Recommended Posts

Publicado

Boa noite,

Tenho à bastante tempo um aquário de água doce, mas pretendo iniciar agora no mundo dos marinhos.. já li bastante no forum e outros locais, contudo à algumas dúvidas gostava de esclarecer em grupo e ouvir as diferentes opiniões daqueles que entendem e aprender mais sobre a matéria. Sem querer ocupar o vosso tempo em demasia agradeço que participem bastante e me ajudem (por certo irá ajudar muitos outros também).

As minhas principais dúvidas neste momento sao as seguintes:

1 - O aquario que pretendo fazer tera 85cx45lx50a. Sera demaisado grande? Ou até mesmo alto?

2 - A existencia de Sump ou nao, uma duvida que toca a muita gente. Ja li em varios locais que basta apenas ter um escumador mas contudo uma sump tem as suas vantagens. O que me aconselham uso ou nao uma Sump? Se usar Sump que tamanho acham que devera ter?

3 - A água a utilizar. Nao sei se utilize a nossa agua do mar (visto ter o porto de leixoes aqui penso que nao seja muito "propria" alem que carregar perto de 200 litros nao sera muito simples), a água da companhia (devido ao cloro e outros tratamentos sei que não é aconselhada), a água de um furo (ainda nao lhe realizei testes mas por certo sera muito calcaria) e por fim agua de garrafao comprada no supermercado. Qual sera a mais indicada?

Por agora estas sao as principais dúvidas e sao estas as que mais me intrigam de momento. Espero que com o tempo e novas dúvidas que surjam estejam disponíveis para ajudar.

Obrigado a todos, cumprimentos,

Bruno Fernandes

Publicado:

Boa noite,

Tenho à bastante tempo um aquário de água doce, mas pretendo iniciar agora no mundo dos marinhos.. já li bastante no forum e outros locais, contudo à algumas dúvidas gostava de esclarecer em grupo e ouvir as diferentes opiniões daqueles que entendem e aprender mais sobre a matéria. Sem querer ocupar o vosso tempo em demasia agradeço que participem bastante e me ajudem (por certo irá ajudar muitos outros também).

As minhas principais dúvidas neste momento sao as seguintes:

1 - O aquario que pretendo fazer tera 85cx45lx50a. Sera demaisado grande? Ou até mesmo alto?

em agua salgada nunca é demasiado grande.. lol quanto maior mais peixes podes ter. em relação as dimensoes perto faria antes 90 x 60 x 50 ou entao 70 x 60 x 50 . em termos de altura esta bom porque a coluna de agua nunca vai ser essa. podes ate fazer mais alto para ter mais litros mas depois requer mais iluminação. assim as medidas que te dei ja sao muito boas para começar . eu trocar o meu agora exactamente para as medidas 70 x 60 x 50. o que dá 210 litros brutos. ja consegues ter uma variedade grande de peixes e tens profundidade para fazer um lyout agradavel e espaço para os peixes nadarem.

2 - A existencia de Sump ou nao, uma duvida que toca a muita gente. Ja li em varios locais que basta apenas ter um escumador mas contudo uma sump tem as suas vantagens. O que me aconselham uso ou nao uma Sump? Se usar Sump que tamanho acham que devera ter?

a sump dá sempre jeito e tem inumeras vantagens sendo esconder todo o equipamento assim o aquario principal apenas fica com o necessario e aumanta-te a litragem do aqua que dá jeito muitas vezes devido as variaçoes que possas ter. eu ja tive aqua sem sump mas desde que colocei é muito diferente e ajuda imenso tambem na manutenção. as dimensoes terá a haver com o escumador que vais colocar entre outro equipamentos.

3 - A água a utilizar. Nao sei se utilize a nossa agua do mar (visto ter o porto de leixoes aqui penso que nao seja muito "propria" alem que carregar perto de 200 litros nao sera muito simples), a água da companhia (devido ao cloro e outros tratamentos sei que não é aconselhada), a água de um furo (ainda nao lhe realizei testes mas por certo sera muito calcaria) e por fim agua de garrafao comprada no supermercado. Qual sera a mais indicada?

podes utilizar agua do mar desde que seja de um sitio bom. por exemplo em lisboa nos vamos ao cabo raso por ser afastado de locais onde passam barcos e esgotos e porque a agua ali é boa. mas nada como agua de osmose misturada com sal. sempre controlas mais os parametros do aqua. se tens furo e este tiver um boa pressao podes fazer agua de osmose apartir dai sempre poupas uns euros devido ao desperdicio que é fazer a agua. alem que terás sempre de utilizar agua doce para a reposição.

Por agora estas sao as principais dúvidas e sao estas as que mais me intrigam de momento. Espero que com o tempo e novas dúvidas que surjam estejam disponíveis para ajudar.

