu Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpospr Publicado: Dezembro 23, 2011 Share Publicado: Dezembro 23, 2011 Boas e porque não comprar lâmpadas dicas normais de casa é mais barato e minha opinião são iguais por ex as osram são muito boas abraços Pq as lâmpadas normais de casa têm kelvins de valor bem inferior aos recomendados para utilização em aquários, que se utiliza entre os 6500k e os 10.000k Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
LuisBarroso Publicado: Dezembro 23, 2011 Share Publicado: Dezembro 23, 2011 Pq as lâmpadas normais de casa têm kelvins de valor bem inferior aos recomendados para utilização em aquários, que se utiliza entre os 6500k e os 10.000k Boas amigos as minha são osram compradas na maxmat 8000k e ate agora tudo não me queixo já usei as ditas especiais e os resultados eram muito piores... as minhas blyxas estão a ficar com um tom avermelhado coisa que com as ditas especiais nunca aconteceu... abraços Citar O que podemos fazer depois de termos um pouco de conhecimento! Abraços Luis Barroso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
LuisBarroso Publicado: Dezembro 23, 2011 Share Publicado: Dezembro 23, 2011 Obrigado pela dica! E em relação as medidas? Qual a maneira correcta de medir uma lâmpada? Boas amigo isso depende da marca a marcas que dão o valor só da lâmpada sem os pinos de ligação e outros marcas dão o comprimento total.. mas é fácil os W estão relacionados com o tamanho por ex pelo que li tens 18W todas as de 18W são da medidas da tua... abraços Citar O que podemos fazer depois de termos um pouco de conhecimento! Abraços Luis Barroso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpospr Publicado: Dezembro 23, 2011 Share Publicado: Dezembro 23, 2011 Boas amigos as minha são osram compradas na maxmat 8000k e ate agora tudo não me queixo já usei as ditas especiais e os resultados eram muito piores... as minhas blyxas estão a ficar com um tom avermelhado coisa que com as ditas especiais nunca aconteceu... abraços Se tiveres atenção aos K então tudo bem se comprares "normais" andam pelos 4000k e são uma grande bosta! Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
LuisBarroso Publicado: Dezembro 23, 2011 Share Publicado: Dezembro 23, 2011 Se tiveres atenção aos K então tudo bem se comprares "normais" andam pelos 4000k e são uma grande bosta! Sim mas hoje em dia as de mais K já fazem parte das ditas normais para nossa casa, e ainda bem assim conseguimos ter um ambiente melhor com estas temperaturas de cor abraços Citar O que podemos fazer depois de termos um pouco de conhecimento! Abraços Luis Barroso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ratafeu Publicado: Dezembro 23, 2011 Autor Share Publicado: Dezembro 23, 2011 Boas amigo isso depende da marca a marcas que dão o valor só da lâmpada sem os pinos de ligação e outros marcas dão o comprimento total.. mas é fácil os W estão relacionados com o tamanho por ex pelo que li tens 18W todas as de 18W são da medidas da tua... abraços Também já tinha pensado nisso, o que eu estranhei foi o facto das aqua-glo serem de 20W! e na caixa dizer que eram de 60cm... Pensei que as medidas fossem universais, conforme este link: http://www.jbl.de/en/aquatics-freshwater-products/detail/2379/jbl-solar-color-t8#sizes Reparem que não existe a medida de 20W - 60cm nos produtos da JBL... Dai a minha pergunta, não será a mesma coisa? 20W ou 18W terem 1cm de diferênça? Queria ter a certeza se dava para substituir as minhas 18W por umas de 20W. Citar Ratafeu Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ratafeu Publicado: Dezembro 23, 2011 Autor Share Publicado: Dezembro 23, 2011 Boas a todos! Ja comprei as tais aqua-glo 20W. As minhas suspeitas confirmam-se. A medida é a mesma que as 18W. Fica aqui esclarecida a duvida para futuras questões do género... Aproveito também para deixar umas fotos do antes e do depois, para poderem verificar a diferença: Antes Depois Citar Ratafeu Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
LuisBarroso Publicado: Dezembro 23, 2011 Share Publicado: Dezembro 23, 2011 Boas isto é um termo de gosto pois na minha opinião estava um ambiente muito melhor antes abraços Citar O que podemos fazer depois de termos um pouco de conhecimento! Abraços Luis Barroso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ratafeu Publicado: Dezembro 23, 2011 Autor Share Publicado: Dezembro 23, 2011 Boas isto é um termo de gosto pois na minha opinião estava um ambiente muito melhor antes abraços Eu neste momento estou com uma aqua-glow na parte de traz e uma normal na parte da frente. Da uma boa sensação de profundidade assim! Fica com um tom muito rosado se meter as 2 aqua-glow. Abraço. Citar Ratafeu Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jpospr Publicado: Dezembro 24, 2011 Share Publicado: Dezembro 24, 2011 Boas isto é um termo de gosto pois na minha opinião estava um ambiente muito melhor antes abraços Já somos 2 com o mesmo gosto então Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts