Recommended Posts

Publicado

Sempre admirei o vosso forum e agora como voltei a montar o meu aquário decidi registar-me pois vou precisar dos vossos conselhos.

Já tinha o aquário desmontado à cerca de 5 anos. Não tinha tempo para ele e tive de acabar com tudo.

Esta semana decidi voltar a montar o aquário.

O aquário é de 60cm. Tem plantas artificiais, areão, 1 troncos de porcelana e um pote de barro para os bichos se esconderem. E também tenho uma bomba de ar ligada a uma pedra difusora daquelas compridas (cerca de 25 cms).

Assim que montei tudo reparei que o termostato (Aquael Aq-100) tinha de ser substituido pois não mantinha uma temparatura estável e aquecia demasiado. Chegou aos 32º apesar de eu o ter regulado para o minimo.

Depois de umas pesquisas verifiquei que uma das melhores opções seria um termostato da marca Eheim-Jager. Acabei por comprar um de 75W.

Tudo aquilo que eu comprar quero que tenha um minimo de qualidade mas que não seja muito caro. Também espero vir a comprar num futuro próximo um aquario de maiores dimensões pois este já não me satisfaz muito e tem a tampa um pouco danificada. Espero vir a comprar um de 80cms. Por isso quando comprar algo tenho de pensar neste futuro upgrade.

O filtro que tenho neste momento é um Aquael bio Typ B1 (para aquários até 100 litros e capacidade de 400 litros/hora). Não se ouve e parece-me ser bastante jeitoso. É um pouco grandito para o aquário. Pode levar um termostato dentro do filtro, mas este que comprei da eheim-jager não entra lá porque tem um diâmetro maior. Assim pensei em trocar por um filtro externo, mas... começei a ter as primeiras dúvidas.

Como o termostato terá de ficar fora do filtro poderia trocar por um outro de tamanho menor ou optar por um externo. Mas...

1- Os filtros externos não são para aquários sem tampa? É que um aquário sem tampa está fora de questão no meu caso.

2- Caso opte por trocar por um filtro interno que ocupe menos espaço que marcas aconselham.

3- Existe algum local mais apropriado para colocar o termostato no aquario? A temperatura da água será sempre igual independentemente do local onde o colocarmos?

Neste momento tenho já alguns habitantes:

3 corydoras (2 panda + 1 aeneus)

1 ancystrus

2 barbos verde musgo

1 barbo tigre

1 tetra fantasma preto

2 tetras fantasma Buenos Aires

6 Platys

Não penso povoar mais o aquário pois acho que já tem peixes que cheguem. No futuro penso trocar os tetras por mais 1 ou 2 barbos.

Que conselhos me podem dar?

Obrigado a todos.

Publicado:

filtros externos são para qualquer aquario, e se queres poupar espaço o melhor que tens e mesmo externo, para alem da filtração ser muito mais eficiente.

No termostato, penso que perto do filtro, ou se for filtro externo, perto da saida de agua, e onde fica melhor pois a agua passa constantemente facilitando assim o aquecimento da mesma.

boa sorte, tira umas fotos e mete po pessoal ver ;)

Publicado:

filtros externos são para qualquer aquario, e se queres poupar espaço o melhor que tens e mesmo externo, para alem da filtração ser muito mais eficiente.

Mas depois como passo as tubagens para dentro do aquário? E o que são as torneiras duplas?

Publicado:

Mas depois como passo as tubagens para dentro do aquário? E o que são as torneiras duplas?

faqzes furos nas tampas, o que também é bom pois permite a troca de gases criados pelo ecossistema com o ar da habitação.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!