Obrigado a todos, cumprimentos,

Bruno Fernandes

espero ter ajudado nas perguntas alguma coisa é so dizer que se souber responder ajudo -te

Publicado:

Pois rakiki o problema é mesmo a placa onde vou por o aquário tar limitada a essas dimensões (85x45) mais tanto em comprimento como largura excede a placa e o aquário sai fora :s

Quanto a sump ainda não sei ao certo qual quero mas algo para 200 ou 300 litros. O problema das dimensões é que a sump tava a pensar fazer com 60x40x40 mas tenho receio que fique muito pequena.. se fizer maior não me cabe no armário.

A água de osmose sei que seria a melhor opção mas haveria muito desperdício de água (segundo já ouvi falar) e ficaria um pouco pesado no meu orçamento no início. A água do mar aqui na zona de Matosinhos não me parece que seja a melhor e além disso não sei ao certo um bom sítio para recolher.

Algumas ideias pra me ajudar?

Outra coisa que me intriga bastante refere se a rocha viva. Se puser no aquário rocha viva e alguma morta, a morta fica colonizada e passa a viva? Sei que há um processo em que da pra fazer mesmo isso mas também já Li algures que basta misturar ambas.

Agradeço imenso a ajuda :)

Publicado: (editado)

sim a sump podes fazer com essas medidas na boa. em relação ha rocha ate podes colocar 100% rocha morta que ela vai ganhar vida na mesma. alem que é melhor e tudo para fazer lyout´s eu pelo menos prefiro. mas podes sempre colocar tipo as base rocha viva e despois o resto do lyout rocha morta.

em relação ha agua ai para esses lados é que já nao posso ajudar muito pois nao conheco.. mas se tiveres furo e tiver uma boa pressao nao vais ter custos. a agua é de borla...

Editado por rakiki_gti
Publicado:

Eu tava com dúvidas em relação a sump por causa de ler em vários locais que sump pequena pode "secar"na bomba e parar a circulação ou ter água a mais e transbordar lol

Sim a água de osmose sei que é o ideal mas lá está para já impede me um pouco no orçamento contudo nem que Adie a montagem por um mesito ou talvez arrisque com água do nosso mar.

Gostava da resposta de alguém aqui de Matosinhos assim aí saberia onde seria talvez o melhor local para recolha.

A rocha tava a pensar em 50/50 para ver como o aquário reage. Se reagir bem melhor :P

Uma outra dúvida, iluminação lâmpadas t5 será suficiente? Corais só penso em alguns moles e sps.

Publicado: (editado)

Bruno o local de recolha é facil, deve ser afastado do porto de leixões, de circulação de barcos regular e de preferencia também fora da zona influenciada por rios, e por onde não passa a corrente destes. possivelmente para Norte, Angeiras deve ser um bom local. Mas Matosinhos propriamente dito, é que não.

basta uma rocha viva com várias mortas, fica mais em conta e vai dar ao mesmo. Quem me dera a mim ter pensado nisso antes! Poupava uns bons cobres. Mas 100% morta não é a mesma coisa, não senhor.

Editado por Quo
Publicado:

Pois quo a zona de Matosinhos em si é um centro de poluição infelizmente.. o porto de Leixões fax muita falta é uma verdade mas a poluição faz se ver na praia principalmente pelo odor.

Já pensei na zona de maneiras, labruge, lavra.. mas não sei ao certo um bom local. Maneiras tem um pouco a movimentação dos barcos de pesca e labruge tem o rio. Lavra não sei um sítio onde possa fazer a recolha nem uma boa forma de a fazer visto nesta altura ser muito frio para por as pernas na água :P contudo hei de fazer o teste e procurar lá umas boas zonas obrigado pelo conselho ;)

Quanto a rocha já percebi que posso poupar imenso sim. Sei que leva algum tempo até a rocha ficar viva (segundo Li 2 a 3 meses) mas de facto compensa.

Desde já agradeço a todos a ajuda que teem disponibilizado tem sido essencial :)

Publicado:

para a iluminação se queres moles e sps com as medidas que vais fazer coloca 4xt5 ou se puderes 6xt5 que ainda é melhor.

Publicado:

Boas

A minha ideia era uma calha com 3 ou 4 lampadas t5. Isto para no inicio as coisas serem acessiveis depois mais tarde sim essa de 6 é uma aposta a ter em conta ;)

Obrigado por tudo rakiki e Quo :)

Sou capaz de deixar passar esta epoca natalicia e iniciar me em janeiro neste mundo salgado :)

Até lá vou aproveitar para ler mais e obter mais conhecimento :P

Obrigado a ambos e vou-vos mantendo informado ;)