Recommended Posts

Publicado

Bom dia,

Adquiri um aqua de 120*45*50 para um projecto de ciclideos africanos.

Uma vez que sou maçarico nestas andanças, ainda so possuo um pequeno comunitario de 80 litros ha 4 meses.

No entanto este vicio está a fazer querer-me alargar um pouco os horizontes, mas preciso da vossa colaboração experiente.

Assim sendo estou a pensar aquirir um termoestato da eheim de 300w, para os 250Litros brutos do aqua, mas não sei mesmo que filtro adquirir.

Pelo que tenho lido, convem ser algo a rondar um caudal de 1000l/horas, e estaria a pensar na mesma marca do termoestato eheim. Agora e que modelo? Tenho visto tantas mas tantas referencias que fico completamente baralhado. Que materias filtratantes deverá o filtro ter? será preciso algum cuidado especial uma vez que os ciclideos sao um pouco sujos?

Aproveito igualmente para perguntar sobre que areia colocar. Ja vi varias post e sugestões, e estou a pensar ir pela mais em conta..ou seja areia da praia. Penso que não ficará tão aliciante nem tão branquinha como certas silicas, mas fará o trabalho de subir o pH da agua.

Tenho igualmente uns basaltos negros, redondos para tentar construir alguma especie de abrigos e definir territorios para a fauna que irei colocar (nomeadamente Salousi e um pouco de outros). Como fixar as pedras para evitar acidentes? E como proteger o fundo do aqua?

Agradeço desde já as vossas futuras ajudas, para que me lance neste projecto de africanos!

Cumprimentos,

João

Publicado:

Olá,

Eu acho melhor comprares 2 filtros! Tal como referes são peixes que fazem muita porcaria e por isso é sempre bom ter 2. Aconselho-te por uma questão de economia pensares em ver nas lojas online e procurares por exemplo os Boyu. Coloca de 1400 l/h.

Quanto à areia poses colocar da Praia mas atenção onde fazes a recolha.

Por baixo da areia coloca uma placa de egg crate e não terás problemas. Eu não prendo os seixos e não tenho quedas!

Abraço,

Diogo

Publicado:

Obrigado pela sugestão.

Efectivamente o filtro ja vem tarde, adquiri um da ehem de 1250l/h modelo 2075, assim como um termoestato de 300W da eheim tambe.

Agora a areia é que me está a custar dar perto de 70€ por areia. Acho que vou mesmo fazer uma viagem à arrabida ou ericeira e trazer uns baldes se não for preso :S

Gostei da ideia da tal egg crate, e já tinha visto no teu post.

Onde a consigo comprar com as medidas do aqua, 120*45 ?

Obrigado,

Joao

Publicado:

Olá João,

Quanto ao filtro ficas bem servido

Gostei da ideia da tal egg crate, e já tinha visto no teu post.

Onde a consigo comprar com as medidas do aqua, 120*45 ?

O egg crate não é mais que acrilico e vende-se nas lojas de acrilicos - chama-se difusor de luz e vende-se em placas de 120x60 cm.

Abraço,

Diogo