Recommended Posts

Publicado

comprei 2 ampularias há 1 semana e adoro os bicharocos mas o problema é que já me morreu uma delas e a outra parece menos bem. sou novato nestas coisas

tenho um aquario de 120-60-40 cerca de 30 peixes e algumas plantas até agora alem do caracol já morreu 2 peixes, sei que o ph ainda anda elevado e tambem reparei que as plantas andam a ser devoradas, dou comida 2 vezes por dia. será que posso por tipo um bocado de pero ou algo do tipo para o caracol?vi o caracol comer musgo será normal?

Publicado: (editado)

boas

tu compraste pomaceas canaliculatas.

elas vao sempre atacar-te as plantas ate nao haver mais.

existem as pomaceas bridgesi que sao identicas a essas,mas nao tocam nas plantas.

Editado por demanuel

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Publicado:

tive a ver e é bem possivel que seja isso, mas tambem parece ser as ampularias, pelo menos vi umas fotos com nome ampularias douradas muito parecidas.

quanto ás plantas elas já eram devoradas pelos peixes mesmo antes de ter os caracois. quanto á morte deles o que poderá ser?

Canaliculatas douradas em Portugal? era bom! Não acredito muito nisso. Pelo que sei à venda só há canaliculata selvagem, devem ser vendidas directamente de importadores brasileiros, como os otos, que as apanham nos banhados vendendo como se fosse as bridgesii.

tens feito bem a ambientação dos animais no aquário? Em agua doce deve ser meia-hora no mínimo, mas esse poderá não ser o problema da ampulária, que resiste bem a mudanças bruscas. Já ouviste falar no ciclo? poderá estar aí a falha, le bem sobre isso. A ambientação é muitas vezes a diferença entre um animal robusto e um animal doente. Na água doce não se vê muito bem isso, mas em salgada é evidente.

há vários motivos pela morte de ampularias, podem já ter vindo doentes, podem ter tido um choque ao entrar no aquário (má ambientação), um problema no aquário, colocar remedios à base de cobre no aquário, podem ser velhas e como tem estado frio, podes te-la exposto em demasia a tempo frio (abaixo de 12C é mortal em algum tempo) ou peixes demasiado agressivos (especialmente ciclideos de fundo e botias).

Editado por Quo
Publicado:

Canaliculatas douradas em Portugal? era bom! Não acredito muito nisso. Pelo que sei à venda só há canaliculata selvagem, devem ser vendidas directamente de importadores brasileiros, como os otos, que as apanham nos banhados vendendo como se fosse as bridgesii.

tens feito bem a ambientação dos animais no aquário? Em agua doce deve ser meia-hora no mínimo, mas esse poderá não ser o problema da ampulária, que resiste bem a mudanças bruscas. Já ouviste falar no ciclo? poderá estar aí a falha, le bem sobre isso. A ambientação é muitas vezes a diferença entre um animal robusto e um animal doente. Na água doce não se vê muito bem isso, mas em salgada é evidente.

há vários motivos pela morte de ampularias, podem já ter vindo doentes, podem ter tido um choque ao entrar no aquário (má ambientação), um problema no aquário, colocar remedios à base de cobre no aquário, podem ser velhas e como tem estado frio, podes te-la exposto em demasia a tempo frio (abaixo de 12C é mortal em algum tempo) ou peixes demasiado agressivos (especialmente ciclideos de fundo e botias).

obrigado pelo post fiquei mais esclarecido e sim fiz a abientaçao mas não a meia-hora :( .depois de ler o teu post acredito mais na hipotese da bótia porque apesar de nao ter bótias tenho uns limpa fundos agresivos que de vezem quanto andam de volta do caracol, nada a fazer arrisco a ficar sem ele.remedios, cobre e temperatura nao foi de certeza. já agora porque raio os peixes partem as plantas?tenho o fundo cheio de pernadas e folhas.

Publicado:

que limpa-fundos são esses?

depende da espécie de peixe, há muitos peixes diferentes...

Publicado:

Como chegaste á conclusão que tinha morrido? Foi por estar a boiar á tona da água?

É que se foi este o caso penso que te enganaste, uma vez que, as bridgesi repiram por pulmões, têm que vir á superficie para respirar e por vezes devido ao oxigénio que "ingerem" ficam com ar nos pulmões o que leva a que boiem.

Publicado:

Como chegaste á conclusão que tinha morrido? Foi por estar a boiar á tona da água?

