URGENTE - Ajuda com EHEIM ecco pro 200

Recommended Posts

Boas a todos.

Comprei ontem um aquario de 126L com as seguintes medidas: 80/35/45

Montei tudo o que vinha incluido nele - Aquecedor, Filtro, termometro.

Apos um dia, descontente com os resultados do filtro fornecido neste pack ( EHEIM de 120L/h ), resolvi comprar um bem melhor, a escolha foi para o filtro externo de balde EHEIM ecco pro 200.

Agora com tudo montado, estou precisamente na mesma situação que estava com o filtro antigo... Descontente!

O fluxo de agua parece-me ser exactamente o mesmo do meu filtro antigo que eu considerava fraco para o volume do meu aquario.

Eu sempre pensei que um filtro de 600L/h fosse muito mais potente do que este EHEIM ecco pro 200!

Sera que montei alguma coisa mal no filtro? ( Não me parece!)

Pode ser defeito de fabrico?

Ou é suposto ser assim?

Gostava de saber a vossa opinião. Obrigado.

PS - Vou tentar por aqui umas fotos e/ou videos do tal filtro em funcionamento.

Editado por Ratafeu

Ratafeu

Partilhar nas redes sociais

Pelas pesquisas que fiz o Eheim Ecco 200 ou Ecco 2034 (designações diferentes, igual filtro) tem uma bomba com capacidade de circulação de 600l/h, este valor do fabricante é sem mangueiras, torneiras, sujidades e matérias filtrantes (todos os fabricantes se baseiam na mesma forma de fornecer valores). Dado estes dados, depois de um filtro montado, a capacidade da bomba decresce sensivelmente para metade ou seja neste caso para 300l/h.

Tendo em conta que um filtro é dimensionado para um aqua quando o seu valor teórico é igual ou superior a 5x o volume do aqua, e sabendo que o teu aqua tem uma litragem aproximada de 130l diria que um filtro de 600l/h estará bem dimensionado.

Se verificas pouco caudal, verifica se não tens torções nas mangueiras, se a cabeça está bem fechada e não entra ar e se depois de bem fechado se não fica ar alojado dentro do filtro que dificulta o caudal.

Compraste matéria filtrante para o filtro ou adquiriste avulso? Verifica se tens demasiada lã branca, é o material filtrante que mais impede o fluxo da água. Se por outro lado compraste matérias filtrantes da Eheim para esse filtro, essa situação já não se vai pôr.

Não conheço esse filtro, mas se for semelhante aos Eheim que tenho comigo, nos meus, vem uma grelha com eles, essa grelha deverá ser a ultima coisa a colocar, entre a cabeça e lã branca, se colocares a lã logo a seguir à cabeça, esta vai ser sugada pela bomba e impedir a circulação da água.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Todas as matérias filtrantes ja vinham incluidas na caixa. Tudo me parece bem fechado, e nao me parece entrar ar.

Relativamente as mangueiras, elas estão um pouco compridas demais, sendo que dão uma volta em si mesmas antes de chegarem ao aquario... Sera esse o problema?

Vou experimentar cortar a medida certa e ver se o fluxo de agua aumenta pois isto assim não me parece nada bem! A agua so tem 2 dias e esta demasiado turva para o meu gosto...

Pensei que fosse do areão ser novo, e que precisasse de deixar assentar, mas a agua continua turva...

Aqui fica uma foto e um video deste filtro em funcionamento...

Imagem:

fotografiaon.jpg

Video:

Editado por Ratafeu

Ratafeu

Olá.

Na minha humilde opinião, penso que o que realmente deverá ser levado em conta, é a capacidade de material filtrante que o balde leva e não propriamente a força com que sai a água. Porque se assim não fosse, era só marca por um motor GTi, e tinhas os peixes a saltar do aquário.

Penso que tenha de existir um limite de «força/pressão» de água dentro do aquário. Julgo que o que importa realmente (não só, claro), é os litros de materiais filtrantes que tens. Por ex. Eu tenho 2 aquaclear (filtros de cascata/mochila). 30 e outro 70, e ambos tem o mesmo motor. O que muda e muito, é a capacidade de materiais filtrante que tem um, e outro. Mas...isto é só a minha opinião. Espera por quem mais sabe.

Cump.

Bruno Guerra

Queen74

A agua turva e normal nao e em dois dias que fica cristalina mas se queres acelerar isso o carvao activo e muito bom. K materias filtrantes tens no filtro? Nao pusest quantidade a mais? Mas pelo video parece k o filtro ta a funcionar bem.... As mangueiras teem k ter a medida certa qt maiores forem menos força o filtro tem.

Ontem ja cortei as mangueiras a medida ficando o mais curtas possivel.

O fluxo de agua aumentou ligeiramente...

Vou retirar alguma cerâmica de dentro do balde pois acho que meti demais...

O filtro esta instalado no movel por baixo do aquario conforme esta foto:

fotografia1cc.jpg

Hoje vou fazer uma TPA de 30% a ver se a agua fica melhor.

Obrigado pelo vosso feedback! Tem sido realmente uma mais valia!

Ratafeu

o filtro ta bem posto.

tira alguma cerâmica então, e se keres por a agua mais cristalina, compra carvão activo para la pores dentro do filtro, a eheim tem mesmo uma esponja de carvão activo própria para estes filtros.melhora bastante a cristalinidade da agua assim como o cheiro.

exemplos:

http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/materiais-filtrantes/carvao-activado/eheim-ehfi-aktiv.html

ou a tal esponja

http://www.aquaristic.net/Eheim-2628310-activated-carbon-cartridge-for-2231-2235-3-pcs.html

cumps

Obrigado a todos pelas indicações, têm sido uma mais valia!

Ja fiz uma TPA de cerca de 40% e coloquei o produto Denitrol da JBL para ajudar a fazer o ciclo mais depressa.

Retirei alguma cerâmica do filtro e o caudal ja me parece melhor. Devo ter abusado um pouco...

A agua ja esta mais clara, embora não esteja perfeita. Mas vou esperar mais umas semanas até completar o ciclo, até la, deve melhorar!

Estou a usar o EHEIM MECHpro no fundo do filtro, no meio EHEIM SUBSTRATpro, e em cima uma especie de esponja branca e outra preta. Estes produtos serão suficientes? Posso melhorar em algum aspecto o filtro?

Devo fazer TPA's até completar o ciclo? Com que regularidade?

Estão-me a crescer umas algas brancas tipo algodão nos troncos do aquario... Sera normal? Devo-me preocupar? Ou isso passa?

Thx.

Editado por Ratafeu

Ratafeu

porque não colocas o filtro na prateleira de cima?

diminuias o comprimento das mangueiras e assim o atrito da água dentro da mangueira?

o que tens dentro do filtro são ceramicas e esponjas certo?

poderias colocar antes da saida do filtro para o aquário o algodão para filtros.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!