É que se foi este o caso penso que te enganaste, uma vez que, as bridgesi repiram por pulmões, têm que vir á superficie para respirar e por vezes devido ao oxigénio que "ingerem" ficam com ar nos pulmões o que leva a que boiem.

pelo contrario. foi por estarem no fundo sem se mexerem durante mais de 1 dia, infelismente já me morreu o 2 bridgesi. de resto tá tudo a ir bem os peixes tão se a aguentar.

eu não sei o nome de todos os peixes, sei que tenho 2 escalares, 3 dalmatas, 1 espada, 2 tipo zebras, agora só 1 moli o outro morreu, 2 cobrinhas. 2 limpa vidros, 1 limpa fundos a quem eu trato por o terrivel e mais 5 peixes tipo espadas. obrigado pela ajuda e fico só com pena por não poder ter caracois pois sao muito giros é que os meus aquaterriveis(peixes) são do pior :)

esta ai uma grande trapalhada, sam77. Ampularias podem estar sem se mexerem durante dias a fios e estão bem vivas! Só há duas maneiras de ver que uma ampularia estar morta: pelo cheiro e a "portinha" desleixada, entre-aberta...

As ampulárias não são gastropodes pulmurares (que se denominam de caracois), têm sim pulmões acessorios. São animais plenamente aquáticos que respiram debaixo de água, mas dado o habitat em que vivem (águas paradas), fazem, por vezes, uso do sifão para respirar ar. A este tipo de molusco gastropode dá-se o nome de ampularideo ou ampulária.

Que é esse limpa-fundos? uma cory? isso é pacifico, pode é ir de encontram contra a ampularia e ela retrair-se. Nada mais. O teu aquário não parece ter grandes problemas.

Editado por Quo
Publicado:

esta ai uma grande trapalhada, sam77. Ampularias podem estar sem se mexerem durante dias a fios e estão bem vivas! Só há duas maneiras de ver que uma ampularia estar morta: pelo cheiro e a "portinha" desleixada, entre-aberta...

As ampulárias não são gastropodes pulmurares (que se denominam de caracois), têm sim pulmões acessorios. São animais plenamente aquáticos que respiram debaixo de água, mas dado o habitat em que vivem (águas paradas), fazem, por vezes, uso do sifão para respirar ar. A este tipo de molusco gastropode dá-se o nome de ampularideo ou ampulária.

Que é esse limpa-fundos? uma cory? isso é pacifico, pode é ir de encontram contra a ampularia e ela retrair-se. Nada mais. O teu aquário não parece ter grandes problemas.

infelismente tenho quase a certeza de estarem mortas pois tinham a portinha ligeiramente aberta e depois abri um pouco e estava tipo seca e enrogada,.O limpa fundos penso que é uma coridora é parecido com a cory,ás vezes aparece aqueles buzios tipo praga mas desaparecem logo depois, fico a pensar se nao será falta de comida, é que até agora praticamente só me morreu os carracois, Mas podem ter vindo doentes, por isso brevemente tenho de experimentar comprar mais 1. o que eu queria saber tambem era se é preciso ter algum cuidado especial com os caracois,

Publicado:

sim, as algas não bastam, aconselho sempre as pessoas dar legumes bem fervidos (basta uma rodela): courgette, abobora, bocados de espinafre, couve e crus dar alface, cenoura e restos de melão.

Publicado:

sim, as algas não bastam, aconselho sempre as pessoas dar legumes bem fervidos (basta uma rodela): courgette, abobora, bocados de espinafre, couve e crus dar alface, cenoura e restos de melão.

pelo vistos descobriu-se a causa de morte, primeiro não dei nada dessas coisas só comida de peixes, segundo o meu aquario não tem algas, logo devem ter morrido de fome. Mas ok se foi por causa disso os proximos de fome não vão morrer e fico contente por haver esperança em ter caracois saudaveis é que adorei os bichos

Publicado:

boas

eu acrescento a essa lista de comida para as ampularias,ervilhas fervidas e sem casca.

é praticamente a unica coisa que lhes dou para comerem e elas adoram.

:)

mas duvido um pouco que tenham morrido a fome,pois elas tambem comem os restos dos peixes.

falo isto por experiencia propria,pois faço criaçao de pomaceas bridgesi.

mantenho as pomaceas em 4 aquarios diferentes e em 1 deles apenas meto a comida para os peixes(flocos e granulado) e nem uma baixa eu tive.

pelo contrario até,elas continuam a crescer tanto como aquelas que dou ervilhas.

porém as vezes as pomaceas podem morrer por um outro motivo qualquer (doença) que nos nao conseguimos descobrir.

cumprimentos

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

• 1 mês depois...
Publicado:

Olá :)

Também tenho dois desses belos caracóis, adoro-os, dou-te uma dica, quando fores à loja comprar mais, compra sempre aqueles que tiverem fora da casca agarrados ao vidro p.e., nunca aqueles que estão fechados, pois podem já estar doentes :s....

Eu também dava cenoura aos meus, até porque um veio com a casca muito debilitada, de facto eles adoram a cenoura mas a mesma suja-me a água e começo a ter problemas com o Ph :( por isso deixei de dar, mas com pena porque eles adoravam :D mas um deles vem de vez em quanto a cima abre a boca e eu dou-lhe flocos diretamente :)

Espero ter ajudado